Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA DE ÉTICA, CULTURA E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ideia de governo surgiu na Grécia Antiga, nela o povo se juntava e votava nos seus ideais. Mesmo assim, não era a maioria do povo que tinha o direito de participar. Com isso, Rousseau dizia que nunca existiu uma Democracia pura. Nos dias atuais, todos tem o direito de votar, mas muitas vezes os governantes do povo não concedem a vontade do povo nas decisões, como deveria ser na teoria, algumas vezes decisões que prejudicam a sociedade.
Rousseau tem algumas participações na política, em suas obras o filosofo fala muito sobre a corrupção, Rousseau diz que “O homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe” e diz que “A corrupção humana é um fato”. Mas como a sociedade se tornou marcada sem virtudes, com personalidade corrupta? Estas são questões de ética, corruptos não são só os políticos que estão roubando da sociedade, são também pessoas que roubam coisas fúteis ou tentando levar vantagem em tudo.
Rousseau também diz que a soberania pertence ao povo, que o povo deve transferir suas vontades ao governante. Atualmente a população brasileira pouco se mobiliza perante manifestações, passeatas, audiências e consultas públicas com objetivos políticos, existem mais participações virtualmente, por internet. Por isso, devemos participar mais das políticas públicas, exigir nossos direitos perante o governo, conscientizar as pessoas sobre nossos deveres e como a participação política virtualmente é maior, fazer campanhas e incentivar as pessoas para maior participação da sociedade.
Chauí dizia que “Somente na Cidade boa e justa os homens poderiam ser bons e justos; e somente homens bons e justos são capazes de instituir uma Cidade boa e justa.”. Isso se resume nos dias atuais, em que o governo espelha a sociedade em suas ações tal como a sociedade se espelha no governo. Um problema encontrado na política é a forma como a sociedade discute por partidos políticos, não precisamos nos filiar em apoio a um partido só, enquanto brigamos por partidos políticos, esquecemos os principais problemas no País. Nós estamos em uma causa única, combater a corrupção.
Para Platão uma cidade injusta é aquela em que o governo está nas mãos dos grandes proprietários, onde os interesses políticos serão voltados por interesses econômicos e muitas vezes pessoais, para ele, apenas os filósofos poderiam governar, pois assim, teriam cidades mais justas, éticas e morais, onde se estabeleça a igualdade entre todos. Essa é a grande realidade no Brasil nos dias de hoje, está governado por grandes empresários e políticos que visam lucros pessoais, onde a sociedade sofre sem educação, saúde e segurança.

Outros materiais