Buscar

Biomecânica do Tornozelo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
BIOMECÂNICA DO TORNOZELO
Prof.: Pedro Paulo Guimarães
*
INTRODUÇÃO
	O CAT representa uma articulação sem ampla variabilidade lesional, no entanto maior parte das suas lesões são por alterações mecânicas. Sobretudo, em episódios de entorse.
*
OSSOS
	As principais estruturas ósseas que compõe o CAT são: a tíbia, a fíbula, o tálus e o calcâneo.	
*
ARTICULAÇÕES
O tornozelo é formado por três articulações: * Articulação Talocrural - formado pela extremidade inferior da tíbia e fíbula com o dorso do tálus. * Articulação Subtalar - entre o tálus e calcâneo. * Articulação tibiofibular - formada pela extremidade inferior da tíbia e da fíbula. 
*
LIGAMENTOS
	Já as estruturas ligamentares estão divididas em dois grupos: 
 o compartimento lateral, formado pelo fíbulo-talar anterior (FTA); o fíbulo-calcâneo (FC); e o fíbulo-talar posterior (FTP). 
*
*
LIGAMENTOS
 o compartimento medial é formado por um conjunto de feixes que unem a tíbia ao tálus, recebendo o nome de ligamento deltóide. Este ligamento é mais curto, porém bem mais espesso e resistente quando comparado aos do compartimento lateral. 
*
LIGAMENTOS
* ligamentos tíbio-fibulares, são aqueles que formam a sindesmose distal.
*
*
BIOMECÂNICA
	O movimento normal do pé ao nível do tornozelo é extensão ou dorsoflexão, como é mais conhecida com 20°, e a flexão propriamente dita ou flexão plantar com 30 a 50°.
	
*
BIOMECÂNICA
	A maior parte da carga atuante no tornozelo é exercida pelo tálus contra a tíbia. O maléolo fibular transmite 1/6 da carga à perna, sendo que o restante é designado ao maléolo medial.
*
BIOMECÂNICA
	Para os 4 principais movimentos do tornozelo destacam-se os seguintes músculos:
 dorso-flexão = tibial anterior;
 flexão-plantar = gastrocnêmios e sóleo;
 pronação = fibulares;
 supinação = tibial posterior.
*
MOVIMENTOS
	Os movimentos envolvidos na articulação do tornozelo são: * Flexão Plantar - movimento pelo qual a planta do pé é voltada para o chão, músculos envolvidos neste movimento são: gastrocnêmio e sóleo, a amplitude de movimento é de 0 - 50º.*
*
MOVIMENTOS
Flexão Dorsal - movimento no qual o dorso do pé é voltado para a cabeça, músculos envolvidos neste movimento são: tibial anterior e extensor longo dos dedos, a amplitude de movimento é de 0 - 20º.
*
MOVIMENTOS
Inversão - movimento no qual se vira a planta do pé para a perna,empurrando o pé para baixo.Os músculos envolvidos são: tibial posterior e tríceps sural, a amplitude de movimento é de 0 - 45º.
*
MOVIMENTOS
* Eversão - movimento no qual se vira a planta do pé para a parte lateral da perna, puxando o pé para cima. Os músculos envolvidos são: o fibular curto, longo, terceiro e o tibial anterior, sendo a amplitude de movimento de 0 - 30º. 
*
LESÕES MECÂNICAS
 Entorse do tornozelo – comumente ocorre em inversão, sendo comum em homens desportistas e mulheres não-desportistas.
 - Encontra-se relacionada a:
Déficit muscular;
Déficit Proprioceptivo;
Déficit Articular.
*
LESÕES MECÂNICAS
 É mais comum as lesões em inversão devido a:
 - Disposição anatômica (maléolos);
 - Deposição de carga;
 - Ligamento deltóide.
*
LESÕES MECÂNICAS
 Esporão de Calcâneo – comumente ocorre em indivíduos pesados, que trabalham por longos períodos em pé e utilizam calçados de solados duros.
*
LESÕES MECÂNICAS
 Fasciíte Plantar– comumente também ocorre em indivíduos pesados, que trabalham por longos períodos em pé, utilizam calçados de solados inapropriados e em muitas vezes são desportistas.
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais