Buscar

Relatorio Padronização de soluções 01 08

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE- IFF CAMPUS CAMPOS GUARUS
Padronização de soluções
Pablo Medeiros 
Allana portal
Yasmin Costa
Rafael nóbrega
carol rabello
Campos dos Goytacazes, RJ
2017
RESUMO
	A partir dos conhecimentos adquiridos na aula anterior, sobre preparo de soluções, calculo estequiométrico, além de concentração comum e molar, foi possível realizar a padronização da solução de KOH (hidróxido de potássio) 0,1 M contra uma solução padrão, no caso sendo esta de Ácido clorídrico 0,1 M, utilizando um indicador ácido base, podendo-se então calcular o fator de correção, da futura solução padrão.
Palavras-chave: Concentração. Padronização. Solução.
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE QUADROS
LISTA DE TABELAS
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
	ABNT
	Associação Brasileira de Normas Técnicas 
	IBGE
	Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
	IFF
	Instituto Federal Fluminense
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	9
1.1 Objetivos	9
1.2 Desenvolvimento	9
1.3 Reagentes	9
1.4 Materiais, vidrarias e equipamentos	9
1.5 Procedimento experimental	10
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS	11
2.1 Resultados e discussão	11
2.2 Procedimento	11
3 CONCLUSÃO	12
BIBLIOGRAFIA	13
INTRODUÇÃO
A padronização de soluções busca determinar a concentração exata, já que ao prepararmos uma solução o soluto pode apresentar impurezas, ser higroscópico, pode ocorrer erro de pesagem e erro de paralaxe.
	Para padronizar as soluções são necessárias substâncias chamadas padrões primários. Para que ela seja considerada de padrão primário ela deve ser um composto estável, não sendo portanto higroscópica, oxidável, e nem estar sujeito a carbonatação, ser sólido e não sublimar, de fácil obtenção, purificação, dessecação e conservação. Sendo assim, a massa pesada desse padrão primário deve estar o mais próximo possível da exatidão.
Por meio de titulação é possível determinar a quantidade de uma substância de uma solução confrontando com uma substância de concentração e natureza conhecida, geralmente, uma solução obtida a partir de um padrão primário. Este último recebe o nome de titulante, enquanto a solução a qual será determinada a concentração recebe o nome de titulado.
Um método para identificação do titulante e titulado é o colorímetro. O processo se dá por meio da adição de um indicador ácido base, que mudará de cor ao atingir o ponto de equivalência. No caso da fenolftaleína, ela fica incolor em meio ácido e rosa em meio alcalino.
Objetivos
Calcular o volume da base necessário para neutralizar o ácido clorídrico. E através do cálculo da concentração real, calcular o fator de correção da solução
Desenvolvimento
Reagentes 
	Solução de HCl
	Solução de KOH 0,1M
	Solução alcoólica de Fenolftaleína 
Materiais, vidrarias e equipamentos
	1 Bureta graduada de 50mL
	Suporte universal 
	2 Garras metálicas
	3 Erlemeyer de 250mL
	1 Pipeta volumétrica 25mL
	1 pera de sucção
	1 Bequer de 50mL
	1 Bequer de 250mL
Procedimento experimental
Foi montado o suporte universal com as garras, antes de colocar a bureta foi feita a lavagem química da bureta com a solução de KOH colocada no béquer de 50 ml e transferido para a bureta deixando na horizontal passando a solução por todo corpo da vidraria.
Após a lavagem química, foi colocada a bureta no suporte universal, e com auxílio do béquer foi colocada a solução de KOH na bureta e feito o preenchimento da vidraria. Depois de preenchida e retirado todo ar, foi zerada observando o menisco. 
Após foi feita a pipetagem de HCL com uma pipeta volumétrica e uma pera de sucção, foi colocada a solução pipetada em um erlenmeyer de 250ml, e colocada 05gotas de uma solução de fenolftaleína.
Depois desses procedimentos deu-se inicio ao procedimento de titulação abrindo bem lentamente a bureta iniciando o gotejamento da solução de KOH dentro do erlenmeyer agitando sempre até atingir o ponto de viragem da solução identificada pela cor rosa bem clara apresentada pela solução.
O primeiro ponto de viragem da solução deu-se com 24,8L de KOH dentro da mistura de ácido com a fenolftaleína. Foi repetida a titulação três vezes sendo descartada uma delas. Nas duas titulações a quantidade de KOH foi a mesma.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Resultados e discussão
Procedimento 
KOH + HCl --->  KCl + H2O
0,1x0,937x0,025=Mb
Mb= 0,0937
Fc=Cr/Cd (1)
Fc= 0,0937/0,1
Fc= 0,937
Os valores das três repetições foram muito próximos e não houve alteração nos resultados já mostrados acima.
CONCLUSÃO 
Observou-se como a técnica de titulação é utilizada para quantificar uma substância, ou seja, determinar sua concentração molar, desde que tenha-se conhecimento exato da molaridade de uma outra substância. No início o pH não varia muito,essa é a zona de tampão. Um tampão é quando pode-se adicionar base (ou ácido, dependendo do tampão), e não há variação significativa no pH. Se continuar adicionando a base, eventualmente esse pH vai aumentar aos poucos, até chegar ao ponto de equivalência, em que a quantidade de íons OH- é igual à quantidade de íons H+, na faixa de pH 7. A partir desse ponto, o KOH passa a estar em maior quantidade que o HCl. O Erlenmeyer se torna rosa porque, nesse caso, o indicador fenoftaleína foi adicionado para indicar quando o KOH parasse de consumir o HCl, indicando assim o fim da reação.
A molaridade do Hidróxido de Potássio (KOH) deveria ser 0,1M, mas achou-se o valor de 0,094M, pois neste experimento utilizou-se reagentes já manipulados anteriormente. Outras maneiras podem ser usadas também: quantificando ácidos fracos, bases fracas, por oxirredução, precipitação, etc. O que muda nesses casos são o tipo de indicador utilizado, a estequiometria da reação, e como é realizada a conta. 
Portanto, ao realizar-se um experimento em que desejar-se descobrir valores exatos de determinada incógnita, deve-se atentar para escolher equipamentos e reagentes que forneça-nos medidas precisas e exatas.
BIBLIOGRAFIA 
	http://quimicaleandropeter.blogspot.com.br/2012/05/preparo-de-solucoes.html – Data de acesso: 27/07/2017
	BOONE, Chael; et al. Preparação, padronização e diluição de soluções. Disponível em <http://pitagoras.unicamp.br/~teleduc/cursos/diretorio/tmp/2604/portfolio/item/23/PREPARA%C7%C3O%20,%20PADRONIZA%C7%C3O%20E%20DILUI%C7%C3O%20DE%20SOLU%C7%D5ES.pdf>. 	Data de acesso: 31/07/2017
_____________________________________________
ALLANA PORTAL
_____________________________________________
YASMIN COSTA
_____________________________________________
RAFAEL NÓBREGA
_____________________________________________
PABLO MEDEIROS
_____________________________________________
CAROL RABELLO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando