Buscar

AVALIANDO hospitalar

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401222377)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A seleção dos medicamentos a serem padronizados pelo serviço público é um dos processos mais importantes do ciclo da Assistência Farmacêutica, pois essa fase deve ser baseada em estudos epidemiológicos e farmacoeconômicos, evitando as pressões mercadológicas, além de considerar a eficácia terapêutica e a segurança do fármaco. Baseando-se no texto anterior, assinale a afirmativa correta em relação aos processos de padronização e seleção dos medicamentos para uso no SUS.
		
	
	Devem ser realizados por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica em conjunto com o gestor municipal da Assistência Farmacêutica, com base nos critérios de medicamentos essenciais da OMS, não sendo permitido que o município padronize medicamentos disponíveis nas Farmácias Populares do Governo Federal.
	
	Deverão obedecer a um requisito fundamental, o menor preço, para que seja atendida uma parcela maior da população, independente da eficácia clínica, reações adversas e situação de registro junto à ANVISA.
	 
	Devem ser realizados pelo gestor municipal, em conjunto com a Comissão de Farmácia e Terapêutica, selecionando-se aquele medicamento seguro, eficaz, de qualidade comprovada, com preços acessíveis e que satisfaça as necessidades de saúde da maioria da população, atendendo ao conceito de medicamentos essenciais da OMS.
	
	Devem ser realizados sem a interferência da indústria farmacêutica, que fica também impedida de participar dos processos de licitação e aquisição dos medicamentos pelo gestor municipal.
	
	Não podem levar em consideração apenas o custo do medicamento, cabendo ao gestor, preferencialmente, optar pelo fármaco mais inovador disponível no mercado, pois geralmente esse medicamento apresenta maior eficácia clínica e segurança.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401222171)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O profissional farmacêutico é possuidor diversas tarefas na farmácia hospitalar. Qual das alternativas a seguir é uma das tarefas relacionada ao sistema de distribuição unitária?
		
	 
	c) Preparar as doses unitárias
	
	d) Conferir a reposição dos medicamentos utilizados nas urgências
	
	a) Receber e conferir as doses unitárias
	
	b) Recolher as doses unitárias não ministradas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401222429)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Serviço Farmacêutico Hospitalar é um departamento com autonomia técnica e científica, sendo a direção obrigatoriamente assegurada por um farmacêutico hospitalar, e constitui uma estrutura importante aos cuidados de saúde dispensados no meio hospitalar. Não é considerada atribuição do Serviço Farmacêutico Hospitalar:
		
	
	A participação de comissões hospitalares
	
	O desenvolvimento de pesquisa clínica.
	
	O gerenciamento de resíduos.
	 
	A orientação de pacientes internados e ambulatoriais.
	 
	A compra de medicamentos e o pagamento de fornecedores.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401222415)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A seleção de medicamentos deve ser um processo dinâmico, continuo, multidisciplinar e participativo. A adesão a lista final depende, em muito, de seu processo de elaboração. Os profissionais da equipe de saúde, principalmente os prescritores e enfermeiros, devem ser incentivados a participar desse processo. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia largamente adotada para possibilitar a participação desses atores.
		
	
	Pedido diário de medicamentos.
	 
	Formulário de inclusão e exclusão de medicamentos.
	
	Solicitação de uso.
	
	Justificativa de uso.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401222076)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Farmácia Hospitalar necessita atender de maneira integral as necessidades do hospital e para isso alguns ambientes são necessários. Segundo a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (1997), para o funcionamento de uma unidade de Farmácia Hospitalar devem existir, no mínimo, os seguintes ambientes:
		
	 
	área para administração, área para armazenamento, área para dispensação e orientação farmacêutica.
	 
	área para dispensação, área para armazenamento, área para farmacotécnica e orientação farmacêutica.
	
	farmácia ambulatorial, área para farmacotécnica, área para administração e unidade de nutrição enteral
	
	área para dispensação, central de saneantes, farmácia ambulatorial e unidade de nutrição parenteral.
	
	área para armazenamento, área para dispensação, área para farmacotécnica e central de saneantes.
	
	 1a Questão (Ref.: 201401222403)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O hospital, para exercer suas funções, conta com a unidade de farmácia hospitalar, cuja finalidade é garantir a qualidade da assistência prestada aos pacientes através do uso seguro e racional de medicamentos. Todas as propostas abaixo constituem vantagens conseguidas com a padronização de medicamentos numa farmácia hospitalar, exceto:
		
	
	O hospital se beneficia com a padronização através da redução do custo dos estoques, da redução de pessoal ligado às estratégias de controle dos mesmos e da redução do espaço físico destinado às acomodações da farmácia.
	
	Fica mais fácil a realização de ações de farmacovigilância, visto que, com um número mais restrito de medicamentos, possibilita aumentar a experiência e o nível de conhecimento dos prescritores e dispensadores, facilitando o monitoramento e a identificação de reações adversas.
	 
	O serviço de enfermagem se beneficia através da melhor interação com o corpo clínico médico, com o uso da mesma linguagem quanto a nomes e fórmulas de medicamentos e a familiarização com os produtos padronizados.
	
	Para os pacientes, existe a confiança do uso do medicamento correto, e a satisfação psíquica por não necessitar do serviço de familiares para a aquisição de quaisquer outros remédios pertinentes ao seu tratamento, dos quais o hospital não disponha.
	 
	Para a farmácia, implica em melhor controle de estoques através da maior diversidade de produtos, uma vez que fornece um arsenal maior de medicamentos ao corpo clínico, viabilizando uma melhor resposta dos pacientes aos tratamentos disponíveis.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401222105)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O fator que não condiciona a área física necessária par uma farmácia hospitalar é:
		
	
	a) Porte hospitalar
	
	d) Periodicidade de compra de medicamentos
	
	c) Tipo de assistência prestada
	 
	e) Tempo em que o paciente fica no hospital
	
	b) Localização geográfica
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401222430)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O almoxarifado tem um papel importantíssimo em uma instituição de saúde e tem como objetivo: receber, guardar, localizar, assegurar, preservar e entregar materiais. Para o armazenamento de medicamentos, as áreas que abrigarão os materiais precisam ter algumas características. Não é uma característica desejável:
		
	 
	Possuir área administrativa.
	
	Ser protegido contra animais.
	 
	Ausência de umidade e manutenção da temperatura ambiente (em torno de 35 °C).
	
	Ter proteção contra incêndio.
	
	Possuir área para produtos inflamáveis.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401222405)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A aquisição de medicamentos tem como objetivo Contribuir para o abastecimento de medicamentos em quantidade adequada e qualidade assegurada, ao menor custo possível, dentro da realidade do mercado, apoiando e promovendo uma terapêutica racional, em área e tempo determinados. No que tange a aquisição de medicamentos no setor público, analise as seguintes afirmativas. I. Utiliza-se a modalidade de licitação chamada de Convite para aquisição de produtos classificados como Bem comum II. Aquisições de medicamentos dos laboratórios oficiais é realizada por Dispensa deLicitação. III. No caso de compra de medicamentos fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo utiliza-se a modalidade de compra conhecida como inexigibilidade. IV. O Pregão é uma modalidade de compra que se diferencia da Licitação por analisar a documentação das empresas concorrentes após a disputa pelo menor preço.
		
	 
	II, III e IV.
	
	I, II e III.
	 
	I, II e IV.
	
	I, II, III e IV.
	
	II e IV.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401222155)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Diversos parâmetros são observados para a realização de compra de gestão da farmácia hospitalar. Qual das seguintes opções é um parâmetro importante para o controle dos estoques?
		
	
	e) Curva XYZ
	
	a) Tempo de espera
	 
	b) Curva ABC
	 
	d) Consumo médio mensal
	
	c) Estoque limite
	1a Questão (Ref.: 201401222095)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quais as vantagens do sistema de distribuição unitário? I. Redução dos erros de medicação II. Redução dos desvios e perdas de medicamentos III. Ocorre diminuição no tempo de dispensação IV. A sua implantação é a mais barata, comparando os outros sistema de distribuição.
		
	
	c) Apenas uma vantagem está correta
	
	b) III e IV estão corretas
	
	d) Todas as vantagens estão corretas
	 
	a) I, II e III estão corretas
	
	e) II e IV estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401222084)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A distribuição de medicamentos na Farmácia Hospitalar é o suprimento de medicamentos às unidades usuárias. Qual das situações a seguir não se encaixa com os sistemas de distribuições?
		
	 
	a) Entregar medicamentos com autorização escrita, acompanhada de duas vias do documento e assinadas pelo responsável pela distribuição e pelo recebedor (com identificação);
	
	c) Separar medicamentos sempre respeitando ordem cronológica de validade;
	 
	b) Não é necessário arquivar segunda via do documento assinada pelo recebedor;
	
	d) Re-conferir o pedido por meio de outro funcionário;
	
	e) Registrar a saída no sistema de controle;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401222404)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A adoção de processos administrativos e de procedimentos operacionais de rotina é importante para o controle do quantitativo de medicamentos, havendo diversas rotinas que fazem parte do controle de estoque de medicamentos. Quanto ao controle de estoque de medicamentos, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Alem da padronização, é necessária a codificação dos itens estocados.
	
	É necessário que haja uma padronização dos itens em estoque.
	 
	São diversos os métodos para reposição de medicamentos, sendo o mais adequado a reposição contínua do medicamento, por meio do qual o pedido é feito em datas preestabelecidas.
	
	O grande desafio da administração de materiais é estabelecer níveis de estoque de medicamentos.
	 
	Não é possível realizar o armazenamento sem exercer o controle de estoque.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401222408)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sistema racional de distribuição de medicamentos tem as seguintes características:
		
	
	Facilitar a transcrição das prescrições, diminuindo os erros de medicação.
	
	Descentralizar o estoque de medicamentos por unidade assistencial.
	 
	Diminuir os custos com medicamentos dispensados, realizando a dispensação por paciente para o período de 24 horas.
	
	Promover a administração correta de medicamentos, dispensando por unidade assistencial.
	
	Prover de um estoque mínimo de medicamentos em cada unidade solicitante.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401374126)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale V (VERDADEIRO) e F (FALSO) e posteriormente a alternativa que determina a seqüência CORRETA. I ¿ Os estoques podem ser entendidos, de forma generalizada, como uma certa quantidade de itens mantidos em disponibilidade constante e renovados, permanentemente, para produzir lucros ou serviços. II - Numa organização, a curva ABC é muito utilizada para a administração de estoques, mas também é usada para a definição de políticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programação de produção, etc. III ¿ ¿A avaliação do desempenho dos fornecedores deve ser uma rotina, objetivando o aprimoramento dos serviços prestados pelos mesmos, assim como a seleção desses possíveis parceiros comerciais com base em mecanismos adequados.¿ Dessa forma, os responsáveis pela aquisição de medicamentos deverão desenvolver um sistema de seleção de fornecedores através de um sistema de cadastro de fornecedores, em que se exige a devida habilitação jurídica, a regularidade fiscal e a qualificação econômico-financeira, além do histórico de compras e desempenho de cada fornecedor. IV - A programação baseada apenas em dados de consumo reflete equívocos nem sempre adequados à realidade e à terapêutica utilizada. Desta forma a definição correta de consumo é a quantidade de medicamento utilizada nos serviços de saúde em intervalos de tempo (dias, semanas, meses, anos).
		
	
	Estão corretas apenas a alternativa II e III
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Estão corretas apenas a alternativa I e III
	
	Estão corretas apenas a alternativa III e IV
	
	Estão corretas apenas a alternativa I e II
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201402072951)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A classificação pela Curva ABC ou 80-20 é baseada nocteorema do economista Wilfredo Pareto, desenvolvido logo após a Segunda Guerra Mundial. Em um estudo sobre a renda e a riqueza, ele observou uma pequena parcela da população (20%), que concentrava a maior parte da riqueza (80%).
Fonte: Sforsin et al. Pharmacia Brasileira vol.85 (nº16),2012.
Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o:
I. giro dos itens no estoque.
II. nível de lucratividade.
III. grau de representação no faturamento da organização.
 
Marque a alternativa correta:
		
	
	I e II, apenas
	
	I e III, apenas.
	 
	I, II e III
	 
	I, apenas.
	
	III, apenas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401222459)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual das afirmativas a seguir é incorreta?
		
	
	d) Estoque mínimo é a quantidade mínima que deve ser mantida em estoque, garantindo a não interrupção do processo produtivo.
	
	a) Consumo Médio Mensal é a quantidade referente à média artmética das retiradas mensais do estoque
	
	b) Intervalo de suprimento é o intervalo entre duas aquisições;
	 
	e) Estoque máximo é também chamado de estoque de segurança uma vez que reforça o estoque médio com o lote de compra
	 
	c) Estoque médio é nível médio do estoque em torno do qual as operações de compra e consumo se realizam
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402187894)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com o sistema de distribuição de doses utilizados em hospitais, avalie as afirmações a seguir.
I- O sistema coletivo apresenta como vantagens uma menor quantidade de recursos humanos e materiais e um maior acesso aos medicamentos.
II- O sistema coletivo apresenta como vantagens uma maior quantidade de recursos humanos e materiais e um menor acesso aos medicamentos.
III - O sistema misto é a utilização dos sistemas coletivo e dose unitária no mesmo hospital tanto com medicamentos quanto com produtos médico-hospitalares.
IV- O sistema de dose individualizado apresenta como vantagem um menor número de erros de medicação e exige um maior tempo de dispensação dos medicamentos.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I e III.
	
	II.
	 
	I.
	
	II e III.
	 
	I, III e IV.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401374121)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale V (VERDADEIRO) e F (FALSO) e posteriormente a alternativa que determina a seqüência CORRETA.I - ( ) O objetivo básico da administração de materiais consiste em colocar os recursos necessários ao processo produtivo com qualidade, em quantidade adequada, no tempo correto e com o menor custo. Assim a gestão de suprimentos e medicamentos fornece suporte ao processo produtivo no hospital. Neste processo de gestão são utilizadas algumas ferramentas, dentre elas a curva ABC de valor que permite que decisões gerenciais sejam tomadas com base na essencialidade dos insumos consumidos. II - ( ) Suponha-se que a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) de um hospital especifico de ortopedia tenha de realizar uma seleção de medicamentos. Na assistência farmacêutica, a seleção de medicamentos é uma etapa centrada na estrutura administrativa, visto que dados sobre o paciente estão ausentes, valorizando os estudos de utilização de medicamentos e sua farmacologia e objetiva assegurar a qualidade dos medicamentos, obter ganhos econômicos, favorecendo o acesso aos medicamentos, racionalizando os custos dos tratamentos, sendo considerada a etapa inicial do ciclo de assistência farmacêutica. III - ( ) A distribuição dos medicamentos e suprimentos para os pacientes de um hospital pode ser apoiada pelo sistema baseado em ordens de produção. Esse sistema pode ser de três modos: coletivo, dose individualizada e distribuição por dose unitária. Em relação ao modo do sistema baseado em ordens de produção, considera-se que no modo ¿distribuição por dose unitária¿, ocorre a desvantagem de a farmácia passar a trabalhar 24 horas e possuir alto custo, necessitando a incorporação de equipamentos e mão de obra. Possui a vantagem de reduzir o número de erros de administração de medicamentos e seus estoques nos setores. IV - ( ) A programação baseada apenas em dados de consumo reflete equívocos nem sempre adequados à realidade e à terapêutica utilizada. Desta forma a definição correta de consumo é a quantidade de medicamento utilizada nos serviços de saúde em intervalos de tempo (dias, semanas, meses, anos).
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	As alternativas I e III estão corretas
	 
	As alternativas II e III e IV estão corretas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402131761)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com as condições ideais de armazenagem, a faixa ideal de temperatura para conservação de um medicamento que em seu rótulo traz a seguinte frase "conservar sob refrigeração" é?
		
	 
	2 à 8ºC
	
	acima de 30ºC
	 
	15 à 30ºC
	
	8 à 15ºC
	
	-20 à 0ºC

Continue navegando