Buscar

Intoxicações Animais Peçonhentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Intoxicações
*
*
INTOXICAÇÕES
Intoxicação é o uso de quaisquer drogas em quantidade ou combinação intoleráveis ao organismo. 
A maior parte das ocorrências acontece com substancias como produtos químicos de uso domestico, entorpecentes e medicamentos, além de alimentos deteriorados e gases.
Entre crianças – Produtos de limpeza e ingestão de plantas tóxicas
*
*
A maior parte das intoxicações ocorre por acidente, no entanto, podem acontecer de forma intencional e até criminosa. Acontecem quando há ingestão, injeção, aspiração ou exposição da vítima a um agente nocivo à sua saúde.
Deve ser considerada a hipótese de intoxicação quando a vítima apresentar-se sem razão aparente para estado que se encontra, ou tiver sido encontrada próxima a algum agente que possa justificar a emissão ou contenção de substâncias tóxicas.
*
*
RECONHECIMENTO:
Os sintomas podem demorar a se desenvolver mas, uma vez conhecida ou notificada a intoxicação, as providências devem ser tomadas independentemente do aparecimento deles.
INGESTÃO:
 Sinais ao redor da boca;
 Odor incomum;
 Hálito incomum;
 Deglutição dificultada;
 Dor abdominal;
 Náuseas, vômitos e diarréia;
 Convulsões;
 Alterações de consciência, pulso e/ou respiração.
*
*
CONTATO:
 Sinais e/ou coceira no local;
 Irritação;
 Dor de cabeça;
 Temperatura do local aumentada.
INALAÇÃO:
 Taquipnéia;
 Tosse;
 Broncoespasmo
 Irritação nos olhos;
 Entre outros dependendo do produto.
*
*
*
*
CONDUTAS GERAIS:
1- Priorizar a segurança da cena;
2- Realizar o C- A -B-D;
3- Identificar o produto;
4- Afastar a vítima da substância;
5- Atentar para a segurança da equipe de socorro;
6- Transportar imediatamente para unidade de saúde.
*
*
CONDUTA NO CASO DE INGESTÃO:
1- Não provocar vômito;
2- Não sugerir ingestão de qualquer outro produto;
3- Prevenir o choque.
*
*
*
*
CONDUTA NO CASO DE INALAÇÃO:
1- Remover a vítima para local arejado;
2- Oxigenar a vítima.
CONDUTA NO CASO DE CONTATO:
1- Retirar as partes atingidas da roupa;
2- Lavar o local com água corrente em abundância.
30.
*
*
Olhos
*
*
*
*
ANIMAIS PEÇONHENTOS
Animais que produzem veneno e têm capacidade de inocular substâncias tóxicas produzidas por glândulas especializadas para se defenderem ou para caçarem:
Cobras – escorpiões - aranhas
*
*
ANIMAIS PEÇONHENTOS
RECONHECIMENTO:
 Relato da vítima;
 Pequenas marcas causadas pela picada;
 Dor local intensa;
 Inchaço, hematoma e bolhas no local;
 Queda das pálpebras (cara de bêbado);
 Alterações de cor e volume da urina;
 Distúrbios visuais;
 Dificuldade respiratória;
 Parada respiratória;
*
*
Bothrops é um gênero de serpentes da família Viperidae. Popularmente, as espécies são denominadas de jararacas, cotiaras e urutus. São serpentes peçonhentas, encontradas nas Américas Central e do Sul
O veneno deste gênero apresenta forma ação proteolítica, tipicamente provocando necrose e inchaço que pode comprometer o membro atingido, tontura, náusea, vômitos entre outros sintomas. Em geral, a morte resulta da hipotensão provocada pela hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana. 
*
*
Se a cobra for peçonhenta, ela terá um orifício (fosseta loreal) entre os olhos e a narina.
Cascavel
Jararaca
*
*
À esquerda Coral Verdadeira, à direita a Coral Falsa
Os sintomas são iguais aos do Acidente Botrópico (da Jararaca), descrito acima com dor, inchaço no local, manchas arroxeadas, sangramento pelos orifícios da picada, sangramentos bocal (nas gengivas) e também pela urina. 
Surucucu
*
*
Escorpiões
De todas as cerca de 1.500 espécies de escorpiões no mundo, apenas 20 delas são venenosas. No Brasil, somente os escorpiões com a cor amarela são venenosa e, portanto, é preciso cuidado!
*
*
Os escorpiões têm hábitos noturnos e costumam se esconder durante o dia em lugares escuros, como embaixo de pedras, madeiras, cascas de árvores, buracos, em meio a entulhos, entre outros.
Isso porque são nesses lugares que eles buscam sua comida, que podem ser os cupins, as moscas, os grilos e as baratas, por exemplo. Por isso é importante evitar estes tipos de esconderijos, que podem se tornar criadouros.
Se você encontrar um escorpião em casa, é necessário fazer uma varredura por todos os cantos e ambientes. Claro que isso também vale para indústrias, escritórios e comércios.
*
*
Os principais sintomas de picada de escorpião são dor intensa, vômitos, sudorese (transpiração) e náuseas. Nos casos mais graves, pode haver o aumento de frequência cardíaca, suor excessivo, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão. Frequentemente, as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descoordenados.
Nessas situações é imprescindível encaminhar a pessoa picada para o hospital. Isso é importante porque algumas espécies de escorpiões possuem veneno bastante tóxico, sendo necessário que o hospital administre um antídoto, ou seja, um soro antiescorpiônico adequado.
*
*
 Náuseas e vômitos;
 Convulsões;
 Torpor e inconsciência;
 Choque anafilático;
 Se for possível, o socorrista poderá identificar e capturar o animal agressor, desde que esse procedimento não demande muito tempo; foto;
 Se não conseguir identificar trate como se o animal fosse venenoso.
*
*
CONDUTA:
1- Mantenha a vítima em repouso absoluto - absorção veneno;
2- Lave a ferida com água e sabão;
3- Não se deve amarrar ou fazer torniquete;
4- Não cortar o local da ferida;
5- Não sugar o local da ferida;
6- Não colocar nenhum produto sobre a ferida;
7- Dê bastante líquido para a vítima beber;
8- Remova os anéis, braceletes e outros itens que estejam na extremidade afetada – inchaço e risco de perfusão do membro;
9- Prevenir e/ou tratar o estado de choque;
10-Transporte urgente para o hospital mais próximo ou, caso exista, para o hospital de referência para esse tipo de atendimento.
*
*
O que fazer em caso de picadas por Cobra Venenosa:
– Lavar o local da picada apenas com água, sabão ou soro fisiológico.
– Manter o paciente deitado e o mais calmo possível, porque agitado o sangue se espalha mais rápido e o veneno também.
– Manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele.
– Procurar o serviço médico o mais rápido possível, como sempre frisamos somente médicos podem prescrever um medicamento a uma vitima de qualquer acidente.
– Se possível, levar o animal para identificação (morto ou vivo). Se não for possível filme ou fotografe. A identificação do animal, por uma pessoa capacitada faz com que o soro correto seja aplicado já que cada cobra precisa de um soro diferente.
*
*
O que NÃO fazer  em um atendimento de Primeiros Socorros
– Não faça sucção do veneno, porque isso é mito.
– Não faça torniquete ou garrote.
– Não corte o local da picada.
– Não coloquer folhas, pó de café ou outros contaminantes na ferida.
– Não ofereça bebidas alcoólicas à vítima.
– Não dê qualquer medicamento à vítima.
*
*
Tipos de aranhas peçonhentas
Acidentes causados por aranhas são normais. Nem todas as aranhas são peçonhentas e a gravidade da picada está diretamente associada à intensidade e complexidade da sua peçonha. Veja abaixo os 3 gêneros de aranhas peçonhentas encontradas no Brasil:
*
*
Aranha-marrom (Loxosceles)
Não é agressiva – pica normalmente quando é apertada contra o corpo. É uma aranha que tem tendências noturnas, esconde-se normalmente em caliças, embaixo de madeiras, cascas de árvores, em fendas nas pedras, embaixo de folhas mortas.
Sintomas:A picada é pouco dolorosa. Uma lesão endurecida e escura costuma surgir várias horas após o acidente, podendo evoluir para ferida com necrose de difícil cicatrização. Pode haver mal-estar, cefaléia e febre. Casos graves podem evoluir para um quadro de insuficiência renal aguda. Raramente pode levar à morte.
*
*
Todas as espécies de aranhas
desse gênero são bastante agressivas. Elas se caracterizam por, quando ameaçadas, assumirem posição de defesa erguendo os dois pares de pernas dianteiras e apoiando-se nos dois pares de pernas traseiras, abrindo os ferrões e eriçando os espinhos. São excelentes caçadoras, com atividade noturna. Abrigam-se sob troncos, palmeiras, bromélias e entre folhas de bananeira.
Armadeira (Phoneutria)
*
*
Sintomas: A aranha-armadeira causa dor imediata e intensa, mas felizmente 91% dos acidentes com esse tipo de aranha são considerados leves. Casos mais graves podem apresentar agitação, náuseas, vômitos e diminuição da pressão sanguínea. Muito raramente pode levar à morte.
*
*
Viúva-negra (Latrodectus)
Não é um gênero agressivo e geralmente só pica quando é apertada contra o corpo ou se sentem ameaçadas. Possui atividades noturnas, faz teia irregular em arbustos, gramíneas, cascas de coco, canaletas de chuva, sob pedras.
Sintomas: Após picada, a vítima sente pouca dor local, mas a dor evolui para sensação de queimadura 15 a 60 minutos após a picada. Sua peçonha ataca o sistema nervoso provocando dores musculares muito intensas, suor, náuseas, dor de cabeça, dores abdominais e alterações cardiorrespiratórias. O quadro pode se tornar bastante grave em crianças ou pessoas com maior sensibilidade às toxinas.
*
*
Como prevenir
– Sempre utilize calçados fechados nas atividades de trilhas.
– Evite deixar o calçado dormir do lado de fora da barraca e, se isso for inevitável, não vista ele novamente antes de verificar se há algum animal lá dentro. Bata o calçado no chão de cabeça para baixo para que algum animal que esteja lá dentro saia.
Obs: Calçados são sempre um ótimo esconderijo para aranhas, escorpiões e outros animais. Grande parte dos acidentes com esses animais acontece ao colocar o tênis ou bota onde o animal está alojado.
– Lembre sempre de olhar onde for segurar ou colocar a mão.
– Tenha cuidado ao colocar e tirar os espeques da barraca – folhas secas ao redor deles podem esconder animais.
– Nunca, jamais, deixe a porta da barraca aberta.
– Procure limpar o local onde irá montar a sua barraca, tirando gravetos, folhas mortas, cascas de árvores. As aranhas e outros animais peçonhentos costumam ficar escondidos nesses locais durante o dia para à noite sair para explorar.
*
*
Primeiros socorros
– Lave o local da picada com água e sabão.
– Mantenha a vítima calma para que o veneno não espalhe mais rápido. Deite-a deixando ela o mais confortável possível.
– Tente capturar o animal, tirar uma foto ou memorizar como ele era. Desta forma, quando estiver no hospital, será possível identificar o antiofídico mais correto.
– Mantenha, se possível, a região picada erguida.
– Cubra o local com um pano limpo.
– No caso de acidentes causados por escorpiões, aranha-armadeira e viúva-negra, recomenda-se fazer compressas mornas no local e analgésicos para aliviar a dor.
*
*
O que NÃO fazer  em um atendimento de Primeiros Socorros.
– Não fazer sucção do veneno, porque isso é mito.
– Não dar nada alcoólico, querosene ou fumo para o acidentado.
– Não fazer torniquete, impedindo a circulação do sangue: isso pode causar gangrena ou necrose local.
– Não cortar ou queimar o local da ferida.
– Não fazer aplicação de folhas, pó de café ou terra sobre a ferida, sob o risco de infecção.
*
*
Nota 1: Observação nos acidentes por animais peçonhentos o socorrista não deve perder tempo no local. O transporte da vítima deverá ser feito o mais rápido possível a fim de se iniciar o tratamento com soro específico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando