Buscar

caso concreto 12

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO - CCJ0105
Caso Concreto 12- O Golpe Militar de 1964 e a instalação do regime autoritário
O Jornal do Brasil (na época um dos jornais mais importantes do país) do dia 14 de dezembro de 1968 noticiou sobre o dia anterior, a sexta-feira do dia 13 de dezembro de 1968 os seguintes trechos:
Em destaque a manchete da primeira página: ?Governo baixa Ato Institucional e coloca Congresso em recesso por tempo ilimitado.? No centro, logo abaixo, a frase:? Tradição que se renova?.
No lado esquerdo da mesma página, a notícia sobre meteorologia afirmava? Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos. Max: 38º, em Brasília. Mín: 5º nas Laranjeiras?.
c) À Direita, ainda na primeira página, outra pequena manchete informava? Ontem foi o Dia dos Cegos?. É possível identificar nas três notícias acima que a ausência de liberdade de expressão dos? Anos de Chumbo? Tornaria cada vez mais difícil o trabalho da imprensa nos dias que estariam por vir.
Neste sentido, pergunta-se:
É possível correlacionar a notícia meteorológica com o que significou o AI-5 no contexto político do período? Explique.
R= Sim, o AI5 suspendeu os direitos constitucionais e os jornais foram censurados. Logo o jornal usou criticas cifradas na primeira página, no proposito de mascarar a critica.
O que representa a frase? Tradição que se renova? Naquele contexto?
R= naquele contexto referisse a repetição dos períodos ditatórias. 
A Constituição de um Estado Democrático de Direito pode veicular normas que reproduzam o teor das normas do Ato Institucional nº 5?
R= Não, porque dentro de um estado democrático o que vale e a constituição, sendo que os Atos Institucionais, não respeitavam a constituição. 
O AI5, não obedecia a nenhum documento politico.

Continue navegando