Buscar

Resumo Micro - T Muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo – Corpo Animal I – Micromorfologia
TECIDO MUSCULAR
- formado por células longas, as fibras musculares ou miócitos.
- Fibras musculares: são células excitáveis que apresentam filamentos citoplasmáticos de actina e miosina, proteínas contrácteis, o que caracteriza a função de contração da fibra gerando o movimento.
TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES:
Fibra muscular estriada esquelética (FMEE): são fibras multinucleadas com seus núcleos periféricos e com estrias transversais em função da organização das proteínas actina e miosina. Quanto à fisiologia, a FMEE apresenta contração voluntária, forte, rápida e descontínua. A fibra muscular estriada esquelética possui uma capacidade limitada de regeneração que ocorre com a participação das células satélites.
Fibra muscular estriada cardíaca (FMEC): apresenta estrias transversais em função da organização das proteínas actina e miosina, apresentando o mesmo padrão de organização da FMEE, são fibras uni ou binucleadas com seus núcleos centrais. Quanto à fisiologia, a FMEC apresenta contração involuntária, forte, rápida e contínua. A fibra muscular cardíaca não se regenera.
Fibra muscular lisa (FML): não apresenta estrias transversais, as proteínas actina e miosina estão dispersas no citoplasma, são fibras uninucleadas com aspecto fusiforme e núcleo central. Quanto à fisiologia, a FML apresenta contração involuntária, fraca e lenta. Obs. As fibras musculares lisas também sintetizam fibras reticulares (colágeno III), fibras elásticas e proteoglicanos. A fibra muscular lisa possui uma resposta mais eficiente para o processo regenerativo, que ocorre por mitose de células viáveis remanescentes.
DISCO INTERCALAR: é o local de união / adesão entre duas fibras. 
SARCÔMERO: unidade funcional do músculo estriado, é formado por duas semi bandas I e uma banda A, isto é, o espaço entre duas linhas Z.
Banda I (isotrópica): é formada somente por actina. No meio da banda I é encontrada uma condensação de proteínas formando a linha Z.
Banda A (anisotrópica): é formada por actina e miosina. No meio da banda A, onde só é encontrado a miosina, aparece a faixa ou banda H.
MUSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO: é formado por um conjunto de fibras musculares estriadas esqueléticas unidas por tecido conjuntivo que participa da vascularização e da agregação das fibras.
Endomísio: capa de tecido conjuntivo frouxo que envolve uma fibra muscular.
Perimísio: capa de tecido conjuntivo denso que envolve um feixe de fibras musculares.
Epimísio: capa de tecido conjuntivo denso que envolve vários feixes de fibras musculares.
O músculo é invervado por fibras motoras e sensitivas.
Placa motora ou junção neuro-muscular: formado por fibras motoras.
Fuso neuro-muscular: formado por fibras sensitivas.
MÚSCULO ESTRIADO CARDÍACO: O músculo estriado cardíaco é encontrado no coração formando o miocárdio, apresenta o mesmo plano de organização do músculo estriado esquelético, exceto pela presença dos discos intercalares que aparecem na união de duas fibras proporcionando uma maior adesão e comunicação entre as mesmas.
MÚSCULO LISO: O músculo liso é formado pela união das fibras musculares lisas, onde as mesmas estão encaixadas umas às outras, entre elas é encontrado uma fina camada de tecido conjuntivo frouxo contendo fibras reticulares.

Continue navegando