Buscar

Exercícios de Infraestrutura de Rede de Computadores 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios de Infraestrutura de Rede de Computadores (2,0 pts)
1. Com base no modelo OSI da ISO comente quais equipamentos de redes e suas respectivas camadas de funcionamento.
PLACAS- Camada Física e Enlace
REPETIDOR Camada Física
PONTE Camda de Enlace
Roteador Camada de Rede
Gateway Camada de Aplicação
2. Com base nos equipamentos de redes e o modelo OSI, comente sobre o tipo de informação que as três primeiras camadas transmitem.
A camada física define especificações elétricas e físicas dos dispositivos. Em especial, que define a relação entre um dispositivo e um meio de transmissão, tal como um cabo de cobre ou um cabo de fibra óptica. Isso inclui o layout de pinos, tensões, impedância da linha, especificações do cabo, temporização, hubs, repetidores, adaptadores de rede, adaptadores de barramento de host (HBA usado em redes de área de armazenamento) 
A camada de ligação de dados também é conhecida como de enlace ou link de dados. Esta camada detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer no nível físico. É responsável por controlar o fluxo (recepção, delimitação e transmissão de quadros) e também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados.
A camada de ligação de dados também é conhecida como de enlace ou link de dados. Esta camada detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer no nível físico. É responsável por controlar o fluxo (recepção, delimitação e transmissão de quadros) e também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados
3. Defina gateway.
Pode ser traduzido como "portão de entrada". O gateway pode ser um PC com duas (ou mais) placas de rede, ou um dispositivo dedicado, utilizado para unir duas redes. Existem vários usos possíveis, desde interligar duas redes que utilizam protocolos diferentes, até compartilhar a conexão com a Internet entre várias estações. O endereço do gateway deve ser informado nas propriedades de rede, mas numa rede onde as estações estão configuradas para obter seus endereços automaticamente é possível configurar o servidor DHCP para enviar o endereço do gateway automaticamente.
4. Defina cascateamento.
Interligação através de uma porta de um equipamento a outra porta de outro equipamento, com a largura de banda limitada a velocidade da porta (10/100/1000 Mbts).Assumi endereços IP distintos. Aceita interligar equipamentos distintos e de marcas distintas 
5. Defina empilhamento.
Interligação através de porta especifica para o cabo de empilhamento ( stack ) com velocidade transmissão maior que a velocidade das portas. Assumi o mesmo endereços IP para pilha.
Somente aceita empilhamento apenas da mesma marca.
Não ocorre a incidência da norma 5-4-3 na pilha.
6. Conceitue cabo coaxial.
Cabo coaxial, também chamado coaxial, é utilizado para a transmissão de rádio frequência (RF) sinais. Possui baixa emissão perdas e fornece protecção contra interferências electromagnéticas, permitindo que sinais de baixa potência a ser transmitida em longas distâncias. Cabo coaxial é composto por um núcleo interno, isolador, escudo, exterior e cobertura. É chamado coaxial porque esses troços todos partilham o mesmo eixo. Existem muitos tipos diferentes de cabos coaxiais, cada um com diferentes propriedades físicas e electrónicas concebidas para tarefas específicas. É comumente utilizada para o transporte de sinais de televisão por cabo, ao longo suburbanos em ruas e casas.
7. Conceitue cabo de par trançado.
O cabo de par trançado é o meio de transmissão de menor custo por comprimento no mercado. A ligação de nós ao cabo é também extremamente simples e de baixo custo. Esse cabo se adapta muito bem às redes com topologia em estrela, onde as taxas de dados mais elevadas permitidas por ele e pela fibra óptica ultrapassam, e muito, a capacidade das chaves disponíveis com a tecnologia atual. Hoje em dia, o par trançado também está sendo usado com sucesso em conjunto com sistemas ATM para viabilizar o tráfego de dados a uma velocidade extremamente alta: 155 megabits/seg.
8. Quais os tipos de cabos que são blindados?
Par trançado blindado (STP)
O STP utiliza uma proteção de cobre entrelaçada de maior qualidade e mais protetora do que a do UTP. O STP também utiliza um envoltório de folha metálica entre e em torno dos pares de fio e, internamente, entre as torções dos pares. Isso proporciona ao STP ótimo isolamento para proteger os dados transmitidos contra interferências externas. Isso significa que o STP é menos suscetível à interferência elétrica e suporta taxas de transmissão maiores, ao longo de distâncias maiores, do que o UTP
9. Conceitue fibra optica.
A fibra ótica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo. A tecnologia tem conquistado o mundo, sendo muito utilizada nas telecomunicações e exames médicos, como endoscopias e cirurgias corretivas de problemas visuais, entre outras aplicações possíveis.
10. Quais os tipos de fibra opticas?
Os tipos são Monomodo e Multimodo.
11. O que seria o processo de fusão?
Estes processos caracterizam-se por fundir as extremidades das fibras ópticas através de arcos voltaicos gerados por dois eletrodos este procedimento faz com que a emenda seja quase imperceptível aos olhos. Além de ser o processo mais utilizado, pois apresenta os menores índices de atenuação. É um processo que necessita de um equipamento especial denominado Máquina de Emenda por fusão.

Outros materiais