Buscar

ESTUDO DIRIGIDO Comunitária Respondido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO- PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA- 2017
“Desideologizar a experiência cotidiana- sabendo que o conhecimento é uma construção social, vivemos sob um discurso que serve aos dominantes e que internalizamos sem criticá-lo ou pensar muito sobre ele. Para Martin –Baró desideologizar é promover a crítica e a participação. ” Dê um exemplo de uma situação em que um grupo social internaliza um discurso sem questioná-lo ou critica-lo.
R: No momento em que a mulher é vítima de estrupo e se internaliza o discurso de que ela provocou pela roupa que usa, horário que está na rua ou tipo de lugar que frequenta. 
“O reconhecimento da capacidade de ação da pessoa e do papel ativo que as comunidades e os grupos sociais devem assumir no processo de mudança, leva a uma redefinição do papel profissional do psicólogo social que deixa de ser um “perito” para ser um agente ou facilitador de mudanças. ” A partir dessa afirmação argumente, em sua opinião que tipo de ação cabe ao psicólogo comunitário. Para facilitar dê exemplo de uma situação em que essa atuação pode acontecer.
R: Conscientização ao grupo ou individuo de que tem direito a determinado serviço prestado. Estudar as condições internas e externas que impedem este grupo ou individuo de ser sujeito e a forma que o fazem sujeito numa comunidade ao mesmo tempo que, no ato de compreender, trabalhar com esse homem a partir dessas condições, na construção de sua personalidade, de sua individualidade crítica, da consciência de si (identidade) e de uma nova realidade social. No caso em que na fazem uma a unha, cabelo, maquiagem etc. como exemplo que a professora deu, passam a fazer as unhas, cabelo, maquiagem e etc. e podem ganhar seu próprio dinheiro e assim se manter e manter seu familiar. Universidade pública ou federal é para todos e um determinado grupo ou indivíduo, não se sente inserido no meio e acredita não poder fazer uma faculdade que é pública.
“Segundo Silvia Lane, o grupo tem papel preponderante na atuação do psicólogo comunitário por ser uns lócus de partilhamento social, autorreflexão e mobilização. ” Você concorda com essa afirmação? Justifique sua opinião.
R: Sim, esta afirmação destaca uma característica importante que é uma pessoa só se torna mais difícil, agora com um grupo de pessoas junto com psicólogo comunitário, consegue gesticular melhor uma demanda com relação ao grupo
Em sua opinião, o que o termo COMUNIDADE ou COMUNITÁRIA expressa na concepção da PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA.
R: comunidade refere-se à distribuição de espaços, de homens, instituições e atividades-unidade de vida em comum e da ação coletiva e de controle social e formal.
Se pensarmos a instituição como espaço de mediação entre o que é da ordem do social e o que é da ordem individual, percebemos a nítida inter-relação e interdependência dos conceitos de comunidade e instituição.
Cite pontos em comum e pontos divergentes entre a psicologia social comunitária Americana e a da América Latina.
R: A psicologia Social Comunitária Americana, ela nasce de uma necessidade querendo resolver os problemas dos soldados, que voltaram da 2º guerra mundial, para fazer parte do sistema capitalista ingressando setores produtivos. A Psicologia Social Comunitária da América Latina, Nasce para fazer parte de um pondera mento, em que, um grupo de pessoas ou um indivíduo, consiga perceber o seu lugar no mundo, como ele é produtivo ou explorado. 
A psicologia social comunitária no Brasil difere de uma psicologia NA comunidade e uma psicologia DA comunidade. Explique essa afirmação.
R: A psicologia comunitária é uma área da psicologia social que estuda a atividade do psiquismo, decorrente do modo de vida do lugar/comunidade; estuda o sistema; de relações e representações, identidade, níveis de consciência, identificação e pertinência dos indivíduos ao lugar/comunidade e aos grupos comunitários.
Pensando em um cenário em que você seja chamado a fazer uma intervenção em psicologia social comunitária em um grupo de pessoas moradoras de rua. Que tipo de intervenção, seguindo os preceitos da psicologia social comunitária estudados, você faria? E que políticas públicas você acionaria?
 R: Realizar o serviço desenvolvimento de estratégias de atenção sociofamiliar visando a reestruturação do grupo familiar elaborar novas referências morais e afetivas assim como acompanhamento individual, apoios e encaminhamentos, e processos voltados para a proteção e reinserção social. Os CREAS (Centro de Referência da Assistência Social).
Pensando em sua formação e na escolha que quer fazer de atuação, quais princípios você utilizaria da psicologia social comunitária?
R: Priorizar o trabalho em equipe nas comunidades que deve ocorrer por meio do enfoque interdisciplinar e da colaboração mutua. A construção do conhecimento deve estar fundamentada, na interação do psicólogo social comunitário com os indivíduos da comunidade. 
 9. Dê um exemplo de um problema social e diga o que você acha que a Psicologia social comunitária tem para contribuir.
R: Realizar o mapeamento e a organização da rede sócio assistencial de proteção básica. Organizando a introdução das famílias daquela área de abrangência nos serviços de assistência social, bem como encaminhar a população local para as demais políticas públicas e sociais, caso necessário, possibilitando a ampliação de ações intersetoriais que visem a sustentabilidade, o rompimento com o processo de exclusão social, e evitar que tais famílias, indivíduos e grupos tenham seus direitos infringidos.

Continue navegando