Buscar

Desenvolvimento mensal do bebê

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desenvolvimento do bebê do 1º mês ao 12º mês
Aluna: Camila Alexandre de Araújo 
Professora: Danielle Queiroz 
Enfermagem 4NA 
 
1º mês - Quando deitado de costas, ele firma a cabeça e dobra um braço e uma perna. Ele começa a levantar sua cabeça, mas quando sentado, não consegue firmar a cabeça. O bebê torna-se mais atento aos barulhos e reage à voz de sua mãe. Ele pode ainda sorrir ao captar um som. Ele olha para as pessoas ao seu redor. 
Peso: entre 3 kg e 5 kg (4 kg, em média).
Tamanho: mede entre 50 cm e 55 cm (53 cm, em média).
2º mês - O bebê começa a crescer. Ele sustenta a cabeça por alguns instantes. Quando deitado de bruços, consegue levantar a cabeça e os ombros. Ele começa a chupar seus dedinhos. Cresce cerca de 1 centímetro por semana e consegue segurar objetos com as mãos. O bebê acompanha sua mãe com os olhos e sorri cada vez mais facilmente. 
Peso: entre 3,8 kg e 6 kg (5 kg, em média).
Tamanho: mede entre 52 cm e 60 cm (57 cm, em média).
3º mês - Entra na sua fase de exploração. Ele dorme cada vez menos e mantém a cabeça reta quando estiver no colo de alguém. De bruços, ele consegue levantar a cabeça e os ombros. Ele balbucia quando falam com ele. O reflexo de segurar-se desaparece pouco a pouco e adora quando é massageado. Ele já é capaz de estender e flexionar as pernas. Finalmente, passa a ter visão de 180 graus, o que permite descobrir mais facilmente o que acontece ao seu redor. 
Peso: geralmente pesa entre 4,5 kg e 7 kg (5,7 kg, em média).
Tamanho: mede entre 55 cm e 63 cm (60 cm, em média).
4º mês - O bebê faz muitos progressos e torna-se cada vez mais curioso. Ele sustenta perfeitamente sua cabeça sem que haja necessidade de que alguém segure a sua nuca. Ele tenta pegar objetos e vira sua cabeça quando entende os sons. Quando é segurado em pé, ele estica suas pernas. De bruços, ele levanta a cabeça e os ombros ao mesmo tempo. Ele ri cada vez mais alto, para deleite de seus pais. 
Peso: geralmente pesa entre 5 kg e 7,5 kg (6,5 kg, em média).
Tamanho: mede entre 58 cm e 65 cm (62 cm, em média).
5º mês – O bebê começa a ficar sentado com uma ligeira sustentação. Quando deitado de bruços, ele se apoia sobre as mãos e levanta a cabeça. Ele começa a diferenciar as cores e distingue os rostos dos familiares daqueles de desconhecidos. Ele se reconhece num espelho e sorri. Os sons o assustam facilmente. 
Peso: geralmente pesa entre 5,5 kg e 8,5 kg (7 kg, em média).
Tamanho: mede entre 60 cm e 68 cm (64 cm, em média).
6º mês - Quando está sentado, ele consegue sustentar sua cabeça sem balançá-la. Quando está deitado de bruços, ele consegue se virar sozinho e deitar de costas. Ele senta apoiando-se nas duas mãos. Ele agora estende seus braços e agarra e solta facilmente um objeto. Aos 6 meses, o bebê expressa facilmente sua vontade e, igualmente, seu descontentamento. Ele brinca com seus pés e segura-os com as mãos. 
Peso: geralmente pesa entre 6 kg e 9 kg (7,5 kg, em média).
Tamanho: mede entre 62 cm e 70 cm (66 cm, em média).
7º mês - O bebê passa o que estiver segurando de uma mão para a outra sem deixar cair. Consegue sentar apoiando-se em suas mãos para não cair, tenta engatinhar. Ele consegue ficar sentado com as costas apoiadas em um suporte, coloca o pé na boca, consegue dizer algumas sílabas e balbucia: "da, ba, da". Atende ao seu nome e precisa da companhia de um objeto de estimação - um pano de fralda, cobertor ou urso de pelúcia. 
Peso: entre 6,5 kg e 10 kg (8 kg, em média).
Tamanho: geralmente mede entre 63 cm e 70 cm (68 cm, em média).
8º mês – O bebê pode sentar-se sozinho. Ele poderá beber da mamadeira também sozinho. Ele quase consegue caminhar, reage à presença de estranhos, começa a pronunciar suas primeiras palavras de duas sílabas. Começa também a compreender a recusa, é facilmente atraído em direção aos pequenos objetos, como tomadas e fios elétricos. É necessário, portanto, estar atento. 
Peso: geralmente pesa entre 7,5 kg e 10,5 kg (8,5 kg, em média).
Tamanho: mede entre 66 cm e 74 cm (69 cm, em média).
9º mês – O bebê adora chamar a atenção, fica de quatro e levanta-se sem ajuda. Ele consegue levantar e sentar sozinho, ele reconhece seu nome quando é chamado. O bebê já segura objetos entre o polegar e o indicador e come com seus dedos. 
Peso: geralmente pesa entre 7,9 kg e 10,9 kg (9 kg, em média).
Tamanho: mede entre 67 cm e 75 cm (70 cm, em média).
10º mês - Na marca de 10 meses, a memória do bebê se desenvolve consideravelmente. Ele sustenta-se sobre mãos e pés, de quatro, consegue se erguer e ficar em pé, pode encontrar a localização de objetos e repetir um som, consegue acenar para despedir-se, bater palmas e compreender recusas e a palavra 'não'. 
Peso: pesa entre 8,3 kg e 11,3 kg (9,3 kg, em média).
Tamanho: mede entre 68 cm e 76 cm (71 cm, em média). 
11º mês – O bebê tem firmeza para segurar-se apenas em uma mão. Ele levanta-se sozinho com apoio de uma mão e pode sentar ou deitar sem apoio a qualquer momento, adora comer com seus próprios dedos, compreende cada vez mais facilmente frases simples, repete sons e imita gestos. 
Peso: geralmente pesa entre 9,1 kg e 11,1 kg (9,8 kg, em média).
Tamanho: mede entre 68 cm e 76 cm (73 cm, em média).
12º mês – O bebê consegue dar seus primeiros passos sozinho ou com ajuda de outra pessoa ou apoio. Ele pode igualmente caminhar na ponta dos dedos. Ele abre todas as gavetas. Seu vocabulário se enriquece, o que lhe permite dizer mais palavras, também é capaz de compreender frases simples e começar docemente a se recusar a obedecer. 
Peso: geralmente pesa entre 9,5 kg e 11,5 kg (10,2 kg, em média).
Tamanho: mede entre 69 cm e 77 cm (74 cm, em média).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando