Buscar

aval 2 tanato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402978490)
	4a sem.: A percepção de si e do outro
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Entende-se por "Morte Simbólica":
		
	
	Morte Invertida.
	
	Morte Súbita.
	
	Morte de um relacionamento.
	
	Morte Natural.
	
	Morte Aparente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403036760)
	4a sem.: Aspectos psicológicos da morte e do morrer
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Leia as alternativas abaixo e responda: I. A vivência das mortes simbólicas nos prepara para a vivência da morte de um ente querido, além de nos proporcionar melhor qualidade de vida e consciência de nossas reais possibilidades. II. A morte simbólica pode ser representada pela perda de um paciente querido, pois apesar de não ser da família é como se fosse. III. Só existe luto quando existe vínculo com a pessoa que foi perdido. IV. O luto antecipatório acontece quando a morte acontece entre as pessoas de risco, exemplo: piloto de corrida ou de avião. V. A morte simbólica pode ser representada pela perda de um emprego . De acordo com as proposições supracitadas marque a alternativa CORRETA: 
		
	
	Nenhuma alternativa anterior;
	
	Estão incorretas as alternativas I, II e IV. 
	
	Estão corretas as proposições I, III e V; 
	
	Estão corretas apenas as proposições I,II e V; 
	
	Está incorreta apenas a proposição IV; 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403074900)
	5a sem.: TANATOLOGIA/CORPO
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Considere a situação em que um cadáver é encontrado por seus familiares em domicílio, 4 dias após a morte. Assinale a alternativa que corresponde ao fenômeno cadavérico que já se desfez, nesse período (4 dias).
		
	
	Livores de hipóstase.
	
	Rigidez cadavérica. 
	
	Gases inflamáveis derivados de ação de bactérias facultativas.
	
	sangue periférico
	
	Mancha verde disseminada por todo o corpo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402337187)
	2a sem.: A MORTE ATRAVÉS DA HISTÓRIA
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a "morienterapia", o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. (Rubem Alves, publicado no jornal Folha de S.Paulo, Caderno Sinapse, de 12/10/03). O autor se refere a que tipo de morte. 
		
	
	A Morte Invertida No século XX, a morte se esconde, tem caráter de vergonha, de fracasso. No mundo tecnocêntrico:A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição. 
	
	A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.O homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc; 
	
	A morte foi dividida em cerebral, biológica e celular - grande aparelhagem para medir e prolongar a vida - o momento da Morte vira um acordo feito entre a família e o médico.
	
	Na sociedade capitalista - Ocidental.Com os progressos da terapêutica e cirurgia, sabe-se cada vez menos quando uma doença grave será mortal ou não 
	
	A Morte Domada: típica da época Medieval. A morte era esperada no leito, uma espécie de cerimônia pública organizada pelo próprio moribundo e sua família. Todos podiam entrar no quarto, parentes amigos, vizinhos e, inclusive as crianças. Os ritos de morte eram cumpridos com manifestações de tristeza e dor e o maior temor das pessoas era morrer repentinamente, anonimamente, sem as homenagens cabidas. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402382036)
	5a sem.: Contextualização da morte
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No século XX, a morte é considerada invertida por que: I) tem caráter de vergonha, de fracasso. II) é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida. III) adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição. IV) o homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc; 
		
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV 
	
	Estão corretas as afirmativas II, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III
	
	Estão corretas as afirmativas I, III e IV

Continue navegando