Buscar

DIREITO EMPRESARIAL II CASO 9 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESAL II – CASO CONCRETO 09 – 2017.1
Uma empresa formada por três amigos, pretendendo explorar uma atividade econômica, funda, com sede no Rio de Janeiro, uma S.A., sob a denominação social "BANCO FIMASA S.A", teve seu capital formado com 40% das ações - todas preferenciais sem direito a voto, subscritas por duas instituições financeiras. As ações ordinárias restantes, correspondentes a 60% do capital social, foram subscritas pela Fundadora, que não deseja que as ações da Cia. sejam negociadas em Bolsa. Na Assembleia de constituição da Cia., após deliberação, os acionistas presentes deram por constituída a Cia. e escolheram os primeiros administradores e membros do Conselho Fiscal. Poderia a Cia, apresentar diversidade de classes de ações ordinárias?
Sim. As ações, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, são: ordinárias, preferenciais, ou de fruição. As Ações ordinárias da companhia fechada poderão ser de uma ou mais classes. As ações ordinárias de companhia fechada poderão ser de classes diversas, em função de: I. Conversibilidade em ações preferenciais; II. Exigência de nacionalidade brasileira do acionista; III. Direito de voto em separado para o preenchimento de determinados cargos de órgãos administrativos. A alteração do estatuto na parte em que regula a diversidade de classes, se não for expressamente prevista, e regulada, requererá a concordância de todos os titulares das ações atingidas. Conforme art. 15, § 1ª c/c art. 16 da Lei nº 6.404/76. 
QUESTÃO OBJETIVA 1 (EXAME DE ORDEM UNIFICADO - FGV): Bernardino adquiriu de Lorena ações preferenciais escriturais da companhia Campos Logística S/A e recebeu do(a) advogado(a) orientação de como se dará a formalização da transferência da propriedade. A resposta do(a) advogado(a) é a de que a transferência das ações se opera: 
A) pelo extrato a ser fornecido pela instituição custodiante, na qualidade de proprietária fiduciária das ações. 
B) pela inscrição do nome de Bernardino no livro de Registro de Ações Nominativas em poder da companhia. 
C) pelo lançamento efetuado pela instituição depositária em seus livros, a débito da conta de ações de Lorena e a crédito da conta de ações de Bernardino. Art. 35, § 1ª, Lei nº 6.404/76.
D) por termo lavrado no livro de Transferência de Ações Nominativas, datado e assinado por Lorena e por Bernardino ou por seus legítimos representantes.
QUESTÃO OBJETIVA 2 (EXAME DE ORDEM UNIFICADO - FGV): Com relação às sociedades anônimas, assinale a opção correta. 
(A) As ações preferenciais são sempre ações sem direito de voto e com prioridade no recebimento de dividendos fixos e cumulativos. 
(B) A vantagem das ações preferenciais de companhia fechada pode consistir exclusivamente em prioridade no reembolso do capital. Art. 17 
(C) A primeira convocação de assembleia geral de companhia fechada deverá ser feita no prazo de 15 (quinze) dias antes de sua realização. 
(D) O conselho de administração é órgão obrigatório em todas as sociedades anônimas fechadas, com capital autorizado e de economia mista

Continue navegando