Buscar

BDQ 2 Civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 27/10/2017 18:30:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201708051755)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a constitucionalização do direito civil está correto:
		
	
	O Direito Civil restringe-se às relações jurídicas entre particulares enquanto que a Constituição, ao contrário, privilegia o público, logo não há que se falar nisso.
	 
	Algumas normas e princípios basilares vinculados ao direito civil, com o passar do tempo e as mutações sociais, vieram a ser incorporados no texto na Magna Carta.
	 
	Algumas normas e princípios basilares vinculados ao direito civil,restringem-se às relações jurídicas entre os entes públicos enquanto que a Constituição, ao contrário, privilegia o particular, logo não há que se falar nisso.
	
	Algumas normas e princípios basilares vinculados ao direito constitucional, com o passar do tempo e as mutações sociais vieram a ser extraídos do texto na Magna Carta.
	
	O Direito Civil restringe-se às relações jurídicas entre os entes públicos enquanto que a Constituição, ao contrário, privilegia o particular, logo não há que se falar nisso.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708148961)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. São pessoas jurídicas de direito privado: (a) as associações; (b) as sociedades; (c) as fundações. Não é necessária a existência de patrimônio nas associações e sociedades, mas as fundações têm de ter. Assim, as fundações devem ser criadas por escritura pública ou testamento, com dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destinam, e com declaração, se houver vontade, da maneira de administrá-las. A fundação somente poderá constituir-se para fins religiosos, culturais ou de assistência.
II. Na dicção legal, as associações e sociedades podem ou não ter fins econômicos e a responsabilidade extracontratual por atos de seus agentes que, nessa qualidade, causem danos a terceiros implica responsabilidade civil das associações e sociedades, ressalvado o direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.
III. A desconsideração da pessoa jurídica ocorre em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizada pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial. Nestes casos, o juiz pode decidir, a requerimento da parte ou do Ministério Público, quando couber a este último intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.
IV. O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social. A desconsideração também será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração. Também poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores.
V. O fato jurídico pode ser sempre provado mediante: confissão, documento, testemunha, presunção e perícia. A confissão é irrevogável, mas pode ser anulada se emanar de erro ou coação. No que tange aos traslados e certidões, considerar-se-ão instrumentos públicos, se os originais se houverem produzido em juízo como prova de algum fato.
		
	
	Somente as afirmativas III e V estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709103080)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando as pessoas das associações, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Quando da dissolução e liquidação, os valores remanescentes de recursos são destinados a outras entidades de fins idênticos ou semelhantes.
	 
	Sujeitam-se à dissolução compulsória através de decreto do prefeito, governador de estado ou do presidente da república, conforme a extensão da área em que atuam.
	
	Não têm fim econômico.
	
	A competência para promover modificações no estatuto é da assembleia geral.
	
	Entre as pessoas que as constituem inexiste reciprocidade de direitos e obrigações.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709041720)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	FGV 2016 OAB. XIX EXAME UNIFICADO. Júlia, casada com José sob o regime da comunhão universal de bens e mãe de dois filhos, Ana e João, fez testamento no qual destinava metade da parte disponível de seus bens à constituição de uma fundação de amparo a mulheres vítimas de violência obstétrica. Aberta a sucessão, verificou-se que os bens destinados à constituição da fundação eram insuficientes para cumprir a finalidade pretendida por Júlia, que, por sua vez, nada estipulou em seu testamento caso se apresentasse a hipótese de insuficiência de bens. Diante da situação narrada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A disposição testamentária será nula e os bens serão distribuídos integralmente entre Ana e João.
	 
	Os bens de Júlia serão incorporados à outra fundação que tenha propósito igual ou semelhante ao amparo de mulheres vítimas de violência obstétrica.
	
	Os bens destinados serão incorporados à outra fundação determinada pelos herdeiros necessários de Júlia, após a aprovação do Ministério Público.
	
	O testamento será nulo e os bens serão integralmente divididos entre José, Ana e João.
	
	Os bens de Júlia serão considerado vacantes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708112425)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em 1969, foi criada uma nova Comissão para rever o Código Civil, todavia, preferiram elaborar um novo código em vez de emendar o antigo. O anteprojeto de Código Civil foi apresentado em 1972 e, em 2001 foi levado à votação, sendo aprovado por acordo de lideranças do legislativo e levado à sanção presidencial. Quanto ao atual Código Civil pode-se afirmar que:
		
	
	segue os mesmos princípios que o Código Civil de 1916.
	
	não utiliza cláusulas gerais como o eram no Código Civil de 1916.
	 
	Possui vários de seus institutos disciplinados pela norma constitucional.
	
	extingue o direito comercial, com a revogação do código comercial.
	
	 possui uma parte geral, com três livros e uma especial com quatro livros.

Outros materiais