Buscar

Concreto Leve

Prévia do material em texto

Concreto de Leve
Este concreto possui densidade que pode variar de 400 a 1.800 Kg/m³.
Preparação da amostra:
Preparação dos Traços 
Moldagem e Cura dos Corpos-de-Prova 
Os corpos-de-prova utilizados devem possuir dimensões de 10 cm x 20 cm (diâmetro x altura) e a moldagem e cura dos mesmos devem ser realizadas de acordo com as orientações da Norma Técnica Brasileira NBR 5738
As laterais e a base do molde devem ser de aço ou outro material não absorvente, que não reaja com o cimento.
A amostra de concreto destinada à preparação de corpos-de-prova deve ser obtida de acordo com o definido na NBR NM 33 (Estabelecer o procedimento a seguir para a coleta e a preparação de amostras de concreto fresco sobre as quais serão realizados ensaios que permitam determinar suas propriedades) 
Registrar, para posterior referência, a data, a hora de adição da água de mistura, o local de aplicação do concreto, a hora da moldagem e o abatimento obtido.
Determinar o abatimento da amostra de concreto de acordo com a NBR NM 67 (Esta Norma especifica um método para determinar a consistência do concreto fresco através da medida de seu assentamento, em laboratório e obra).
A dimensão básica do corpo-de-prova deve ser no mínimo quatro vezes maior que a dimensão nominal máxima do agregado graúdo do concreto. As partículas de dimensão superior à máxima nominal, que ocasionalmente sejam encontradas na moldagem dos corpos-de-prova, devem ser eliminadas por peneiramento do concreto, de acordo com a NBR NM 36 (Esta Norma estabelece o método de separação de agregados grandes por peneiramento de concreto fresco, quando o mesmo contém agregados de diâmetro máximo superior ao apropriado para uso nos moldes ou equipamentos do ensaio a ser realizado). *CP 4x maior que o agregado superior.
Antes de proceder à moldagem dos corpos-de-prova, os moldes e suas bases devem ser convenientemente revestidos internamente com uma fina camada de óleo mineral.
Após a moldagem, colocar os moldes sobre uma superfície horizontal rígida, livre de vibrações e de qualquer outra causa que possa perturbar o concreto. Durante as primeiras 24 h (no caso de corpos-de-prova cilíndricos), ou 48 h (no caso de corpos-de-prova prismáticos), todos os corpos-de-prova devem ser armazenados em local protegido de intempéries, sendo devidamente cobertos com material não reativo e não absorvente, com a finalidade de evitar perda de água do concreto.
Ensaio de Resistência à Compressão Axial 
Avaliação da resistência à compressão axial dos corpos-de-prova é realizada de acordo com as orientações da Norma Técnica Brasileira NBR 5739

Continue navegando