Buscar

avr ciência sociais

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			 1a Questão (Ref.: 201702079202)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	(Adaptada de Unicentro 2012). Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII e que se estenderam no século XIX só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. ( DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004). Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:
		
	
	A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais
	
	O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levaram ao crescimento das cidades rurais. 
	
	A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais. 
	
	O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho. 
	
	A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702079209)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	De acordo com Auguste Comte existem dois movimentos sociais responsáveis pela evolução da sociedade. Um deles é responsável pela conservação e preservação da organização social e o outro pelas transformações e mudança da estrutura social. Esses dois movimentos correspondem, respectivamente à:
		
	
	Estática social e dinâmica social 
	
	Ordem social e estática social 
	
	Dinâmica social e revolução social 
	
	Dinâmica social e igualdade social 
	
	Dinâmica social e estática social
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702138128)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A corrente positivista, que se constituiu na primeira forma de explicação sociológica, foi criada na França do século XIX por:
		
	
	Auguste Comte
	
	Claude Lévi-Strauus
	
	Émile Durkheim
	
	Max Weber
	
	Karl Marx
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702138096)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No carnaval de 2016, a escola de samba Estação Primeira de Mangueira apresentou um enredo sobre a cantora Maria Bethânia que abordava, entre outros aspectos, sua devoção ao orixá Oyá, sincretizado nos cultos afrobrasileiros com Santa Bárbara. Este exemplo retrata a separação estabelecida entre o sagrado e o profano, típico do pensamento denominado:
		
	
	Mítico
	
	Iluminista
	
	Religioso
	
	Atrasado
	
	Científico
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702079145)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Ao compararmos as ciências naturais e as ciências sociais, constatamos várias diferenças na forma de tratar os fenômenos em observação. Neste sentido, marque a alternativa correta.
		
	
	Enquanto nas ciências naturais sujeito e objeto se comunicam, não há diálogo entre eles nas ciências sociais. 
	
	Ao contrário dos cientistas naturais, os cientistas sociais privilegiam a objetividade em suas análises. 
	
	Em geral as descobertas das Ciências Sociais transformam-se em tecnologia, assim como os resultados das ciências naturais. 
	
	As ciências sociais privilegiam os aspectos quantitativos da realidade, enquanto nas ciências naturais os aspectos qualitativos são mais valorizados. 
	
	Nas ciências sociais há a possibilidade de interferência do objeto na pesquisa, pois tanto o observador como o objeto pesquisa fazem parte da mesma espécie. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702079195)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Leia o artigo transcrito da Constituição da Republica Federal: "Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. §1° O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional." (BRASIL. Constituição [1988]. Constituição da República Federativa do Brasil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 134.) É correto afirmar que no artigo transcrito a Constituição Federal:
		
	
	Reconhece a existência da diversidade cultural e da pluralidade étnica no país. 
	
	Orienta o processo de homogeneização e padronização cultural. 
	
	Estimula o investimento estatal que visa evitar o hibridismo cultural. 
	
	Impõe restrições para o exercício da interculturalidade. 
	
	Propõe um modelo para apresentação de projetos culturais. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702079199)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"Muitas identidades culturais locais são reconstruídas e reinterpretadas, contribuindo para o aumento da diversidade. (...). Ídolos musicais, de futebol ou personalidades tornam-se referências que contribuem para a construção de uma identidade global". (Reinado Dias, Introdução à Sociologia. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2005, p. 81). Esse processo de construção de nova diversidade cultural se deu em razão de que fenômeno histórico ocorrido a partir das últimas décadas do século XX? 
		
	
	Homogeneização cultural 
	
	Positivismo 
	
	Imperialismo 
	
	Determinismo geográfico 
	
	Globalizalização 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702079178)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	(Adaptada de Ueg 2011) Cultura é uma perspectiva do mundo que as pessoas passam a ter em comum quando interagem. É aquilo sobre o que as pessoas acabam por concordar, seu consenso, sua realidade em comum, suas ideias compartilhadas. CHARON, Joel. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 103. Com base na afirmativa acima, é correto afirmar:
		
	
	A cultura é estática, por isso os traços culturais relevantes da sociedade ocidental se sobrepõem às demais civilizações que não se reformulam e não mudam com o tempo. 
	
	O procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se relativismo cultural; um exemplo de atitude relativista ocorre quando se diz que os nordestinos são menos inteligentes que os moradores do sudeste brasileiro. 
	
	O procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude etnocêntrica ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens. 
	
	O peso da tradição é muito forte nas culturas, em geral. Na oriental, verifica-se, no entanto, o contínuo desejo de mudanças e de inovações, o que ajuda a explicar sua expansão por todo o globo. 
	
	Um time de futebol possui uma cultura de grupo, assim como um grêmio estudantil. Essa cultura de grupo não torna seus membros diferentes dos não membros, pois pertencem a uma cultura geral que rege a sociedade como um todo homogêneo. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702079187)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O criminoso nato seria caracterizado por uma cabeça com pronunciada assimetria craniana, fronte baixa e fugidia, orelhas em forma de asa, zigomas, lóbulos occipitais e arcadas superciliares salientes, maxilares proeminentes (prognatismo), face longa e larga, apesar do crânio pequeno, cabelos abundantes, mas barba escassa, rosto pálido". (Cesare Lombroso, psiquiatra italiano.) A descrição acima evidencia um tipo de pensamento típico do século XIX, no qual características biológicas (fenotípicas, somatológicas) determinariam comportamentos sociais. Como ficou conhecido, na Antropologia, esse tipo de pensamento?
		
	
	Determinismo biográfico 
	
	Determinismo biológico 
	
	Determinismo cultural 
	
	Determinismo social 
	
	Determinismo geográfico 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702079204)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	De acordo com a Lei dos Três Estados,elaborada por Comte, as sociedades humanas poderiam passar por estágios crescentes de evolução humanas. Tais fases correspondem, no sentido evolutivo que ele atribui, aos estados:
		
	
	Teológico, metafísico e positivo. 
	
	Teológico, científico e filosófico. 
	
	Metafísico, positivo e teológico. 
	
	Teológico, metafísico e filosófico 
	
	Mítico, filosófico e positivo. 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 20/03/2017 até 24/05/2017.
Parte inferior do formulário

Continue navegando