Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO II AVALIANDO 5

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308208341)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca dos princípios administrativos, julgue os itens que seguem: I- Havendo antinomia entre a razoabilidade e a lei, aplica-se o sistema positivo, ou seja, prevalecerá, sempre, a lei. II- No que tange a atuação do administrador, poderá tomar iniciativa para prática de atos, mesmo sem que haja atribuição legal, para melhor atender o interesse público. III- O Administrador ao exercer determinada atividades, estará manifestando a vontade da própria Administração, não podendo responder, direta ou indiretamente, pelos seus atos em virtude do princípio da impessoalidade. Marque a alternativa correta:
		
	
	Somente o item III é falso;
	
	Somente o item I e II são falsos;
	
	Somente o item I é falso;
	 
	todos os itens são falsos.
	
	Somente o item II é falso;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308099430)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	( OAB) Em matéria de atos administrativos, marque a opção incorreta:
		
	
	Nem todo ato da administração pode ser considerado como ato administrativo. Como exemplo, temos os fatos administrativos que correspondem aos atos materiais da Administração como a construção de uma ponte.
	 
	No direito administrativo pátrio, a presunção de legitimidade dos atos administrativos é absoluta.
	
	O ato administrativo será eficaz quando estiver disponível para a produção de seus efeitos próprios, não estando dependente de qualquer evento posterior, como uma condição suspensiva, termo inicial ou ato controlador a cargo de outra autoridade.
	
	O ato administrativo é considerado ato jurígeno, ou seja, manifestação que produz efeitos de direito, vale dizer, certificando, criando, extinguindo, transferindo, resguardando, ou de qualquer modo modificando direitos e obrigações.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308099492)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/FGV) - O fiscal de posturas de determinado município procedeu, às 3 horas da madrugada, ao imediato fechamento de uma boate, sob o fundamento de que o estabelecimento estaria vendendo bebidas alcoólicas a menores de idade. Com isso, os clientes da referida boate foram imediatamente retirados do local e as portas, lacradas. O responsável legal pela boate, indignado com a conduta do fiscal, alegou que os menores foram flagrados consumindo bebidas alcoólicas do lado de fora do estabelecimento e que não houve a devida autuação, conforme exigido pela lei e regência. Por outro lado, afirmou que a interdição se deu exclusivamente pelo fato de os agentes de segurança da boate terem impedido o referido fiscal de ingressar no local, com sua namorada, sem pagar. Ainda com relação à situação hipotética descrita no texto, assinale a opção correta acerca do controle dos atos administrativos e de sua anulação e revogação.
		
	
	A administração poderia anular o ato administrativo concessivo do respectivo alvará de funcionamento do referido estabelecimento, com fundamento no interesse público.
	
	A medida judicial apropriada para impugnar o referido ato, com fundamento na inexistência do fato, a ser provado com base no depoimento de testemunhas, é o mandado de segurança, o qual deverá ser impetrado no prazo decadencial de 120 dias, a contar da data da interdição.
	
	A anulação do ato administrativo de interdição, fundado na sua ilegalidade, poderia ser feita, pela própria administração, no prazo decadencial de 5 anos, salvo má-fé, se fossem aplicáveis á espécie as mesmas regras da lei geral do processo administrativo da União.
	 
	A impugnação judicial do ato em tela submete-se à prescrição quinquenária, a contar da data de interdição.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308204934)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Concedida a licença para a construção de um determinado prédio, na hipótese de desapropriação ulterior o:
		
	
	titular do empreendimento terá direito a indenização total para ressarcir todos os prejuízos sofridos;
	
	titular do empreendimento somente terá direito aos gastos feitos com o licenciamento.
	
	valor real do prejuízo será apurado em execução de sentença;
	 
	valor da obra não se incluirá na indenização, quando a desapropriação for efetivada;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308784280)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIV ORDEM UNIFICADO A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente do Estado X lavrou auto de infração, cominando multa no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) à empresa Explora, em razão da instalação de uma saída de esgoto clandestina em uma lagoa naquele Estado. A empresa não impugnou o auto de infração lavrado e não pagou a multa aplicada. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A aplicação de penalidade representa exercício do poder disciplinar, mas não autoriza a apreensão de bens para a quitação da dívida
	
	A aplicação de penalidade representa exercício do poder de polícia e autoriza a apreensão de bens para a quitação da dívida, em razão da executoriedade do ato.
	 
	A aplicação de penalidade representa exercício do poder de polícia, mas não autoriza a apreensão de bens para a quitação da dívida.
	
	A aplicação de penalidade representa exercício do poder disciplinar e autoriza a apreensão de bens para a quitação da dívida, em razão da executoriedade do ato

Continue navegando