Buscar

resumo anatomia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEDC CAMPUS XII Enfermagem 1º Semestre
Disciplina: Anatomia Humana
Docente: Mauro Ribeiro
Discente: Ana Paula Barbosa e Iara Ferreira
RESUMO – SISTEMA DIGESTIVO
O sistema digestivo ou trato gastrointestinal, é um tubo que se estende da boca até o ânus, contém cerca de 9 m de comprimento. Essencial pois nele é onde entra e é digerido todos os alimentos. É composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, e ainda os orgãos acessórios, glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Boca 
Boca ou cavidade oral é onde se inicia a degradação do alimento, os dentes trituram, as glândulas salivares humidecem e voluntariamente se inicia o processo de deglutição.
Faringe
A faringe é um tubo de contração involuntária que se estende da boca ao esôfago, e é onde o bolo alimentar passa até chegar ao esôfago
Esôfago
O esôfago fica entre a faringe e o estômago, mede aproximadamente 25cm. É um tubo fibro-músculo-mucoso, localizado na porção posterior a traqueia, atravessa o diafragma pelo hiato esofágico.
Estômago
O estômago é uma espécie de “bolsa” onde começa a digestão com processos químicos e mecânicos, misturando o alimento com o suco gástrico. É dividido em quatro regiões, cárdia, fundo, corpo e parte pilórica. Também apresenta duas curvas uma côncava e uma convexa. A abertura do esôfago no estômago é chamada de óstio cárdico e a abertura entre o estomago e o duodeno é chamada de esfíncter pilórico.
Intestino delgado
Possui cerca de 6m, e é onde ocorre a maior parte da digestão e maior absorção dos nutrientes. É dividido em duodeno, jejuno e ílio. As paredes do intestino delgada tem pregas circulares, pregas essas que possuem vilosidades intestinais. Tem vários tipos de células epiteliais, as que secretam muco, as que secretam sucos e as absorventes.
Intestino grosso
Tem cerca de 1,5m, vai do final do intestino delgado até o ânus, é o local onde ocorre menor digestão, e ocorre absorção de água e sais. Determina a consistência do bolo fecal. É dividido em ceco, colo ascendente, colo transverso, colo descendente, colo sigmoide e reto.
SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático está anatomicamente e funcionalmente ligado ao sistema cardiovascular. O líquido intersticial que vai ao tecido retornam pelo sistema linfático para a prevenção de edemas e retirada de toxinas. Conjunto de órgãos linfoides, linfonodos, ductos, tecidos, capilares e vasos linfáticos que produzem e transportam o linfa (nome do líquido intersticial assim que entra no sistema linfático) dos tecidos para o sistema circulatório e é composto por vários vasos linfáticos, que são parecidos com veias e se distribuem pelo corpo retirando o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea. Tem circulação lenta 3L de linfa em 24h.
Linfa 
É parecido com o sangue, por conter água, proteínas plasmáticas e eletrólitos. Difere do sangue por não ter células sanguíneas. 
Linfonodos
São grupos de pequenas “bolinhas” encontradas em várias partes do corpo, como axilas, virilhas e pescoço. É lá que acontece a filtração do linfa prevenindo a ação de agentes infecciosos. 
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Sistema respiratório ou trato respiratório é a forma de trocar gases atmosféricos com o organismo, garantindo os níveis desejáveis de oxigênio na corrente sanguínea para um bom funcionamento geral dos órgãos principalmente os vitais. É composto por nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.
Nariz
É dividido na parte exterior, nariz, e parte interior cavidade nasal. Responsável por respirar e expirar o ar, filtrar e umidificar, olfato e eliminação de secreção dos seios paranasais e dos ductos lacrimonasais. O nariz contém dois orifícios separados por um septo e e pelos para filtração. As mucosas ficam na parte mais interior e mucosas olfativas e mucosa inervada para o aquecimento.
Faringe 
Faz parte tanto do sistema respiratório quanto do digestório, é subdividido em três partes, laringofaringe, orofaringe e nasofaringe.
Laringe
A laringe conecta a faringe com a traqueia, é nela que é produzida a voz, impede a entrada de alimentos ou qualquer outra coisa que não seja no trato respiratório e o principal a passagem do ar. Ela é uma estrutura triangular constituída principalmente de cartilagens, músculos e ligamentos. Há nove tipos de cartilagens, a epiglótica, a tireóidea, a cricóide, as aritenoides, as cuneiformes e as corniculadas.
Traqueia
A traqueia é um tubo formado por anéis em forma de “c” que vai da laringe aos brônquios. É forrada por mucosa, onde abundam glândulas, e o epitélio é ciliado, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos. 
Brônquios
Os brônquios ligam a traqueia aos pulmões, sendo eles brônquios direito e esquerdo respectivamente. Cada brônquio forma os brônquios lombares e segmentares. Também tem a arvore bronquial que é a ramificação de cada brônquio. Assim como a traqueia os brônquios são formados por anéis de cartilagem.
Pleura
A pleura é uma membrana de camada dupla que reveste os pulmões. Ela é subdividida em pleura visceral que é a camada mais externa e pleura parietal que fica mais externamente, entre elas há uma cavidade pleural na qual tem uma pequena quantidade de líquido reduzindo o atrito permitindo que as camadas deslizem uma sob a outra.
Pulmões
São dois órgãos situados na cavidade torácica entre a clavícula e o diafragma, e que se expandem durante a inspiração e murcha na expiração, é também onde ocorre a troca gasosa do ar com o sangue. Cada pulmão tem uma forma que lembra uma pirâmide com um ápice, uma base, três margens e três faces. 
O pulmão direito é dividido por uma fissura oblíqua em três regiões lobo superior, mediando e inferior. O pulmão esquerdo contém somente duas regiões o lobo superior e o inferior.
TRAJETO DO VASOS SANGUINEOS 
Os vasos sanguíneos compõem vários de tubos que levam sangue do coração em direção aos tecidos do corpo e vice-versa. São divididos em sistema arterial e sistema venoso. Os vasos arteriais saem do coração e se ramificam até os capilares. Os vasos venosos saem dos tecidos e órgãos e se ramificam até chegar ao coração.
Sistema arterial
O sistema arterial é de grande importância por que é ele quem tem a função de levar nutrientes e oxigênio aos tecidos, as artérias parte do oração até o seu destino final. Os vasos desse sistema são lisos, mais espessos para suportarem grandes pressões. 
As artérias de maior importância são:
-Artéria aorta:
Ela se ramifica formando as artérias do arco da aorta são elas o tronco braquiocefálico arterial, Artéria carótida comum esquerda, artéria subclávia esquerda. O troco braquiocefálico forma mais duas artérias a carótida comum direita e a subclávia direita. Elas se distribuem em MMSS, cabeça e pescoço.
-Artéria carótida externa: 
Irriga pescoço e face. Seus ramos colaterais são: artéria tireoide superior, artéria lingual, artéria facial, artéria occipital, artéria auricular posterior e artéria faríngea ascendente. E os terminais são: artéria temporal e artéria maxilar.
-Artéias pulmonares;
-Artéria coronária esquerda e direita.
Anexo com as demais artérias.
Sistema venoso
O sistema venoso consiste em levar todo o sangue desoxigenado do corpo para ser reoxigenado.
As principais veias são: veia jugular externa, veia auxiliar, veia cava inferior, veia renal, veia mesentérica superior e inferior, veia safena acessória, veia safena magna, veia tibial, arco venoso dorsal, veia cava superior, veias gástricas, veia jugular interna, veia afálica, veia basílica, veia femoral, veia ilíaca externa, veia ilíaca interna, veia ilíaca comum, veia poplítea, veia ulnar, veias pulmonares, veia radial, veias profundas, veias superficiais
Anexo segue as veias
Referências
SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
6. SPENCE, A.P. ANATOMIAHUMAN A BÁSICA, 2ED, MANOLE, 1991.

Continue navegando