Buscar

A divisão do sistema nervoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 A divisão do sistema nervoso
1.1 Divisão anatômica
Está dividido em Sistema Nervoso Central (encéfalo, medula espinhal) e Sistema Nervoso Periférico (encéfalo, nervos, espinha e gânglios).
Os neurônios (células nervosas com seus prolongamentos) são transportadores de estímulos para o encéfalo ou medula, chamadas de aferentes (SNC). Transportam estímulos para os músculos e glândulas, chamadas de eferentes. Com a junção destes dois neurônios os denominamos neurônios de associação.
As células do neurônio aferente estão acumuladas no tecido nervoso, e são chamadas de gânglios das raízes dorsais. O neurônio eferente está acumulado no interior da medula.
Os movimentos do músculo esquelético são dominados pelas fibras do sistema nervoso periférico, por meio do sistema nervoso central. O crânio tem como função o abrigo do encéfalo e da medula.
A medula é constituída por fibras nervosas presentes na coluna vertebral, tem o formato de uma circunferência atingindo a parte localizada atrás do encéfalo e os ossos que formam a espinha dorsal. 
O cérebro é dividido em lobos denominados:
Frontal - localizado na parte da frente do cérebro (testa), acontece o planejamento de ações e movimento, bem como o pensamento abstrato. Nele estão incluídos o córtex motor e o córtex pré-frontal.
Parietais - constituídos por duas subdivisões, a anterior e a posterior. Tem a função de possibilitar a percepção de sensações como o tato, a dor e o calor e também lábios, língua e garganta.
Temporais – localizado acima das orelhas e com a função principal de processar os estímulos auditivos encontram-se os lobos temporais.
Occipitais - localizados na parte inferior do cérebro e cobertos pelo córtex cerebral, os lobos occipitais processam os estímulos visuais, daí também serem conhecidos por córtex visual.
Cada lobo está relacionado ao controle de uma determinada função orgânica.
1.2 Divisão fisiológica do sistema nervoso
A divisão fisiológica do sistema nervoso apresenta-se em duas partes: voluntário e autônomo. O sistema autônomo está dividido em duas partes: sistema simpático e sistema parassimpático. Porém, as funções desses dois sistemas são opostas, sendo que um controla a ação do outro em relação aos órgãos, através das substâncias adrenalina e acetilcolina. O sistema nervoso autônomo garante a homeostase, que tem como função moderar e regulamentar o interior do corpo humano como, pressão, temperatura, os batimentos do coração, e outros movimentos realizados pelo corpo. Além disso, este sistema responde pelas funções estruturais do organismo. O sistema nervoso voluntário possui uma parte central que é representada pelo córtex e uma parte periférica representada por nervos.
Sistema nervoso autônomo simpático 
É constituído por fibras (não mielizados) e tem como principio a medula, e os gânglios (mielizados) tem como inicio os axônios, separados em laterais ou vertebrais, segmentado na fração da coluna vertebral próximos ao estômago, são resultantes da medula. As fibras liberam a substância acetilcolina, ou seja, produzindo o principio do impulso pós – ganglionar. Estas mesmas fibras já pós – ganglionadas liberam as substâncias adrenérgicas.
Sistema nervoso autônomo parassimpático 
Constituído pelo mesencéfalo, mielencéfalo e medula sacral, tem fibras extensas realizando o contato de dois neurônios que por eles passam os impulsos nervosos, ao contrário do pós – ganglionar na qual apresenta fibras de pouco comprimento. Sua substância é a acetilcolina.

Outros materiais