Buscar

atividades discursivas misturados

Prévia do material em texto

SAÚDE BUCAL COLETIVA
A 1ª Conferência Nacional de Saúde Bucal, ocorreu junto com a 8ª Conferência Nacional de Saúde de 1986, onde propuseram claramente, a inserção da saúde bucal no SUS, por meio de um Programa Nacional de Saúde Bucal. Como produto e fruto da 8ª Conferência Nacional de Saúde, de 1986, um conjunto de ideias e propostas que se tinham em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde bucal e geral da época foram elaboradas.
As principais ações de políticas públicas de saúde bucal coletiva, a partir dos fundamentos de promoção e proteção da saúde bucal, passaram a acontecer em virtude dos dados de quais variáveis?
ODONTOLOGIA LEGAL
É incontestável que nas últimas décadas a Odontologia Legal vem se sobressaindo como uma ciência forense fundamental na área legal. Em virtude da evolução, a identificação humana, se faz necessária em inúmeras circunstâncias, dentre as quais destacam-se os acidentes, desastres em massa e em estágios avançados de putrefação, onde o reconhecimento visual se torna impossível. Como prova as identificações realizadas por odontolegistas nos desastres em massa, alcançam aproximadamente 70% das identificações que se tem realizado mundialmente, sendo imprescindível citar que os elementos dentais são os órgãos mais duráveis do corpo humano. Por esse motivo e entre outros, todo Instituto Médico Legal possui habitualmente um profissional responsável pelo setor de Antropologia Forense, sendo a presença do odontolegista indispensável nessa equipe. Os métodos tradicionais de identificação, tais como a visual, a datiloscopia ou o exame de DNA, nem sempre estão disponíveis. Situações como essas, ressaltam a importância do cirurgião-dentista relevando as técnicas de identificação utilizadas em Odontologia Forense, área esta que vem se aprimorando, a cada dia, na busca de tecnologias que permitam resultados mais sensíveis, específicos e, a cada vez, mais rápidos. 
Baseado nos textos relatados, no que consiste a identificação humana na odontologia?
ODONTOLOGIA PRÉ-CLÍNICA EM OCLUSÃO E DENTÍSTICA
O amálgama é uma liga que contém mercúrio como um dos seus componentes. Baixo custo, auto-selamento, longevidade, facilidade de manipulação, desempenho clínico satisfatório, além do comportamento inerte frente aos tecidos bucais, fizeram do amálgama o material mais utilizado no mundo para restaurações diretas durante muitos anos.
Descreva todos os passos para a realização do tratamento expectante até o momento da restauração em amálgama.
PROPEDÊUTICA ODONTOLÓGICA I
A tolerância imunológica é a falta de resposta a antígenos próprios do organismo. É um processo ativo, ocorrendo nos órgãos linfoides centrais, como o timo (linfócito T) e a medula óssea (linfócitos B), objetivando impedir que o sistema imunológico reaja contra antígenos do próprio organismo. Após essa indução da tolerância central, os linfócitos T e B migram para a periferia, onde passam pelo processo de tolerância periférica. Esses antígenos aos quais é ativada a tolerância são classificados como tolerogênicos ou tolerógenos, que os diferenciam dos imunógenos (antígenos), capazes de resposta imune. Falhas no mecanismo de auto tolerância podem resultar na ocorrência de doenças autoimunes, tanto por via central, como periférica.
Como o vírus do herpes simples (VHS) pode desencadear uma resposta de hipersensibilidade do tipo III, ocasionando um episódio de eritema multiforme?

Continue navegando