Buscar

Simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PAISM – PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER
	Na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher a humanização e a qualidade da atenção em saúde são condições essenciais para que as ações de saúde se traduzam na resolução dos problemas identificados, na satisfação das usuárias, no fortalecimento da capacidade das mulheres frente à identificação de suas demandas, no reconhecimento e reivindicação de seus direitos e na promoção do autocuidado. Humanizar e qualificar a atenção em saúde é aprender a compartilhar saberes e reconhecer direitos. A atenção humanizada e de boa qualidade implica no estabelecimento de relações entre sujeitos, seres semelhantes, ainda que possam apresentar-se muito distintos conforme suas condições sociais, raciais, étnicas, culturais e de gênero (BRASIL, 2004). Para atingir os princípios de humanização e da qualidade da atenção deve-se levar em conta, pelo menos, os seguintes elementos:
	 
	Acesso da população às ações e aos serviços de saúde nos quatro níveis de assistência à saúde (primário, secundário, terciário e quaternário), com enfoque desde o primeiro até o quinto nível de prevenção.
	 
	Capacitação técnica dos profissionais de saúde e funcionários 
dos serviços envolvidos nas ações de saúde para uso da tecnologia adequada, acolhimento humanizado e práticas educativas voltadas à usuária e à comunidade.
	 
	Acolhimento amigável em todos os níveis da assistência, buscando-se a orientação da clientela sobre os problemas apresentados e possíveis soluções, assegurando-lhe a participação nos processos de decisão em todos os momentos do atendimento e tratamentos necessários.
	 
	Disponibilidade de informações e orientação da clientela, familiares e da comunidade sobre a promoção da saúde, assim como os meios de prevenção e tratamento dos agravos a ela associados.
	 
	Campanhas publicitárias que foquem na alegria de trabalhar com a comunidade, apontando os pontos positivos dos serviços públicos e minimizando o enfoque que é dado pela imprensa à violência e ao desvio de verbas públicas.
	O Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) foi elaborado em 1983 pelo Ministério da Saúde em parceria com profissionais de saúde de modo que as propostas de atendimento à saúde da mulher garantissem o respeito aos seus direitos de cidadã. Dentre os objetivos do PAISM, assinale a alternativa que NÃO se enquadra:
	 
	Estimular a implantação do planejamento familiar, para que mulheres aumentem sua prole.
	
	Promover a atenção à saúde das trabalhadoras do campo e da cidade.
	
	Ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DST.
	
	Promover a atenção à saúde da mulher na terceira idade.
	
	Promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual.
	Com relação à Rede cegonha é correto afirmar
	
	Vincula somente a gestante com a unidade básica de saúde
	 
	inclui ações de planejamento reprodutivo
	
	garantia de atuação na criança somente até o nascimento
	
	está inserida na alta complexidade
	
	é de inteira responsabilidade do governo estadual
As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde 
(SUS). (...) São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade (BRASIL, 2004). Diante desta constatação foram criados objetivos gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, identifique quais são eles: I. Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro. II. Divulgar que as mulheres compõem a maioria da população brasileira e que são as principais usuárias do SUS. III. Contribuir para a ampliação do atendimento às mulheres em situações de risco, desmerecendo qualquer direito legalmente constituído. IV. Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde. V. Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie. Apenas os itens I, IV e V são verdadeiros.
Um dos principais problemas vinculados a Taxa de mortalidade infantil no Brasil está vinculada a uma assistência inadequada a mulher em idade fértil, o que impacta na mortalidade neonatal precoce. Neste contexto, o governo lançou um novo paradigma do cuidado a gestante: a Rede Cegonha, com um investimento de mais de 9 bilhões de reais. Marque a opção correta: A rede garante a vinculação da gestante à unidade de referência, incluindo o transporte seguro.
ALTERAÇÕES FISIOLOGICAS
	O aumento do útero gravídico durante a gestação provoca mudança do centro de gravidade da mulher, gerando diversas adaptações posturais. Marque a alternativa que descreve CORRETAMENTE essas alterações.
	 
	Protusão de escapulas, rotação interna de MMSS, aumento da lordose cervical e lombar, anteriorização da cabeça, anteriorização da pelve, aumento da tensão da mm paravertebral, hiperextensão de joelhos, sobrecarga no peso dos pés, aumento da base de apoio.
	
	Protusão de escapulas, rotação externa de MMSS, aumento da lordose lombar e retificação da lordose cervical, anteriorização da cabeça, anteriorização da pelve, aumento da tensão da mm paravertebral, hiperextensão de joelhos, sobrecarga no peso dos pés, aumento da base de apoio.
	
	Retração de escapulas, rotação externa de MMSS, diminuição da lordose cervical e lombar, anteriorização da cabeça, anteriorização da pelve, aumento da tensão da mm paravertebral, hiperextensão de joelhos, sobrecarga no peso dos pés, aumento da base de apoio.
	
	Retração de escapulas, rotação interna de MMSS, aumento da lordose cervical e lombar, anteriorização da cabeça, anteriorização da pelve, aumento da tensão da mm paravertebral, hiperextensão de joelhos, sobrecarga no peso dos pés, diminuição da base de apoio.
		
A gestante realiza algumas compensações durante o ato de levantar-se de uma cadeira. Observe as alternativas e assinale com (V) as sentenças VERDADEIRAS e com (F) as falsas. 
Há ampliação da base de apoio. 
Ocorre aumento do movimento do segmento torácico. 
Observa-se redução da base de apoio. 
A propulsão para frente é feita de maneira mais cautelosa. 
A propulsão para frente é feita de maneira rapidamente.
Durante a gravidez ocorrem alterações posturais importantes. Alternativa correta: Acentuação da lordose lombar. 
"A maior parte da literatura aponta aumento da lordose lombar como a principal compensação postural ao crescimento uterino" (LEMOS A., 2013). Reflita sobre esta afirmação e escolha a única opção que a justifica. A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma INCLINAÇÃO ANTERIOR DA PELVE e AUMENTO DA FLEXÃO DOS QUADRIS, com consequente aumento da curvatura sagital LOMBAR e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
A gravidez é vista como um processo fisiológico compreendido pela sequencia de adaptações ocorridas no corpo da mulher a partir da fertilização. Nesse período, a gestação se transforma, tanto do ponto de vista biológico como social. Leia as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA: As mudanças na gravidez se restringem aos órgãos, não atingindo a mecânica do corpo feminino.
Assinale a INCORRETA sobre a gestante: A gestante raramente terá Incontinência Urinária uma vez que a condição de gestação não causa nenhuma sobrecarga musculoesquelética. 
FISIOTERAPIA
A Fisioterapia pode atuar junto à mulher no período gestacional, durante o parto e no pós-parto. O profissional 
deve orientar sobre as alterações gravídicas, prevenire reduzir complicações. São objetivos do tratamento 
fisioterapêutico à gestante, EXCETO: Tratar as lombalgias, cervicalgias e síndrome do túnel do carpo através de recursos modernos como ondas-curtas e ultrassom. 
MRRSG, 35 anos, G2, P0, A1, 22sIG, apresenta edema em MMII e constipação intestinal. Nega HAS, apresenta hipotireoidismo controlado e diabetes gestacional. Há 2 anos foi submetida FIV (fertilização in vitro) sem sucesso (a gestação não evoluiu). Peso pré-gestacional 80kg e peso atual 87kg. Profissão: médica. Apresentava dor lombar ao final do dia. A única intercorrência na gestação foi descolamento de placenta até a 14asIG. Faz uso de suplemento vitamínico. Praticava exercício funcional 3x/sem antes de engravidar. Atualmente está sedentária. Procurou atendimento fisioterápico para realizar algum tipo de atividade física (indicada pelo obstetra). 
INCORRETA: Ondas curtas na região lombar e massagem profunda para liberar fáscias parassacral são a melhor opção terapêutica que a fisioterapia dispõe para esse tipo de paciente. 
CORRETA: A presença de dor lombar, edema em MMII, constipação intestinal e diabetes gestacional são indicações para que a gestante seja submetida a várias técnicas de fisioterapia (não apenas a atividade física).
	A gravidez pressupõe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A progesterona é um importante hormônio para o sucesso da gravidez, mas promove a _________ da tonicidade da musculatura lisa sistêmica. Deste modo, predispõe ao surgimento de __________ nos membros inferiores, ______________ da pressão arterial e no intestino pode causar ________________.
	
	
	
	
	 
	diminuição, edema, diminuição, constipação
	
	
HORMÔNIOS
Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante: O FSH é um hormônio sem atuação durante a gravidez. 
Qual é o hormônio peptídico produzido pelo corpo lúteo, sendo somente liberado na gravidez? Relaxina.
Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante, pode-se afirmar: 
A relaxina é um hormônio encontrado apenas em gestantes pois é produzido pelo corpo lúteo. 
CICLO MENSTRUAL
	A duração de um ciclo menstrual típico é de 28 dias, podendo variar entre os 21 e os 35 dias. Convencionou-se designar o primeiro dia de menstruação por "dia 1" do ciclo, porque o fluxo de sangue menstrual é a mais evidente das alterações que acontecem. O ciclo ovárico divide-se, fisiologicamente, em 3 fases sequenciais:
	
	a fase folicular, a fase cumulativa e a fase luteínica.
	 
	a fase folicular, a fase ovulatória e a fase luteínica.
	
	a fase folicular, a fase cumulativa e a fase gestacional.
	
	a fase preparatória, a fase cumulativa e a fase luteínica
	
	a fase preparatória, a fase ovulatória e a fase luteínica.
A respeito da fisiologia sexual feminina leia as afirmativas abaixo. I. A fase lútea faz parte do ciclo ovariano e é caracterizada pela formação do corpo lúteo. II. A fase folicular faz parte do ciclo ovariano e está na dependência de FSH e progesterona. III. A fase proliferativa faz parte do ciclo uterino e é iniciada após a menstruação, sob a influência de FSH e estrógeno. IV. Ocorre aumento súbito de LH antes da ovulação. V. A fase secretora faz parte do ciclo uterino e é iniciada após a menstruação, sob a influência de LH. CORRETAS: I, III e IV. 
Quais são as Fases do Ciclo ovariano: Fase Folicular e Fase Luteinica.
A mulher encontra-se em constante atuação hormonal durante o seu ciclo menstrual. O Hormônio Folículo Estimulante (FSH): É responsável pela formação do corpo lúteo ou corpo amarelo.
Quanto ao ciclo menstrual é correto afirmar que: Na segunda metade do ciclo, o hormônio luteinizante liberado pelo hipotálamo, atua no ovário para manter a produção de progesterona por este órgão. 
Considere as seguintes afirmações quanto ao sistema reprodutor feminino e assinale V para alternativa verdadeira e F para alternativa falsa: V, F, V
1) Os ovários são responsáveis pela secreção dos hormônios estrogênio e progesterona. 
2) O útero possui uma camada muscular denominada endométrio. 
3) Os órgãos que compõe o sistema reprodutor feminino são ovários, útero, tubas uterinas, canal vaginal e vulva. 
O sistema reprodutor feminino está localizado no interior da cavidade pélvica e é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas, um útero, uma vagina e uma vulva. Cada um destes órgãos possui uma função específica. Sabe-se que os ovários liberam o gameta feminino mensalmente e alternadamente além de produção hormonal importante para a mulher. Os hormônios femininos formados pelos ovários são respectivamente: Estrogênio e Progesterona.
A função reprodutora feminina pode ser dividida em duas fases principais: primeira, a preparação do corpo feminino para a concepção e gestação; segunda, o período da própria gestação. Constituem os órgãos reprodutores internos, localizados na pelve: os ovários, trompas de Falópio (trompas uterinas) e o útero; 
Em geral o ciclo menstrual é de 28 dias, porém algumas mulheres apresentam ciclos mais longos e/os outros distúrbios. O fisioterapeuta deve estar ciente das alterações ligadas ao ciclo menstrual e anotar todo tipo de informação ao realizar a avaliação fisioterapêutica. Leia o texto abaixo e complemente as lacunas com as informações corretas. A ______________ corresponde à primeira da menstruação, sendo que os primeiros ciclos são geralmente irregulares. A ______________ pode ocorrer por estresse, inanição ou obesidade, onde a paciente relata ______________ de menstruação. Quando a paciente descreve quadros dolorosos relacionados com a menstruação, diz-se que ela tem ______________ e o fisioterapeuta pode atuar com medidas analgésicas, técnicas respiratórias e de relaxamento. Em qualquer dos dois últimos casos o ginecologista deve ser contatado a fim de investigar a etiologia desses distúrbios. Menarca; amenorreia; ausência; dismenorreia. 
Infertilidade corresponde à dificuldade de engravidar. Há dois tipos: primária, quando não há gestação anterior; e secundária, se já houve alguma gravidez. Dentre as patologias abaixo, marque aquelas que são possíveis causas de infertilidade: I) D.I.P. (Doença Inflamatória Pélvica); II) Dismenorréia; III) Salpingite; IV) Endometriose; V) Síndrome do ovário policístico. ALTERNATIVA: Apenas o item I é falso.
CLIMATÉRIO
Considerando que a expectativa de vida para as mulheres brasileiras é de 72,4 anos, segundo o IBGE, e que a menopausa, no geral, ocorre em torno dos 45-50 anos, ainda restam às mulheres muitos anos de vida após a menopausa. Percebe-se na sociedade brasileira uma discriminação sistemática contra as pessoas por sua idade cronológica. No caso das mulheres, essa discriminação é mais evidente e acontece não só em relação ao corpo físico - alimentada pela supervalorização da maternidade em relação a outras capacidades e pelo mito da eterna juventude - como a outros aspectos da vida. Numa sociedade patriarcal, em que juventude e beleza são relacionadas ao sucesso, entrar na "meia idade" pode trazer, para muitas mulheres, a impressão de que "tudo acabou". O climatério/menopausa não é uma doença e sim uma fase da vida da mulher. A maioria das mulheres passa por ela sem apresentar queixas e sem necessitar de medicamentos, porém, outras apresentam sintomas de intensidade variável e que são, geralmente, transitórios (BRASIL, 2004). Leia e reflita atentamente as afirmações a seguir, destacando APENAS aquela que é FALSA: O aumento da expectativa de vida e seu impacto sobre a saúde da população feminina tornam imperiosa a necessidade da adoção de medidas visando à obtenção de melhor qualidade devida durante e após o climatério. Nesse sentido, o combate ao sedentarismo não é necessário, visto que não apresenta correlação com a presença de doenças crônico-degenerativas (de elevada morbiletalidade).
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (2004) prevê, entre suas diretrizes, a atenção integral à mulher climatérica. O Manual de Atenção à Mulher Climatérica (2008) reporta-se ao exercício físico como recurso indicado para a promoção da saúde feminina no climatério. O fisioterapeuta, ao atuar na atenção primária, pode contribuir para a promoção de atividades físicas e para a educação em saúde na modalidade coletiva. Considerando-se os efeitos do hipoestrogenismo na estrutura óssea de mulheres climatéricas, qual a forma correta de realização de exercícios físicos coletivos em nível primário de atenção? Em caso de osteopenia são recomendados exercícios com o uso de carga dinâmica para melhorar a resistência óssea, por promoverem mudanças nas estruturas ósseas das áreas diretamente sobrecarregadas. 
 
O Censo de 2010 revela que a expectativa de vida feminina tem se elevado nas últimas 5 décadas (Baracho, 2012). Este fato fez com que os serviços de saúde tivessem que se adaptar a esse novo perfil demográfico. Observe as afirmativas abaixo sobre os sintomas do climatério e indique a opção INCORRETA: A diminuição do hormônio ocitocina pode causar prurido e desconforto vaginal.

Continue navegando