Buscar

Fundamentos de Gestão aula 14

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos de Gestão
Aula 14: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
 
1
Fundamentos de Gestão
Ao final dessa aula o aluno deverá ser capaz de:
 - Conhecer os principais meios e tipos de comunicação nas organizações.
2
Fundamentos de Gestão
A comunicação empresarial, segundo Bueno (2005) vem sendo tratada como instrumento de inteligência empresarial, fazendo-se necessário um ambiente favorável à definição de estratégia e de recursos humanos e financeiros que permitam a sua implantação.
O desenvolvimento da comunicação empresarial tem como objetivo desenvolver relacionamento com os diversos públicos de uma organização, fazendo com que informações adequadas cheguem a estes. Para tanto, é necessário detectar os tipos de demanda e desenvolver um planejamento de comunicação de forma a comunicar com o formato, periodicidade, conteúdo e apelo corretos. Kunsch (2003) afirma que: Se analisarmos profundamente esse aspecto relacional da comunicação do dia-a-dia nas organizações, interna e externamente, perceberemos que elas sofrem interferências e condicionamentos variados (...).(KUNSCH; 2003, p.71).
3
Fundamentos de Gestão
Maximiano (2000) defini que uma das principais responsabilidades dos gestores é coordenar as diferente unidades de trabalho da organização. Comunicação é o processo de transferir e receber informações. Informações são dados organizados que possibilitam a análise de situação e tomada de decisões.
Um número cada vez maior de meios de comunicação são colocados à disposição das organizações para tornar possível a troca de informação, em tempo real, no âmbito interno e externo das organizações.
4
Fundamentos de Gestão
Nos dias atuais, com a globalização e com um número cada vez maior de meios de comunicação disponíveis às organizações, todos estão convencidos da necessidade das empresas de se organizarem e de se comunicarem.
Do ponto de vista da Teoria das Organizações a corrente racionalista clássica representada por Taylor, Fayol e Weber, a comunicação era operacional e formal.
"Os racionalistas clássicos transmitem uma imagem mecanicista da organização, onde o ser humano ocupa passivamente seu posto. Esses modelos de organização são fundamentados na racionalidade. O que importa é que as instruções sejam seguidas. Esse estilo de gestão despótico de administração separa os executantes dos dirigentes; o trabalho em equipe, entre os operários, deve ser evitado, a fim de evitar más influências." ( FERNANDES e ANGELONI, 2010 p. 87)
5
Fundamentos de Gestão
A corrente psicológica surgiu com o propósito de enfatizar as relações humanas e sua importância nas organizações. Os psicólogos, entre eles, MAYO, LIKERT, McGREGOR, LEAVITT quiseram mostrar que a psicologia poderia ser útil e, sobretudo, importante, para as organizações. 
Os novos tipos de processos organizacionais propostos abrem uma nova perspectiva para a comunicação organizacional (BENOIT, 1994 ; PETIT et ali, 1993).
6
Fundamentos de Gestão
A corrente sociológica teve como mentor o sociólogo FRIEDBERG (1981), que defendia que as empresas tornam-se sistemas abertos, sua estrutura psicossociológica comporta um certo número de subsistemas (entre eles o subsistema de comunicação). A participação dos atores das organizações proporciona uma distribuição mais democrática do poder. 
As organizações, com suas divisões de trabalho, suas especializações e suas definições hierárquicas, determinam claramente a autoridade e o sistema de relações que regulamentam a comunicação necessária entre os cargos de trabalho.
7
Fundamentos de Gestão
Com o advento do desenvolvimento científico, surge a corrente da administração pós-industrial, representada por OUCHI, PETERS e WATERMAN, ARCHIER e SERIEYX e KANTER. (SERIEYX, 1993)
"A corrente da administração pós-industrial reforça a importância das empresas em desenvolver técnicas e métodos para facilitar a comunicação, admitindo que o papel tradicional dos executivos deve ser adaptado a esse novo momento. Eles devem ser, sobretudo, animadores e comunicadores."(FERNANDES e ANGELONI, 2010 p. 90)
A complexidade ambiental, na qual as organizações passam a estar inseridas, modifica o paradigma da comunicação empresarial até então voltado à transmissão de informações. 
8
Fundamentos de Gestão
DAVENPORT & PRUSAK (1998), NONAKA & TAKEUCHI (1997), STEWART (1998), SVEIBY (1998) e MORRISON (1997), aponta um novo direcionamento da comunicação, voltado principalmente às questões relacionadas à transmissão do conhecimento organizacional.
"A complexidade ambiental, na qual as organizações passam a estar inseridas, modifica o paradigma da comunicação empresarial até então voltado à transmissão de informações. O grande desafio dessa função administrativa, comunicação, passa a ser o da transmissão do conhecimento dentro das dimensões interna e externa, assim como em todas as direções e sentidos da organização. Essa relevância do conhecimento dentro das organizações se dá pelo fato de que ele passa a ser a única vantagem competitiva duradoura de uma empresa." (FERNANDES e ANGELONI, 2010 p. 91)
9
Fundamentos de Gestão
Os meios de comunicação podem ser classificados como: comunicação pessoal, escrita ou impressa e por meio de equipamento. Maximiano (2000) destaca que no processo de comunicação empresarial é fundamental levar em consideração o tempo de resposta que um meio específico tem, sendo favorável aquele que apresentar menor tempo.
A estrutura organizacional e os níveis hierárquicos precisam ser levados em consideração quando tratamos da comunicação. Nesse contexto a comunicação pode ser classificada como comunicação para baixo, comunicação para cima e comunicação lateral. Vamos conhecer um pouco de cada uma.
10
Fundamentos de Gestão
Comunicação para baixo: Vai dos níveis superiores para o inferiores de hierarquia. Geralmente a comunicação para baixo obedece um caráter diretivo, onde as ordens, políticas e programas que a administração pretendem implantar na linha de produção e nos métodos de trabalho.
Comunicação para cima: Esse tipo de comunicação proporciona informações especiais sendo considerados atitudes e sugestões de empregados nos relatórios que gerados pelos supervisores fazem chegar a administração.
Comunicação Lateral: Esse tipo de comunicação permite o funcionamento dos processos interdepartamentais e a tomada de decisão que envolve diferentes unidades de trabalho.
É relutar entendermos o papel do administrador no processo de tomada de decisão e as influências que a comunicação exerce sobre essas.
11
Na nossa próxima aula iniciaremos o estudo sobre o profissional de gestão.
Até logo!
12

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais