Buscar

AÇAO DE CONSIGNACAO LVXJOSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DO TRABALHO DA __ VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE CIDADE – ESTADO.
CONSIGNANTE: EMPRESA LV
CONSIGNADO: JOSÉ
A EMPRESA LV, pessoa jurídica de direito privado, tendo a sua sede na Rua (nome), (número), Bairro (nome) – Cidade (nome), Estado (nome) – CEP (número), portadora do CNPJ sob o(número), qualificada como CONSIGNANTE, vem através de seu advogado com procuração inclusa, com escritório na Rua (nome), (numero), Bairro (nome), Cidade (nome), Estado (nome), onde receberá ulteriores intimações, perante V. Ex.ª, propor a presente AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO, em face de JOSÉ (SOBRENOME), (nacionalidade), recepcionista, (estado civil),endereço eletrônico (email) portador da carteira de identidade (número – órgão emissor), inscrito no CPF (número), residente e domiciliado na Rua (nome), (número), bairro (nome), cidade (nome), estado (nome), CEP (numero), o que faz com base nas razões de fato e de direito a seguir deduzida.
DOS FATOS E DO DIREITO
O CONSIGNADO foi admitido pela empresa CONSIGNANTE no dia 11/05/2015, ocupando o cargo de recepcionista, com salário mensal de R$1.200,00 (Um Mil e Duzentos). Em 19/06/2016, afastou-se de suas atividades laborais, em razão da concessão de benefício previdenciário de auxílio-doença, tendo seu benefício cessado em 20/07/2016, data em que deveria retornar ao trabalho.
 	Ocorre que passados 10 (dez) dias o consignado não retornou ao trabalho o que levou a Consignante a convocá-lo por meio de notificação, recebida por José mediante aviso de recebimento, porém o mesmo não respondeu a notificação. Completados os 30 (trinta) dias de faltas, a Empresa LV expediu edital de convocação publicado em jornal de grande circulação, contudo, José não retornou ao trabalho.
Salienta-se o artigo 482, alínea I, da Consolidação das Leis Trabalhistas. Vejamos: 
 Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
a) ato de improbidade;
b) incontinência de conduta ou mau procedimento;
c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço;
d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena;
e) desídia no desempenho das respectivas funções;
f) embriaguez habitual ou em serviço;
g) violação de segredo da empresa;
h) ato de indisciplina ou de insubordinação;
i) abandono de emprego;
j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
k) ato lesivo da honra e boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
l) prática constante de jogos de azar.
§ único - Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado, a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional.
No mesmo entendimento temos a Súmula 32 do TST, in verbis:
Súmula nº 32 do TST
ABANDONO DE EMPREGO (nova redação) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e  21.11.2003
Presume-se o abandono de emprego se o trabalhador não retornar ao serviço no prazo de 30 (trinta) dias após a cessação do benefício previdenciário nem justificar o motivo de não o fazer
Fica claro a insistência por parte da Reclamante em manter contato com o Reclamado, prevalecendo o intuito da boa-fé nos atos obrigacionais, tendo a mesma se utilizado das medidas legais e cabíveis, segue comprovações acostada nos autos.
Desta feita, combinando as disposições do diploma do direito material acima elencado e no que dispõe nos Art. 539 e SS do nosso Código de Processo Civil, conclui-se pela total pertinência, e procedência da presente Ação de Consignação, para o fim de efetuar o pagamento das verbas trabalhistas discriminados no incluso Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, mediante deposito judicial.
 
DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer digne-se Vossa Excelência, nos termos do artigo 335, IV do Código Civil Brasileiro, autorize a abertura de conta judicial a fim de que o Consignante possa efetivar o depósito das verbas rescisórias em favor do Consignado e, em seguida, ordene a notificação deste no endereço informado inicialmente, sob as penas da lei, com o fito de levantarem o depósito ou oferecerem resposta.
 
Requer ainda que seja a presente ação julgada procedente em seu todo visando extinguir a obrigação do ora Consignante, pelo que se pede a providência a fim de evitar a penalidade estabelecida no artigo 477 da legislação consolidada, sendo por isto emitida certidão de cumprimento e extinção da obrigação.
Protesto pela a produção de todos os meios de prova admitidos em direito, na amplitude do art. 332, do CPC, em especial às de caráter documental, testemunhal e depoimento pessoal do representante legal do CONSIGNADO.
DO VALOR DA CAUSA
Atribui-se à causa o valor de R$ (...........).
Nestes Termos,
Pede deferimento.
Local/Data
ADVOGADO – OAB

Outros materiais