Buscar

Simulados Farmacoepidemiologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201510641909)
	2a sem.: Farmacoepidemiologia/ 2 semana
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A diminuição da desnutrição de crianças, compatível com a redução nas taxas de mortalidade infantil, está associada com:
		
	
	a) Aumento de natalidade
	
	e) Aumento dos níveis de fecundidade
	
	d) Queda da taxa de analfabetismo
	
	b) Diminuição da população idosa
	
	c) Rápido crescimento populacional
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510641673)
	2a sem.: Farmacoepidemiologia/ 2 semana
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O risco de adquirir uma doença é medido pela:
		
	
	Prevalência X duração média da doença 
	
	Incidência 
	
	Prevalência 
	
	Incidência X duração média da doença 
	
	Incidência : prevalência 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510642324)
	3a sem.: Medidas de Incidência e Prevalência
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O que irá acontecer com as taxas com a criação de um novo diagnóstico que irá diagnosticar precocemente uma doença e com um novo tratamento que irá curá-los?
		
	
	a) A incidência irá aumentar e a prevalência diminui
	
	e) Não afetará na incidência e nem prevalência.
	
	b) A incidência irá diminuir e a prevalência aumenta
	
	c) A prevalência e incidência irão aumentar
	
	d) A prevalência e incidência irão diminuir
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511563631)
	1a sem.: Estudos epidemiológicos
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um grupo de 500 pessoas é observado em um dado momento e mede-se a prevalência de uma doença. Que tipo de estudo é esse?
		
	
	Ecológico
	
	Meta-análise
	
	Transversal
	
	Coorte
	
	Caso-controle
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511525961)
	2a sem.: CLONE: Farmacoepidemiologia/ 2 semana
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Assinale P (prevalência) ou I (incidência) abaixo: Inquérito sobre uso de preservativos entre adolescentes de diferentes escolas públicas do Rio de Janeiro: Levantamento da situação das parasitoses intestinais entre os índios da etnia Guarani do sul do Estado do Rio de Janeiro por meio de estudo coproparasitológico: Avaliação de conversão de histoplasmina em espeleólogos que participaram de uma excursão em cavernas de Minas Gerais: 
		
	
	P,P,I. 
	
	P,P,P.
	
	P, I, I. 
	
	I,I,P. 
	
	I,I,I. 
		
	
	1a Questão (Ref.: 201511298045)
	6a sem.: Estudos de utilização de medicamentos
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	¿Um fato que se torna comum é a necessidade de informação, sobre o tratamento e medicamentos, por parte dos pacientes e familiares. Tal informação deve provir de fontes fidedignas e atualizadas, o que, muitas vezes, não é possível, dependendo-se apenas dos bulários e da propaganda. Sendo assim, são necessários estudos de utilização dos medicamentos para detectar reações adversas, ineficácia do tratamento, efeitos colaterais, bem como a má utilização dos mesmos, o que possibilitaria a realização de intervenções adequadas e oportunas.¿ - A importância e a história dos estudos de utilização de medicamentos. Daniela Oliveira de Melo, Eliane Ribeiro, Sílvia Storpirtis. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences vol. 42, n. 4, out./dez., 2006. Segundo o trecho podemos afirmar que:
		
	
	A promoção comercial é um dos fatores que, atualmente, influencia muito a prescrição de medicamentos e seu consumo, devido à baixa diversidade apresentações farmacêuticas para um mesmo fim, tornando-se elemento essencial para diferenciação entre os produtos.
	
	A profunda desigualdade social manifesta-se mais uma vez observando-se o contraste entre uma grande parte da população, com ilimitado acesso a medicamentos ¿devido ao custo e distribuição otimizada, e uma pequena parcela de desprivilegiados, responsável pequena parte do consumo de medicamentos no país.
	
	No mercado farmacêutico encontram-se substâncias não essenciais, desnecessárias e até perigosas. A pressão econômica do estado amplia, indiscriminadamente, o consumo de medicamentos.
	
	Como exemplos de motivações que contribuem para a utilização irracional dos medicamentos tem-se a enorme oferta (em quantidade e variedade), a atração por novidades terapêuticas ¿ muitas das quais são apenas variações de fórmulas já conhecidas -, o poderoso marketing e ¿o direito, supostamente inalienável, do médico em prescrever.
	
	Os efeitos benéficos potenciais dos fármacos, em geral, são conhecidos durante sua pesquisa e comercialização sendo assim, esses estudos são suficientes para segurança e efetividade do medicamento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510641683)
	3a sem.: Farmacoepidemiologia/3 semana
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Imagine uma comunidade com 150.000 pessoas, sendo 30.000 homens e 40.000 mulheres. Em um determinado ano, ocorreram 1000 mortes nesta comunidade. Imagine agora que todos os casos de câncer de intestino nesta população foram encontrados e totalizaram 500 casos, sendo 400 em homens e 100 em mulheres. Neste mesmo ano, ocorreram 60 mortes por câncer de intestino, sendo 50 em homens. Neste caso, assinale a alternativa com o resultado referente à letalidade de câncer de intestino em homens.
		
	
	0,16% 
	
	6% 
	
	10% 
	
	5% 
	
	12,5% 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511492669)
	4a sem.: Medidas de Associação
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Em um estudo acompanhou por dez anos o grupo exposto é composto por 240 fumantes e o grupo não exposto composto por 180 não fumantes. Nesse período, ocorreram que 80 pacientes do grupo exposto e 6 do grupo não exposto desenvolveram câncer de pulmão. Calcule o Risco Relativo para o desenvolvimento de câncer de pulmão no grupo dos fumantes, comparado com os não fumantes e marque a alternativa correta:
		
	
	Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
	
	O risco de desenvolvimento de câncer pulmonar no grupo de fumantes é 10 vezes maior do que no grupo dos não fumantes.
	
	O risco de desenvolvimento de câncer pulmonar no grupo de fumantes é 2 vezes maior do que no grupo dos não fumantes.
	
	O risco de desenvolvimento de câncer pulmonar no grupo de fumantes é 100 vezes maior do que no grupo dos não fumantes.
	
	O risco de desenvolvimento de câncer pulmonar no grupo de fumantes é 25 vezes maior do que no grupo dos não fumantes.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511563624)
	1a sem.: Estudos epidemiológicos
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Um pesquisador está tentando determinar os fatores de risco para a bulimia. A amostra selecionada foram 50.000 adolescentes, acompanhados ao longo de 5 anos para ver quais desenvolveriam a doença. Qual tipo de estudo é esse?
		
	
	Ensaio clínico
	
	Estudo de coorte
	
	Meta-análise
	
	Estudo de caso
	
	Estudo de caso-controle
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511520338)
	2a sem.: Farmacovigilância
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	3) O desenvolvimento da Farmacovigilância pressupõe o uso racional dos medicamentos e o acompanhamento farmacoterapêutico. Na prática clínica, o Farmacêutico depara-se com algumas questões relacionadas, principalmente, ao perfil do paciente. Cabe ao farmacêutico estar preparado para identificar 'pontos críticos' relacionados ao paciente e que podem comprometer a farmacoterapêutica. Assim sendo, indique a alternativa que apresenta uma abordagem correta sobre o perfil do paciente:
		
	
	A terceira idade é, proporcionalmente, a maior consumidora de medicamentos;
	
	Os pacientes com enfermidades crônicas necessitam de um ajuste do perfil terapêutico de acordo com suas características individuais.
	
	As crianças são 'adultos pequenos'. Portanto, as doses de medicamentos devem ser calculadas proporcionalmente;
	
	As mulheres grávidas não deveriam, a rigor, utilizar nenhum tipo de medicamento.Sendo assim, é um grupo que não necessita de acompanhamento farmacoterapêutico;
	
	Pacientes sedados, em unidades de terapia intensiva, não necessitam de controle de analgesia;
		
	
	1a Questão (Ref.: 201510641685)
	4a sem.: Farmacoepidemiologia/ 4 semana
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Se uma doença afeta simultaneamente pessoas de vários países, pertencentes a mais de um continente, atingindo essas comunidades em número claramente excessivo se comparado ao normal esperado, temos então uma:
		
	
	Pandemia. 
	
	Epidemia. 
	
	Surto. 
	
	Endemia. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511353309)
	4a sem.: Conceitos em epidemiologia
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A ocorrência de uma doença por um curto período, dentro dos limites esperados a um espaço extremamente delimitado: colégio, quartel, creches, grupos reunidos em uma festa, um quarteirão, uma favela, um bairro, se trata em Epidemiologia como: 
		
	
	Endemia
	
	Risco
	
	Pandemia
	
	Surto
	
	Epidemia
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511520339)
	4a sem.: Farmacoeconomia
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O texto reproduzido abaixo são trechos (reeditados) de notícia divulgada pela Folha Online em 31/07/2009.
O laboratório de Farmanguinhos (RJ), da Fiocruz, entregou ontem ao Ministério da Saúde as 150 mil primeiras cartelas produzidas no país do medicamento para tratamento da gripe A (H1N1), ... Outras 60 mil serão entregues hoje. Cada cartela contém dez cápsulas e é suficiente para tratar uma pessoa. ... De acordo com o diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, a produção local foi possível devido a uma licença voluntária concedida pela Roche. ... A licença, porém, não permite que o Brasil sintetize o princípio ativo, que precisa ser comprado da Roche... Sabedor que o Brasil tem uma lei de patentes em vigor, e faz parte do Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio, de âmbito internacional e mediado pela OMC (Organização Mundial do Comércio), avalie as afirmativas seguintes e assinale a alternativa correta.
I A usual expressão "quebra de patente" é prevista na OMC com a denominação de "licença compulsória" e é possível bastando-se pagar royalties, ou seja, pagar uma porcentagem pelo direito de uso.
II A licença compulsória é prevista pela OMC desde que comprovada real urgência e interesse em saúde pública, no entanto os royalties (direitos de uso) devem ser pagos ao proprietário da patente, e somente entidades públicas e para interesse público podem requerê-la. 
III Outra exigência para concessão da "licença compulsória" de um fármaco é que os medicamentos que venham a ser produzidos sejam destinados exclusivamente a distribuição.
IV No texto reproduzido acima é citada a "licença voluntária", o que significa que foi um tipo de acordo amigável entre as partes e de interesse mútuo. De um lado o governo brasileiro pode obter um produto final mais barato para uso público, e por outro lado, o laboratório Roche evita que a matéria-prima seja adquirida de um país que não respeite os direitos de patente, o que significaria total prejuízo.
		
	
	Somente a alternativa I está errada. 
	
	Alternativa III está errada e a IV está correta. 
	
	Somente a alternativa II está correta. 
	
	Todas as afirmativas estão corretas. 
	
	As alternativas I e II estão corretas. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511492669)
	4a sem.: Medidas de Associação
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Em um estudo acompanhou por dez anos o grupo exposto é composto por 240 fumantes e o grupo não exposto composto por 180 não fumantes. Nesse período, ocorreram que 80 pacientes do grupo exposto e 6 do grupo não exposto desenvolveram câncer de pulmão. Calcule o Risco Relativo para o desenvolvimento de câncer de pulmão no grupo dos fumantes, comparado com os não fumantes e marque a alternativa correta:
		
	
	O risco de desenvolvimento de câncer pulmonar no grupo de fumantes é 100 vezes maior do que no grupo dos não fumantes.
	
	O risco de desenvolvimento de câncer pulmonar no grupo de fumantes é 10 vezes maior do que no grupo dos não fumantes.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
	
	O risco de desenvolvimento de câncer pulmonar no grupo de fumantes é 2 vezes maior do que no grupo dos não fumantes.
	
	O risco de desenvolvimento de câncer pulmonar no grupo de fumantes é 25 vezes maior do que no grupo dos não fumantes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511563628)
	4a sem.: Estudos epidemiológicos
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Em relação aos tipos de estudos metodológicos da pesquisa em saúde, assinale a opção correta.
		
	
	No estudo transversal, parte-se da causa, em busca dos efeitos, identificando-se um grupo de pessoas e coletando-se a informação pertinente sobre a exposição de interesse, de modo que o grupo possa ser acompanhado; em seguida, verificam-se os indivíduos que desenvolveram e os que não desenvolveram a doença em foco e a relação dessa exposição prévia com a ocorrência da doença.
	
	No estudo caso-controle ​ou estudo de grupos, de agregados, estatísticos ou comunitários​, a pesquisa é realizada por meio de estatísticas, sendo a unidade de observação e análise constituída de grupos de indivíduos, e não, de indivíduos isolados.
	
	No estudo ecológico, parte-se do efeito, em busca das causas, comparando-se, em relação à exposição prévia, grupos de indivíduos com e sem determinado agravo à saúde, de modo que possa ser testada a hipótese de a exposição a determinados fatores de risco ser causa contribuinte da doença.
	
	No estudo de coorte, realiza-se a investigação para determinar a prevalência, a fim de se examinar a relação entre eventos em um determinado momento, coletando-se simultaneamente os dados sobre causa e efeito.
	
	No ensaio clínico randomizado, os participantes são alocados aleatoriamente em grupos denominados grupos de estudo (experimental) e de controle, sendo os primeiros submetidos a determinada intervenção, e os segundos, não.
		
	
	
	1a Questão (Ref.: 201511411729)
	16a sem.: Incidência
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Marque a(as) alternativa(as) que apresenta(am) situações relativas à incidência:
		
	
	Casos de pessoas em tratamento para HIV.
	
	Casos de mulheres logo ao receberem o diagnóstico positivo de Zika vírus.
	
	Casos de reinfecção por hepatite B.
	
	Casos de homens que acabaram de receber o diagnóstico de câncer de próstata
	
	Casos de hipertensos acompanhados em unidade de saúde.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511204321)
	13a sem.: Sistema imunológico
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Quando um anticorpo específico liga-se ao antígeno e ao Complemento, temos uma reação típica de :
		
	
	Via clássica do Complemento
	
	Via alternativa do Complemento
	
	Barreiras inespecíficas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	Hemólise
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510641662)
	12a sem.: Farmacoepidemiologia/ 12 semana
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Em relação aos estudos de intervenção, suas fases e objetivos, correlacione as colunas. Os números podem se repetir ou pode ficar em branco. (1,0 ponto) 1 ¿ Fase 1 2 ¿ Fase 2 3 ¿ Fase 3 ( ) Tem como objetivo avaliar a eficácia e segurança em curto prazo e também determinar a melhor dose a ser utilizada. ( ) Tem como objetivo a avaliação preliminar sobre segurança (não eficácia). ( ) Tem como objetivo estabelecer o perfil farmacocinético e farmacodinâmico da nova substância. ( ) Tem como objetivo determinar a eficácia e segurança em longo prazo das diversas formulações do novo princípio ativo e estabelecer o valor terapêutico absoluto e relativo do medicamento. 
		
	
	2,1,3. 
	
	3, 2,1. 
	
	1,2,3 . 
	
	1, 2, 2.4a Questão (Ref.: 201510641713)
	11a sem.: Farmacoepidemiologia/11 semana
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Qual o desenho epidemiológico do estudo apresentado? Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19 (5):1413-1424, set-out, 2003 Condição de vida e mortalidade infantil: diferenciais intra-urbanos no Recife, Pernambuco, Brasil Com o objetivo de caracterizar a mortalidade infantil do Recife, analisando desigualdades no risco de morte e sua relação com a condição de vida da população, realizou-se um estudo _____, de base censitária. Os dados sobre os 770 óbitos infantis e 27.965 nascidos vivos, referentes a 1995, foram obtidos em Declarações de Óbito e de Nascido Vivo. Indicadores provenientes do Censo Demográfico de 1991, sobre abastecimento de água, instalação sanitária, coleta de lixo, analfabetismo, anos de estudo, renda e densidade intradormitório, constituíram, por meio de análise fatorial, um indicador sintético da condição de vida de cada bairro. Com base nesse indicador, os bairros foram agrupados, segundo a técnica cluster, em quatro estratos. No estrato de melhor condição de vida, os coeficientes de mortalidade infantil, neonatal e pós-neonatal foram 23,94; 17,66 e 6,28 por mil nascidos vivos, respectivamente; e no de pior: 32,04; 20,24 e 11,80. De modo geral, detectou-se uma relação inversa entre a condição de vida dos estratos e a magnitude da mortalidade infantil por grupo etário e causa básica, revelando desigualdades ocultas nos indicadores médios da cidade. 
		
	
	Transversal. 
	
	Coorte. 
	
	Ecológico. 
	
	Estudo de Intervenção. 
	
	Caso-Controle. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510641459)
	2a sem.: Farmacoepidemiologia/ 2 semana
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Um estudo clínico randomizado (número semelhante de participantes por grupo) de uma nova vacina para a doença D foi realizado. Os indivíduos participantes foram alocados em três grupos de tratamento: A, receberam a nova vacina; B, a vacina antiga e C receberam placebo. Cada grupo foi acompanhado e as taxas abaixo da doença registradas nas semanas subseqüentes ao estudo: Grupo A: 26/1.000 pessoas-semanas Grupo B: 35/1.000 pessoas-semanas Grupo C: 68/1.000 pessoas-semanas É correto afirmar: 
		
	
	As incidências não são comparáveis, pois não é sabido o número de vacinados em cada grupo. 
	
	A mortalidade da doença D foi reduzida tanto nos vacinados com a nova vacina quanto nos vacinados coma antiga. 
	
	A letalidade da doença D foi maior no grupo que recebeu placebo. 
	
	A incidência da doença D pós-vacinal foi maior após o uso da vacina antiga. 
	
	A prevalência da doença D após a nova vacina foi menor que após a administração da vacina antiga.

Continue navegando