Buscar

trabalho de artes

Prévia do material em texto

ITALIA
*A arte barroca
A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, num período muito importante da história da civilização ocidental, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da idade moderna.
A arte barroca: origens e características gerais
A arte barroca originou-se na itália, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa, e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
A pintura barroca na Itália
De modo geral, as características da pintura barroca podem ser resumidas em alguns pontos principais. O primeiro é a disposição dos elementos dos quadros, que sempre forma uma composição em diagonal.
A escultura barroca
Havia nas esculturas renascentistas um equilíbrio entre os aspectos intelectuais e emocionais. Já nas obras barrocas, esse equilíbrio desaparece, dando lugar à exaltação de dos sentimentos.
Arquitetura Barroca
A arquitetura do século XVII realizou-se principalmente nos palácios e nas igrejas. A igreja católica queria proclamar o triunfo de sua fé por isso, realizou obras que impressonam pelo seu explendor.
O Barroco na Italia
O barroco italiano foi um estilo artístico e arquitetônico que vigorou na Itália do século XVI até o século XVIII.
Os artistas de Roma inauguraram o estilo barroco, que depois se expandiu para o resto da Europa. Nessa época, foram fundadas academias de arte para ensinar aos artistas as técnicas desenvolvidas na Renascença.
O Barroco divergia do Renascimento, colocando a ênfase na emoção e não na racionalidade, no dinâmico e não no estático, como se os artistas barrocos pegassem as figuras da Renascença e as pusessem num redemoinho.
ROMA
Artistas chamados de barrocos acorreram à Roma, vindos de toda a Europa, para estudar as obras primas da antiguidade clássica e da Alta Renascença. Voltando à terra de origem, acrescentaram às suas obras as particularidades culturais de cada região.
As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuraram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista.
Possui arquitetura dinâmica. O barroco não renega as formas clássicas – colunas, arcos, frontões, frisos – mas transforma-os de uma maneira fantasiosa e subjetiva.
O barroco amava o movimento, a curvatura das fachadas tornou-se num dos motivos característicos da arquitetura desse período.
Outro aspecto peculiar da arte barroca é a importância do uso da luz. Para a arquitetura barroca, a luz é um elemento fundamental. Os fortes contrastes entre partes vivamente iluminadas e partes quase na escuridão, são típicos dos edifícios da época e contribuem para dar dramaticidade à atmosfera.
O Barroco Frances
O barroco foi muito mais que uma simples expressão artística, foi um movimento cultural, que durante dois séculos, estimulou uma nova linha de pensamento, traduzindo avanços em diversas áreas do conhecimento, da filosofia a física, numa intrínseca afuencia cultural que alargou os horizontes da mentalidade.
O barroco frances conciliou as artes barrocas do seu tempo com as ordens e proporcoes classicas, desenvolvendo uma harmonia propria intimamente ligada ao humanismo.
A economia foi reavida pelos circuitos internacionais por praticas financeiras mais complexas, financiando o florescimento das artes e implementando e fortalecendo politicas Absolutistas.
Pariz, e principalmente Versalhes foram os grandes centros de identificaçao do Barroco Frances. O palacio de versalhes nao so pela sua qualidade artistica, ou tambem, pelas suas imensas dimençoes arquitetorias delineou a grandiosidade e a arte Barroca na Franca

Continue navegando