Buscar

Caso concreto 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 1
Responda:
a)Quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Common Law e quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Civil Law? Por quê?
 
Aline defendeu o sistema jurídico do Common Law. Flávio defendeu o sistema jurídico chamado de Civil Law. Para Aline, a jurisprudência deve ser impulsionada por um ordenamento jurídico composto por leis sucintas e sintéticas. No Common Law, o Legislador permite ao Juiz maior autonomia na aplicação da lei ao caso concreto. No Common Law, o fundamento da jurisprudência está mais presente no somatório das jurisprudências anteriores (precedentes) mais do que na própria lei, que é sucinta e sintética. Para Flávio, a jurisprudência deve ser limitada por um ordenamento jurídico composto de leis detalhistas e descritivas. No Civil Law, a vontade do Legislador deve se sobrepor a autonomia do Juiz.  
b) Por que se usa a denominação "sistema romano-germânico"?
A denominação romano-germânica, também, conhecida como Civil Law, recebeu esse nome por conta de ter sido o sistema jurídico praticado pelo Império Romano durante a Antiguidade Clássica Ocidental e, também, por ter sido utilizado nos reinos impérios germanos durante a Idade Média, sendo que o direito canônico da Igreja Católica foi quem estruturou a codificação germânica.
c) Qual dos sistemas se vincula a tradição jurídica portuguesa e, por consequência, a tradição jurídica brasileira?
 Civil Law ou Direito Romano-Germânico.

Outros materiais