Buscar

20 06 relatorio POLARIDADE (1) (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE- IFF CAMPUS CAMPOS GUARUS
POLARIDADE MOLECULAR E SOLUBILIDADE DE SUBSTÂNCIAS
Pablo Medeiros 
Allana portal
Yasmin Costa
Rafael nóbrega
carol rabello
Campos dos Goytacazes, RJ
2017
RESUMO
O experimento realizado no laboratório de química consistiu em determinar a solubilidade e polaridade das moléculas de água destilada, etanol e hexano. Tal procedimento foi mediado pela observação de fatores influentes, como polaridade, concentração relativa de cada substância e a ação de campo elétrico. A s temperaturas de fusão e ebulição também atuam como indicadores de polaridade. Verificou-se que as substâncias com polos concentrado de cargas, apresentam desvio do fluxo do líquido em análise ao serem atritadas, enquanto as demais se comportaram de maneira a não apresentarem desvio. Os resultados obtidos foram concordantes com a propriedade reportada na literatura visto que constatou-se que semelhantes dissolvem semelhantes. Além disso, a movimentação de elétrons no processo de eletrização corrobora a existência de sua concentração ou não, ou seja, determina sua polaridade.
Palavras-chave: Polaridade. Solubilidade. Concentração.
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE QUADROS
Quadro 1- Procedimento 1 ………………………………………………. 12
Quadro 2- Procedimento 1 ………………………………………………. 13
Quadro 3- Procedimento 2………………………………………………. 13
Quadro 4- Procedimento 3………………………………………………. 13
Quadro 5- Procedimento 4………………………………………………. 14
Quadro 6………………………..…………………………………………. 17
Quadro 7………………………..…………………………………………. 18
LISTA DE TABELAS
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
	ABNT
	Associação Brasileira de Normas Técnicas 
	IBGE
	Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
	IFF
	Instituto Federal Fluminense
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	9
1.1 Objetivos	9
1.2 Desenvolvimento	9
1.3 Reagentes	9
1.4 Materiais, vidrarias e equipamentos	9
1.5 Procedimento experimental	9
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS	12
2.1 Resultados e discussão	12
2.2 Experimento 1- Ação de campo elétrico	12
2.3 Experimento 2- Solubilidade X Polaridade	12
3 CONCLUSÃO	15
BIBLIOGRAFIA	16
ANEXOS	17
INTRODUÇÃO
As concentrações de cargas de nuvem eletrônica em volta de uma molécula é imperativo na caracterização de sua polaridade, dividida em duas classes: apolar e polar. A primeira, distribui a carga eletrônica uniformemente, ou seja, não há concentração. Já a segunda, possui maior concentração de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentração positiva em outro extremo, uma vez que os elementos ligantes possuem uma diferença de eletronegatividade. Esta diferença significa que um dos átomos (o de maior eletronegatividade) atrai os elétrons de nuvem com maior força, o que faz concentrar neste a maior parte das cargas negativas. 
As substâncias polares possuem forças intermoleculares dipolo-dipolo, também chamada de dipolo-permanente, considerada interações fortes, fato que requer maior energia para rompimento da ligação. As apolares por sua vez, apresentam força dipolo-induzido, considerada mais fraca.
“As interações intermoleculares presentes nas moléculas apolares são as dipolo-induzido, mas não ocorrem o tempo todo, a distribuição de elétrons na eletrosfera dessas moléculas é uniforme. Contudo, em algum instante ocorre um acúmulo de cargas positivas e negativa (polos) nas extremidades, é aí que as forças dipolo-induzido aparecem, e como o próprio nome já diz, elas induzem as moléculas vizinhas a também entrarem em desequilíbrio” (FOGAÇA, Jennifer 2017). 
Objetivos
Testar a solubilidade do etanol, hexano e água e a polaridade de suas moléculas, assim também a concentração relativa de cada solvente e observar a ação de um campo elétrico. 
Desenvolvimento
Reagentes
	Água destilada- H2O
	Álcool Etílico Absoluto – 99,8% - P.A. - A.C.S - CH3CH2OH
	Hexano – P.A. - A.C.S - C6H14
	Óleo vegetal comercial
	Cloreto de sódio Cristal – P.A - NaCl
	Naftaleno
	Iodo P.A - I2
Materiais, vidrarias e equipamentos
	3 Buretas de 50mL
	Suporte universal 
	2 Garras metálicas
	3 béqueres de 100mL
	12 tubos de ensaio
	1 suporte para tubos de ensaio
Procedimento experimental
Experimento 1- Ação de um campo elétrico
1.1 Montou-se a bureta de 50 mL com água e colocou sob a mesma um béquer de 100 mL.
1.2. Abriu a torneira da bureta de forma a deixar correr um fio de água mais fino possível (um fio e não gota a gota) de uma altura de aproximadamente 10 cm entre bico da bureta e a boca do béquer.
1.3 Em seguida, atritou uma caneta esferográfica contra o cabelo e a colocou bem próximo do fio de água (sem encostar). O que se observa? (Resposta nos Resultados e discussão – Pág.11 - Experimento1- Procedimento 1)
1.4. Repetiu os itens 1.1 a 1.3 colocando etanol na bureta. O que se observa? (Resposta nos Resultados e discussão – Pág.11 - Experimento1- Procedimento 1)
1.5. Repetiu os itens 1.1 a 1.3 colocando hexano na bureta. O que se observa? (Resposta nos Resultados e discussão – Pág.11 Experimento1 - Procedimento 1)
Experimento 2 – Solubilidade X Polaridade
2.1. Em três tubos de ensaio colocou com auxílio do béquer, até um 1/3 de seu volume de água, etanol e hexano respectivamente.
2.2. Colocou-se em cada um dos 3 tubos algumas gotas de óleo comestível (cerca de 5 gotas).
2.3. Agitou muito bem cada tubo isoladamente.
2.4. Qual(is) o(s) solventes que solubilizaram o óleo?(Resposta nos Resultados e discussão – Pág.12 – Experimento 2 - Procedimento 1)
2.5. Qual(is) o(s) solventes que não solubilizaram o óleo? (Resposta nos Resultados e discussão – Pág.12 – Experimento 2 - Procedimento 1)
2.6. Pode-se concluir que as moléculas de óleo são polares ou apolares? (Resposta nos Resultados e discussão – Pág.12 – Experimento 2 - Procedimento 1)
2.7. Repetiu o item 2.1 ao 2.6 colocando em cada um dos 3 tubos uma pitada de cloreto de sódio (procurou colocar a mesma quantidade nos 3 tubos).
2.8. Repetiu os testes usando o naftaleno. Usou uma pequena quantidade, se usarmos muito naftaleno não conseguiríamos concluir corretamente.
2.9. Repetiu novamente os testes de solubilização, colocando um cristal de I2 no tubo de ensaio contendo água, outro cristal no tubo contendo álcool e um terceiro cristal no tubo contendo hexano.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Resultados e discussão
Experimento 1- Ação de campo elétrico 
Procedimento 1
Foi observado que após deixar a caneta magnetizada com o atrito da mesma com o cabelo, tiveram interferência ou não em três reagentes, quando colocado em forma de um fio fino de líquido com uma altura aproximada de 10 cm, com auxílio de buretas. Foi atestado que a Água e Etanol obtiveram desvios (Polares) mediante a caneta magnetizada, e o Hexano se manteve sem alterações (Apolar). Conforme Quadro 1 a seguir:
Quadro 1- Procedimento 1
	Água
	Polar
	Etanol
	Polar
	Hexano
	Apolar
Fonte : Autoria própria
Experimento 2- Solubilidade X Polaridade
Procedimento 1
Foi colocado em três tubos de ensaio 1/3 do seu volume de Água, Etanol e Hexano. 5 gotas de óleo foram adicionadas nos tubos de ensaio e após agitá-los separadamente, mostrou-se que a Água é imiscível em óleo, ao contrário do Etanol e Hexano, que se mostraram pouco miscível e miscível, respectivamente. Concluiu-se que as moléculas de óleo são apolares. Quadro 2 logo abaixo:
 
Quadro 2- Procedimento 1
	Água
	Imiscível em óleo
	Etanol
	Pouco Miscível em óleo
	Hexano
	Miscível em óleo
  Fonte : Autoria própria
Procedimento 2
Foi colocado em três tubos de ensaio 1/3 do seu volume de Água, Etanol e Hexano. Colocou-se em cada um deles uma pequena quantidade de Cloreto de sódio e após agitá-los separadamente, mostrou-se que a Água é solúvel em Cloreto de sódio, ao contrário do Etanol e Hexano, que se mostraram pouco solúvel e insolúvel, respectivamente. Conforme Quadro 3:
Quadro 3- Procedimento 2
	Água
	Solúvel em Cloreto de Sódio
	Etanol
	Pouco Solúvel em Cloreto de Sódio
	Hexano
	Insolúvel
em Cloreto de Sódio
Fonte : Autoria própria
Procedimento 3
Foi colocado em três tubos de ensaio 1/3 do seu volume de Água, Etanol e Hexano. Colocou-se em cada um deles uma pequena quantidade de Naftaleno e após agitá-los separadamente, mostrou-se que a Água é Insolúvel em Naftaleno, ao contrário do Etanol e Hexano, que se mostraram Solúveis. De acordo com Quadro 4:
Quadro 4- Procedimento 3
	Água
	Insolúvel em Naftaleno
	Etanol
	Solúvel em Naftaleno
	Hexano
	Solúvel em Naftaleno
Fonte : Autoria própria
Procedimento 4 
Foi colocado em três tubos de ensaio 1/3 do seu volume de Água, Etanol e Hexano. Colocou-se em cada um deles um cristal de Iodo e após agitá-los separadamente, mostrou-se que a Água é Insolúvel em Iodo e não muda sua coloração. O Etanol se mostrou pouco Solúvel em Iodo e apresentou uma coloração Amarela. Já o Hexano é Solúvel em Iodo e apresentou uma coloração Roxa. De acordo com Quadro 5 logo abaixo:
Quadro 5- Procedimento 4
	Água
	Insolúvel em Iodo
	Etanol
	Pouco solúvel em Iodo
	Hexano
	Solúvel em Iodo
Fonte : Autoria própria
CONCLUSÃO 
Concluímos através dos experimentos realizados, o comportamento das 
substâncias quando misturadas com outras substâncias, quanto a sua miscibilidade 
e solubilidade. E dessa forma podemos afirmar com as análises apresentadas, que 
moléculas polares somente terão alguma interação quando forem misturadas com 
outras moléculas polares, o mesmo acontecendo com as moléculas apolares, isso 
justifica a teoria de que semelhante dissolve semelhante. 
BIBLIOGRAFIA 
	https://www.novacana.com/etanol/aplicacoes/ - Data de acesso: 15/06/17
	http://www.petrobras.com.br/pt/produtos-e-servicos/produtos/industriais/solvente/ - Data de acesso: 15/06/17
	http://foodsafetybrazil.org/importancia-da-agua-na-industria-de-alimentos/ - Data de acesso: 15/06/17 
	http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVuQAK/interacoes-intermoleculares -
Data de acesso: 15/06/17 
	Ebah- http://www.ebah.com.br/ ; Data de acesso : 16/06/2017 
	BROWN L. THEODORE, LEMAY H. EUGENE, BURSTEN E. BRUCE. Química Ciência Central. 7ª ed. São Paulo – SP. Editora LTC, 2010.
	FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "Tipos de forças intermoleculares";Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/tipos-forcas-ntermoleculares.htm>. Data de acesso 20/06/17. 
ANEXOS 
Questões:
1) As moléculas podem ser classificadas como polares quando apresentam em sua estrutura átomos diferentes, sendo sua eletronegatividade diferente de zero. E a molécula apolar é presente em moléculas de átomos iguais mas também pode ocorrer em átomos diferentes, pode se diferenciá-los através da ‘’regra da nuvem’’, onde a quantidade de pares eletrônicos ao redor do átomo central é diferente a quantidade de átomos iguais ligados ao átomo central.
(1) 
(2)
2)
Quadro 6
	
	Água
	Etanol
	n-hexano
	Fórmula estrutural
	
	
	
	Fórmula molecular
	H2O
	CH3CH2OH
	C6H14
	Polaridade
	Polar
	Polar
	Apolar
	Polos
	O – e H +
	R+ e OH -
	-
Fonte : Autoria própria 
3)
Quadro 7 
	Nomenclatura
	Cloreto de sódio
	Iodo
	Naftaleno
	Fórmula
	NaCl
	I2
	C10H8 
	Polaridade
	Polar
	Apolar
	Apolar
	Polos
	Na + Cl - 
	-
	- 
Fonte : Autoria própria 
4) Aplicações:
Etanol: componente na indústria de bebidas, alimentos;
N-hexano: Extração de óleos vegetais (óleo de soja);
Água: indústria alimentícia(produção de carnes), Chiller (resfriamento de carcaças), higienização.
5) As substâncias químicas iônicas possuem dois polos elétricos, o polo positivo, conhecido também como cátions, e por polos negativos (ânions). Quando a caneta de plástico foi atritada ficou carregada de cargas negativas, e o aproximá-la ao fluxo da água a mesma sofreu um desvio, isso ocorreu porque as moléculas polares sofrem desvios pela ação do campo elétrico, confirmando uma interação intermolecular, a ligação de hidrogênio, presente na molécula de água e de etanol, uma das interações mais fortes. 
	Já o hexano, solvente orgânico, não sofreu nenhum tipo de desvio no fluxo do líquido, o que indica que as moléculas são apolares.
6) A interação química acontece quando as moléculas se atraem ou repelem-se, sem que haja uma quebra, ou formação de novos compostos (reação química). Podendo então ser denominada como interação intermolecular, que está ligada diretamente as propriedades termodinâmica dos líquidos, sólidos e gases. No estado gasoso as moléculas estão em constante movimento e a força de atração entre elas é muito fraca, por isso não nos referimos a esse estado quando tratamos de interações intermoleculares. Para moléculas neutras as interações intermoleculares a serem consideradas são: dispersão de London(dipolo induzido) , interações dipolo - dipolo, e ligação de hidrogênio. 
O dipolo induzido é uma das interações mais fracas, ocorre nas moléculas apolares, em moléculas polares as interações são mais fortes, pois os dipolos são permanentes. E a ligação mais forte entre todas é a ligação de hidrogênio, devido à diferença de eletronegatividade, entre o hidrogênio e oxigênio (BROWN,2010).
_____________________________________________
ALLANA PORTAL
_____________________________________________
YASMIN COSTA
_____________________________________________
RAFAEL NÓBREGA
_____________________________________________
PABLO MEDEIROS
_____________________________________________
CAROL RABELLO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais