Buscar

Internacionalização de empresas brasileiras

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Internacionalização de empresas brasileiras
Estudo de caso Arezzo
Sobre a Arezzo
A Arezzo&Co é líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil. Acumulando mais de 39 anos de história, comercializa atualmente mais de 6 milhões de pares de calçados por ano, além de bolsas e acessórios. Possui quatro marcas reconhecidas - Arezzo, Schutz, Anacapri e Alexandre Birman - com produtos que se destacam pela qualidade, design, conforto e inovação.
As marcas da Arezzo&Co são associadas a um estilo de vida diferenciado e desejado. Contando com amplas linhas de produtos, conseguem alcançar públicos-alvo específicos além de atender a diferentes ocasiões de uso.
Por sete anos consecutivos foi considerada a melhor franquia de calçados, vestuário e acessórios do Brasil de acordo com o anuário da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.
Histórico 
1972 - Arezzo&Co surgiu na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. 
1979 - O primeiro marco de consolidação da marca Arezzo no mercado brasileiro de calçados femininos lançamento da sandália anabela, revestida de juta.
Na década de 80, a falta de suporte na área industrial de Belo Horizonte levou a fábrica a verticalizar sua produção, possibilitando maior controle e qualidade dos processos desde a produção do couro e sola até o produto final.
1990 - abriu sua primeira loja conceito - flagship store.
Ainda nos anos 90, o foco da marca Arezzo passou a ser a especialização em pesquisa e desenvolvimento de novos modelos e tendências, e em vendas no varejo. As operações fabris foram encerradas em Minas Gerais e o outsourcing da produção passou a ser realizado na região calçadista do Vale do Sinos, Rio Grande do Sul
2004 - O modelo de franquia possui,selo de excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
2007 -Tarpon Investment Group, - um grupo de investimento- adquiriu, 25% de ações da Arezzo S/A. A companhia de calçados fez uma parceria com a Prime Sucsess – empresa chinesa consolidada - objetivando abrir 300 lojas na China até 2016. 
2007 - a marca Schutz foi incorporada ao grupo.
 2011 - a Arezzo&Co se tornou uma Companhia aberta com suas ações negociadas sob o ticker ARZZ3 e listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa.
 
Ascensão 
1972 - a produção era de sapatos masculinos, primeira boutique que vendia somente sapatos.
1974 – a produção de sapatos femininos.
1979 – Lançamento da sandália Anabela, tornando-se conhecida nacionalmente.
1989 – sistema de franquia com lojas espalhadas por todo o país.
1997 – terceirização de 100% do processo produtivo.
2006 – mais de 200 lojas no Brasil.
2007 – fusão com a empresa de calçados Schutz, criando Arezzo S/A (mesma estrutura corporativa, sinergia nas cadeias suprimento, desenvolvimento e produção logística, porém manteve-se a independência e a personalidade das marcas)
2007 - Tarpon Investment Group, - um grupo de investimento- adquiriu, 25% de ações da Arezzo S/A
Definição de internacionalização
	Segundo a autora Ângela da Rocha (2002), poderia se conceituar a internacionalização na expansão das suas estratégias de produtos/mercados e de integração vertical para outros países, devendo uma empresa ser enquadrada com as competências e vantagens competitivas desenvolvidas no mercado nacional. Com o objetivo de manterem seus mercados internos e expandirem seus negócios no mercado internacional é explicita a necessidade de empresas tornarem-se competitivas em nível internacional, por isso, a internacionalização é um processo que vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos das empresas e também no mercado mundial.
Apoio governamental
	Para se internacionalizar alguns obstáculos são encontrados, de forma geral certa ressalva deve ser feita a aplicação de um preço competitivo e acessar um sistema de financiamento mais eficaz.
	No Brasil, ainda não existem políticas de apoio à internacionalização.
Estratégias de internacionalização
Licenciamento - Segundo Keegan (2003) pode-se conceituar a estratégia de licenciamento quando uma empresa denominada “licenciadora” disponibiliza um bem a outra que seria a licenciada em troca de alguma remuneração.
 Franchising - acordo entre o franquiador e o franquiado em que o primeiro concede o direito do uso do negócio e a marca registrada do produto/serviço e em correspondência a isso o segundo faz o pagamento de royalties.
Joint venture - define em uma sociedade que se faz entre um agente que tenha conhecimentos locais com um agente estrangeiro que quer investir fora. Seu diferencial é que nesse tipo de estratégia há o compartilhamento de lucros, posse, riscos e etc. 
Controle acionário - é necessário que haja um comprometimento de capital, ou seja, um alto investimento por parte da empresa e um amplo controle do trabalho , já que é preciso um gerenciamento intenso e absoluto das atividades que vão ser feitas.
Caso Arezzo
A estratégia para obter vantagem competitiva adotada pela Arezzo foi através da internacionalização.
A Arezzo utilizou e ainda usa a estratégia de “Franchising”, ou seja, franquias onde há disponibilização do bem para o outro. (Exportação direta)
A Arezzo não só exporta seu produto (baixa responsabilidade) ela também cuida da marca, do preço, perfil da loja, marketing e outros. Outra estratégia foi Joint venture esse processo se deu com a Arezzo quando ela constituiu uma sociedade com a Prime Success (China).
A previsão da Arezzo em relação aos mercados chineses era tentar uma dimensão semelhante a que a empresa tem da marca no Brasil, mas com um posicionamento diferente, pois teria uma venda de itens Premium.
Dificuldades: área técnica, marketing e disputa por funcionários. 
Conclusão
	Conclui-se que uma empresa necessita de uma estabilidade interna para pensar em transpor fronteiras, o primeiro objetivo que deve ser traçado antes de conquistar mercados exteriores é a manutenção do mercado interno, afinal é preciso organização e condições financeiras para realizar este tipo de operação . Outra questão é saber o máximo possível do lugar que se pretende entrar. Aspectos culturais influenciam sim no sucesso das vendas e é por isso que parcerias são tão úteis e vantajosas, pois elas ajudam se infiltrar e adaptar aos costumes dos outros países evitando certas dificuldades.
	É notável que Arezzo S/A mediante a essas teorias explanadas seguiu os passos adequados e conseguiu obter sucesso no seu processo de internacionalização. Esse sucesso é definido pelo número de países que ela alcançou (não só com exportações como também parcerias bem sucedidas), pela ampliação da empresa nacionalmente com o aumento de lojas no Brasil, pelo faturamento que aumentou e principalmente porque ela conseguiu ter vantagem competitiva sobre outras empresas, hoje a mesma é considerada nome de destaque dentro do setor calçadista brasileiro. Outra questão é a demonstração de interesse em internacionalizar feita pela empresa, já que no Brasil não existem políticas de apoio e pouco recurso que incentive empresas a se internacionalizar, ou seja, empresas tomam essa atitude por sua própria racionalidade visando aumentar seus lucros.
Bibliografia 
ROCHA, Angela da. A internacionalização das empresas brasileiras: estudos de gestão internacional. Rio de Janeiro: Mauad, 2002. 268p. (Coleção Estudos COPPEAD.)
KEEGAN, Warren J.; GREEN, Mark C.. Princípios de marketing global. São Paulo: Saraiva 2003. 476 p.
http://unibhri.files.wordpress.com/2010/12/thais-lima-internacionalizac3a7c3a3o-de-empresas-brasileiras_-estudo-de-caso-arezzo.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais