Buscar

Estudo de caso Corpo animal I - Larissa Melo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a) Caracterize o tecido conjuntivo do ponto de vista estrutural e funcional. 
O tecido conjuntivo se origina de células mesenquimais, ou seja, aquelas que se formam no mesoderma. Essas células possuem grande quantidade de uma substância intercelular conhecida como substância fundamental amorfa e fibras proteicas, sendo elas reticulares, colágenas e elásticas. 
Esse tecido é fundamental para estabelecer uma conexão entre o epitelial, muscular e nervoso, garantindo um sistema de apoio para que o corpo funcione de forma integrada.
Ele ainda se subdivide em tecido conjuntivo comum e tecido conjuntivo especial, onde o comum pode ser frouxo ou denso do tipo modelado e denso do tipo não modelado.
b) Descreva morfologicamente as células do conjuntivo e mencione suas funções. 
· Fibroblastos: Possui grande substância intracelular e núcleo bem definido com um ou mais nucléolos. Pode possuir forma achatada quando se transforma em fibrócito. São as células mais comuns no tecido conjuntivo propriamente dito. É a principal responsável pela produção de fibras colágenas, reticulares e elásticas.
· Mesenquimais: Geralmente possui seu núcleo disforme e com nucléolo proeminente. São as células de “partida” para a criação das demais células.
· Macrófagos: Possui núcleo indefinido e na sua forma livre pode apresentar coloração avermelhada no citoplasma. Principais responsáveis pela fagocitose ao entrar em contato com corpos estranhos.
· Plasmócitos: Geralmente com citoplasma oval e núcleo de forma esférica. São os principais responsáveis pela ação de anticorpos.
· Mastócitos: Sua principal característica morfológica é possuir grânulos em seu núcleo. Possui sua principal função em liberar heparina e histamina, que atuam, respectivamente, como anticoagulante e vasodilatador.
· Hepatócitos: Os hepatócitos possuem núcleo esférico e pequeno em relação ao citoplasma. Sua principal função é a síntese de proteínas, mas por ser uma célula muito versátil, pode ainda desempenhar outras funções.
c) Quais são os componentes da matriz extracelular do tecido conjuntivo, do que são formados e qual é o papel de cada um deles no tecido? 
A matriz extracelular é formada por substância fundamental amorfa e fibras. 
A substância fundamental amorfa é uma substância gelatinosa formada por água, sais, glicídeos e acido hialurônico. Ela preenche os espaços entre as células e atua como uma barreira protetora.
As fibras, podem ser colágenas, elásticas ou reticulares. As colágenas são compostas por colágeno organizado e é responsável por conferir resistência. Já as elásticas são compostas por elastina e são responsáveis pela elasticidade. E as reticulares possuem colágeno em rede, que nesse formato confere sustentação.
d) Classifique o tecido conjuntivo propriamente dito e mencione a composição, a função e a localização dos diferentes tipos. 
O tecido conjuntivo propriamente dito pode ser comum ou especial. O comum se classifica em frouxo ou denso, sendo que o denso pode ainda ser modelado ou não modelado. Já o especial pode ser mucoso, elástico ou hematopoietico, podendo o último ser do tipo mieloide ou linfoide.
Composição
A composição do tecido comum não possui colágeno no caso de ser frouxo e possui colágeno em fibras paralelas no caso de ser modelado e de forma aleatória no caso de não modelado. Ja na composição do tecido especial, em caso de ser mucoso encontram-se células mesenquimais e fibroblastos. Em caso de ser elástico possui fibras elásticas, fibras colágenas e fibroblastos. Ja no hematopoietico de tipo mieloide possui sua composição constituída por eritrócitos, monócitos, plaquetas e granulócitos e no de tipo linfoide possui sua composição, linfócitos, macrófagos e plasmócitos.
Função
1. Tecido conjuntivo comum
1.1. Frouxo: Flexibilidade, ligação de tecidos, preencher espaços
1.2. Denso: Oferecer resistência e proteção
2. Tecido conjuntivo especial
2.1. Mucoso: Sustenta as células
2.2. Elástico: Elasticidade dos tecidos
2.3. Hematopoietico: Produção de células sanguíneas e linfa
Localização
1. Tecido conjuntivo comum
1.1. Frouxo: Preenchimento de órgãos, como, por exemplo, o figado
1.2. Denso:
 1.2.1. Modelado: Tendões e ligamentos
 1.2.2. Não Modelado: Derme e bainha dos neros
2. Tecido conjuntivo especial
2.1. Mucoso: Medula óssea
2.2. Elástico: Coluna vertebral 
2.3. Hematopoietico
 2.3.1. Mieloide: Interior de alguns ossos
 2.3.2. Linfoide: Baço

Outros materiais