Buscar

ÉTICA NA SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A virtude ética é uma teoria que se foca mais no caráter do que nas ações e que está mais interessada na questão de saber quais as ações que estão corretas e quais as que estão erradas e a Ética da Virtude pensa assim sobre as diversas formas de trabalhar a referida questão. A Ética da Virtude pensa assim sobre o género de pessoa que deveremos ser, que ações deveremos tomar, quais as qualidades que tornam a vida boa e quais os vícios e qualidades negativas que devemos evitar. A respeito dos conceitos de ética, moral e virtude, é correto afirmar:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Compete à moral chegar, por meio de investigações científicas, à explicação de determinadas realidades sociais, ou seja, ela investiga o sentido que o homem dá a suas ações para ser verdadeiramente feliz.
	
	
	Etimologicamente, a palavra moral deriva do grego mos e significa comportamento, modo de ser, caráter.
	
	
	A vida ética realiza-se no modo de viver daqueles indíviduos que não mantêm relações interpessoais.
	
	
	A moral é influenciada por vários fatores como, sociais e históricos; todavia, não há diferença entre os conceitos morais de um grupo para outro
	
	
	Virtude que significa uma qualidade própria da natureza humana; significa, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente.
	
	
		2.
		Em relação à ética, na época medieval, a religião garante:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	O bem estar dos padres
	
	
	Penitências e punições
	
	
	Facilidade de encontros
	
	
	Unidade social
	
	
	Um pensamento de abertura
	
	
		3.
		A bioética, da maneira como ela se apresenta hoje, trata-se de uma prática racional muito específica que põe em movimento, ao mesmo tempo, um saber, uma experiência e uma competência normativa, em um contexto particular do agir que é definido pelo prefixo "bio". Poderíamos caracteriza-la melhor dizendo que é uma instância de juízo, mas precisando que se trata de um juízo prático, que atua em circunstâncias concretas e ao qual se atribui uma finalidade prática através de várias formas de institucionalização. Marque a opção correta sobrea pesquisa em bioética.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	A bioética tem uma tríplice função, reconhecida acadêmica e socialmente: descritiva, consistente em descrever e não analisar os conflitos com a vida; normativa com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados aprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos.
	
	
	Quando pensamos em proteção e/ou prevenção de riscos em pesquisas com seres humanos, em geral, consideramos prioritariamente os sujeitos da pesquisa e os pesquisadores não são expostos a riscos e não precisam de proteção.
	
	
	A bioética é o conjunto de conceitos, argumentos e normas que não valorizam e justificam eticamente os atos humanos que não podem ter efeitos irreversíveis sobre os fenômenos vitais.
	
	
	O primeiro documento brasileiro a tratar das questões éticas sobre pesquisas em seres humanos foi elaborado em 2011.
	
	
	Na Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que regulamentava o credenciamento de centros de pesquisa e recomendava a criação de comitês de ética nas instituições de saúde (CEP's). Estes comitês multidisciplinares têm com função analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento, bem como fomentar a discussão sobre Bioética.
	
	
		4.
		Assinale a alternativa correta em relação aos princípios da Bioética.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Não-maleficência, autonomia e injustiça
	
	
	Beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça
	
	
	Autonomia e injustiça
	
	
	Beneficência, não-maleficência, autonomia e injustiça
	
	
	Benevolência, injustiça e autonomia
	
	
		5.
		Dr. Alberto se recusou a fazer parte de uma pesquisa no Hospital Geral onde trabalha alegando o ¿Princípio da Precaução¿. O que realmente ele quis dizer alegando este princípio é:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Que, por ser religioso, não poderia atuar aos sábados e domingos por precaução.
	
	
	Que temia pela existência de um risco na pesquisa mesmo que não soubesse exatamente qual era. Ou seja, temia um risco desconhecido.
	
	
	Não estava sendo devidamente remunerado para isto.
	
	
	Que desconhecia todos os voluntários e temia encontrar alguns amigos na pesquisa.
	
	
	Que não estava disponível fora do horário de trabalho para as reuniões.
	
	
		6.
		Quanto ao princípio de precaução, sua lógica sustenta-se no postulado de que:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	os pesquisadores devem ser objeto do mesmo cuidado que os sujeitos da pesquisa.
	
	
	POr toda pesquisa envolver risco, os sujeitos da pesquisa devem ser primariamente de espécies não humanas.
	
	
	Não se pode tomar como inexistente um risco desocnhecido.
	
	
	Por já estarem doentes, os pacientes que são sujeitos em uma pesquisa já estão em grande sofrimento e não podemos fazê-los sofrer ainda mais em nome dos interesses da pesquisa.
	
	
	A pesquisa biomédica deve pautar-se em princípios éticos e não na mera busca da verdade.
	
	
		7.
		Leia a reportagem a seguir: "Maria José tinha 25 anos quando a doença de Chagas foi diagnosticada. A enfermidade crônica não tem cura e com o passar dos anos compromete gravemente o funcionamento do coração. (...) Um enfarte veio em dezembro do ano passado e em março deste ano, a internação no Incor. Há oito meses ela aguarda por um novo coração em um quarto do hospital, de onde não pode sair nem de cadeira rodas pois a ordem é não se cansar. (...) Ela conta que alguns corações já chegaram, mas não eram compatíveis" (Câmara Notícias, 19/11/2007). Uma alternativa para o drama vivido por Maria seria a possibilidade de um xenotransplante, técnica ainda não autorizada para a prática clínica. Sobre este tipo de transplante, assinale a alternativa correta:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Os defensores deste tipo de transplante ressaltam que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas.
	
	
	Só seria permitido este tipo de doação quando se tratar de órgãos duplos, de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo.
	
	
	Implica no transplante intravivos de órgãos e tecidos específicos de seres da mesma espécie respeitando o preceito ético da não maleficência do doador.
	
	
	Transplante entre seres da mesma espécie em que o critério de morte do doador se configure na morte encefálica.
	
	
	O número de xenotransplantes no Brasil tem aumentado, com a sensibilização das famílias e dos doadores através de campanhas veiculadas na mídia.
	
	
		8.
		Bruno foi fazer um transplante de medula óssea e fez todos os exames pré-operatórios, só que um médico recém-formado esqueceu de verificar a compatibilidade do órgão do doador com a do órgão do receptor. Como o recém-formado era responsável pela verificação, nenhum outro médico que fez a cirurgia verificou também. Bruno faleceu três horas depois. A questão dos transplantes frequentemente tangencia questões éticas relativas à experimentação no corpo humano, às decisões políticas relacionadas com a saúde, e, em sentido mais amplo provocam debates sobre estes direitos fundamentais. Estes debates estão associados:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	a aspectos que vão desde a origem dos órgãos e tecidos, até a forma de obtenção e ao tipo de procedimento realizado para o transplante.
	
	
	ao dinheiro e a forma como as pessoas negociam os transplantes e seus procedimentos.
	
	
	ao médicos recém-formados e a os responsáveis pela formação acadêmica deles.
	
	
	à câmara de Deputados e as leis relacionadas a transplantes e procedimentosmédicos.
	
	
	ao poder público e como há comandos para demandar os transplantes de órgãos.
	
	
		9.
		Independente da questão da gênese do ser humano, talvez o mais importante tema ético da atualidade no que se refere à reprodução, seja mesmo o debate sobre os procedimentos de reprodução assistida. J. Goldim relata que desde o século XVIII já existem relatos médicos sobre a tentativa de realização deste tipo de intervenção. No entanto, apenas em 1978, com o nascimento de Louise Brown (que ficou conhecida como o primeiro ¿bebê de proveta¿) na Inglaterra, esse assunto tomou grande notoriedade. Louise nasceu graças um procedimento:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	De fertilização do óvulo da mulher com os espermatozóides fora do corpo da mulher, em situação laboratorial, e sua posterior reimplantação no útero, conhecida como fertilização ¿in vitro¿.
	
	
	Doação de gametas para um banco de sêmen e posterior introdução de gametas no útero da mãe, técnica que ficou conhecida como inseminação de gametas.
	
	
	De reprodução com ato sexual normal em situação laboratorial, que ficou conhecida como reprodução laboratorial.
	
	
	De uso de medicamentos combinados que estimularam os hormônios maternos e evitaram qualquer necessidade de intervenção laboratorial.
	
	
	Fertilização de um único óvulo saudável com dois espermatozoides, técnica que ficou conhecida como fertilização do óvulo saudável.
	
	
		10.
		José foi a uma um banco de espermas para doação. Ele tem uma fantasia de que terá muitos filhos espalhados pelo o país e um dia irá conhecer todos, mas isso não é possível porque:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	A lei prevê que os filhos de doadores de sêmen não devem ter acesso aos pais.
	
	
	José apresentará dificuldades em saber a idade e endereço dos filhos, mesmo com acesso ao banco.
	
	
	José provavelmente não saberá quantas mulheres foram fecundadas, mesmo podendo ter acesso a elas.
	
	
	Existe uma normativa que afirma que as mulheres receptoras podem ter acesso aos doadores, mas sem evidenciá-los aos filhos.
	
	
	Existe uma resolução que institui que a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores.

Outros materiais