Buscar

Ciclo Cardíaco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ciclo Cardíaco
Início com o potencial de ação gerado pelo nodo SA (localizado na parede lateral superior do átrio direito) -> propagação pelos átrios -> feixes AV -> ventrículos.
Existe um retardo durante a passagem do impulso dos átrios pros ventrículos, permitindo que os átrios se contraiam antes dos ventrículos.
Átrios funcionam como válvulas de escorva para os ventrículos, enquanto eles fornecem a maior parte da força que vai propelir o sangue para o sistema vascular.
Diástole: período de relaxamento.
Sístole: período de contração.
Variação da pressão atrial – ondas a, c e v:
A: contração atrial.
C: ventrículos começam a se contrair -> pequeno refluxo de sangue para os átrios -> abaulamento das válvulas AV em direção aos átrios, por causa do aumento da pressão dos ventrículos.
V: resulta do fluxo lento de sangue das veias para os átrios, enquanto as válvulas AV estão fechadas durante a contração ventricular.
Funcionamento dos ventrículos como bombas:
Enchimento dos ventrículos: Durante a sístole, sangue se acumula nos átrios, porque as válvulas AV estão fechadas. Sístole termina -> pressão ventricular cai -> válvulas AV se abrem -> fluxo rápido de sangue pros ventrículos -> fluxo lento de sangue pros ventrículos.
Esvaziamento dos ventrículos durante a sístole: 
Contração isovolúmica: contração ocorre nos ventrículos, porém não há esvaziamento.
Período de ejeção: pressão ventricular esquerda aumenta -> força abertura das válvulas semilunares -> sangue sai dos ventrículos (ejeção rápida e ejeção lenta).
Relaxamento isovolúmico: Final da sístole -> relaxamento ventricular -> pressão intraventricular diminui (-> abertura das válvulas AV) -> pressão arterial aumenta -> fechamento das válvulas semilunares.
Volume diastólico final: volume sanguíneo no ventrículo antes da sístole. Debito sistólico: volume ejetado para as artérias durante a sístole. Volume sistólico final: volume que resta no ventrículo depois da sístole.
Função das válvulas:
AV (mitral e tricúspide): impedem o retorno do sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole.
Semilunares: impedem o retorno do sangue das artérias aorta e pulmonar para os ventrículos, durante a diástole. 
Fecham-se e abrem-se passivamente: ou seja, se fecham quando um gradiente retrógrado de pressão empurra o sangue para trás e se abrem quando um gradiente de pressão, dirigido para diante, força o sangue para diante.
Em razão de seus orifícios menores, a velocidade de ejeção do sangue pelas válvulas aórtica e pulmonar é muito maior.
Curva de pressão aórtica: Ventrículo esquerdo se contrai -> pressão ventricular aumenta rapidamente -> válvula aórtica se abre. // Entrada de sangue nas artérias -> estiramento das paredes -> pressão alta -> final da sístole -> válvula aórtica se fecha -> retração elástica das artérias mantém a pressão alta.
Incisura na curva quando a válvula aórtica se fecha: causada por breve período de refluxo de sangue, imediatamente antes do fechamento da válvula, que é logo interrompido subitamente.
Produção de trabalho pelo coração: Produção de trabalho do débito sistólico -> quantidade de energia que o coração converte em trabalho durante cad abatimento enquanto o sangue é bombeado para as artérias. Produção de trabalho por minuto -> produção de trabalho no débito sistólico x FC/min.
Trabalho volume-pressão (trabalho externo): movimentar o sangue das veias de baixa pressão para as artérias de alta pressão.
Componente de energia cinética do fluxo sanguíneo: acelerar o sangue para a velocidade de ejeção pelas válvulas aórtica e pulmonar.
Fase 4-1: período de enchimento. Aumenta-se volume e pressão.
Fase 1-2: período de contração isovolúmica. Volume não se altera, porque todas as válvulas estão fechadas, mas pressão aumenta.
Fase 2-3: período de ejeção. Pressão sistólica aumenta ainda mais, volume ventricular diminui.
Fase 3-4: período de relaxamento isovolúmico. Válvula ventricular se fecha, pressão ventricular volta ao valor da pressão diastólica. Não há alteração de volume.
Pré-carga: grau de tensão do músculo quando ele começa a se contrair. Pressão durante o enchimento ventricular.
Pós-carga: carga contra a qual o músculo exerce sua força contrátil. Pressão arterial contra a qual o ventrículo deve contrair-se.
Eficiência da contração cardíaca: proporção entre a produção de trabalho e o gasto total de energia química.

Outros materiais