Buscar

Avaliando Adm

Prévia do material em texto

Pontos: 0,0  / 0,1
	(TRT-23ª/ Juiz do Trabalho Substituto/ 2004) Associe corretamente e marque a alternativa correspondente: 1) Sistema de jurisdição única. 2) Faculdade que dispõe os chefes dos Poderes Executivos de explicar a lei para a sua correta aplicação. 3) Distribui e escalona as funções de seus órgãos, ordenando e revendo a atuação de seus agentes. Estabelece a relação de subordinação entre os servidores de quadro de pessoal. 4) Confere à autoridade administrativa ¿ ante certa circunstância ¿ escolher uma entre várias soluções possíveis. A) Poder hierárquico. B) Sistema judiciário. C) Poder discricionário. D) Poder regulamentar. A resposta correta se encontra em:
		
	
	1C 2A 3D 4B.
	
	1B 2C 3A 4D.
	 
	1B 2D 3A 4C.
	 
	1D 2B 3A 4C.
	
	1C 2D 3B 4A.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401100342)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/CESPE) Ocorre a chamada descentralização administrativa quando o Estado desempenha sua função indiretamente, por meio de outras entidades. A descentralização requer, assim, duas pessoas jurídicas distintas: o Estado, como titular da atividade, e a entidade que executara o serviço por ter recebido essa atribuição. A doutrina indica duas maneiras para que o Estado efetive a descentralização administrativa: outorga e delegação. Assinale a opção correta a respeito desse tema.
		
	
	Quando o Estado cria uma autarquia e a ela transfere certa atividade administrativa ocorre a descentralização por delegação
	 
	A descentralização deve ser efetivada por outorga quando o Estado cria uma entidade e a ela transfere, por lei, a execução de determinado serviço público.
	
	A descentralização é efetivada por meio de outorga quando o Estado transfere, por contrato ou ato unilateral, unicamente a execução de um serviço para que o ente o preste ao público em seu nome e por sua conta e risco.
	
	Nos contratos de concessão de serviço público, verifica-se a descentralização por outorga.
	
	Descentralização é o mesmo que desconcentração.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401209482)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	FCC/ISS-SP/2007 É exemplo da desconcentração, tal como entendida pela doutrina administrativa, a criação de:
		
	
	Uma fundação pública.
	
	Uma empresa pública.
	
	Uma agência reguladora.
	 
	Um ministério.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401205707)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como a CF (art. 5o, inciso XXXV) estabelece que a lei não pode excluir da apreciação judicial qualquer lesão ou ameaça de direito, o controle judicial dos atos da administração abrange:
		
	
	somente os atos vinculados;
	 
	os atos vinculados e os atos discricionários, estes quanto à competência, à finalidade, à forma e aos limites dessa discricionariedade.
	
	somente os atos administrativos já examinados em todas as instâncias recursais administrativas;
	
	indiscriminadamente todos os atos administrativos;
	Qual das características abaixo relacionadas refere-se ao Poder Disciplinar?
		
	
	O Poder disciplinar possibilita à administração pública punir internamente as infrações funcionais de seus servidores e punir infrações administrativas cometidas por qualquer particular.
	
	O Poder disciplinar possibilita à administração pública punir, tão somente as infrações funcionais de seus servidores.
	
	O Poder disciplinar não possibilita à administração pública punir infrações administrativas cometidas por particulares a ela ligados, mediante algum vínculo jurídico específico.
	 
	O Poder disciplinar possibilita à administração pública punir internamente as infrações funcionais de seus servidores e punir infrações administrativas cometidas por particulares a ela ligados, mediante algum vínculo jurídico específico.
	
	O Poder disciplinar possibilita à administração pública punir, tão somenter infrações administrativas cometidas por particulares.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401694728)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O descumprimento, pelo administrado, das exigências legais que lhe permitiriam continuar desfrutando de uma situação jurídica decorrente de ato administrativo, enseja a extinção de ato mediante.
		
	 
	invalidação
	
	caducidade
	 
	cassação
	
	revogação.
	
	contraposição
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401211157)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, realizou inspeção em abatedouro de bovinos para comércio interestadual, descobrindo graves irregularidades em suas condições de higiene. Ante o quadro do local e cumpridos os procedimentos legais, a autoridade administrativa decidiu interditar o estabelecimento, independentemente de ordem judicial, até o sanar das deficiências. Segundo Celso Antônio Bandeira de Mello, o atributo que caracteriza esse ato administrativo de interdição é:
		
	
	a presunção de validade;
	
	a inversão do ônus da prova.
	
	a exigibilidade;
	
	a imperatividade;
	 
	a executoriedade;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401205960)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ato administrativo, para cuja prática a Administração desfruta de uma certa margem de liberdade, porque exige do administrador, por força da maneira como a lei regulou a matéria, que sofresse as circunstâncias concretas do caso, de tal modo a ser inevitável uma apreciação subjetiva sua, quanto à melhor maneira de proceder, para dar correto atendimento à finalidade legal, classifica-se como sendo
		
	
	complexo.
	
	vinculado.
	 
	discricionário.
	
	de império.
	
	de gestão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401599802)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Muitas vezes decorre do uso, pelo legislador, de conceitos jurídicos indeterminados, conceitos vagos e abertos que permitem ao administrador, no caso concreto, construir a solução adequada ao interesse público". O texto mencionado refere-se diretamente a:
		
	 
	Poder discricionário da administração pública.
	
	Dever de probidade do administrador público.
	
	Poder regulamentar da administração pública
	
	Dever de agir do administrador público.
	
	Poder vinculado da administração pública.
	(Adaptação OAB/FGV) Pela teoria do órgão, entende-se que a vontade da pessoa jurídica manifesta-se por meio dos agentes que compõem os órgãos de sua estrutura. Por esta teoria, a vinculação da vontade do órgão e agente se mediante:
		
	
	representação;
	 
	 imputação.
	
	mandato;
	
	usurpação;
	
	delegação;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401207386)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	V Exame de Ordem Unificado
A revogação representa uma das formas de extinção de um ato administrativo. Quanto a esse instituto, é correto afirmar que
		
	
	pode se dar tanto em relação a atos viciados de ilegalidade ou não, desde que praticados dentro de uma competência discricionária.
	
	produz efeitos retroativos, retirando o ato do mundo, de forma a nunca ter existido.
	
	pode se dar em relação aos atos vinculados ou discricionários, produzindo ora efeito ex tunc, ora efeito ex nunc.
	 
	apenas pode se dar em relação aos atos válidos, praticados dentro de uma competência discricionária, produzindo efeitos ex nunc.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401210955)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao ato administrativo, assinale a alternativa correta:
		
	
	O ato administrativo discricionário é aquele que possibilita ao agente público competente posicionar-se, livre e incondicionalmente, sobre determinada questão.
	 
	O ato discricionário, quando motivado, fica vinculado ao motivo que lhe serviu de suporte, com o que, se verificado ser o mesmo falso ou inexistente, deixa de subsistir.
	
	O ato administrativo composto é aquele que seforma pela conjugação de vontades de mais de um órgão administrativo.
	
	A administração pública, para anular ato próprio, em razão da constatação de ilegalidade, deverá necessariamente buscar o provimento jurisdicional nesse sentido.
	
	O ato praticado pelo "agente de fato" é sempre nulo, independentemente da aparência de legalidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401210953)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Por decorrência do poder hierárquico da Administração Pública, surge o instituto da delegação de competências. Assinale, entre as atividades abaixo, aquela que não pode ser delegada.
		
	
	Matéria de competência concorrente de órgão ou entidade.
	
	Aplicação de pena disciplinar a servidor.
	
	Edição de atos de nomeação de servidores.
	 
	Decisão de recursos administrativos. 
	
	Homologação de processo licitatório.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401205923)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Determinado particular ingressa com ação, pleiteando ao Poder Judiciário que modifique o conteúdo de um ato administrativo, alegando exclusivamente sua inconveniência. Em vista do fundamento apresentado para o pedido, o Poder Judiciário:
		
	
	somente poderá modificar o ato se entender que foi editado em momento inopor tuno, sem adentrar no exame quanto à sua conveniência;
	
	poderá modificar o ato, diretamente, se entender que é, efetivamente, inconveniente;
	 
	não poderá atender o pedido apresentado, por ser a conveniência aspecto relacionado à discricionariedade do administrador;
	
	e) não poderá atender o pedido, pois a intervenção do Poder Judiciário somente se justificaria se, a um só tempo, o ato fosse inconveniente e tivesse sido editado em momento claramente inoportuno.
	
	poderá obrigar a autoridade administrativa a modificá-lo;
	No Brasil, consolidou-se como característica regularmente encontrada no regime jurídico especial das agências reguladoras,
		
	
	o regime jurídico exclusivamente estatutário de seus servidores;
	
	a possibilIdade de exercício do poder regulamentar, por delegação do Presidente da República;
	
	o exercício do contencioso administrativo;
	
	a competência para atuar exclusivamente em relação a atividades consideradas serviços públicos.
	 
	a estabilidade de seus dirigentes, na duração de seu mandato;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401207939)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VI Exame de Ordem Unificado
Quatro municípios celebram um consórcio público para desenvolverem um projeto comum para o tratamento industrial de lixo coletado em suas respectivas áreas, criando uma pessoa jurídica para gerenciar as atividades do consórcio. À luz da legislação aplicável, assinale a alternativa correta.
		
	
	Como se trata de atividade tipicamente estatal, essa pessoa jurídica administrativa deverá ser obrigatoriamente uma autarquia, criada por lei oriunda do maior município celebrante do pacto.
	 
	O ordenamento jurídico brasileiro admite, no caso, tanto a criação de uma pessoa jurídica de direito público (a chamada associação pública) quanto de direito privado.
	
	O ordenamento jurídico brasileiro não admite a criação de uma entidade desse tipo, pois as pessoas jurídicas integrantes da Administração Indireta são apenas as indicadas no art. 5º do Decreto-Lei 200/67.
	
	A pessoa jurídica oriunda de um consórcio público não poderá ser, em hipótese alguma, uma pessoa jurídica de direito privado, pois isso não é admitido pela legislação aplicável.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401206239)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos termos da Lei, a dispensa e inexigibilidade de licitação, ocorrem respectivamente:
		
	
	QUANDO houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional e PARA a contratação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, desde que detenha inquestionável reputação ético-profissional e não tenha fins lucrativos.
	
	NOS casos de guerra ou grave perturbação da ordem e PARA compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da Administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia.
	
	PARA a contratação de serviços de assessoria técnica, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização e PARA a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.
	 
	PARA a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade e PARA contratação de profissional de qualquer setor artístico, desde que consagrado pela critica especializada ou peia opinião pública.
	
	PARA aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo e QUANDO a União tiver que intervir no domínio eco¬nômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401211185)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para a execução de obras de melhoria na rede de gás canalizado, previstas no edital da licitação correspondente e no contrato de concessão, é imprescindível que a empresa concessionária instale seu canteiro de obras em local adequado. Faz-se, para tanto, necessário desapropriar Imóvel pertencente a particular. O contrato de concessão é omisso a respeito do assunto. Nessa situação, a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação compete:
		
	
	à concessionária, às expensas do Poder Concedente, cabendo a rescisão do contrato de concessão caso este se recuse a pagar as indenizações;
	
	ao Poder Concedente, que poderá delegar os poderes para efetuar a declaração à concessionária;
	
	à concessionária, que poderá exigir a revisão das cláusulas econômico-financeiras do contrato de concessão, se o pagamento das indenizações gerar desequilíbrio contratual.
	 
	ao Poder Concedente, que poderá optar por promover a desapropriação diretamente ou outorgar os poderes correspondentes à concessionária;
	
	à concessionária, que deverá promover a desapropriação diretamente, às suas custas;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401206225)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinalar a alternativa correta.
		
	 
	Convocado a assinar o contrato, a recusa injustificada do adjudicatário caracteriza o descumprimento total da obrigação, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas.
	
	Com a homologação, que sucede à adjudicação de seu objeto ao vencedor, encerra-se o procedimento licitatório.
	
	São situações características de inexigibilidade, os estados de guerra, grave perturbação da ordem e de emergência ou calamidade pública.
	
	A licitação è dispensável, entre outras hipóteses que constituem numerus clausus, quando for inviável a competição.
	
	A contratação direta implica, por si somente, o reconhecimento da inexigibilidade licitatória.

Continue navegando