Buscar

Filo 13 Jhon Rawls

Prévia do material em texto

1 - Na busca pela imparcialidade para se obter princípios de justiça, John Rawls utilizou-se metodologicamente do chamado véu de ignorância. Como concebeu o véu de ignorância e como, segundo Rawls, este recurso pode garantir a imparcialidade?
 RESPOSTA: Raws concebeu o véu da ignorância como sendo um suposto estado de natureza (posição original), que nada mais é que um recurso hipotético em que os indivíduos escolhem princípios de justiça baseados na ideia de igualdade e liberdade. Alocados nessa posição os indivíduos desconheceriam todas as situações que lhe trariam qualquer vantagem ou desvantagem na vida social, tais como: classe social, status, educação, concepção de bem etc.
2 - Considerando o caso acima, é possível afirmar, que o relator especial da ONU para direitos dos povos indígenas, James Anaya, ao buscar imparcialidade, utilizou-se de um procedimento objetivo para realizar seu relatório acerca da questão de Raposa/Serra do Sol? Justifique sua resposta.
 RESPOSTA: Não. Pois não há que se falar em imparcialidade quando as duas partes não são analisadas. Como o próprio Anaya colocou: “devido a ‘limitações de tempo’, reuniu-se apenas com lideranças indígenas favoráveis à retirada dos arrozeiros”.
1 - Como afirmamos acima, John Rawls procurou estabelecer princípios de justiça, a partir de algumas premissas. Denominou um desses princípios como princípio da diferença (maximin). O que significa este princípio na visão de Rawls? 
RESPOSTA: O princípio da diferença significa um acordo social em que se deve promover a distribuição igual da riqueza, exceto se a existência de desigualdades econômicas e sociais gerarem um maior benefício para os menos favorecidos. Tal princípio expressa a preocupação com a justa distribuição de recursos econômicos. 
2 - É possível afirmar que o sistema de cotas baseia-se no princípio da igualdade de oportunidades, pensado por J. Rawls? Segundo o artigo acima, qual o objetivo a que visa o sistema de cotas? 
RESPOSTA: Sim. O objetivo visado pelo sistema de cotas é distribuir de forma equitativa o número de vagas nas instituições de ensino superior aos alunos menos favorecidos (seja por questões raciais, seja por questões sociais)

Continue navegando