Buscar

avaliandos de ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE

Prévia do material em texto

De acordo com a Constituição Federal Brasileira, na Seção da SAÚDE , no Artigo 196, como a saúde é definida?
R: Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Leia as afirmativas sobre os fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população:
II - As condições de moradia interferem na condição de saúde das pessoas
IV - Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde
R: As afirmativas II e IV estão corretas
Toda Conferência Internacional de Saúde  redige um documento final com as metas que devem ser alcançadas sobre a  saúde e o sistema de saúde da população. A Declaração de Adelaide trata das Políticas Públicas Saudáveis e estabeleceu 4 áreas prioritárias que devem ser avaliadas o impacto que essas Políticas causaram sobre essas áreas:
R: Apoio à saúde da mulher; Alimentação e nutrição; Tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
Em qual dos seguintes aspectos a promoção da saúde se distingue da prevenção de doenças
R: somente a promoção da saúde está preocupada com facilitação e capacitação da população e envolve diversos profissionais da área de saúde.
Devido a chegada do progresso no início do século XX ocorriam muitas mudanças no país, mas também ocorriam epidemias. Além da febre amarela epidemia constatada no Rio de Janeiro e São Paulo, outras doenças assolavam outras cidades do Brasil. Em 1904 ocorreu a Revolta da Vacina por ter sido instituída a vacinação obrigatória contra:
R: Varíola
Em 1904 para acabar com a epidemia que assolava a cidade do Rio de Janeiro instituí-se a vacinação obrigatória contra a varíola. A campanha foi aplicada de forma autoritária e violenta e deixou as pessoas muito insatisfeitas, culminando na:
R: Revolta da Vacina
O Movimento da Reforma Sanitária, foi marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, tendo como grande marco histórico desse movimento a:
R: 8ª Conferência Nacional de Saúde
Leia as afirmações abaixo e indique as CORRETAS:
I) O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a VIII Conferência Nacional de Saúde. II) O movimento da Reforma Sanitária Brasileira foi um movimento popular em busca da universalidade, isto é, a saúde como direito de todo o cidadão,independente de ter contribuído ou não. III) O movimento da Reforma Sanitária Brasileira tinha como proposições concretas a não exclusão ou discriminação de qualquer cidadão brasileiro ao acesso à assistência pública de saúde. IV) O controle social das ações de saúde também foi uma das propostas do movimento da Reforma Sanitária Brasileira.
R: I,II,III e IV
Entendida como superação de desigualdades que, em determinado contexto histórico e social, são evitáveis e consideradas injustas, implicando que necessidades diferenciadas da população sejam atendidas por meio de ações governamentais também diferenciadas. O texto acima refere-se a:
R: Equidade na atenção.
Com relação à Conferência de Saúde, preconizada pela lei no 8.142/90, esta reunir-se-á:
R: a cada quatro anos
Sobre o conceito Saúde e Doença assinale a opção CORRETA:
R: Sofre influência do Contexto social, político, econômico e cultural
A saúde e a doença faz parte do dia a dia das pessoas. Os homens primitivos explicavam tudo o que acontecia através do pensamento mágico, sobrenatural e religioso. Na atualidade o que podemos afirmar sobre o processo saúde-doença?
R: O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores
Em relação aos fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população é CORRETO afirmar
R: Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde.
As civilizações mais antigas do Egito e Mesopotâmia acreditavam que as doenças eram causadas somente por algum fator externo. Qual era o significado dessa crença?
R: Que o organismo da pessoa não participava do processo de adoecimento.
Em Estados e Municípios sujeitos a notório processo de migração, os critérios demográficos mencionados na Lei no8080/90 serão ponderados por outros indicadores de crescimento populacional, em especial o:
R: número de eleitores registrados
O conceito de SAÚDE expresso na Constituição Federal de 1988 baseia-se:
R: Na concepção ampliada e positiva de saúde
Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, qual o conceito de saúde?
R: Completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença.
A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários aconteceu no final da década de 70, em Alma-Ata e tem como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde e enfatiza que
R: O desenvolvimento econômico e social deve ser baseado numa ordem econômica internacional, que a população deve participar no planejamento e execução dos cuidados de saúde, não como uma exceção, mas como um direito e dever
A Conferência de Adelaide identificou (04) quatro áreas prioritárias para promover ações imediatas em políticas públicas saudáveis. São elas
R: Apoio à saúde da mulher; alimentação e nutrição; tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis
A Carta de Ottawa definiu o conceito de promoção à saúde, e apontou os múltiplos determinantes da saúde, em consonância com definição da Organização Mundial de Saúde que define saúde como:
R: um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade
A qualidade de vida está relacionada com a satisfação das necessidades mais elementares da vida do homem. Sendo CORRETO afirmar que qualidade de vida diz respeito à:
R: educação, saúde, alimentação, acesso a água potável
As discussões iniciais sobre humanização datam da década de 1970, tendo como um dos marcos principais a I Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde realizada pela Organização Mundial de Saúde, que declarou como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde. Qual o nome dessa declaração?
R: a declaração de alma - ata
As quatro áreas prioritárias para promover ações imediatas em políticas públicas saudáveis de acordo com a Declaração de Adelaide são:
R: Apoio à saúde da mulher; alimentação e nutrição; tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
O projeto interministerial (Previdência-Saúde- Educação) que visou um novo modelo assistencial que incorporou o setor público, visando integrar as ações curativas-preventivas e educativas ao mesmo tempo ficou conhecido como:
R: Ações Integradas de Saúde (AIS).
A evolução da história da Política de Saúde no Brasil nos mostra que o modelo de saúde adotada tem estreita relação com a economia de cada época. A economia brasileira, até a metade do século XX, era basicamente agroexportadora, baseada no café. Dessa forma, assinale quais das seguintes afirmativas estão corretas: I. o que se exigia do sistema de saúde era, sobretudo, uma política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e a erradicação ou controle de doenças que poderiam prejudicar a exportação; II. O sanitarismo campanhista significa uma visão de inspiração militarista de combate a doenças de massa, com criação de estruturas destinadas a essa finalidade, com forte concentração de decisões e com um estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social. III. O processo de industrialização, que pôs fim ao modelo econômicoagroexportador, induziu ao aparecimento da assistência médica da Previdência Social.
R: todas estão corretas
Dentre as frases a seguir, algumas são verdadeiras e outras são falsas no que se refere a Revolta da Vacina ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX. Leia as proposições abaixo e identifique a ORDEM CORRETA
( ) I. No início do século XX, no Rio de Janeiro a excelente estrutura de saneamento básico e as boas condições de higiene faziam da cidade um foco de epidemias, principalmente febre amarela, varíola, malária e peste.
( ) II. Com o novo plano de saneamento para modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi desalojada e refugiou-se em barracos nos morros ou em bairros distantes, ação que gerou revolta na população.
( ) III. Com a vacinação obrigatória instituída por Oswaldo Cruz, as brigadas sanitárias entravam nas casas e vacinavam as pessoas à força, modelo que ficou conhecido como campanhista.
( ) IV. O grande movimento tenentista ficou conhecido como Revolta da Vacina, os tenentes incendiaram carroças e bondes e saquearam lojas.
R: F, V, V, F
O Presidente Rodrigues Alves com o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro realizou uma reforma urbana, que foi apelidada pela população de movimento bota-abaixo que representa:
R: A derrubada de casarões e cortiços e o conseqüente despejo de seus moradores
Durante o governo de Getúlio Vargas no período conhecido como governo constitucional foi criado o Tribunal do Trabalho, a legislação trabalhista e o:
R: Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAP).
 Ocorreram inúmeras mudanças na previdência social e nas ações de saúde pública durante o Governo Vargas e no período Militar. Acerca dessas mudanças ocorridas, assinale a opção FALSA:
R: O modelo priorizado de assistência à saúde durante o período militar foi a medicina curativa que solucionou os principais problemas de saúde coletiva, como por exemplo, as endemias e epidemias.
Assinale a alternativa que não integra os blocos de financiamento para o custeio do SUS. (Secretaria Municipal de Saúde - Processo Seletivo (Edital 002/2006) - Prefeitura Municipal de Florianopolis)
R: Construção de unidades hospitalares.
Com a criação do Sistema Nacional de Assistência social (SINPAS) este passou a reunir:
R: todos os órgãos de assistência médica no Instituto Nacional Assistência Médica Previdência Social (INAMPS)
 Um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida. Afirma que são recursos indispensáveis para se ter uma saúde: paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável recursos sustentáveis, equidade e justiça social se chama: leia as afirmativas e assinale a opção CORRETA.
R: a carta de Ottawa
O movimento da Reforma Sanitária Brasileira é marcado por uma luta de:
R: trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população. 
O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a:
R: VIII Conferência Nacional de Saúde.
No Brasil o Movimento da Reforma Sanitária, no final da década de 70, e que culminou com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem. Ao lado dessas mudanças, os constituintes da transição democrática começaram a criar um novo sistema de saúde, que mudou os parâmetros da saúde pública no Brasil, o SUS, que apresenta como princípios:
R: A integralidade e a Universalidade do atendimento.
Os serviços privado de assistência à saúde podem participar do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma complementar. Para isso, existe a obrigatoriedade de cumprimento do seguinte requisito:
R: Oferta de cobertura assistencial pública insuficiente à população de uma determinada região
Referem-se às instâncias colegiadas municipais do Sistema Único de Saúde, previstas na Lei Federal 8.142/90 do Ministério da Saúde:
R: Conferência Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.
Os princípios doutrinários do SUS são
R: Universalidade, integralidade e eqüidade
E.M.S, feminino, 55 anos, percebeu um nódulo na mama durante o banho. Preocupada, foi a um Centro Municipal de Saúde próximo de sua residência. Lá chegando, para efetuar a marcação de consulta, formam exigidas carteira de identidade, comprovante de vinculação trabalhista e residência. De acordo com as diretrizes do SUS, este procedimento contraria o principio de:
R; universalidade
 Considerando-se o que dispõe a lei 8.080/90, o principio da integralidade no âmbito do SUS é entendido como:
R: conjunto articulado e continuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos em para cada caso em todos os níveis de complexidade.
Assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:
( ) Cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade. 
( ) O homem deve ser atendido de forma integral, por um sistema de saúde também integral. 
( ) As práticas em saúde têm como dimensão compreender o conjunto das necessidades de ações e serviços de saúde que um paciente apresenta para além da atenção individual curativa; incorporação de ações de promoção e prevenção na atenção na atenção à saúde e articulação com ações curativas e reabilitadoras. 
( ) O profissional de saúde desenvolve atividades adequadas e incompatíveis em relação a relação à realidade sanitária local, garantindo uma melhora no nível de saúde da população. 
( ) A precariedade de recursos financeiros de uma população não interfere na sua qualidade de vida. A alternativa que apresenta a CORRETA seqüência de letras, de cima para baixo, dos parênteses, é:
R: V, V, V, F e F
Com relação à integralidade da atenção assinale a opção FALSA.
R: As Unidades de Saúde prestadoras de serviço com seus diversos graus de complexidade são divisíveis e desta forma o sistema é capaz de prestar assistência integral.
A Complementaridade do Setor Privado é um dos Princípios Organizativos do SUS, assim sendo, quando a iniciativa privada poderá participar do SUS?
R: Quando houver indisponibilidade para o atendimento ou prestação de serviços através das unidades de atendimento do SUS.
 A avaliação o impacto das ações desenvolvidas pela a equipe do PSF em uma comunidade dá-se de várias formas, EXCETO pelo (a):
R: grau de satisfação dos gestores federais do SUS.
 Em relação às noções básicas de saúde coletiva, julgue os itens seguintes. Estão corretos os itens:
I - No Brasil, a saúde é considerada, por lei, um direito fundamental dos cidadãos. 
II - Hoje, além das ações de prevenção de doenças e de assistência, considera-se cada vez mais importante a atuação do setor saúde em ações de promoção da saúde
R: I e II 
A Estratégia de Saúde da Família incorpora diversos sentidos da integralidade da atenção à saúde e tem várias diretrizes básicas, com EXCEÇÃO
R: identificação de problemas e estímulo a intervenções federais
 Consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde do SUS é uma das prioridades:
R: pacto pela vida
 Leia as sentenças abaixo sobre fundamentos da Atenção Básica
Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos. 
II- Desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre a equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado.
R: I e II
O Pacto de Gestão do SUS radicaliza a descentralização de atribuições do Ministério da Saúde para os estados, e para os municípios. É CORRETO afirmar que a gestão é:
R: uma atividade e responsabilidade de comandar um sistema de saúde (municipal, estadual ou nacional) exercendo as funções de coordenação, articulação, negociação, planejamento, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria.
São órgãos colegiados de Representação Política dos Gestores doSUS
R: Conselho Nacional de Saúde; Conselho dos Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
O instrumento jurídico-constitucional do SUS que foi apresentado na comissão inter-gestores tripartite (2005) e posteriormente referendado por portaria ministerial em 2006 é o
R: pacto pela saúde
O QualiSUS tem pactuação:
R: Tripartide
Os direitos dos usuários do SUS são: I - Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde II - Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema III - Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação IV - Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos V - Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada. As assertivas corretas são:
R: I, II, III, IV e V
O Programa Farmácia Popular visa:
R: A ampliação do acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos.
As políticas especiais são especialmente desenhadas para dar respostas a um determinado problema de saúde ou aos problemas de saúde que afligem certo grupo populacional. Tendo como exemplo:
R: Programa Atenção Integral a Saúde da Mulher (PAISM).
 Correlacione a primeira coluna com a segunda: 1. HumanizaSUS 2. QualiSUS 3. ReforSUS Assinale a resposta correta:
( ) Projeto Reforço à Reorganização do SUS.
( ) coloca em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. 
( ) atendimento de acordo com o grau de risco do paciente.
R: 3,1,2
 A transversalidade é um dos princípios do HumanizaSUS que significa:
R: Reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável.
 Um dos objetivos do QualiSUS é:
R: Maior resolubilidade em todos os níveis de assistência prestada à população
São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado. Nos últimos anos ocorreu um crescimento no Brasil da participação de entidades sem fins lucrativos no setor saúde. Dentre algumas representações do terceiro setor, quais são essas entidades?
R: ONG (organização não governamental) e OS (organização social)
De acordo com Política Nacional de Promoção da Saúde as ações específicas priorizadas são: I - Promover ações relativas à Alimentação Saudável visando à promoção da saúde e a segurança alimentar e nutricional. II – Ofertar práticas corporais / atividade física como caminhadas, prescrição de exercícios, práticas lúdicas, esportivas e de lazer, na rede básica de saúde, voltadas tanto para a comunidade como um todo quanto para grupos vulneráveis. III ¿ Investimento na sensibilização e capacitação dos gestores e profissionais de saúde na identificação e encaminhamento adequado de situações de violência intra-familiar e sexual. A alternativa CORRETA é:
R: I, II e III
O Departamento de Informática do SUS passou a integrar a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa em 2011, conforme Decreto nº 7.530 de 21 de julho de 2011. A informatização das atividades do Sistema Único de Saúde é fundamental para a descentralização das atividades de saúde, por isso foi criado o Departamento de Informática do SUS chamado:
R: DATASUS
A informatização das atividades do Sistema Único de Saúde é essencial para a descentralização das atividades de saúde, por isso foi criado pelo Departamento de Informática do SUS o:
R: DATASUS
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), regulamentada pela Portaria n.º 648/2006 estabeleceu os fundamentos da Atenção Básica, assinale a afirmativa que é FALSA.
R: Desencorajar o trabalho interdisciplinar, a integração de ações programáticas e demanda espontânea.
Os objetivos específicos da Política Nacional de Promoção da Saúde são, EXCETO
R: inclusão de ações curativas que e favoreçam a promoção de ambientes hospitalares mais seguros e saudáveis.
Nos últimos anos ocorreu um crescimento no Brasil da participação de entidades sem fins lucrativos no setor saúde. Dentre algumas representações do terceiro setor podemos citar:
R: ONG (organização não governamental) e OS (organização social)
Um dos requisitos necessários aos municípios para o recebimento dos recursos financeiros do fundo nacional de saúde é possuir: 
R: fundo de saúde
A Lei no 8.080, de setembro de 1990, definiu os objetivos, as atribuições e as competências do SUS. O conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, constitui-se o que se denomina vigilância
R: Sanitária
A vigilância ambiental em saúde tem como prioridade as informações sobre os___________, hospedeiros, reservatórios, qualidade _________para consumo humano, poluentes ambientais ________ e físicos que possam interferir na qualidade da água, ar e solo e os riscos decorrentes de desastres naturais e de acidentes com produtos_____________.
R: vetores; da água; químicos; perigosos
De acordo com a Lei n 8.080 de 1990 no Art. 6º § 1º entende se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo. Dentre as diversas ações desenvolvidas qual delas está INCORRETA em relação à vigilância sanitária?
R: Controle sobre os vetores, hospedeiros, reservatórios e qualidade da água para consumo humano, prevenir e controlar as zoonoses.
 Considerando a Vigilância Sanitária no Brasil, assinale a alternativa CORRETA
R: Abrange o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
No que concerne a noções básicas de saúde coletiva e de vigilância sanitária, julgue os itens subseqüentes.
I - A coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é exercida, no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), vinculada ao Ministério da Saúde.
IV - O cidadão lida, no seu cotidiano, com objetos, produtos e serviços que interferem em sua saúde, tais como: creme dental, alimentos, medicamentos, material de limpeza, entre outros. É sobre esse conjunto de serviços e produtos utilizados pelo cidadão que a vigilância sanitária atua.
R: I e IV
O sistema que compreende o conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e entidades públicas e privadas, relativos à vigilância ambiental em saúde, visando conhecimento e a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos relacionados às doenças e outros agravos à saúde é:
R: SINVAS (Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde)
A Vigilância Sanitária é uma das responsabilidades de atenção do SUS, assim como o controle da ocorrência das doenças e seu aumento e propagação, onde atua a Vigilância Epidemiológica. Vigilância sanitária refere-se à:
R: Controle da qualidade dos alimentos oferecidos à população.
A Vigilância Epidemiológica é uma das responsabilidades de atenção do SUS, assim como a fiscalização e o controle da qualidade de medicamentos, alimentos, higiene e adequação das instalações de estabelecimentos de saúde são de atuação da Vigilância Sanitária. Vigilância epidemiológica refere-se ao:
R: Controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação.
 O Sistema Único de Saúde (SUS) é o conjuntode todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, tendo como seus princípios básicos e incorporados e reafirmados pela Estratégia da Saúde da Família:
R: Universalidade; Integralidade; Descentralização; Controle Social
Para que ocorra o planejamento em saúde é necessária a definição de vários termos. E o conceito que indica orientação para ação e propõe a otimização dos trabalhos de outros, que não é o do planejador é o:
R: plano
Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise
 R: a coleta e registro sigiloso das informações.
 O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é ascendente, do nível local até o federal. Esse planejamento é baseado nas necessidades apontadas por seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União. Em relação ao Plano de Saúde assinale a opção FALSA:
R: O plano de saúde não pode ser discutido com a população no conselho de saúde.
O planejamento em saúde é um instrumento de gestão que permite aperfeiçoar o desenvolvimento Institucional, ou seja, melhora o desempenho, aperfeiçoa a produção e consequentemente eleva a eficácia e eficiência dos sistemas. Qual o tipo de PLANEJAMENTO que Indica os meios pelos quais se julga que seja possível atingir as metas desejadas de médio e longo prazos; define a estrutura sistêmica para a ação organizacional e as medidas de efetividade - indicadores - para análise dos resultados?
R: Planejamento estratégico.
O elemento fundamental para alimentar o sistema de informação de mortalidade (SIM) é:
R: Declaração de Óbito
A notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória alimentam um dos sistemas de informação em saúde do Brasil, denominado
R: Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Os dados obtidos em saúde servem de material para a produção de
R: informação 
A Declaração de Sundsvall tem o enfoque na interdependência entre saúde e ambiente, em todos os seus aspectos e aborda que os 02 princípios básicos para a saúde para todos são
R: Eqüidade e Respeito à diversidade
A saúde, direito de todos e dever do Estado, deve oferecer acesso
R: universal e igualitário
Assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso
( ) A definição positiva de saúde está relacionada com a ausência de doença. ( ) Os diferentes grupos humanos diferem nos padrões de adoecimento e de mortalidade. ( ) A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) é importante para determinar o padrão de adoecimento. ( ) Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social. ( ) Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. A alternativa que apresenta a CORRETA seqüência de letras, de cima para baixo, dos parênteses, é:
R: F, V, V, F, V.
De acordo com a Constituição brasileira, sobre ao direito à saúde, é correto afirmar que "A saúde é direito de todos e dever do Estado..." Assinale a opção FALSA:
R: É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País. Essa participação está prevista em lei.
Em relação à saúde , doença ou ao processo saúde-doença, assinale a assertiva CORRETA:
R: Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
A qualidade de vida está relacionada com a satisfação das necessidades mais elementares da vida do homem. E como exemplo temos
R: educação, saúde, alimentação e acesso a água potável
Qual Conferência Internacional  de Saúde elaborou uma Declaração estabelecendo como meta a Criação de Ambientes Favoráveis à Saúde, com enfoque na interdependência entre saúde e ambiente, em todos os seus aspectos, o ambiente não está restrito apenas à dimensão física, mas também às dimensões: social, econômica, política e cultural.
R: Sundsval
As Conferências Internacionais de Saúde estabelecem  metas e planos de ação para promoção da saúde da população. Qual Conferência que ocorreu no ano de 2000 que discutiu a promoção da saúde em busca de maior equidade?
R: Declaração do México
A Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde foi realizada em Ottawa, Canadá, em 1986. Esta conferência foi uma resposta às crescentes expectativas por uma nova saúde pública, movimento que vem ocorrendo em todo o mundo. A Carta de Ottawa passou a ser o documento fundador do movimento atual da promoção da saúde. A Carta de Ottawa definiu um "conjunto de estratégias" , que devem ser implementadas através de 5 campos de ação. Assinale o campo de ação que é FALSO em relação a essa Conferência:
R: Adoção de medidas fiscais, sociais e culturais
Leia as afirmativas sobre os determinantes sociais da saúde Assinale a alternativa CORRETA: I - A situação de saúde de uma dada população está relacionada com as condições de vida e trabalho. II - Os determinantes sociais da saúde estão relacionados com os fatores culturais, sociais, étnico-raciais, econômicos, comportamentais e psicológicos. III - Os determinantes sociais da saúde são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. IV - Os fatores psicológicos, étnico-raciais, sociais, econômicos, comportamentais e culturais têm influencia a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
R: I, II, III e IV
A carta de Ottawa (WHO,1986) que é o documento fundador do movimento atual da promoção da saúde, estabeleceu 5 campos de ação para se trabalhar a promoção de saúde. Sendo eles:
R: políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis à saúde,  reforço da ação comunitária,  desenvolvimento de habilidades pessoais e  reorientação dos serviços de saúde.
Logo após ficar cego, em conseqüência de uma retinopatia diabética, um homem de 55 anos parece estar deprimido. Quando você o questiona a respeito da sua qualidade de vida, ele, com ar desanimado, lhe diz que 10 anos "desse jeito" não valem 01 ano de boa saúde. A afirmativa do paciente indica que:
R: cada ano de vida com incapacidade representa uma parcela da qualidade daquele ano de vida se não houvesse incapacidades, então a incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde
Em 1923 a Lei Eloy Chaves cria as Caixas de Aposentadorias e Pensões( CAPS ), beneficiando primeiramente ferroviários e marítimos. Sobre as CAPS é CORRETO afirmar:
R: Tinham por finalidade benefícios previdenciários e assistência médica e seu financiamento era bipartite (empregado e empregador);
O documento fundador do movimento atual da promoção da saúde é conhecido como Carta de Ottawa (1986). Tendo com um dos campos de ação as políticas públicas saudáveis, que inclui:
R: legislação, medidas fiscais, taxações e mudanças em saúde, distribuição mais eqüitativa da renda e políticas sociais.
Em relação às Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs), analise as afirmações e marque V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. ( ) As CAPs eram organizadas por empresas e administradas e financiadas por empresários e trabalhadores. ( ) Os superávits das CAPs formam um patrimônio considerável a ponto de a Previdência participar dos investimentos de interesse do governo. ( ) A assistência médica era colocada como prerrogativa fundamental deste embrionário sistema previdenciário e foi bastante desenvolvida a estruturação de uma rede própria.
R: V – F - V
 Leia as afirmativas e assinale a opção ERRADA:
R: Com o novo plano de saneamentopara modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi retirada dos cortiços e alojadas em casas populares em bairros distantes, mas que dispunham de saneamento básico.
A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde SIS como um mecanismo de:
R: coleta, processamento, análise e transmissão da informação
A NOAS/2001 tem o objetivo de colocar em prática o princípio da regionalização, que deve ser entendido como:
R: Serviços organizados em níveis de complexidade crescente, dispostos numa área geográfica delimitada e com definição da população a ser atendida.
No início do século a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja. Com a falta de saneamento básico e de outras estruturas a cada dia surgiam mais doentes. As epidemias ficando cada vez mais graves. O então Presidente Rodrigues Alves traçou como objetivo sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro.  Inicia-se o programa de saneamento proposto por Oswaldo Cruz. Dentre as ações realizadas, uma é FALSA, identifique:
R: O objetivo era eliminar a peste e a Dengue
O movimento marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, ficou conhecido como
R: Movimento da Reforma Sanitária
O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira pode ser definido como:
R: Um movimento ideológico e político que se propunha a apresentar uma tese alternativa à política de saúde vigente no período do golpe militar
Em qual Conferência Nacional de Saúde inaugura-se a participação da sociedade nos processos das conferências?
R: 8ª Conferência
A luta pela consolidação da cidadania e da melhoria da qualidade de vida é uma tarefa para os profissionais de saúde e para a sociedade valorizado pela Reforma Sanitária Brasileira, visto que estes primeiros atuam no processo de:
R: manutenção e ampliação das ações que valorizem a saúde.
Saúde é um direito de todos e é um dever do poder público a provisão dos serviços e de ações que lhe garanta. Não quer dizer somente a garantia imediata de acesso as ações e aos serviços de saúde. Coloca o desafio da oferta de serviços e de ações de saúde a todos que deles necessitem, todavia, enfatizando a ações preventivas e reduzindo o tratamento de agravos.O texto acima se refere a:
R: universalidade
A Lei no 8142/90 define que a participação da comunidade nos Conselhos de Saúde tem
R: caráter deliberativo e permanente
Associe os princípios constitucionais do SUS com suas respectivas descrições:
I - Universalidade; II - Integralidade; III - Eqüidade; IV - Controle Social
A - O cidadão deve ser atendido de forma integral em todas as suas necessidades.
B- Todos os cidadãos têm direito à saúde.
C- Garante a assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
D- A sociedade controlando a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. A associação CORRETA é:
R: I-B; II-A; III-C; IV-D
Entendida como superação de desigualdades que, em determinado contexto histórico e social, são evitáveis e consideradas injustas, implicando que necessidades diferenciadas da população sejam atendidas por meio de ações governamentais também diferenciadas. O texto acima se refere a:
R: eqüidade na atenção
É fonte de recursos para o SUS
R: seguridade social
É uma instância colegiada do Sistema Único de Saúde:
R: Conferência de Saúde.
São dispositivos da Lei 8.080/90, EXCETO:
R: A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS) em caráter prioritário
Com relação aos direitos dos usuários do SUS, assinale a opção correta
R: Nos casos de espera por atendimento, o usuário deverá ser encaminhado a um local protegido, ventilado, limpo e munido de água potável e de sanitários
O controle social previsto na lei no 8.142/90, com representação de usuários, está presente
R: no Conselho de Saúde
De acordo com a NORMA OPERACIONAL DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE (NOAS 01/01) para que ocorra o aprofundamento do processo de descentralização, deve-se ampliar a ênfase nos seguintes princípios doutrinários e organizativos do SUS:
R: equidade e regionalização.
O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do Sistema Único de Saúde valorizando a relação solidária entre os gestores. Tendo como eixos de ação pactuados, EXCETO:
R: centralização no SUS
A estratégia prioritária da Atenção Básica é:
R: saúde da família
A Estratégia de Saúde da Família incorpora diversos sentidos da integralidade da atenção à saúde e tem várias diretrizes básicas, com EXCEÇÃO:
R: identificação de problemas e estímulo a intervenções federais
O Pacto de Gestão trata das diretrizes para a gestão nos seguintes aspectos, EXCETO:
R: educação primária
As ações da equipe do PSF devem ser norteadas dentro da lógica da
R: vigilância em saúde
O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Tendo como uma das prioridades e objetivos a saúde do idoso, visando:
R: implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.
O documento que será revisado anualmente com base nas necessidades de saúde da população e baseado nos princípios do sistema único de saúde e tem como objetivo o enfrentamento e superação das dificuldades e o avanço para consolidação do Sistema Único de Saúde é:
R: pacto pela vida
Assinale a alternativa verdadeira. Os três componentes das Diretrizes Operacionais do Pacto pela Saúde, em 2006, são: (Secretaria Municipal de Saúde - Processo Seletivo (Edital 002/2006) - Prefeitura Municipal de Florianopolis)
R: Pactos Pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.
A carta que traz informações sobre seus direitos ao procurar atendimento de saúde no Brasil é
R: carta dos Direitos dos usuários da Saúde
Com relação a Política de Qualificação da Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde QualiSUS, assinale a opção CORRETA:
R: Política que busca prestar atenção à saúde de maneira mais digna e humanizada e desenvolver uma prática segura e ética, com maior resolutividade em todos os níveis de assistência prestada à população
O programa de reintegração social de pessoas acometidas de transtornos mentais, egressas de longas internações é conhecido por:
R: de volta pra casa
Leia as assertivas abaixo sobre o Programa de Volta para Casa e assinale a opção FALSA
R: Os gestores estaduais do SUS devem cadastrar os beneficiários do municípios habilitados no programa por portaria;Organizar e consolidar os cadastros dos beneficiários e dos municípios inseridos no programa.
O documento fundador do movimento atual da promoção da saúde é conhecido como Carta de Ottawa (1986).  Este termo está associado a um ¿conjunto de valores¿ e a um ¿conjunto de estratégias¿. Dentre as estratégias listadas abaixo qual delas é considerada FALSA?
R: Reorientação do serviço comunitário
Leia as assertivas abaixo: I - A informatização é essencial para a descentralização das atividades de saúde. II - As informações disponibilizadas pelo DATASUS podem ser utilizadas para análises objetivas da situação sanitária. III - Quanto mais informações em saúde forem disponibilizadas maiores as chances dos gestores em saúde adotarem medidas adequadas na atenção à saúde da população. IV -Informar é preciso, é necessário para a democratização da saúde e para o aprimoramento da gestão. Estão CORRETAS as assertivas:
R: I, II, III, IV
A _________________ é o primeiro passo do sistema de vigilância epidemiológica desencadeia o processo informação decisão ação.
R: notificação
É um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde:
R: vigilância sanitáira
Na instância local, integram-se as atividades da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, saúde dotrabalhador e vigilância ambiental. A vigilância ambiental contribui:
R: para a melhoria da qualidade de vida e de determinantes ambientais do processo saúde-doença
A vigilância ambiental em saúde tem como prioridade as informações sobre os ___________, hospedeiros, reservatórios,  qualidade _________para consumo humano, poluentes ambientais ________ e físicos que possam interferir na qualidade da água, ar e solo e os riscos decorrentes de desastres naturais e de acidentes com produtos _____________.
R: vetores; da água; químicos; perigosos
De acordo com a Lei no 8.080 de 1990 as prioridades na atuação da vigilância ambiental estão relacionadas abaixo, EXCETO:
R: Estudar o processo de saúde e doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades.
Há muitas maneiras de conceituar epidemiologia e todas elas são "verdadeiras". Importante lembrar sempre em que momento histórico ela foi apresentada. Apresentamos 5 conceitos que podem ser considerados verdadeiros, apenas um é FALSO, assinale:
R: A epidemiologia estuda apenas as doenças epidêmicas e os agravos que podem aumentar o índice de mortalidade em diversos grupos populacionais.
A vigilância sanitária tem como ações básicas:
R: o controle de bens de consumo e da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde.
Há muitas maneiras de conceituar epidemiologia e todas elas são verdadeiras. Importante lembrar sempre em que momento histórico ela foi apresentada. De acordo com ROUQUAYROL, epidemiologia é __________que estuda o processo de saúde e __________em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de __________, controle, erradicação de __________, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.
R: a ciência; doença; prevenção; doenças.
O elemento fundamental para alimentar o sistema de informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) é:
R: Declaração de nascido vivo
Os coeficientes mais utilizados na área da saúde baseiam-se em dados sobre doenças (morbidade) e sobre eventos vitais (nascimentos e mortes). Os coeficientes de morbidade são:
R: coeficiente de prevalência, coeficiente de incidência, coeficiente de letalidade
Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde -SIS como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde.  É necessário existir mais de um sistema de informação para podermos registrar os diversos tipos de dados obtidos. É necessário o conhecimento de todos os passos de cada etapa de um sistema de informações para assegurar a fidedignidade das bases de dados e a sua utilização total. Com base nessas informações, identifique qual  sistema de informação, dos listados abaixo,  está com a classificação ERRADA:
R: SIA - Sistema de Informações Ambientais
Para implementar-se a Gestão de um Sistema de Saúde, conforme previsto na legislação brasileira, são necessárias algumas condições político-institucionais, mínimas, assim como algumas condições técnico-político- administrativas por parte do gestor. São condições técnico-político-administrativas do gestor, EXCETO: (Prefeitura Municipal de Afrânio PE Concurso Público 2010)
R: Ter os instrumentos de gestão do SUS implementados.
Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise:
R: a divulgação e recomendações para a ação
Um sistema de informação em saúde, compatível com as diretrizes do SUS, baseia-se em alguns dos seguintes princípios, EXCETO: (Prefeitura Municipal de Afrânio ¿ PE Concurso Público 2010)
R: Quem produz os dados deve ser gestor do sistema de informação
O Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) é utilizado na avaliação:
R: da estimativa do risco que as crianças nascidas vivas têm de morrer antes de completar um ano de idade.

Continue navegando