Buscar

Discursiva 100 - Metodologia Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Metodologia Científica
Leia o fragmento de texto : 
Em muitos cursos universitários, resumos e resenhas são frequentemente exigidos pelos professores. Ambos são formas de proporcionar ao estudante a prática da leitura e da escrita, ao mesmo tempo em que o incentivam a entrar em contato com conteúdos específicos das disciplinas de seu curso. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de sobrevivência universitária. 2 ed. Campinas: Papirus, 2008. (p. 59-60) 
O texto em questão toma como pressuposto o fato de que há trabalhos acadêmicos que muitas vezes se confundem. 
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, caracterize “resumo” e “resenha”, diferenciando-os:
Nota: 50.0
	Resumo é uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do texto lido, sem a utilização de citação. O resumo como parte de um trabalho técnico-científico é diferente do resumo como trabalho acadêmico. Enquanto o primeiro (seguido de palavras-chave, abstract e keywords) faz parte de uma estrutura textual, o segundo é um trabalho acadêmico propriamente dito, que, ao contrário do primeiro, não tem um número de palavras definido. (p. 105)
A resenha é um tipo de resumo crítico que permite comentários e opiniões relativos à obra estudada, pois inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância do estudo quando comparado a outros do mesmo gênero (ANDRADE, 2004, p. 61). (p. 108)
 
Questão 2/2 - Metodologia Científica
Leia o fragmento de texto: 
Consideram-se como elementos de apoio ao texto todo e qualquer material que possa vir a complementar, atestar ou ilustrar a lisura e a veracidade das informações colocadas no trabalho.
Como exemplos, temos as citações de livros, artigos científicos, fotos, documentos e relatórios oficiais. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MICHALISZYN, Mario Sérgio; TOMASINI, Ricardo. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. Petrópolis: Vozes, 2005. (p. 98)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, existem citações diretas e indiretas. Qual a diferença entre esses tipos de citações? Caracterize-as:
Nota: 50.0
	1.4.1.1 Citação direta
A explicitação de conceitos e ideias de outros autores por meio de citação direta pode efetuar-se mediante citação curta ou citação longa. [...] (p. 57)
1.4.1.2 Citação indireta
A citação indireta consiste na transcrição, utilizando-se de palavras próprias, das ideias de outro(s) autor(es). No entanto, embora com palavras diferentes, devemos apresentar exatamente o que o autor quis dizer cm seu material, tendo sempre o cuidado para não mudar a ideia original que lemos e citamos.
Esse tipo de citação pode aparecer sob a forma de paráfrase (explicação do texto por meio de outras palavras) ou de condensação (resumo da ideia central de um livro ou de vários parágrafos). Em ambos os casos, seguimos as mesmas regras de apresentação da citação direta, identificando o autor (sobrenome), o ano e a página. (p. 54).

Continue navegando