Buscar

Estudios Disciplinares IV TI Material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Qual a diferença entre capitalismo industrial e financeiro?
Capitalismo financeiro = O Capitalismo financeiro foi aquele que aconteceu entre o final do século XIX até à crise de 1929 (é diretamente ligado com o forte crescimento econômico que se registrava neste período de plena expansão da Revolução Industrial). 
Foi o resultado da revolução de transportes (em especial a máquina a vapor) que originou profundas alterações na vida econômica (inovações tecnológicas, alargamento dos mercados, dentre outros) e exigiu muitos investimentos que só estavam ao alcance de grandes empresas; Com todo esse contexto, elas sentiram necessidade de se expandirem investindo em máquinas e instalações e recorrendo a processos de concentração empresarial. Era "financeiro" pois os bancos participavam ativamente na atividade econômica (emprestando dinheiro às empresas ou investindo diretamente), e era também intervencionista, já que o Estado intervinha para restringir o poder dos monopólios. Pode se resumir como a época em que o grande comércio/grande indústria são controlados pelo poder econômico dos bancos e de outras instituições financeiras.
Capitalismo industrial = sistema econômico, político e social no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária. 
Comumente definido como um sistema de organização de sociedade baseado na propriedade privada dos meios de produção e propriedade intelectual, e na liberdade de contrato sobre estes bens (livre-mercado). "Capitalismo" é o nome que se dá às atitudes econômicas decorrentes naturalmente numa sociedade que respeita a propriedade privada e a liberdade de contrato. As pessoas quando sujeitas a estas condições, com o intuito de satisfazer seus desejos e/ou necessidades, tendem espontaneamente a dirigir seus esforços no sentido de acumular capital, o qual é então usado como moeda de troca a fim de adquirir os serviços e produtos desejados. Como se percebe, o nome veio a calhar, pois informa diretamente uma das principais características imanentes, que é o acúmulo de capital (embora nenhum indivíduo seja obrigado legalmente a acumulá-lo). O capital, por sua vez, pode ser adquirido e/ou expandido basicamente pelo trabalho produtivo e o comércio, mas como o primeiro também pode se enquadrar na classificação de comércio, a rigor e em última instância, o acúmulo se dá pelo comércio voluntário. O Capitalismo, segundo seus defensores, é o meio mais eficiente e eficaz de prosperidade, desenvolvimento e eliminação de pobreza nas sociedades, devido ao seguinte argumento central: cada indivíduo, por depender basicamente do seu próprio esforço, por ter direito a acumular e desfrutar dos produtos gerados por este esforço, por ter de assumir e colocar em risco seu próprio patrimônio é altamente motivado a utilizar seus recursos (materiais e intelectuais) da melhor forma (mais eficiente) possível, e a melhor possível é a que gera maior riqueza para a sociedade, já que os indivíduos dependem de transações voluntárias.
Source:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo... 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo
O capitalismo comercial e o financeiro estimularam a criação e a introdução do maquinismo e dos progressos técnicos e científicos. É a chamada Revolução Industrial (1). Sobrevém a concentração operária e industrial. 
Nasce, assim, a grande indústria e, com ela, o Capitalismo Industrial.
A Revolução Industrial deu origem à urbanização da sociedade ocidental, ao enorme aumento da população e ao aparecimento de duas novas classes: uma alta burguesia (industrial e financeira) e um proletariado numeroso, que se tornará organizado e forte. 
O capitalismo industrial, por sua vez, reforçou o capitalismo financeiro. A produção industrial – que se expande desde de 1860 – tornou-se a base da atividade comercial e financeira. 
No capitalismo financeiro, destaca-se, hoje, a alta burguesia: banqueiros e magnatas da indústria do comércio. Tendo acumulado imensos capitais, o capitalismo financeiro organizou-se em trustes e cartéis, com o fim de restringir ou eliminar a concorrência mercantil. E acabou dominando os outros dois capitalismos (o comercial e o industrial).
A grande indústria – causa e conseqüência do capitalismo industrial – apresenta as seguintes características: 
- É técnica e científica (inventos; aperfeiçoamentos técnicos; manutenção de laboratórios; investigações de sábios; descobrimentos científicos). 
-É maquinista (o trabalho manual é substituído pelo trabalho mecânico). 
- Acentua a divisão do trabalho (repartição de tarefas, em virtude da complexidade do processo fabril). 
- Concentram-se (ao redor dos centros de matérias-primas e da produção). 
- Produz em série (produtos iguais). 
- Produz em grande escala (o que barateia os produtos e aumenta o número dos consumidores). 
- Requer grande capital (pela complexidade do processo e do alto preço do maquinário e das instalações). Daí surgirem as sociedades anônimas (com centenas de milhares de acionista). 
- É mundial (fábricas em todos os países e regiões). 
- Tende ao imperialismo econômico (domínio de regiões produtoras de matérias-primas e conquista de mercados de consumidores).
Qual a função da OMC?
OMC=A Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional que trata das regras sobre o comércio entre as nações. Os membros da OMC negociam e assinam acordos que depois são ratificados pelo parlamento de cada nação e passam a regular o comércio internacional. Em inglês é denominada World Trade Organization” (WTO) e possui 153 membros — em 23 de Junho de 2008 Cabo Verde se tornou o mais novo membro da OMC. A sede da OMC é em Genebra na Suíça.
Funções 
A OMC entrou em funcionamento em 1º. de Janeiro de 1995. Suas funções são: gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio, servir de fórum para comércio internacional (firmar acordos internacionais), supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização (verificar as politicas comerciais nacionais).
Outra função muito importante na OMC é o Sistema de resolução de Controvérsias da OMC, o que a destaca entre outras instituições internacionais. Este mecanismo foi criado para solucionar os conflitos gerados pela aplicação dos acordos sobre o comércio internacional entre os membros da OMC. As negociações na OMC são feitas em Rodadas, hoje, ocorre a Rodada de Doha (Agenda de Desenvolvimento de Doha - Doha Development Agenda) iniciada em 2001. 
Além disso, a OMC realiza Conferências Ministeriais a cada dois anos. Existe um Conselho Geral que implementa as decisões alcançadas na Conferência e é responsável pela administração diária. A Conferência Ministerial escolhe um diretor geral com o mandato de quatro anos, atualmente o Diretor geral é Pascal Lamy, que tomou posse em 01 de Setembro de 2005. 
Princípios 
A atuação da OMC pauta-se por alguns princípios na busca do livre comércio e também da igualdade entre os países. 
1. Princípio da Não-Discriminação: este princípio envolve duas considerações. O Art. I do GATT 1994, na parte referente a bens, estabelece o princípio da nação mais favorecida. Isto significa que se um país conceder a outro país um benefício terá obrigatoriamente que estender aos demais membros da OMC a mesma vantagem ou privilégio. O Art. III do GATT 1994, na parte referente a bens, estabelece o princípio do tratamento nacional. Este impede o tratamento diferenciado aos produtos internacionais para evitar desfavorecê-los na competição com os produtos nacionais. 
2. Princípio da Previsibilidade: para impedir a restrição ao comércio internacional este princípio garante a previsibilidade sobre as regras e sobre o acesso ao comércio internacional por meio da consolidação dos compromissos tarifários para bens e das listas de ofertas em serviços. Regula também outras áreas da OMC, como TRIPS* Página oficial sobre o
Acordo TRIPs (em inglês) , TRIMS Acordo Geral de Tarifas e Comércio, Barreiras Técnicas e SPS.
3. Princípio da Concorrência Leal: este princípio visa garantir um comércio internacional justo, sem práticas desleais, como os subsídios (alguns Estados dão dinheiro aos agricultores de seus países, permitindo a produção de itens mais baratos e mais competitivos perante os itens/produtos dos outros países). Previsto nos Arts. VI e XVI. No entanto, só foram efetivados após os Acordos Antidumping e de Subsídios que além de regularem estas práticas, também previram medidas para combater os danos delas provenientes. 
4. Princípio da Proibição de Restrições Quantitativas: estabelecido no Art. XI do GATT 1994 impede que os países façam restrições quantitativas, ou seja, imponham quotas ou proibições a certos produtos internacionais como forma de proteger a produção nacional. A OMC aceita apenas o uso das tarifas como forma de proteção, desde que a lista de compromissos dos países preveja o uso de quotas tarifárias.
5. Princípio do Tratamento Especial e Diferenciado para Países em Desenvolvimento: estabelecido no Art. XXVIII e na Parte IV do GATT 1994. Por este princípio os países em desenvolvimento terão vantagens tarifárias, além de medidas mais favoráveis que deverão ser realizadas pelos países desenvolvidos.
Origem 
A OMC surgiu do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) que foi criado após a Segunda Guerra Mundial conjuntamente com outras instituições multilaterais dedicadas à cooperação econômica internacional, como as instituições criadas com Acordos de Bretton Woods: o Banco Mundial e o FMI (Fundo Monetário Internacional).
Em dezembro de 1945, os Estados Unidos convidou seus aliados de guerra a iniciar negociações a fim de criarem um acordo multilateral para a redução recíproca das tarifas de comércio de bens. Para realizar este objetivo, tentou-se criar a Organização Internacional do Comércio (ITO- International Trade Organization). Um Comitê Preparatório teve início em fevereiro de 1946 e trabalhou até novembro de 1947. Em Março de 1948 as negociações quanto à Carta da OIT não foram completadas com sucesso em Havana. Esta Carta tentava estabelecer efetivamente a OIT e designar as principais regras para o comércio internacional e outros assuntos econômicos. Esta Carta nunca entrou em vigor, foi submetida inúmeras vezes ao Congresso Norte Americano que nunca a aprovou. 
Em outubro de 1947 um acordo foi alcançado pelo GATT. Finalmente, em 30 de outubro de 1947, 23 países assinaram o “Protocolo de Provisão de Aplicação do Acordo Geral de Tarifas e Comércio” com o objetivo de evitar a onda protecionista que marcou os anos 30. Nesta época os países tomaram uma série de medidas para proteger os produtos nacionais e evitar a entrada de produtos de outros países, como por meio de altos impostos para importação. 
Na ausência de uma real organização internacional para o comércio, o GATT supriu essa demanda, como uma instituição provisória.
O GATT foi o único instrumento multilateral a tratar do comércio internacional de 1948 até o estabelecimento em 1995 da OMC. Apesar das tentativas de se criar algum mecanismo institucionalizado para tratar do comércio internacional, o GATT continuou operando por quase meio século como um mecanismo semi-institucionalizado. 
Após uma série de negociações frustradas, na Rodada do Uruguai foi criada a OMC, de caráter permanente, substituindo o GATT. 
Rodadas da Organização Mundial do Comércio 
Ver artigo principal: Rodadas da Organização Mundial do Comércio 
As negociações no âmbito do antigo GATT e hoje na OMC são chamadas de rodadas. A cada rodada é lançada uma agenda de temas que serão discutidos entre os membros da OMC para firmarem acordos. O Art. XXVIII do GATT prevê as rodadas como forma dos Membros da OMC negociarem e decidirem sobre a diminuição das tarifas de importação e a abertura dos mercados, por exemplo. No GATT (1947 a 1994) ocorreram 8 Rodadas de Negociação e na OMC em 2001 iniciou- se a Rodada Doha ainda em curso. O resumo das Rodadas de Negociação na história do sistema multilateral de comércio:
1a rodada: Genebra-1947-23 Países participantes- tema coberto: tarifas 
2a rodada: Annecy- 1949-13 Países participantes- tema coberto:tarifas 
3a rodada:Torquay-1950,51- 38 Países participantes- tema coberto:tarifas 
4a rodada: Genebra-1955,56 - 26 Países participantes- tema coberto:tarifas 
5a rodada: Dillon-1960,61- 26 Países participantes- tema coberto: tarifas 
6a rodada: Kennedy-1964,67-62 Países participantes- tema coberto: tarifas e medidas antidumping 
7a rodada:Tóquio-1973,79- 102 Países participantes- tema coberto:Tarifas, medidas não tarifárias, cláusula de habilitação 
8a rodada:Uruguai-1986,93- 123 Países participantes- tema coberto:tarifas,agricultura, serviços,propriedade intelectual, medidas de investimento, novo marco jurídico,OMC. 
9a rodada:Doha-2001,?- 149 Países participantes- tema coberto:tarifas, agricultura, serviços, facilitação de comércio, solução de controvérsias, "regras".
Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3...
Organização Mundial do Comércio (OMC) 
A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi estabelecida em 1 de Janeiro de 1995, após as negociações da ronda Uruguai, em 1994. A sede é em Genebra na Suíça, dirigida por um director geral. A OMC é o sucessor do acordo geral dos direitos aduaneiros e comércio (GATT). Desde o GATT até esta organização, o objectivo é tentar apoiar aos seus membros a redução dos direitos aduaneiros e a eliminação de barreiras comerciais. Em 1947, na altura da fundação do GATT, este tinha 23 membros. Actualmente (Dezembro de 2005), a OMC já tem 149 membros, que agrupam mais de 97% do comércio do mundial. 
A OMC tem a função de elaboração dos diplomas globais para o comércio, a fim de aumentar a transparência e previsibilidade do comércio internacional. 
Funções 
As principais funções da OMC são as seguintes:
Administrar os acordos de comércio da OMC Proporcionar um local para as negociações comerciais 
Regular disputas comerciais 
Fiscalizar as políticas de comércio dos membros
Fornecer auxílio técnico e de formação aos países em desenvolvimento e aos menos desenvolvidos 
Cooperar com outras organizações internacionais organização mundial do comércio. Fazer com que balancei os preços
Organização mundial do comércio. 
Como o próprio nome diz, trata das regras sobre o comércio entre as nações.Os membros da OMC negociam e assinam acordos que depois são ratificados pelo parlamento de cada nação e passam a regular o comércio internacional. Em inglês é denominada World Trade Organization” (WTO) e possui 153 membros — em 23 de Junho de 2008 Cabo Verde se tornou o mais novo membro da OMC. A sede da OMC é em Genebra na Suíça.
Fonte(s):
mais informações consulte o 
site: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3...
A queda do Muro de Berlim e o fim da URSS
O muro de Berlim foi durante a sua existência um símbolo por excelência de todo o contexto mundial vivido na Guerra Fria, simbolizou o antagonismo político ideológico entre EUA e URSS que direcionou um mundo bipolarizado.
Estados Unidos e União Soviética iniciaram um processo de extensão de suas áreas de influências pelo planeta acompanhado de uma corrida armamentista nuclear e de uma corrida tecnológica espacial. Havia também uma preocupação constante em mostrar um modo de vida superior de cada lado e por isso houve uma intensa propaganda de ambas as partes que envolveram até mesmo as competições olímpicas.
Após 28 anos de existência, em 09 de novembro de 1989, o mundo assistiu estarrecido ao fim da divisão de uma cidade e a unificação da Alemanha, foi o início do fim da Guerra Fria que culminou em 1991 com a fragmentação da URSS. Desde o início da década de 80 a URSS já havia mostrado que não iria suportar o ritmo de competitividade imposto pelos EUA. A corrida espacial, os altos custos com a guerra no Afeganistão e com a manutenção do aparato militar soviético
aliado aos problemas econômicos ligados a produção de petróleo e a agricultura levaram a URSS a desaparecer em 1991, pondo fim ao bloco socialista consequentemente a Guerra Fria.
A crise estrutural vivida na década de 80 pela URSS foi tão profunda que mesmo colocando em prática políticas governamentais arrojadas de modernização da economia soviética (Perestroika e Glasnost), Mikhail Gorbatchov não consegui evitar o fim da URSS em 1991.
No mundo atual, pós guerra fria, o cenário internacional tem como principal característica o avanço do processo de globalização em diversos níveis da vida cotidiana, como: na política, na economia, na cultura e na sociedade. O neoliberalismo representa uma nova fase do sistema capitalista que, com base na ideologia liberalista, atende às necessidades do mercado internacional no acirramento do sistema, traduzido basicamente na necessidade de abertura de novos mercados consumidores, redução de custos trabalhistas e diminuição do papel do Estado como regulador das relações sociais de trabalho e de mercado.
A ideologia neoliberalista impõe-se hoje, no contexto internacional, de acordo com os interesses dos grandes grupos econômicos do mundo, propondo reformas estruturais como: privatizações de estatais, abertura do mercado, derrubada de barreiras alfandegárias, dependência ao capital externo especulativo etc..
Pode-se dizer que a globalização atua como instrumento do capitalismo neoliberalista com objetivo de promover a integração econômica e política em âmbito global. No aspecto político-econômico, a globalização direciona-se para uma integração política regional e uma interdependência econômica, traduzida na formação de blocos econômicos para fins comerciais.
Com a abertura de mercado, circulação de informações e a formação dos blocos econômicos, a globalização acabou aproximando os povos e consequentemente aumentando a importância das relações internacionais na vida cotidiana de cada um. Em nível de governo, atualmente, a globalização faz com que as ações de política externa afetem diretamente a política interna e vice-versa, de modo que a linha que as separam seja quase imperceptível.
A queda do muro de Berlim, que completou 20 anosem 09 de novembro de 2009, simbolizou o início de uma nova era, não só para a Alemanha unificada e mais forte, mas também para todo o mundo. O continente europeu, por exemplo, a partir da década seguinte passou a apostar todas as suas fichas em um ousado projeto de integração regional conhecido como União Européia. A queda do muro abriu caminho para o fim da cortina de ferro imposta pela URSS e fez nascer um sentimento europeu acima das nacionalidades, conseqüentemente fez nascer também uma Europa mais unida, competitiva e consciente de que juntos são mais fortes.
Além disso, a queda do muro de Berlim mostrou que havia um novo direcionamento econômico e político se desenhando no mundo pós-guerra fria. Na economia - o neoliberalismo, que impôs novas regras para a economia mundial com a abertura de mercados. Na política - o multilateralismo tomou lugar do sistema bipolarizado, com o advento das potências médias regionais e dos blocos econômicos, o mundo vive atualmente um complexo sistema de relações no novo jogo do poder.
NOVA ORDEM MUNDIAL
O mundo bipolar não existe mais, esse era dividido em dois lados: Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista), ambos configuravam como as duas maiores potências mundiais.
Com o declínio do socialismo e, automaticamente, da União Soviética houve uma transformação no panorama da ordem mundial que começou a ser estabelecida.
Com a retirada da União Soviética do cenário mundial, em relação à sua influência política, os líderes dos Estados Unidos iniciaram uma série de decisões de acordo somente com seus interesses, uma vez que se tratava da maior potência mundial e não havia nenhum país para ir contra as suas ofensivas.
A partir dessa liderança mundial por parte dos Estados Unidos, esses começaram a intervir em diversas questões diplomáticas e militares no mundo, um exemplo claro dessas iniciativas foi quando tomou partido na invasão do Iraque ao Kuwait que ocasionou na Guerra do Golfo.
Essa atitude por parte do governo norte-americano não limitou somente as discussões e negociações intermediadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, pelo contrário, foi uma ofensiva arbitrária e imposta pelos Estados Unidos. De certa forma, era uma maneira do país se firmar como potência e líder mundial, isso em nível global.
Além desse fato, os Estados Unidos intervieram em diversos outros lugares do mundo, como uma espécie de apaziguador mundial que lhe rendeu muitos inimigos, especialmente os mulçumanos, independentemente da nacionalidade.
Isso se tornou explícito quando, em 11 de setembro de 2001, o país foi “vítima” de um atentado terrorista, quando dois aviões foram conduzidos a chocar-se contra um dos maiores símbolos norte-americanos, as torres gêmeas do World Trade Center, na cidade de Nova York, além do Pentágono (Centro Administrativo das Forças Armadas norte-americanas) em Washington.
O atentado em questão atingiu diretamente o orgulho americano, pois não imaginavam que poderia existir alguém que teria a audácia de se voltar contra a maior potência mundial. Ao mesmo tempo, isso serviu para que o país se colocasse de forma efetiva como líder mundial, iniciando assim um grande programa de “erradicação do terrorismo”, que automaticamente exigiu um apoio mundial por parte das outras nações, para que assim pudessem desenvolver ações contra esse tipo de “ameaça”.
A busca por culpados pelo atentado começou logo, o “bode expiatório” foi o Afeganistão, país acusado de acomodar a Al Qaeda e seu líder, Osama bin Laden, responsáveis pelo atentado de 11 de setembro.
Em pouco tempo o governo do Afeganistão foi deposto, mais precisamente em novembro de 2001, desse modo os Estados Unidos já haviam invadido o país com o apoio do Reino Unido, apesar disso não obteve êxito na busca por Osama bin Laden.
No ano seguinte, o governo norte-americano acusou países como Iraque, Irã e Coréia do Norte, intitulados de “eixo do mal”, de produzir armas de destruição em massa, além de apoiar a formação de grupos terroristas em seus respectivos territórios.
Diante desse argumento, os líderes norte-americanos requisitaram junto à ONU uma autorização para retirar do poder o ditador Saddam Hussein. Para desenvolver esse processo, os Estados Unidos não contaram com o apoio de países como França, Alemanha e Federação Russa, pois esses se opuseram à invasão. Apesar disso, em março de 2003, o Iraque foi invadido e seu líder, Saddam Hussein, foi tirado do poder. Recentemente, o governo norte-americano têm se voltado contra os países do “eixo do mal”, como Coréia do Norte e Irã, com a justificativa de que esses estariam com pesquisas nucleares.
Sobre a atual crise mundial pode-se afirmar que:
0 0 a implosão financeira russa neste final de século reflete sua situação econômica instável, conturbada e incerta.
1 1 apesar de todas as crises financeiras dos países asiáticos, a bolsa de Nova Iorque continua estável.
2 2 a crise asiática mesmo abalando o mundo financeiro não conseguiu provocar maiores prejuízos nas economias ocidentais.
3 3 registra-se hoje um vertiginoso crescimento de todas as bolsas de valores.
4 4 a globalização demonstra a superioridade dos países desenvolvidos em detrimento dos mais pobres e emergentes.
2-A figura apresenta a divisão atual do mundo em dois principais conjuntos, sob o ponto de vista das desigualdades socioeconômicas: Norte desenvolvido e Sul subdesenvolvido.
Podemos afirmar que nos países do Norte desenvolvido:
0 0 existe uma distribuição eqüitativa entre a população rural e a população urbana, e a sociedade de consumo é altamente expressiva.
1 1 o setor primário é altamente avançado tecnologicamente e ocupa uma posição de destaque na economia.
2 2 a economia está na vanguarda da revolução técnico-científica e os
setores de ponta da tecnologia são gerados e aplicados com mais intensidade.
3 3 o setor secundário da economia substitui o setor terciário como o grande gerador de empregos e rendimentos.
4 4 existem áreas de emigração que são expressivas no contexto mundial.
3-A União Européia apresenta-se como um projeto de reorganização territorial marcado por contradições tanto no plano político e econômico, quanto no plano cultural.
São problemas no processo de unificação européia:
0 0 às dificuldades dos países, inclusive os mais importantes economicamente, de cumprir os critérios estabelecidos de adoção da moeda única, o euro, a partir de 1999;
1 1à diversidade cultural que estabelece rivalidades entre cidades-estados 
em busca de maior autonomia, como Mônaco, San Marino e Liechtenstein
2 2 alguns países ainda apresentam estrutura econômica agrária, como Portugal e Grécia 
3 3 à pressão dos Estados Unidos e da Rússia para que a União Européia não se expanda em direção ao Oriente Médio;
4 4 à incorporação dos países nórdicos – Suécia, Finlândia, Noruega e Islândia- acentuaram as desigualdades no interior da União Européia.
04.Sobre os dois sistemas político-econômicos do Globo pode-se afirmar que:
0 0 Na década de 1990, o socialismo diminuiu sua importância territorial e, portanto. mundial devido à queda desse sistema na ex-União Soviética e nos países do Leste Europeu.
1 1A Lituânia, Estônia e Letônia, hoje países independentes, fizeram opção pela economia de mercado.
2 2A diminuição do significado territorial do socialismo é devido à queda desse sistema na Índia e na China, pois esses dois países juntos perfazem metade da população mundial.
3 3O capitalismo, em todo o mundo, caracteriza-se por uma economia de mercado com forte presença da interferência do Estado.
4 4O socialismo caracteriza-se pela economia de mercado e de livre concorrência na busca de lucro e, portanto, da acumulação privada de capital.
05. “Relíquias de uma era em que a ordem natural das coisas incluía o sol, as estrelas e o Império Britânico, Hong Kong (foi) devolvido à China... A devolução da colônia aos chineses é a culminação de um arranjo entre a elite argentária de Hong Kong e os chefes comunistas de Pequim para que a ilha continue sendo o que sempre foi: uma gigantesca Disneylândia dos negócios movidos à euforia financeira, com poucos impostos e nenhuma democracia.” 
(Revista Veja, 25/07/97)
Este texto retrata mais um dos eventos que têm marcado a nova ordem geopolítica mundial. Sobre essa nova ordem, é correto afirmar:
0 0 A nova ordem substituiu a ordem geopolítica estabelecida no pós-Segunda Guerra Mundial, definida como bipolar e que se baseava principalmente no poderio de duas superpotências: os Estados Unidos e a então URSS.
1 1 Após o rompimento da ordem geopolítica estabelecida no pós-Segunda Guerra Mundial, o mundo assistiu à eclosão de um único centro de poder, constituído pela Comunidade Européia.
2 2 Uma das características da nova ordem mundial é ter proporcionado, em curto espaço de tempo, a igualdade sócio-econômica entre os países.
3 3 Apesar de sua devolução à China, Hong Kong continua sendo um marco do capitalismo, influenciando o mercado financeiro mundial.
4 4 O processo de globalização e a integração econômica passaram a se expressar através da formação de blocos regionais ou mercados supranacionais, tais como União Européia, Nafta e Mercosul.
6. Analise os itens abaixo:
0 0 Do ponto de vista econômico, três grandes blocos regionais apresentam PIBs imensos; do ponto de vista político, o NAFTA reúne os Estados Unidos, Canadá e México, enquanto a União Européia e a Bacia do Pacífico têm-se
1 1O mundo atual conta com três grandes constituído em agrupamentos flexíveis, com tendência à incorporação de novos membros
2 2 Japão e os Estados Unidos lideram o mercado mundial de novas tecnologias e são líderes na aplicação da robótica ao processo produtivo
3 3 A ALCA deverá abranger todos os países das Américas. tornando-se a mais extensa zona de livre comércio do mundo e possibilitando ao Brasil, nas condições atuais, vantagens nos negócios, sobretudo na área de bens e serviços.
4 4 A ajuda financeira norte-americana, a mão-de-obra barata e qualificada e os investimentos em educação e pesquisa foram fatores decisivos para a recuperação econômica e o desenvolvimento do Japão, após a Segunda Guerra Mundial.
07. Com o fim da guerra fria, o mundo vem passando por significativas mudanças. Sobre essas mudanças, analise os itens abaixo:
0 0 Com a derrocada do Socialismo, o mundo deixou de ser Bipolar, tornando-se Monopolar, por causa da supremacia dos EUA.
1 1O poderio da Rússia ficou restrito à esfera militar, já que sua economia vem enfrentando grave crise.
2 2 O leste europeu tem se mostrado uma região de estabilidade econômica e prosperidade social.
3 3 Verifica-se grandes mudanças também na Coréia do Norte o que poderá transformar esse país num tigre asiático.
4 4 Os blocos de poder são controlados pelos EUA U.E e Japão o que reforça a multipolarização com o fim da Guerra Fria
08. A desigualdade entre desenvolvimento de países ricos e pobres, damos o nome de DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. 
Caracterizada por:
0 0 As nações pobres são produtoras de matéria-prima.
1 1 As nações pobres são o sustentáculo do sistema, fazendo parte da periferia.
2 2 A riqueza dos países periféricos gerou sempre a sua pobreza.
3 3 Os ricos são o centro do mundo capitalista, pela sua autonomia e auto-suficiência.
4 4 Os países de centro exploram os recursos humanos e naturais dos países periféricos.
9. Quanto ao panorama mundial e a derrocada do socialismo, pode-se afirmar:
0 0 A China e Cuba formam hoje a dobradinha socialista, pois são os únicos a se manter avessos às transformações.
1 1 Os países do Leste Europeu formam o grupo de maior resistência ao capitalismo, evitando as mudanças e transformações da URSS.
2 2 Todos os países europeus e asiáticos estão em transição para capitalismo.
3 3 A falta de liberdade e a crise econômica foram as principais causas do fim da União Soviética.
4 4 Alguns países adaptaram-se melhor ao sistema capitalista do que outros, pois nunca aboliram completamente a propriedade privada, como a Polônia.
10. São características do subdesenvolvimento:
0 0 Dependência tecnológica e financeira e desigualdades sociais.
1 1Exportação de matéria-prima agrícola e/ou mineral.
2 2 Baixo crescimento vegetativo e populacional devido à grande mortalidade.
3 3 Forte ação de empresas transnacionais (multinacionais).
4 4Agricultura muito mecanizada e alta produtividade.
11. A década de 90 marcouj o aparecimento de uma nova ordem econômica internacional que pode ser confirmada:
0 0 Pelo fim da Guerra Fria e a ampliação da área de influência do capitalismo.
1 1 Pela tendência dos países em se integrarem em grandes blocos comerciais.
2 2 Pela união dos países do Sul contra as pressões do FMI sobre as dívidas externas.
3 3 Pelos tratados de paz no Oriente Médio que confirmam a hegemonia da Europa Ocidental na região.
4 4 Pelas transformações ocorridas no Leste europeu, que passou a fazer parte da esfera de influência capitalista.
12. Marque V ou F a respeito do processo de globalização, considerados os aspectos culturais, econômicos e políticos.
0 0 Segundo os opositores da globalização, ela tem contribuído para o aumento do desemprego, por que acarreta grandes mudanças no processo produtivo, tais como, a introdução de novas tecnologias liberadoras de mão-de-obra e a institucionalização de diferentes relações de trabalho.
1 1 Para os opositores do processo de globalização ele contribui para a formação e o fortalecimento de grandes conglomerados, com faturamento superior ao de muitos países, gerando acumulação e concentração de capitais.
2 2 A globalização gera, para os críticos desses processo, a indiferença dos investidores internacionais quanto à capacidade dos países emergentes, dentre eles o Brasil, de manter seu ritmo de crescimento e honrar os seus compromissos
externos.( Prof. Waldemar )
3 3 Economia globalizada levou o crescimento do comércio mundial, em níveis sem precedentes. Tal fato propiciou o desenvolvimento de inúmeras nações que até então estavam à margem do processo de produção capitalista, na América Latina e na África.
4 4 Com a globalização, configura-se um processo de democratização das relações entre nações, com uma crescente autonomia dos Estados nacionais, com relação às instâncias locais de poder. Tal fato é decorrente do desaparecimento dos “blocos” de países que se integravam econômica e culturalmente.
13.Observe a tabela.
Crescimento do PIB por Grupo de Países (em %)
1995   1996  1997  1998
Países desenvolvidos____ 1,7__ 2,9__ 2,9___ 2,2
Países em desenvolvimento 1,8_ 4,9__ 5,8___ 5,4
(Folha de S. Paulo, Unctad ONU. 23/09/99, 2. cad. p. 1)
Assinale as afirmativas de acordo com a tabela apresentada.
0 0 Embora pequeno, o crescimento da economia mundial pode ser suficiente para diminuir o desemprego mundial.
1 1 Os processos de globalização e expansão do capital diminuíram desde o início dos anos 90 e por isso os países têm crescido menos.
2 2 Os países de maior participação na produção e no comércio mundiais são aqueles que mais aumentaram o PIB.
3 3 Neste final de século aumenta a diferença econômica entre países ricos e pobres.
4 4 Mesmo com baixo crescimento do PIB, muitas economias de países em desenvolvimento têm conseguido sua independência econômica.Prof. WAldemar
14. As empresas multinacionais que expandiram seus interesses e implantaram filiais em países do Terceiro Mundo, a partir da década de 50, foram atraídas principalmente pelas condições:
0 0 Contingente de mão-de-obra abundante.
1 1 Matéria-prima mineral a preços baixos.
2 2 Disponibilidade de energia a preços reduzidos.
3 3 Mercado de consumo interno em expansão e facilidade de exportação.
4 4 Existência de tecnologia nacional e de mão-de-obra especializada.
15. Sobre os países subdesenvolvidos, podemos afirmar que:
0 0 A maioria deles está localizada na região intertropical.
1 1 A economia deles é dependente e a distribuição de renda apresenta péssimos coeficientes.
2 2 Apresentam altos índices de crescimento demográfico, altos índices de mortalidade infantil e baixa expectativa de vida.
3 3 Apresentam a maior parte da população no setor secundário.
4 4 Apresentam uma industrialização recente e uma hipertrofia no setor terciário.
16. A respeito da moderna divisão internacional do trabalho julgue os itens abaixo.
0 0 Alguns países subdesenvolvidos, além de exportadores tradicionais de matérias-primas para os países desenvolvidos, exportam também produtos manufaturados, tais como calçados, tecidos e até automóveis.
1 1 Empresas multinacionais instaladas nos países subdesenvolvidos remetem boa parte dos seus lucros aos países desenvolvidos.
2 2 Bens manufaturados exportados pelos países subdesenvolvidos, via de regra, têm preços mais baixos e menor valorização no mercado internacional.
3 3 A transferência de tecnologias e a proibição de remessas de lucro para o exterior tornaram-se importantes mecanismos utilizados pelas empresas multinacionais instaladas na América Latina para desenvolver nosso parque industrial após a década de 50.
4 4 Empresas multinacionais têm-se utilizado de vasta mão-de-obra barata, das matérias-primas a baixo custo, dos incentivos fiscais e da freqüente inexistência de legislação ambiental nos países subdesenvolvidos.
17. Sobre o espaço político e geoeconômico do mundo contemporâneo, julgue os itens abaixo:
0 0 Os blocos formados pelos países capitalistas e pelos países socialistas definem o espaço político contemporâneo.
1 1 O espaço político pode ser compreendido como o espaço de atuação dos países soberanos definidos por seu território, suas fronteiras, seu regime e sua organização.
2 2 As empresas multinacionais ou transnacionais são aquelas que ultrapassam os limites de seus países de origem.
3 3 A política recessiva adotada por países do Terceiro Mundo está diretamente associada com a elevada dívida externa desses países com a interferência de organismos financeiros internacionais.
4 4 As empresas multinacionais atuam exclusivamente no setor da tecnologia e da produção industrial.
18. Marque falso (F) ou verdadeiro (V):
0 0 O grupo dos sete ou G7 é formado pelos países mais ricos do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, França, Japão e Reino Unido.
1 1 O NAFTA reduz cerca de 20 mil tarifas alfandegárias em 15 anos.
2 2 Mercosul é formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai tendo como associados Bolívia e Chile.
3 3 URSS, mais antigo de todos os blocos econômicos, é responsável pela criação dos demais.
4 4 União Européia, desde sua criação não apresenta resultados econômicos importantes, apesar da adoção de uma moeda única.
19. Quanto ao NAFTA pode-se afirmar :
0 0 Envolve o México, Canadá e EUA em uma grande área comercial.
1 1 Todos os seus membros são desenvolvidos, pois de outra forma não seria possível a integração desse bloco econômico.
2 2 Favorece principalmente numa primeira fase o México, que receberá investimentos em massa das empresas transnacionais americanas, e numa segunda fase os EUA que será o principal fornecedor de produtos industrializados.( prof. Waldemar )
3 3 O NAFTA é o principal bloco econômico da Europa. que se estendeu na década de 90 para a América.
4 4 O Chile não poderá ser incluso no NAFTA mesmo sendo associado do Mercosul, por ser um país subdesenvolvido
20. Quanto ao MERCOSUL, analise os itens abaixo:
0 0 Recebeu como associados o Chile e a Bolívia.
1 1 Seus países membros possuem economias bastante diferentes, alguns são desenvolvidos e outros subdesenvolvidos.
2 2 Esse acordo prevê uma moeda única até o ano 2005.
3 3 Seus integrantes podem ser classificados como andinos e platinos.
4 4 Não conseguiu grandes avanços, ficando suas previsões aquém das expectativas de integração comercial.
21. Como vantagens e desvantagens para as empresas capitalistas em países do Mercosul, podemos afirmar:
PAÍS VANTAGEM/DESVANTAGEM
00 BRASIL estrutura empresarial forte / carga tributária elevada
11 Argentina mão de obra qualificada / custo de mão de obra mais alto. Deficiência tecnológica
22 Paraguai mercado consumidor amplo / industrialização fraca
33 Uruguai mercado financeiro aberto / custo de energia alto
44 Brasil custo de produção mais baixo / transporte com base em rodovias
22.Em relação à nova organização política e econômica mundial, pode-se dizer:
0 0 O grande bloco instalado na região do Pacífico surgiu como a “nova fronteira do capitalismo e tem como centro hegemônico a economia nipônica e a dos “Tigres Asiáticos”.
1 1 O NAFTA, integrado pelos países da América anglo-saxônica e pelo México, tem como desvantagens a reduzida população canadense e o baixo poder aquisitivo da população mexicana.
2 2 Os saldos negativos da balança comercial norte-americana exigem exportação arrojada, cada vez mais difícil pela atuação dos grandes blocos concorrentes.
3 3 O fortalecimento da Comunidade Econômica Européia constitui uma forma de resistência à voracidade capitalista do Japão e à reação desesperada de soerguimento da economia norte-americana.
4 4 As sucessivas crises nos países subdesenvolvidos não podem ser atribuídas à crescente depreciação dos termos de trocas internacionais e à política de ajuste da dívida externa desses países.
23. (UFPR-PR) — “Os processos de integração regional são considerados a forma dominante de gestão de interdependência num mundo multipolar porque apresentam a capacidade de criar uma ‘solução de compromisso’ frente à tensão globalização/integridade econômica e política dos Estados Nacionais... Nessa nova conjuntura internacional os países estavam tentando consolidar suas participações no comércio mundial através dos benefícios resultantes dos mercados regionais. Essa foi a estratégia seguida pelos países do Mercosul no sentido de criar um mercado comum na área.” 
(Adaptado de VEJA, em Boletim
de Geografia Teorética, 25 (49-50):67-92, 1995).
A respeito do Mercosul, julgue os itens abaixo:
0 0 A disputa entre os países pela hegemonia política e econômica na América do Sul constitui, atualmente, o maior obstáculo para o processo de integração.
1 1 Por enquanto, o Mercosul constitui uma união aduaneira, estágio da integração econômica em que os países membros promovem a eliminação, entre si, de taxas alfandegárias e de restrições não tarifárias, enquanto mantém proteção em relação a outros países através do estabelecimento de uma tarifa externa comum (TEC).
2 2 O Mercosul estava aprofundando a integração das economias dos países membros por meio do aumento do fluxo de mercadorias e capitais, beneficiando as empresas do bloco e ampliando suas possibilidades de negócios e lucros.
3 3 O bloco sul-americano é, dentro da nova ordenação mundial e blocos de poder e de grandes organizações econômicas, aquele que apresenta o maior fluxo de mercadorias e capitais.
4 4 a criação do Nafta, em 1992, e a pressão dos Estados Unidos para que seja criada a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), a partir de 2005, prevê-se que surjam novos obstáculos ao funcionamento do Mercosul.
24. ( UNICAP 2003) No mapa a seguir, estão indicados, pelas letras A, B, C, D e E, cinco países da América do Sul, descrito nas opções a seguir.
0 - 0 O país A, quando ocorre o fenômeno “El Niño”, sofre pesados aguaceiros que acarretam prejuízos ao setor agrícola.
1 - 1 O país B está quase inteiramente contido num domínio climático semi-árido; esse país individualiza-se, na América Latina, pela grande estabilidade política.
2 - 2 O país C vem atravessando uma fase de instabilidade de política. A economia desse país baseia-se nas exportações de petróleo, responsáveis pelo considerável aumento do PIB, nas últimas décadas.
3 - 3 O país D é o maior exportador de açúcar e café da América Latina; atualmente a maior parte do País está sob o domínio das forças guerrilheiras, de orientação comunista, e de grupos paramilitares de extrema esquerda, responsáveis pela desestabilização econômica nacional.
4 - 4 O país E esteve durante muitos anos submetido a um regime ditatorial de direita; a usina hidroelétrica de Itaipu transformou o país num grande exportador de energia elétrica. grande parte do território brasileiro, são consideradas instáveis.
Globalização

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais