Buscar

O que é um Planejamento Financeiro Pessoal?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRJ / CCJE / FACC / Dpt. Contabilidade / Disciplina de FINANÇAS PESSOAIS 2013-2.
_______________ Prof. Luiz Ochsendorf _______________
Questões sobre finanças pessoais. (gabarito proposto)
1) O que é um Planejamento Financeiro Pessoal? 
É um planejamento minucioso sobre como a pessoa pretende, ao longo de sua vida, obter e aplicar recursos financeiros para acumular riqueza e utilizar esses recursos para prover conforto à sua família. Tende a ser complexo, conforme as necessidades e condições da pessoa.
2) Como podemos associar a equação fundamental do patrimônio às finanças pessoais?
A = P + PL ou A + D = P + PL + R ou ainda A = O (aplicações de recursos = origem de recursos). Podemos entender o ativo como bens e direitos, as despesas como gastos relacionados ao estilo de vida atual, o passivo como as obrigações de curto e de longo prazo, o PL como a diferença entre o ativo e o passivo e a receita como renda (ativa e passiva).
3) Descreva o que são e para que servem duas das mais importantes DF da pessoa física.
As demonstrações são o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Fluxo de Caixa. O BP tem a utilidade de registrar as posições patrimoniais ao longo do tempo e a DFC demonstra de forma analítica as entradas e saídas de caixa, assim como os saldos (inicial e final).
4) O que vem a ser um Plano de Grupos de Contas?
É um conjunto de contas (grupo) semelhantes que refletem um aspecto específico do patrimônio (A, D, P, PL, R). Devem ter orientação sobre a sua movimentação (débito e crédito), histórico e saldos. Há uma sugestão para que possam conter apenas 2 ou 3 níveis de detalhamento. Uma proposta seria utilizar como grupos de contas os itens indicados pelo IBGE para determinar os gastos da família brasileira e, detalhando um pouco mais, dependendo da pessoa e/ou da família. Completando, para execuções orçamentárias mais complexas, uma conta específica para cada tipo de variação patrimonial.
A POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE) prevê as seguintes categorias de gastos familiares: alimentação, habitação, vestuário, transporte, saúde e cuidados pessoais, educação e lazer e outras despesas.
5) O que é o Processo Orçamentário?
É o ciclo em que se desenvolve a prática orçamentária. Possui as fases de planejamento, execução e controle. No planejamento, são feitas as previsões. Na execução, são procedidos os registros das variações patrimoniais nas contas. No controle, procede-se à comparação dos valores orçados e reais para que seja obtido o valor da variação (favorável ou desfavorável) e o respectivo relatório sobre os motivos das variações. Ainda no controle, são previstos dois procedimentos: o ajuste do planejamento ou a tomada de ações corretivas. O período de tempo coberto pelo orçamento é chamado de horizonte.
6) Qual o conceito de Massa Crítica?
É um conceito desenvolvido por Gustavo Cerbasi que define o valor financeiro resultante de um acumula ao longo do tempo com a finalidade de prover recursos para uma pessoa física e/ou sua família por prazo indeterminado. Financia a independência financeira.
7) Qual a definição de aposentadoria para questões de finanças pessoais?
Estará aposentada a pessoa que for capaz de ter renda que possa prover recursos suficientes para um estilo de vida desejado. Ao contrário do que se pensava antigamente, o conceito de aposentadoria não está necessariamente relacionado a uma idade avançada. Há grande possibilidade de se aposentar com 35 anos de idade, por exemplo.
8) O que vem a ser Estilo de Vida e qual a sua importância para as finanças pessoais?
O estilo de vida irá determinar os padrões de consumo da pessoa física e de sua família. Em linhas gerais, a redução ou aumento no estilo atual repercute no aumento ou redução do estilo futuro. É um conceito importantíssimo para as finanças pessoais.
9) O que vem a ser o estudo das finanças comportamentais?
As finanças comportamentais reúnem conceitos relacionados à economia e à psicologia. Basicamente, estuda o comportamento humano perante o processo decisório relacionado às questões financeiras. Incorpora os conceitos de contabilidade mental, que é a característica que nós temos de dar valores relativos diferentes aos valores monetários.. por exemplo, damos mais importância a R$ 100,00 perdidos do que a R$ 100,00 ganhos.
10) O que vem a ser Eficácia, Eficiência e Efetividade?
Existem várias definições sobre esses três conceitos. Vamos adotar os seguintes para questões relacionadas aos estudos de finanças pessoais nesta disciplina: Eficácia relaciona-se ao fato de atingir ou não uma determinada situação. Eficiência estará associada à comparação de um procedimento a um padrão ou a outro procedimento. Efetividade será a condição de plenitude de utilização de uma capacidade disponível.
11) O que é a ENEF?
É uma política pública permanente do governo federal para avaliar e melhorar o grau de educação financeira da população brasileira. Dela constam diversas ações educativas para fazer com que as pessoas tenham a tendência a, cada vez mais, tomar decisões mais racionais a respeito de suas próprias finanças, visando a obter os melhores resultados possíveis.
12) O que é Educação Financeira?
De acordo com a OCDE, educação financeira é a habilidade individual parar tomar decisões apropriadas na gestão de suas próprias finanças. Reflete o GEF (Grau de Educação Financeira).
13) O que é endividamento? e superendividamento? 
Endividamento é a condição de um patrimônio pessoal de redução (restrição) de seus ativos atuais e/ou futuros. Até certo ponto, o endividamento pode ser até saudável, embora haja defensores convictos de que o endividamento zero deve ser a meta de todas as pessoas. Há quem segregue as dívidas em dívidas boas e dívidas ruins, dependendo de suas características básicas. Certos autores consideram que os valores em obrigações que serão quitadas até o mês seguinte (como o cartão de crédito) não são, exatamente, endividamento, pois desta forma, estariam classificadas as dívidas que possuem seus pagamentos protelados em função de não ter a capacidade de liquidação imediata. O superendividamento é caracterizado quando a pessoa física não tem mais a condição, sequer, de pagar a manutenção das dívidas, ou seja, os juros. Consequentemente, as pessoas superendividadas refletem uma situação patrimonial em que o passivo aumenta sem qualquer controle mês após mês. O endividamento é uma questão de suma importância para as finanças pessoais.
14) O que vem a ser capitalização e descapitalização?
Capitalização é o processo de incorporação de juros ao principal ao longo do tempo. Descapitalização é o processo de diminuição do principal em função de inflação ou de saques.
15) O que é o método DSOP?
É um método de terapia financeira que consiste de 4 etapas: diagnóstico, sonhar, orçar e poupar. Foi idealizado pelo brasileiro Reinaldo Domingos.
16) Descreva os conceitos de auto-financiamento; colchão de segurança e fundo de emergência.
O auto-financiamento consiste em ser sua própria fonte de financiamento, ou seja: qualquer empréstimo é feito nessa reserva. O colchão de segurança serve para proceder a ajustes no processo orçamentário. Fundo de emergência serve para garantir o estilo de vida por 3, 6 ou 9 meses em caso de perda de renda, enquanto se encontra outra ocupação remunerada.
17) Quais são os 4 grupos de disciplinas para o exame de CFP (certified financial planners)?
(1) Investimentos e gestão de riscos. (2) Planejamento sucessório e fiscal. (3) Seguros e previdência. (4) Planejamento financeiro e ética.
18) Defina: pobreza e riqueza.
Riqueza: abundância de ativos para a satisfação de desejos e necessidades. Pobreza: carência de recursos para o atendimento às necessidades básicas do cotidiano como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados com a saúde.
19) O que representam: IDH (índice de desenvolvimento humano) e FIB (felicidade interna bruta).O IDH é um índice da ONU que avalia o grau de desenvolvimento humano. Segrega os países em desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Considera expectativa de vida ao nascer, educação e PIB per capta. Em 2012, os 3 primeiros colocados foram Noruega, Austrália e Estados Unidos. O Brasil ficou em 85º lugar. O FIB é um índice do Butão que procura demonstrar que o desenvolvimento espiritual deve ter tanta importância quanto o desenvolvimento material.
20) Qual o conceito de maturidade financeira?
É a capacidade de adiar os desejos de agora em função de futuros benefícios. Há pesquisas que investigaram crianças de 5 anos de idade que, ao adiar desejos, demonstraram ter um perfil que espelha características interessantes para as finanças pessoais, como esse de adiar os desejos após diferenciá-los das necessidades.
21) O que é a OCDE e o que ela significa para as finanças pessoais?
A OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico) é uma organização internacional com sede em Paris, França, que reúne países com princípios democráticos participativos e de economia de livre mercado que procura fornecer uma plataforma para comparar políticas econômicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais. Seus países membros são classificados como desenvolvidos, com elevado IDH e PIB per capita. www.oecd.org 
22) Comente o tripé renda-idade-perfil.
Com base em observação, algumas pesquisas sugerem que essas 3 variáveis são determinantes para considerar as ações relativas ás finanças pessoais. Pode-se concluir que a renda é diretamente proporcional às condições de sucesso. A idade é inversamente proporcional e o perfil mais próximo de poupador é mais favorável do que um perfil mais próximo de gastador. Portanto, quanto mais poupador, jovem com renda maior, mais altas as chances de sucesso nas finanças pessoais.

Outros materiais