Buscar

ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE AV2

Prévia do material em texto

Disciplina:  ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE
	Avaliação:  SDE0133_AV2_201307020313      Data: 07/06/2017 10:01:07 (F)       Critério: AV2 
	Aluno: 
	Nota Prova: 9,0 de 10,0      Nota Partic.: 0 
	Nota SIA: 9,0 pts
	 
		
	ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 61292)
	Aula 1: Processo saúde doença
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Ainda encontramos hoje nos serviços brasileiros de saúde, um modelo assistencial que privilegia as ações curativas e centra-se no atendimento médico, segundo uma visão estritamente biológica do processo saúde doença. Esse modelo condiciona a prática educativa a ações que visam modificar práticas dos indivíduos consideradas inadequadas pelos profissionais, mediante a prescrição de tratamentos, condutas e mudanças de comportamento. Como podem ser realizar as ações de educação em saúde para que ela ocorra de forma emancipatória?
		
	
Resposta: Ela pode ser realizada atravez de ações pelo os profissionais de saúde, com planfetos e divulgações sobre as doenças, orientdando-se assim a população com prevenção, a forma de contagio, tudo para orientar melhor a população leiga, para que diminuam os riscos de contagio/contaminação da determinada doença.
	
Gabarito: Deve realizar suas atividades em promoção da saúde incorporando os conceitos de empowerment, entendido como ampliação de poder ou fortalecimento, e de participação comunitária. Uma dimensão mais abrangente desse conceito na prática das ações em saúde pressupõe que os indivíduos possam ampliar o controle sobre suas vidas através da participação em grupos, visando transformações das realidades social e política. Com isso, há uma profunda distinção da abordagem tradicional centrada na mudança de comportamento individual. Nesta concepção, a prevenção dos agravos à saúde não é tratada isoladamente, mas sim como uma meta a ser atingida com o desenvolvimento sustentado, a melhoria da qualidade de vida e a justiça social. 
		
	
	 2a Questão (Ref.: 234238)
	Aula 10: SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O SIAB (Sistema de Informação de Atenção Básica) é um sistema idealizado para agregar e para processar as informações sobre a população visitada. O que os relatórios do SIAB permite identificar?
		
	
Resposta: Permite a indentificação das informações sobre a população, como por exemplo, notificações, de fato o que ocorre na população em seu atendimento básico!
	
Gabarito: Os relatórios que o SIAB emite permitirão conhecer a realidade sociossanitária da população acompanhada, avaliar a adequação dos serviços de saúde oferecidos - e readequá-los, sempre que necessário e, por fim, melhorar a qualidade dos serviços de saúde.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 700010)
	Aula 2: Carta de Ottawa
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A carta de Ottawa (WHO,1986) que é o documento fundador do movimento atual da promoção da saúde, estabeleceu 5 campos de ação para se trabalhar a promoção de saúde. Sendo eles:
		
	
	a mediação, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a capacitação, a defesa da saúde e a reorientação dos serviços de saúde.
	
	políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis à saúde,  reforço da ação comunitária,  desenvolvimento de habilidades pessoais e  reorientação dos serviços de saúde.
	
	a capacitação, o reforço da ação comunitária, o desenvolvimento de habilidades pessoais, a reorientação dos serviços de saúde e a mediação.
	
	a defesa da saúde, a capacitação, a mediação, o desenvolvimento de habilidades pessoais e o reforço da ação comunitária.
	
	a defesa da saúde, a mediação, o reforço da ação comunitária, políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis à saúde.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 61359)
	Aula 3: Revolta da Vacina
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	. Em 1904 para acabar com a epidemia que assolava a cidade do Rio de Janeiro instituí-se a vacinação obrigatória contra a varíola. A campanha foi aplicada de forma autoritária e violenta e deixou as pessoas muito insatisfeitas, culminando na: 
		
	
	Revolta de Canudos
	
	Revolta da Armada
	
	Revolta Urbana
	
	Revolta Tenentista
	
	Revolta da Vacina
		Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 61372)
	Aula 5: Sistema Único de Saúde
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os princípios doutrinários do SUS são: 
		
	
	Integridade, parcialidade, universalidade
	
	Universalidade, capacidade, municipalidade
	
	parcialidade, eqüidade e municipalidade
	
	Universalidade, integralidade e municipalidade
	
	Universalidade, integralidade e eqüidade
		Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 61404)
	Aula 6: Política Nacional de Atenção Básica
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Estratégia de Saúde da Família incorpora diversos sentidos da integralidade da atenção à saúde e tem várias diretrizes básicas, com EXCEÇÃO: 
		
	
	identificação de problemas e estímulo a intervenções federais.
	
	humanização, vínculo e responsabilização.
	
	promoção, prevenção e continuidade da atenção.
	
	promoção, prevenção, cura e reabilitação.
	
	articulação entre e assistência individual e coletiva.
		Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 61377)
	Aula 7: Políticas Especiais
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As políticas especiais são especialmente desenhadas para dar respostas a um determinado problema de saúde ou aos problemas de saúde que afligem certo grupo populacional. Tendo como exemplo: 
		
	
	Programa Atenção Integral a Saúde da Mulher (PAISM).
	
	Atendimentos a homens nos Postos de Saúde.
	
	Programa Sorriso na Escola.
	
	Programa para Servidores Públicos.
	
	Vagas para cirurgias abdominais.
		Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 233503)
	Aula 8: Política Nacional de Atenção Básica
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), regulamentada pela Portaria n.º 648/2006 estabeleceu os fundamentos da Atenção Básica, assinale a afirmativa que é FALSA. 
		
	
	Valorizar os profissionais da saúde por meio de estímulo e acompanhamento constante de sua formação e capacitação. 
	
	Estimular a participação popular e o controle social. 
	
	Realizar avaliação e acompanhamento sistemático dos resultados alcançados, como parte do processo de planejamento e programação 
	
	Desencorajar o trabalho interdisciplinar, a integração de ações programáticas e demanda espontânea 
	
	Desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado; 
		Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 61373)
	Aula 9: Vigilâncias da Saúde
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Lei no 8.080, de setembro de 1990, definiu os objetivos, as atribuições e as competências do SUS. O conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, constitui-se o que se denomina vigilância: 
		
	
	ambiental
	
	ativa
	
	sanitária
	
	epidemiológica
	
	clínica
		Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 88805)
	Aula 10: Sistema de Informação
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O elemento fundamental para alimentar o sistema de informação de mortalidade (SIM) é:
		
	
	Ficha de cadastramento e de acompanhamento
	
	Declaração de Óbito 
	
	Declaração de nascido vivo
	
	Atestado de Óbito
	
	Notificação e investigação de casos de doenças
		Gabarito Comentado.

Continue navegando