Buscar

AVALIANDO DIREITO CIVIL III

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL III
	Simulado: 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 30/09/2017 18:31:49 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602671388)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa incorreta.
		
	 
	O texto do Código Civil contempla cláusulas gerais, as quais conferem ao sistema jurídico flexibilidade e capacidade de adaptação à evolução do pensamento e do comportamento social e importam em avançada técnica legislativa de enunciados, pela delimitação e precisão de seu conteúdo.
	
	A boa-fé no contrato consiste não só em principio, mas em cláusula geral.
	
	As cláusulas gerais consistem em expressões semânticas relativamente vagas, princípios e máximas que compreendem e recepcionam a mais variada sorte de hipóteses concretas de condutas tipificáveis, já que consistem em normas abstratas.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	A função social do contrato consiste não só em principio, mas em cláusula geral.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602105253)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 14 29º Exame OAB-RJ) Quanto à classificação, o contrato de compra e venda de imóveis se apresenta da seguinte forma:
		
	
	Bilateral, oneroso, formal e aleatório;
	 
	Consensual, bilateral, oneroso e solene;
	
	Oneroso, bilateral, não formal e consensual.
	
	Consensual, bilateral, oneroso e não solene;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602105392)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O negócio jurídico na visão de Pontes de Miranda (Escada Ponteana) é dividido em três planos - existência, validade e eficácia. Neste sentido, assinale a assertiva que corresponde ao Plano da Existência do contrato.
		
	
	Neste plano os elementos mínimos ganham adjetivos que visam validar o negócio jurídico.
	
	Neste plano estão os elementos que estão vinculados diretamente as consequências do negócio jurídico.
	
	Neste plano estão os elementos mínimos e essenciais para formação e validação do negócio jurídico.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	 
	Neste plano estão os elementos mínimos e essenciais para formação do negócio jurídico.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602725333)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Podem ser classificados como sendo contratos reais, EXCETO:
		
	 
	Compra e venda.
	
	Comodato.
	
	Mútuo.
	
	Depósito.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602629602)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB) Assinale a alternativa correta:
		
	
	A liberdade de forma é princípio contratual básico que não admite exceções, vez que assegurada pela autonomia da vontade.
	
	O princípio da "pacta sunt servanda" não admite exceções, uma vez que qualquer revisão do contrato atentaria contra o princípio da boa-fé, atualmente consagrado no art. 422 da lei 10.406/2002.
	
	Pelo princípio da liberdade contratual autoriza-se a celebração de qualquer tipo de contrato, desde que sua escolha recaia sobre um dos tipos contratuais previstos no Código Civil.
	 
	A boa-fé objetiva é princípio contratual com diversas diferentes funções, não se limitando à regra de interpretação do negócio jurídico.
	   DIREITO CIVIL III
	Simulado: 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 30/09/2017 18:43:13 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602111932)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É um contrato de natureza real:
		
	
	A doação;
	 
	O mútuo;
	
	A empreitada;
	
	A compra e venda;
	
	O mandato.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602148366)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No direito brasileiro, quanto à alienação de bem imóvel de valor superior ao limite legal,
		
	
	o contrato de compra e venda firmado por instrumento público é condição bastante à transmissão da propriedade.
	
	a transmissão da propriedade ocorre pela formação de contrato válido, sendo o registro uma condição de eficácia que opera efeitos retroativos à data em que foi firmada a avença.
	
	o contrato de compra e venda do bem estabelece apenas obrigações, de modo que transmitirá a propriedade uma segunda convenção realizada pelas partes no cartório de registro de imóveis.
	 
	firmado contrato válido de transmissão da propriedade, apenas o registro no cartório imobiliário será bastante à efetiva transmissão, pois o primeiro só estabelece obrigações.
	
	o registro imobiliário é o ato que determina a transmissão da propriedade, sendo irrelevante a posterior nulidade do contrato que o antecedeu.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602610972)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO José celebrou com Maria um contrato de compra e venda de imóvel, no valor de R$100.000,00, quantia paga à vista, ficando ajustada entre as partes a exclusão da responsabilidade do alienante pela evicção. A respeito desse caso, vindo a adquirente a perder o bem em decorrência de decisão judicial favorável a terceiro, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Não obstante a cláusula de exclusão da responsabilidade pela evicção, se Maria não sabia do risco, ou, dele informada, não o assumiu, deve José restituir o valor que recebeu pelo bem imóvel.
	
	O valor a ser restituído para Maria será aquele ajustado quando da celebração do negócio jurídico, atualizado monetariamente, sendo irrelevante se tratar de evicção total ou parcial.
	
	Tal cláusula, que exonera o alienante da responsabilidade pela evicção, é vedada pelo ordenamento jurídico brasileiro.
	
	Não obstante a cláusula de exclusão da responsabilidade pela evicção, Maria, desconhecendo o risco, terá direito à dobra do valor pago, a título de indenização pelos prejuízos dela resultantes.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602147905)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	José contratou com João o fornecimento diário de refeições por prazo indeterminado. No entanto, meses depois, João, mediante instrumento particular, cientificou José de que faria a interrupção da entrega das refeições a partir do trigésimo dia subsequente. Na situação hipotética apresentada, o ato jurídico praticado por João caracteriza:
		
	
	resolução por inexecução voluntária.
	
	distrato.
	
	direito de arrependimento.
	 
	resilição unilateral.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602632892)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FMP/RS 2014 - TJ/MT - Juiz) Considere as assertivas I, II e III. I. O princípio da conservação do negócio jurídico permite, em caso de onerosidade excessiva, sempre que possível, a revisão do contrato e, não, sua resolução. II. O adimplemento substancial visa a impedir o uso desequilibrado do direito de resolução contratual pelo credor em prol da preservação da avença. III. A imputação de responsabilidade pelos danos que da evicção resultam é ex lege, operando pleno iure, podendo, o adquirente, demandá-la, em qualquer caso, mesmo tendo conhecimento de que a coisa era alheia ou se a sabia litigiosa, porque a hasta pública não exclui a garantia. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Apenas a assertiva II é falsa.
	 
	Apenas a assertiva III é falsa.
	
	Todas as assertivas são verdadeiras.
	
	Todas as assertivas são falsas.
	
	Apenas a assertiva I é falsa.
		
	
   DIREITO CIVIL III
	Simulado:
	Aluno(a):
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 07/11/2017 23:33:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602767298)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em nosso direito civil, a teoria da imprevisão
		
	
	b) é prevista, normativamente, podendo o devedor pleitear a resolução do contrato e observado que os efeitos da sentença que a decretar serão produzidos a partir de sua prolação.
	 
	d) tem previsão normativa e, no Código Civil, é preciso que a prestação de uma das partes se torne excessivamente onerosa, com extrema vantagempara a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, ocasião em que o devedor poderá pleitear a resolução do contrato.
	
	e) é prevista tanto no Código Civil como no Código de Defesa do Consumidor, em ambos os diplomas legais exigindo os mesmos pressupostos para sua caracterização
	
	a) não tem previsão normativa em nenhuma situação, tratando-se apenas de criação doutrinária, aceita pela jurisprudência em situações de onerosidade excessiva ao devedor e de imprevisibilidade de fatos extraordinários posteriores à celebração do contrato.
	
	c) não tem previsão normativa, a não ser nas relações de consumo, bastando a onerosidade excessiva ao consumidor para sua caracterização.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602148618)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito das luvas no contrato de locação empresarial, é correto afirmar:
		
	
	A Lei da Usura revogou todas as disposições da Lei de Locações relativas à cobrança de luvas.
	
	A Lei 12.112/2009, que alterou vários dispositivos da Lei 8.245/91, considerou ilícita a cobrança de luvas nos contratos de locação empresarial.
	
	A cobrança de luvas é permitida em qualquer situação, desde que não ultrapasse o valor de 5 alugueres.
	
	 Atualmente a cobrança de luvas está restrita aos contratos de locação em shopping centers.
	 
	De acordo com a jurisprudência do STJ, não há ilegalidade na cobrança de luvas em contrato inicial de locação, conforme a inteligência dos arts. 43, I, e 456 da Lei 8.245/91.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603179624)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta. Sobre os contratos, verifica-se que:
		
	
	sua tutela requer adequado controle sobre a equitativa distribuição dos riscos nas operações econômicas, não podendo, o juiz, entretanto, agir de forma a alterar a equação econômico-financeira, inicialmente estabelecida pelo vínculo jurídico entre as partes.
	
	a expressão maior da liberdade em contratar está no princípio da autonomia da vontade, o qual prevalece na interpretação contratual, salvo em casos excepcionais em que vigem limites impostos pela função social do contrato.
	
	os critérios lógico-formais devem prevalecer sempre em sua interpretação, uma vez que, sem a observância de tais critérios, haveria insegurança jurídica entre os contratantes, vício que inviabiliza a própria manutenção do negócio jurídico idealizado pelas partes.
	 
	a boa-fé contratual representa um princípio de negociação aberta e justa, o qual se traduz formalmente em cláusulas contratuais claras e compreensíveis e materialmente em um novo patamar de isonomia entre os contratantes, que leve em consideração suas diferenças.
	
	os vínculos jurídicos contratuais são dotados de funções individuais, para o atendimento aos propósitos específicos das partes e função social, a qual busca o socialmente útil e tem por finalidade típica o atendimento aos seus objetivos privados.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603112855)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Código Civil Brasileira disciplina as mais diversas espécies de contratos, diante disto assinale a alternativa correta:
		
	
	A responsabilidade pela evicção pode, por convenção entre as partes, se reforçada ou reduzida, mas não excluída;
	 
	É direito do evicto,s alvo estipulação em contra´rio, além da restituição integral do preço ou das quantias que pagou, a indenização pelas despesas dos contratos e pelos prejuízos que diretamente resultarem da evicção.
	
	No que diz respeito aos vícios redibitórios, se o alienante os conhecia, restituirá o que recebeu com perdas e danos. Todavia, se não os conhecia, será responsável penas pela restituição do valor recebido;
	
	Salvo disposição em contra´rio, não tem direito o evicto à indenização dos frutos que tiver sido obrigado a restituir.
	
	O preço, seja a evicção total, seja parcial, será o do valor da coisa na época do contrato, atualizada monetariamente pelos índices oficiais;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603114898)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A troca ou permuta é:
		
	
	É nula a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes sem o consentimento dos outros descendentes e do cônjuge meeiro, quando o objeto pertencente ao ascendente for menos valioso;
	
	É anulável a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes sem o consentimento dos outros descendentes e do cônjuge meeiro, quando o objeto pertencente ao ascendente for menos valioso;
	
	É nula a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes sem o consentimento dos outros descendentes e do cônjuge meeiro, quando o objeto pertencente ao ascendente for mais valioso;
	 
	É anulável a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes sem o consentimento dos outros descendentes e do cônjuge meeiro, quando o objeto pertencente ao ascendente for mais valioso;
	
	Não existe alternativa correta.
	   DIREITO CIVIL III
	Simulado:  
	Aluno(a):
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 08/11/2017 00:04:30 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602104059)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os contratos eletrônicos:
		
	
	por serem celebrados entre ausentes, terão sempre interpretação restritiva.
	 
	podem ser celebrados entre ausentes ou entre presentes.
	
	não se aplica a responsabilidade civil pré ou pós-contratual.
	
	são formados no local onde será prestado o serviço ou entregue o bem.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603119710)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação a fiança, pode-se afirmar:
		
	
	a responsabilidade do fiador será sempre solidária;
	 
	o fiador pode exonerar-se da obrigação assumida sem limitação de tempo, sempre que lhe convier, mediante notificação ao credor, ficando vinculado por mais sessenta dias;
	
	a estipulação da fiança depende do consentimento do devedor;
	
	não pode ser estipulada sem o consentimento do devedor;
	
	cuida-se de contrato que se pode celebrar verbalmente e possui interpretação extensiva;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602171106)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/MS 2004) O contrato aleatório é:
		
	
	Oneroso pelo qual um dos contratantes transfere coisa incerta em troca de coisa certa.
	 
	Oneroso, sujeito a evento futuro e incerto.
	
	Oneroso, pelo qual um dos contratantes realiza contrato pendente de termo final.
	
	Gratuito, sujeito a evento futuro, porém certo ou a menos previsível.
	
	Gratuito, pelo qual um dos contratantes transfere coisa determinada independentemente de contraprestação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603150857)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	A boa-fé objetiva deve ser observada pelas partes na fase de negociações preliminares e após a execução do contrato, quando tal exigência decorrer da natureza do contrato.
	 
	O instituto da onerosidade excessiva, positivado no novo Código Civil, pode ser verificado nos contatos de execução continuada ou diferida e sempre terá como consequência a revisão contratual.
	
	O instituto da onerosidade excessiva está vinculado aos problemas relacionados com o sinalagma funcional do vínculo obrigacional.
	
	A função social do contrato, prevista no art. 421 do novo Código Civil, constitui cláusula geral, a impor a revisão do princípio da relatividade dos efeitos do contrato em relação a terceiros, implicando a tutela externa do crédito.
	
	A cláusula geral contida no art. 422 do novo Código Civil impõe ao juiz interpretar e, quando necessário, suprir e corrigir o contrato segundo a boa-fé objetiva, entendida como a exigência de comportamento leal dos contratantes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602172343)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativaCORRETA:
		
	 
	Na estipulação em favor de terceiro, o estipulante pode se reservar o direito de substituir o terceiro designado no contrato, independentemente de sua anuência e a do outro contratante
	
	A proposta de contrato entre ausentes que chega ao conhecimento do oblato deixa de ser obrigatória se, 24 horas depois dela, chegar ao consentimento do oblato a retratação do policiante.
	
	A oferta ao público sempre equivale à proposta, pelo que sempre será obrigatória para o oblato
	
	O direito de arrependimento, salvo no compromisso de compra e venda de bens imóveis, é inerente ao contrato preliminar

Continue navegando