Buscar

CIÊNCIA POLÍTICA

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
	
	
	
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 04/09/2017 17:25:08 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201607226703)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Três razões fazem ver que este governo é o melhor. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio... A segunda razão é que esse governo é o que interessa mais a conservação do Estado... A terceira razão tira-se da dignidade das casas reais..." ANDERSON, Perry. Linhagens do estado absolutista. São Paulo, Brasiliense, 1985. p. 18. Segundo Perry Anderson, um dos maiores estudiosos do absolutismo Ocidental, este era apenas um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas à sua posição social tradicional...Visando a dominação ideológica, foram criadas inúmeras teorias, cujo objetivo era justificar o poder centralizado dos reis, na formação dos Estados Modernos. Correlacionando os principais teóricos do Absolutismo às suas idéias, 1) Thomas Hobbes e H. Grotius ( ) "o trono real não é o trono de um homem, mas do próprio Deus...". 2) Nicolau Maquiavel ( ) "o Príncipe não deve se importar com se expor à infâmia dos vícios, sem os quais seria difícil salvar o poder...". 3) Jean Bodin e Jacques Bossuet ( ) um governo deve ser forte, para que a paz e a ordem sejam mantidas, evitando assim que o homem se torne "Lobo do Próprio Homem". A opção correta é:
		
	
	1, 2, 3.
	
	3, 1, 2.
	
	2, 3, 1.
	 
	3, 2, 1.
	
	1, 3, 2.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607823128)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA:
		
	 
	A política é uma forma de corrupção de defesa de interesses de apenas alguns grupos particulares.
	
	O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação.
	
	O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.
	
	Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses.
	
	Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607173017)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação ao pensamento político de Hobbes e Locke assinale a única alternativa correta:
		
	 
	Foram filósofos que pensaram sociedade a partir de um pacto, por isso são considerados pensadores contratualistas
	
	Segundo estes autores o homem é um animal social, as sociedades são desorganizadas porque os homens são mal educados ou porque o sistema político é ruim.
	
	Segundo estes autores o estado de guerra de todos contra todos ocorre pelo abuso de poder do soberano.
	
	São precursores do Liberalismo, defendiam os direitos naturais e a necessidade de um Estado providencialista.
	 
	Ambos teorizaram sobre a necessidade do Estado Absolutista como o melhor remédio para a organização da sociedade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607810962)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quanto às teorias das formas de governo e da soberania, assinale a opção correta:
		
	 
	Jean Bodin passou para a história do pensamento político como teórico da soberania. Como para ele soberania significa poder supremo, o soberano não estaria submetido a qualquer regra, salvo as leis naturais, as divinas e o direito privado.
	
	Para Hobbes, o poder soberano deve ser dividido, pois a melhor forma de governo seria a do governo misto.
	
	Para Maquiavel, as formas de governo são os principados, as repúblicas e as democracias.
	 
	Para Montesquieu, três são as formas de governo: monarquia, aristocracia e política ou timocracia, que se degeneram por meio da tirania, da oligarquia e da democracia, respectivamente.
	
	Para Aristóteles, os governos são republicano - no qual todo o povo, ou pelo menos uma parte dele, detém o poder supremo -; monárquico - em que um só pessoa governa -; e despótico - em que um só arrasta tudo e todos com sua vontade e seus caprichos, sem leis ou freios.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608014811)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(EPPGG 2003/47) Uma das mais relevantes salvaguardas institucionais da democracia contemporânea são os controles múltiplos e cruzados, como parte do relacionamento entre os poderes. No contexto do presidencialismo e da tradição constitucional brasileira, indique qual das opções abaixo se relaciona com esses controles.
		
	
	Coalescência das elites legislativas.
	
	Judicialização da política.
	
	Corporativismo das instituições judiciais.
	
	Supremacia do Executivo.
	 
	Independência dos poderes.
		
	
f

Continue navegando