Buscar

SISTEMA DIGESTÓRIO RESPONDIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADES DOCTUM DE SERRA
 CURSO DE BACHAREL EM PSICOLOGIA
ATIVIDADE COMPLEMENTAR – 2ª ETAPA
Curso: PSICOLOGIA Período: 2º Turma: Noturno
Disciplina: FISIOLOGIA E PSICOFISIOLOGIA APLICADA À PSICOLOGIA
Docente: Cíntia Pereira Ferreira 
Discente: HIDIANÁRIA DE .O.D.S.FIORETI Nota:________________ Matrícula:171000013
Assinatura: HIDIANARIA DUTRA Data: 12/11/2017
Fisiologia do Sistema Digestório
O pâncreas e o fígado são glândulas anexas do sistema digestório humano. Cite as funções e as capacidades de produção do fígado. Descreva as principais funções do pâncreas.
Principais funções do fígado: 
Metabolização dos nutrientes digeridos;Metabolização de substâncias tóxicas;Produção de bile;Metabolizar e armazenar uma grande diversidade de outras substâncias, como vitaminas e ferro;Destruição de bactérias e outros germes.
Principais funções do pâncreas:
O pâncreas tem duas funções: 
A função exócrina: que é a de produzir enzimas que auxiliam a digestão especialmente das gorduras e proteínas;
A função endócrina: que é a de produzir hormônios, principalmente a insulina, responsável pela manutenção do metabolismo da glicose, A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes.
2.O principal órgão digestivo do ser humano adulto não é o estômago, como muitos equivocadamente afirmam, mas sim o intestino. Tal informação é justificada, fisiologicamente, pela presença preponderante de uma enzima específica no estômago, cite qual é esta enzima e fale sobre qual é a sua responsável na digestão. 
 É a Pepsina, a principal enzima ativa no suco gástrico, produzida pelas paredes do estômago,que atua na digestão de proteínas, ativada pelo suco gástrico e tem a função de “transformar” as proteínas em aminoácidos,
3. (UNIFESP/2006)  Parte da bile produzida pelo nosso organismo não é reabsorvida na digestão. Ela se liga às fibras vegetais ingeridas na alimentação e é eliminada pelas fezes.
Recomenda-se uma dieta rica em fibras para pessoas com altos níveis de colesterol no sangue.
a) Onde a bile é produzida e onde ela é reabsorvida em nosso organismo? A bile é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar,e reabsorvida no intestino delgado.
b) Qual é a relação que existe entre a dieta rica em fibras e a diminuição dos níveis de colesterol no organismo? Justifique. 
Como parte da bile se liga às fibras onde se tem uma maior eliminação que ocorre nas fezes, ocorre a diminuição da quantidade de bile disponível para a emulsificação das gorduras. As gorduras não digeridas são eliminadas pelas fezes, contribuindo então, para a redução dos níveis de colesterol no organismo. Além disso, como a própria bile é sintetizada a partir do colesterol, sua eliminação contribui para a redução deste no organismo.
4.  (UFOP-JUNHO/2008) O esvaziamento gástrico excessivamente rápido pode levar à formação de uma úlcera duodenal. Já a regurgitação do conteúdo duodenal pode contribuir para a formação das úlceras gástricas.
Em relação à afirmação acima, responda:
a) A afirmação é verdadeira? Justifique sua resposta.
Podemos confirmar que a primeira afirmativa é correta, pois, o conteúdo estomacal é muito ácido e, assim, pode haver formação de feridas na mucosa duodenal pela ação do suco gástrico, rico em HCl.
Já a segunda afirmativa é falsa, pois, o conteúdo duodenal tem caráter básico, devido à presença de bicarbonato presente no suco pancreático que é lançado no duodeno.
b) Comente o controle hormonal da digestão no estômago e no intestino.
Quando o bolo alimentar chega ao estômago estimula a secreção de gastrina, hormônio produzido pela parede estomacal, Esse hormônio estimula a secreção de HCl pelo estômago, além de aumentar a motilidade gástrica,a chegada de HCl ao intestino delgado o estimula a secretar o hormônio secretina, o qual estimula a secreção do suco pancreático, contendo bicarbonato. Além disso, inibe a motilidade estomacal, a chegada de gorduras e peptonas no intestino delgado o estimula a produzir pancreozimina (colecistocinina). Esse hormônio estimula a liberação de enzimas pancreáticas e, também, estimula a liberação de bile pela vesícula biliar.
A presença de gorduras no duodeno também estimula a produção de enterogastronas pelo intestino delgado, hormônio que inibe a motilidade gástrica.
5. O esquema a seguir apresenta um conjunto de órgãos, numerados, do aparelho digestivo. Nomeia cada estrutura indicada e pontue suas principais funções:

Continue navegando