Buscar

ARTE AFRICANA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARTE AFRICANA: SUA INFLUÊNCIA SOBRE A ARTE E CULTURA BRASILEIRA
1
A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.
2
OS ESCRAVOS AFRICANOS TRAZIDOS PARA O BRASIL PELOS PORTUGUESES DURANTE OS PERÍODOS COLONIAL E IMPERIAL FORAM RESPONSÁVEIS POR INTRODUZIR A ARTE AFRICANA EM NOSSA CULTURA.
3
EM MUITOS CASOS , OS ELEMENTOS ARTÍSTICOS AFRICANOS FUNDIRAM-SE COM OS INDÍGENAS E PORTUGUESES GERANDO NOVOS COMPONENTES ARTÍSTICOS ENRIQUECENDO A ARTE AFRO-BRASILEIRA.
4
5
NA TENTATIVA DE CARACTERIZAR OS NEGROS, OS EUROPEUS PROMOVERAM UMA GRANDE MISTURA QUE RESULTOU NAS CHAMADAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS, COMO UMBANDA E O CANDOMBLÉ.
6
A ARTE AFRO-BRASILEIRA SÓ PASSOU A SER VALORIZADA COMO EXPRESSÃO DA BRASILIDADE A PARTIR DO MOVIMENTO MODERNISTA DOS ANOS 1920. NESTE PERÍODO, VÁRIOS ARTISTAS BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS DE ORIGEM NEGRA SE DESTACARAM PELA PRODUÇÃO DE SUAS OBRAS.
7
A PRINCIPAL FUNÇÃO DA ARTE AFRICANA FOI A DE PRODUZIR VALORES EMOCIONAIS PARA AS COMUNIDADES ÀS QUAIS PERTENCEU E QUE POSSUÍAM UM SABER CULTURAL JÁ ESTABELECIDO. ACOMPANHAVA ASSIM, A VIDA COTIDIANA DA COMUNIDADE, PARTICIPANDO DE TODOS OS RITUAIS DA VIDA DOMÉSTICA. 
8
MESMO SUJEITA A INFLUÊNCIAS, AGREGAÇÕES E IMPOSIÇÕES ESTAS MUTAÇÕES FORAM IMPORTANTES PARA QUE COM O TEMPO A ARTE AFRO-BRASILEIRA ADQUIRISSE SUA INDIVIDUALIDADE.
9
10
11
12
13
A máscara transforma o corpo do bailarino que conserva sua individualidade e, servindo-se dele como se fosse um suporte vivo e animado, encarna a outro ser; gênio, animal mítico que é representando assim momentaneamente. Uma máscara é um ser que protege quem a carrega. Está destinada a captar a força vital que escapa de um ser humano ou de um animal, no momento de sua morte. A energia captada na máscara é controlada e posteriormente redistribuída em benefício da coletividade. Como exemplo dessas máscaras destacamos as Epa e as Gueledeé ou Gelede
14
Esculturas
A escultura em madeira é a fabricação de múltiplas figuras que servem de atributo às divindades, podendo ser cabeças de animais, figuras alusivas a acontecimentos, fatos circunstanciais pessoais que o homem coloca frente às forças. Existem também objetos que denotam poder, como insígnias, espadas e lanças com ricas esculturas em madeira recoberta por lâminas de ouro sempre denotando um motivo alusivo à figura dos dignitários. Os utensílios de uso cotidiano, portas e portais para suas casas, cadeiras e utensílios diversos sempre repetindo os mesmo desenhos estilísticos.
15
TECELAGEM
16
Os tecidos são lisos ou estampados, os bordados são rebordados com linhas e com pedras de vidro. Confeccionam roupas longas e gorros. A inventividade do bordado com pedras de vidro está muito espalhada nas populações da República da Nigéria. Os suportes para abanos, crinas e rabos de animais, também decoram com pedras de vidro, canudilhos e cauris.
O tear horizontal, permitiu a confecção variada de tiras que posteriormente se juntam para formar tecidos maiores. Deste tipo de confecção o mais característico é o chamado Kente, entre os Ashanti. Ainda entre estes tecidos está o estampado chamado Denkira, com figuras diferentes que se combinam para estruturar um desenho ou determinar um motivo fundamental. Os desenhos são imersos em uma tintura vegetal e impressos em tecido branco estendido em uma almofada.
O Alaká africano, conhecido como pano da costa no Brasil é produzido por tecelãs do terreiro de Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá em Salvador, no espaço chamado de Casa do Alaká.
17
HEITOR DOS PRAZERES
18
HEITOR DOS PRAZERES
19
MESTRE DIDI
20
21
22
JOSE DE DOME
23
JOSE DE DOME
24
ANTONIO BANDEIRA: CIDADE ILUMINADA
25
ANTONIO BANDEIRA: AUTO RETRATO
26

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais