Buscar

SIMULADO PATRICIA ENSINO CLINICO VII

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409598469)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(INSTITUTO AOCP, 2015 - EBSERH Adaptado por Talline Hang-Costa) Ao realizar Escala de Coma de Glasgow em uma paciente, foi identificado que ela apresentava abertura ocular ao ser chamada, falava palavras inapropriadas e não movimentava os membros, porém apontava o local da dor. Qual é a pontuação, de acordo com a ECG, para este paciente?
		
	 
	11.
	
	12.
	
	10.
	
	9.
	
	8.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409598263)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No atendimento a vítima politraumatizada com Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e a vítima apresentar rinorreia, significa:
		
	
	Diâmetro desigual das pupilas.
	
	Sangramento auricular.
	
	Perda rápida da consciência.
	 
	N.D.A
	
	Sangramento orofaringea.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409597992)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a justificativa para o emprego da hiperventilação em pacientes com aumento da pressão intracraniana?
		
	
	O emprego da hiperventilação faz com que haja aumento de oxigênio no sangue arterial fazendo com que a pressão existente nos vasos reduza, proporcionando assim, redução da PIC (pressão intracraniana).
	
	A hiperventilação interfere nos mecanismos de troca da membrana celular no plexo coróideo, inibindo a função secretória das células epiteliais e com isso, proporcionando redução na produção de líquor.
	
	A hiperventilação propicia a retirada de líquido do espaço extracelular para o intravascular
	 
	A redução da PaCO2 arterial pela hiperventilação determina alcalose, e o aumento do pH tem um efeito direto sobre as arteríolas,provocando vasoconstrição. A vasoconstrição impede o bombeamento de sangue para os vasos de paredes finas e conseqüente diminuição do volume sangüíneo intracraniano e queda da PIC.
	
	A hiperventilação melhora a drenagem venosa, a reabsorção liquórica e a ventilação
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409598258)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE, ANALISE AS AFIRMATIVAS A SEGUIR, COLOCANDO (V) PARA VERDADEIRAS E (F) PARA FALSAS. I - PARA OBTER-SE UMA ASSISTÊNCIA LIVRE DE DANOS, O GUIA DA UTI SEGURA, PUBLICADO PELA ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA INTENSIVA DO BRASIL (AMIB), ESTABELECE QUE ESTE SETOR DEVE CONTAR COM UMA EQUIPE QUANTITATIVAMENTE E QUALITATIVAMENTE ADEQUADAS; II - QUANDO AFIRMAMOS QUE O PACIENTE PRECISA TER UMA GARANTIA DE CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA 24/7, SIGNIFICA DIZER QUE O PACIENTE NECESSITA RECEBER A MESMA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA 24 HORAS POR DIA, DURANTE OS 7 DIAS DA SEMANA; III - O PRINCÍPIO DA NÃO MALEFICÊNCIA DETERMINA QUE DEVEMOS TRATAR O PACIENTE SEM LESAR; IV - NO QUE SE REFERE AO QUANTITATIVO DE PACIENTES DE UTI POR ENFERMEIRO A RDC 26 DETERMINA QUE CADA ENFERMEIRO ASSISTA 10 PACIENTES
		
	 
	V V V V
	
	V V F V
	
	V F F V
	
	V F F F
	
	V F V V
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409598279)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A derivação fornece uma visão da atividade elétrica do coração entre um pólo positivo e outro negativo. Marque a alternativa correta referente as características das ondas eletrocardiográficas:
		
	
	Onda U representa a repolarização atrial;
	 
	Complexo QRS representa a contração Ventricular
	
	Onda T representa a repolarização tardia de células do meio do miocárdio (entre o endocárdio e epicárdio e sistema His-Purkinje);
	
	Onda P representa a hipertrofia ou dilatação ventricular;
	
	A frequencia cardíaca não pode ser mensurada pelo eletrocardiograma
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201409598472)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A hipertensão intracraniana (HIC) é uma emergência e deve ser reconhecida e tratada o mais rapidamente possível. A elevação da pressão intracraniana (PIC) é uma complicação potencialmente devastadora da injúria neurológica primária. Ela pode estar associada a várias etiologias diferentes e frequentemente complica o trauma craniencefálico (TCE), tumores do sistema nervoso central, hidrocefalia, encefalopatia hepática, hemorragia ou infarto cerebral. O sucesso na abordagem da HIC requer o seu rápido reconhecimento, o uso correto da monitorização invasiva, o tratamento de redução da pressão intracraniana e a correção da causa subjacente. A TRIADE DE CUSHING é uma das manifestações clínicas observadas em casos de HIC e é composta por:
		
	
	angústia respiratória, alteração de BRADEN e hipertensão.
	
	bradicardia, depressão respiratória e disfagia.
	 
	hipertensão arterial, bradicardia e depressão respiratória.
	
	Hipotensão arterial, alteração pupilar e alteração de movimentos respiratórios.
	
	hipertensão craniana, taquicardia e depressão respiratória.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409597965)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para um cliente, internado no CTI há 6 dias, está sedado e possui diagnóstico médico de Sepse. Ao avaliar o cliente, o enfermeiro pode perceber que o cliente apresentou resposta lentificada ao toque da glabela. Com isso, pode-se afimar que segundo a Escala de Ramsay, o valor obtido após estas observações é de:
		
	
	4
	
	1
	 
	5
	
	2
	
	3
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409598031)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1) Para montar um leito hospitalar que permita o seguro atendimento de um paciente em condições de risco à vida são necessários equipamentos, recursos humanos suficientes para se oferecer esta segurança ao paciente durante o período de sua internação. O Ventilador artificial é utilizado durante a assistência do paciente de alta complexidade para.
		
	
	Registrar os parâmetros hemodinâmicos do paciente
	 
	Ventilar o paciente de maneira invasiva
	
	Ventilar o paciente de maneira não invasiva
	
	Permitir que medicamentos sejam administrados com controle rigoroso do volume
	
	Registrar os traçados eletrocardiográficos do paciente
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409597959)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	PARA OS CLIENTES QUE TEM UMA ESCALA DE GLASGOW COM O VALOR MENOR QUE 8, QUAL DEVERÁ SER O PROCEDIMENTO ADOTADO PELA EQUIPE.
		
	
	ADMINISTRAR MEDICAMENTOS PARA MANTER O CLIENTE ACORDADO
	
	DIMIMUIR O TEMPO DE AVALIAÇÃO DA ESCALA
	
	VENTILAR O CLIENTE E VERIFICAR SATURAÇÃO DE OXIGÊNIO
	
	COLHER GASOMETRIA ARTERIAL COM VALORES MENOR QUE 7
	 
	PRESERVAR ARVORES RESPIRATÓRIA COM TUBO OROTRAQUEAL
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409598257)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente A.A., 45 anos, sexo masculino, sofre um acidente automobilístico e apresenta traumatismo crânio encefálico (TCE). Durante a avaliação do paciente pelo enfermeiro, este percebe que o paciente apresenta abertura ocular à dor, murmura sons incompreensíveis e apresenta movimentos de flexão inespecífica à dor. A partir dessa avaliação, determine a pontuação desse paciente na escala de Glasgow.
		
	
	7
	
	10
	
	9
	 
	6
	 
	8
	 1a Questão (Ref.: 201409598036)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quais das drogas abaixo ajudam a reverter a isquemia miocárdica?
		
	
	AAS e adrenalina
	 
	AAS, nitroglicerina
	
	AAS, morfina
	
	AAS, vasopressina
	
	AAS, aspirina
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409598034)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O paciente que apresentou dor torácica típica foi à emergência e relatou as características da dor que sentiu. Como foi descrita esta dor pelo paciente?
		
	
	Opressiva, longitudinal, intermitente e precordial.
	
	Opressiva, longitudinal, no tórax postrerior e intermitente.
	
	Opressiva, longitudinal, de forte intensidade e intermitente.
	
	Opressiva, irradiada, de curta duração e epigástrica
	 
	Opressiva, irradiada, de curta duração e forte intensidade e precordial.3a Questão (Ref.: 201409659766)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sara, 42 anos, foi submetida à craniotomia para clipagem de aneurisma em hemisfério cerebral esquerdo. Após a cirurgia, os sinais vitais estavam estáveis e ela se recuperava bem da anestesia geral. No quarto dia, Sara apresentou um quadro de cefaléia, confusão e perda de força em mão direita. Seu nível de consciência deteriorou de forma acentuada e ela foi entubada e encaminhada à unidade de cuidados intensivos. No momento encontra-se em ventilação mecânica, em jejum, SNG aberta, sonda vesical e cateter central. Dentre as intervenções de enfermagem, qual é a indicada para Sara?
		
	 
	Manter a cabeceira elevada a 30° e alinhamento mento-esternal, com monitorização dos sinais vitais e manutenção das vias aéreas;
	
	Manter decúbito lateral com flexão de quadril superior a 90°;
	
	Fechar SNG, se apresentar desequilíbrio hidroeletrolítico;
	
	Realizar limpeza da incisão cirúrgica com clorexidina alcoólica a 4%;
	
	Promover aspiração endotraqueal em horários fixos;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409598292)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Parada Cardiorespiratória (PCR) é ausência de atividade mecânica cardíaca, confirmada pela ausência de pulso detectada, ausência de responsividade e apnéia ou respiração agônica. A compreensão atual da melhor abordagem para o tratamento de pessoas em PCR súbita compreende os quatro elos da corrente de sobrevivência. De acordo com contexto acima marque a alternativa correta:
		
	
	Ao utilizar desfibrilador bifásico em FV ou TV utiliza-se choque de 360j.
	
	Após cinco minutos de acionamento da equipe multiprofissional inicia-se as manobras de acordo com as prioridades.
	 
	O primeiro elo da corrente de sobrevivência inclui o reconhecimento precoce da situação de emergência e o acionamento da equipe multiprofissional em terapia intensiva concomitante o posicionamento do carrinho de emergência com desfibrilador a beira do leito.
	
	Após acesso de via aérea avançada manter a relação compressão cardíaca X ventilação artificial de 30:02.
	
	As manobras de RCP consistem em compressões torácicas ventilações artificiais, uma para cada quinze compressões, quando não um acesso de via aérea avançada.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409598547)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ENADE 2016 - ENFERMAGEM) Um paciente internado na unidade de terapia intensiva para tratamento de choque séptico apresenta os seguintes resultados laboratoriais: pH = 7,30; PaO2 = 90 mmHg; PaCO2 = 28 mmHg; HCO3 = 19 mEq/L; BE = -3 mEq/L); SaO2 = 98%. O quadro desse paciente CORRESPONDE a:
		
	
	hipoxemia com alcalose respiratória não compensada por acidose metabólica.
	
	hipoxemia com acidose respiratória não compensada por alcalose metabólica.
	 
	acidose metabólica não compensada por alcalose respiratória.
	
	alcalose metabólica parcialmente compensada por acidose metabólica.
	
	hipoxemia com alcalose respiratória compensada por acidose metabólica.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201409598120)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Parada Cardio Respiratória é caracterizada pela cessação súbita da atividade cardíaca e respiratória, incapaz de produzir débito cardíaco para a vida, em indivíduo sem doença terminal, sendo diagnosticada pela ausência de pulso central (carotídeo ou femural). Marque a alternativa que não contém orientações referentes as novas diretrizes para reanimação cardio-pulmonar (AHA, 2015):
		
	
	A atropina não é mais recomendada para uso de rotina no tratamento de AESP e Assistolia;
	
	Frequência de compressão de 100/min;
	 
	Compressão ventilação no adulto: 30:2 (01 socorrista) e 15:2 (02 socorristas);
	
	O acesso vascular, a administração de fármacos e a colocação de via aérea avançada, ainda são recomendadas, mas não devem causar interrupções significativas nas compressões e choques;
	
	Em crianças de 1 a 8 anos, usar o DEA com um sistema atenuador de carga pediátrico;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409597955)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Constitui um antagonista para as intoxicações por carbamato:
		
	
	Naloxona
	
	Xarope de Ipeca
	
	Adrenalina
	
	Flumazenil
	 
	Atropina
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409598069)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na assistência de enfermagem ao paciente em situação de urgência e emergência, o enfermeiro deve realizar a avaliação neurológica, utilizando a Escala de Glasgow. Acerca dessa escala, é correto afirmar:
		
	
	Avalia o estado neurológico do paciente, considerando a abertura ocular, resposta dos membros superiores (MMSS) e resposta não verbal.
	
	Serve para avaliar os movimentos músculo-esquelético do paciente.
	
	Avalia o estado neurológico do paciente, considerando a abertura ocular que a pontuação varia de 1 a 5, resposta motora de 1 a 6 e resposta verbal de 1 a 4.
	 
	Sua pontuação varia de 3 a 15, sendo característica da lesão grave de 3 a 8, da lesão moderada de 9 a 12 e lesão leve de 13 a 15.
	
	São utilizados estímulos verbais, dolorosos e hídricos para avaliação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409597967)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um dos cuidados de enfermagem destinados aocliente que possui Hipertensão Intracraniana é:
		
	
	Manter o cliente em decúbito dorsal.
	 
	Manter a cabeceira a 30 graus.
	
	Não administrar sedativos tipo barbitúricos.
	
	Aumentar a Hidratação o cliente.
	
	Estimular o manuseio do cliente para avaliar constante o nível de cosnciência
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409598063)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere a avaliação gasométrica de um paciente em insuficiência respiratória em uma Unidade de Pronto Atendimento. Correlacione as situações clínicas propostas com os resultados gasométricos apresentados. Assinale a opção com a sequência numérica correta (de cima para baixo). (1) paciente de 50 anos com rebaixamento do nível de consciência (2) paciente de 20 anos com dispneia intensa devido à hipertermia maligna (3) paciente de 15 anos com gastroenterite infecciosa prolongada ( ) PO2 = 50 mmHg / PCO2 = 60 mmHg / HCO-3 = 26 / pH = 7,20 ( ) PO2 = 110 mmHg / PCO2 = 25 mmHg / HCO-3 = 22 / pH = 7,55 ( ) PO2 = 95 mmHg / PCO2 = 35 mmHg / HCO-3 = 15 / pH = 7,15
		
	 
	c) 2, 1, 3
	 
	b) 3, 2, 1
	 
	d) 2, 3, 1
	 
	a) 1, 2, 3
	 
	e) 3, 1, 2

Continue navegando