Buscar

Histologia: Tecido Cartilaginoso e Adiposo, Aparelho Reprodutor Masculino e Ciclo Menstrual

Prévia do material em texto

MATERIAL DE HISTOLOGIA PARA AV2
Tecido cartilaginoso é abundante mente encontrado em recém-nascidos, especialmente na composição de sua estrutura esquelética a qual, ao longo do desenvolvimento fetal, sofre mudanças em sua composição t orna -se ma is rígida originando o teci do ósseo.¿ A partir dessa informação e do que foi discutido em sala sobre histogênese, a assina lea alternativa que identifica e melhor descreve o mecanismo que caracteriza a mudança do tecido cartilaginoso para o tecido ósseo descrito no enunciado dessa questão 
Não se aplica, haja vista que as células do tecido cartilaginoso não armazena íons e, portanto , não viabiliza a formação de células ósseas. 
Ossificação a posicional, diferenciação de osteoblastos ( ) 
Ossificação intersticial, mito se e diferenciação de célula s conjuntivas ( ) 
Ossificação intra membranosa, mitose de células mesenquimatosas do tecido conjuntivo( ) 
Ossificação endocondral, diferenciação de condrócitos ( ) 
Tecido adiposo é responsável por armazenar substâncias alta mente energéticas sendo, portanto imprescindível para o metabolismo d os animais em especial daqueles hibernadores, os quais apresenta m tecido adiposo multilocular que se caracteriza por.... A partir do que foi apresentado em sala, assinale a ÚNICA alternativa que melhor descreve as características d o tipo de tecido em destaque no enunciado da questão.
 
Presença de pigmentos (caroteno )/Abundância de mitocôndrias/Coloração amarronzada. 
Armazenamento de lipídeos/Abundância de organelas/Muita inervação. 
Única gotícula de gordura e m seu citoplasma/Abundância de mitocôndria/Coloração amarronzada. 
Armazenamento de lipídeos/Presença de inervação /Abundância de mitocôndrias 
Riqueza de gotículas de gordura e m seu citoplasma/Poucas mitocôndrias/Coloração amarronzada.
Assinale qual a alternativa CORRETA com relação ao aparelho reprodutor humano: 
A parede do útero é constituída por duas camadas: miométrio e endométrio, sendo que esta última ainda se subdivide em compacta, esponjosa e basal. No período menstrua l a camada basal descama, preservando as compacta e esponjosa. 
 ( F) A vagina é um cana l tubular de 1 0 a 15 cm de comprimento, orientada para cima e para baixo, está situada entre a uretra e o reto. 
( F) Um espermatozóide leva cerca de 70 dias para ser produzido. Eles não pode m se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36 ,5°C).
( V) Assim, os testículos se localizam na parte externa d o corpo, dentro d a bolsa escrotal , que tem a função de termorregulação, mantendo- os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 °C abaixo da corporal. 
(F ) As células de Sertolisão responsáveis pela produção dos hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona e pelo desenvolvimento d os órgãos genitais masculinos e dos caractere s sexuais secundários. 
(F ) O epidídimo é u m tubo enovelado e se estende da extremidade posterior do testículo até quase 4 cm a partir da parte terminal superior e é o principal loca l onde se produz os espermatozoides
Sobre o sistema reprodutor masculino, assinale a única proposição INCORRETA : 
Espermatogônias são células especializadas dos túbulos seminíferos que iniciam u m longo processo de divisão mitótica, dando origem finalmente a uma célula denominada espermatócito primário; 
O processo de produção de gametas masculinos é chamado de espermiogênese, enquanto o subsequente desenvolvimento dos gametas masculinos em um espermatozóide móvel é chama do de espermatogênese. 
A fase final da produção espermática é o processo pelo qual as espermátides se diferenciam em espermatozóides, e inclui formação do acrossomo, condensação e elongamento do núcleo, desenvolvimento de um flagelo e perda de grande parte do 
citoplasma; 
As glândulas acessórias do trato reprodutor masculino produzem secreções que são misturadas ao esperma durante a ejaculação para a produção do sêmem e são essenciais para a reprodução; 
O epidídimo é u m túbulo altamente enove lado onde os espermatozóides terminam seu processo de amadurecimento, isto é, onde adquirem mobilidade e a capacidade final de fecundare m um óvulo; 
Sobre a espermatogênese é importante considerar que:
 (F) Os espermatozóides são produzidos por espermiogênese no epidídimo. 
 (V) Os espermatócitos secundários sofrem meiose equacional, for mando as espermátides. 
(F) Cada espermatogônia sofre meiosereducional e origina o espermatócito primário. 
(V) Os espermatozóides são formados a partir de cé lulas germinativas primordiais. 
(F) Cada espermatogônia passa pela prime ira divisão meiótica, dando origem a duas espermátides. 
Analise o gráfico e identifique o nome dos hormônios ovarianos A e B produzidos durante a s fases indicadas no ciclo menstrual representado no gráfico:
O hormônio A é o hormônio folículo estimulante e o hormônio B é o hormônio luteinizante. 
O hormônio A é o estrogênio e o hormônio B é a progesterona. 
O hormônio A é o estrogênio e o hormônio B é a testosterona. 
O hormônio A é o LH e o hormônio B é a progesterona. 
O hormônio A é o hormônio liberador de gonadotrofina e o hormônio B é o hormônio progesterona. 
As etapas principais para preparação de cortes para o estudo ao microscópio ótico podem ser organizadas na ordem correta e m que opção: 
Fixação, desidratação, clarificação e impregnação; 
Clarificação, desidratação, fixação e impregnação. 
Clarificação, fixação, desidratação e impregnação; 
Desidratação, fixação, clarificação e impregnação ; 
Impregnação, fixação, clarificação e desidratação
Um adolescente procurou um posto de saúde, acompanhado de u m parente reponsável,e relatou ao médico uma sensação dolorosa e esporádica no escroto. Entre outros exames, o médico recomendou a realização de u m exame laboratorial de imagem e um espermograma para análise do sêmen ejaculado. 
O exame de imagem identificou uma obstrução total de ambos os canais (ou ductos) 
deferentes. Refletindo sobre o laudo do exame de imagem realizado pelo adolescente, o que você irá observar como resultado do exame da qualidade do sêmen deste rapaz? 
O rapaz ejacula um sêmen com reduzida secreção da próstata. 
O rapaz ejacula um sêmen com grande quantidade de secreção das glãndulas bulbouretrais. 
O rapaz não consegue ejacualr, portanto não será possível coletar semen para análise. 
O Sêmen liberado na ejaculação não conterá espermatozóides, pois estando os ductos obstruídos, a saída destes gametas dos epidídimos ficará impossibilitada. 
O rapaz ejacula um sêmen com reduzida secreção das vesículas seminais. 
Sabe-se que o espermatozoide é possuidor de estruturas que conferem condições de "mobilidade , resistência e de informação genética ". 
De nada adiantaria no processo re produtivo se esta s células mesmo em número adequado se apresent arem com algum tipo de defeito. 
Assim, as funções acima em aspa s são desempenhadas respectivamente por: 
flagelo, mitocôndria e núcleo
Pode-se afirmar que o apare lho reprodutor masculino tem sua maturação completada com a puberdade e que a partir daí, o homem poderá produz ir uma quantidade de células férteis que permitirão à fertilização. Sobre o s órgãos deste aparelho pode se afirmar que: 
Os espermatozoides armazenados no epidídimo serão lançados pelo processo da ejaculação e o caminho a ser percorrido é alcalinizado pel o bicarbonato liberado pela próstata.
Podemos classificar o tecido muscular em três tipos: tecido muscular estria do cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado ou liso. Sobre esses tecidos, marque a alternativa INCORRETA: 
O tecido muscular estriado esquelético liga -se aos ossos e atua n o movimento. 
O tecido muscular estriado cardíaco apresenta contração voluntária. 
O tecido muscular liso apresenta contrações involuntárias. 
O tecido muscular estriado esquelético possui contração voluntária. 
O tecido muscular liso é encontrado em órgãos do sistema digestório e está relacionado aos movimentosperistálticos
1.º Com relação ao tecido epitelial, analise os itens I, II e I II e assinale a alternativa C ORRETA: I. Possui células justapostas, com pouca ou nenhuma substância intercelular. II. Desempenha as funções de proteção, revestimento e secreção. III. É rico e m vasos sanguíneos, por onde chegam o oxigênio e o s nutrientes para suas células.
 (F) somente um deles é verdadeiro. 
 (F) todos são verdadeiros. 
 (V) somente I e II são verdadeiros. 
 (F) somente II e III são verdadeiros. 
 (F) somente I e III sã o verdadeiros.
A gametogênese masculina é uma etapa que o corre na puberdade. Ela é importante para a formação dos espermatozoides. Quanto à espermiogênese, pode-se afirmar que: 
Ela é uma etapa de formação da espermatogêne se.
Com relação ao tecido conjuntivo, pode- se afirmar que:
 I_São responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo.
 
II_Se origina m a partir de células do mesênquima, que é u m tecido embrionário formado por células mesenquimais. 
III_Os fibroblastos se originam a partir de uma célula mesenquimal não diferenciada, sendo responsável pela síntese de f ibras colágeno, elastina, além de glicosaminoglicanas, proteoglicanas e glicoproteinas que farão parte da matriz mitocondrial.
 IV_Os leucócitos são cé lulas que podem migrar para o tec ido conjuntivo e não volta m para o sangue , com exceção dos linfócitos que circulam por vári os comparti mentos do corpo. Assinale a alternativa corre ta:
 Todas as afirmativas estão corretas 
OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO D OS GAMETAS MAS CULINOS E FEM ININOS SÃO DENOMINADOS ESPERMATO GÊNESE E OVO GÊNESE, 
RESPECTIVAMENTE. SOBRE ESTE S PROCESSOS É INCORRETO A FIRMAR QUE: 
OS GAMETOGÊNESE S MASC ULINO E FEMINI NO COMEÇAM A SER PRODUZIDOS NA INFÂNCIA
A implantação d o blastocisto no segmento inferior do útero, próximo ao orifício interno uterino, resulta na formação de u ma placenta que cobre parcialmente ou total mente este orifício, denominada de placenta pré via. Considerando que o bastocisto inicia sua implantação no endométrio a partir do surgimento do sinciciotrofoblasto, em que período do desenvolvimento embrionário ocorre a implantação completa do blastocisto na camada funciona l do endométrio? 
Entre a 1ª e a 2ª semana do desenvolvimento embrionário
QUAL É O NOME DO HORMÔNIO PRODUZIDO PE LO SINCÍCIOTROFOBLASTO DO EMBRIÃO COM A FINALIDADE DE ESTIMULAR O CORPO AMARELO A CONTINUAR PRODUZINDO PROGESTERONA PARA QUE NÃO OCORRA A MENSTRUAÇÃO?
BHCG (HORMÔNIO CORIÔNICO PLACENTÁRIO) 
Um homem X. com 3 filhos de seja fazer u ma vasectomia para não engravidar mais a sua companheira. Porem, durante a sua consulta ao especialista, X. apresentou vá rios questiona mentos ao medico. D e acordo com o procedimento de vasectomia, o home m vasectomizado apresentara¿ quais características: 
Remoção de u m fragmento do testículo. 
Remoção de u m fragmento dos dois epidídimos. 
Remoção de u m fragmento do corpo cavernoso d o pênis. 
Remoção de u m fragmento dos dois ductos (canais) de f rentes. 
Remoção de u m fragmento do corpo esponjoso do pênis. 
O espermatozoide passa pela coronaradiata formada pelas células foliculares. A dispersão destas células resulta principalmente da ação de enzimas, em especial a hialuronidase, liberadas do acrossoma do espermatozoide. 
Esta célula penetra na zona pelúcida seguindo o caminho formado por outras enzimas liberadas do acrossoma.A cabeça do espermatozoide entra em contato com a superfície do ovócito e as membranas plasmáticas de ambas as células se fundem. As membranas rompem se na área de fusão, criando um efeito através do qual o o núcleo do espermatozoide pode penetrar no ovócito. Sobre este texto, analise e escolha a alternativa correta: 
Ao fundir as membranas plasmáticas das células férteis masculina e feminina, haverá penetração do núcleo feminino na célula masculina, concluindo assim a fertilização. 
O acrossoma é uma espécie de bolsa que se situa na porção inicial da tuba uterina, esta serve para armazenar enzimas que auxiliarão na penetração do espermatozoide no ovócito primário. 
A fertilização é um processo que ocorre na tuba uterina e é propiciada por substâncias químicas como a hialuronidase, liberada exclusivamente pelo ovócito secundário. 
A corona radiata existente na célula ovócito II, tem a função básica de proteção do DNA desta célula. 
Para atravessá-la é preciso que vários espermatozoides juntos penetrem nesta célula. 
A fusão das membranas das células ovócito secundário e espermatozoide ocorrerão concomitante com a penetração do núcleo da célula masculina dentro da célula feminina, assim, finalizando a fertilização

Continue navegando