Buscar

AR CONDICIONADO 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AR CONDICIONADO 2
By Ofugi
*
ASHRAE
Define o “ar condicionado como controle simultâneo da temperatura, umidade, velocidade e pureza do ar.”
*
PROCESSO PADRAO
Ar retirado do ambiente (Tambiente = 23,9oC) e levado para o aparelho de condicionamento de ar;
Nele e misturado com o ar externo (Texterna = 29,4oC);
A temperatura resultante da mistura e de 26,7oC;
A mistura de ar externo-interno entra ao condicionador de ar e sua temperatura e diminuida ate 12,8oC;
O ar frio e seco e insuflado no ambiente, onde troca calor ate atingir a temperatura de 23,9oC.
*
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O principio de funcionamento dos condicionadores de ar consiste na troca de calor entre o ar oriundo do ambiente e a serpentina do evaporador, que por contato sofre queda ou aumento de temperatura, dependendo do ciclo utilizado, baixando a umidade relativa do ar. 
*
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
Quando alcançado a temperatura desejada se faz uma leitura através de um sensor localizado no evaporador. Este, por sua vez, desliga o compressor fazendo com que o equipamento mantenha a temperatura. Qualquer variação na temperatura estipulada aciona-se novamente o compressor que é responsável pela circulação do gás refrigerante dentro do sistema. 
*
REFRIGERAÇÃO
No caso da operação de refrigeração o gás sai do compressor em alta pressão e alta temperatura. No caminho que percorre no condesador ele “perde calor” e continua perdendo no “elemento de expansão” (tubo carpilar e filtro secador). No evaporador, o gás já chega frio, pronto para refrigerar o ambiente interno. 
*
*
*
AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO
*
Elementos do Ar Condicionado Automotivo
*
DOENÇAS
O ar frio paralisa os cílios (pêlos) que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. Assim, fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros comuns e sistemas de ar condicionado automotivo sem manutenção, permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica. 
As doenças do aparelho respiratório que podem ser agravadas por infecções do ar condicionado automotivo sujo são: sinusite, rinite, otite, amidalite, faringite, bronquite, pneumonia, asma, gripes e resfriados. Gripes, por exemplo, abaixam as defesas e favorecem infecções mais sérias, como pneumonia. 
*
ETAPAS
compressão de vapor, isto é, um compressor realiza trabalho sobre o vapor;
a condensação do vapor, que ocorre no condensador;
a expansão do líquido após o condensador, que ocorre na válvula termostática ou em um tubo capilar;
a evaporação do líquido no evaporador. 
*
*
AQUECIMENTO
Para operação de aquecimento o princípio é o mesmo. A diferença é que existe uma válvula reversora que muda o caminho que o gás vai percorrer. Ao invés de ir primeiro para o condensador como no ciclo frio, o gás vai primeiro para o evaporador. Com isso, o condesador e a evaporadora trocam de papel. Tudo funciona da mesma forma, só que inversa. Quem fica quente é o evaporador (ambiente interno) e o condensador fica frio ( ambiente externo).
*
AQUECIMENTO
*
BTU e TR
BTU é a unidade que expressa a quantidade de energia térmica em um ambiente fechado e que precisa ser retirada ou adicionada para atingir um conforto térmico. A sigla BTU significa Bristish Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica.
TR é a sigla para Tonelada de Refrigeração e equivale à quantidade de energia necessária para derreter 1 tonelada de gelo à 00 C
1BTU ≈1055 J
1 TR ≈ 12000 BTU/h
*
TIPOS DE AR CONDICIONADO
JANELA
SPLIT
SELF CHILLER 
*
JANELA
São os produtos compactos de menor valor agregado e possuem o evaporador e condensador no mesmo gabinete. Equipamento com algumas restrições para instalação em determinados edifícios ou residências, como por exemplo alteração de fachada. 
*
OLHANDO POR DENTRO
*
*
DICAS
Manual pags 11 e 12
*
POSSUI APENAS FILTRO ANTI-PÓ
*
SPLIT
Equipamento que possui evaporador e condensador separados; e interligados através de tubulações de cobre que nos permite uma “grande” distância entre as unidades e flexibilidade de instalação, proporcionando menor nível de ruído, e uma melhor distribuição do ar devido a grande área de insufalamento do ar, tornando-se mais econômico. 
*
OLHANDO POR DENTRO
*
SPLIT
*
POSSUI FILTRO ANTI-PÓ, ANTI-BACTÉRIA, DESODORIZADOR E PROTEÇÃO ANTI-CORROSÃO. NÃO POSSUI FILTRO PLASMA.
*
CHILLER
Em edificações maiores e particularmente em arranha-céus, o uso do sistema de ar condicionado do tipo split acarreta alguns problemas. A instalação da tubulação entre o condensador e o evaporador excede a limitação da distância (em instalações longas existe o problema de lubrificação do compressor) ou a quantidade de dutos e sua extensão se tornam difíceis de serem administradas. Neste ponto, é preciso considerar um sistema de refrigeração do tipo refrigerador com água gelada (chiller). 
*
CHILLER
Em sistemas com chiller, o sistema inteiro é instalado no telhado ou atrás do prédio. Ele resfria a água entre 4,4º C e 7,2º C. Esta água resfriada é, então, canalizada através de todo o prédio para os sistemas de distribuição de ar. Não existe limite para uma tubulação de refrigeração do tipo chiller se ela for bem isolada. 
*
CHILLER
*
CHILLER
*
Ver vídeos: Consul e Reportagem Jornal sobre doenças causadas pelo ar-condicionado.
*
Referências
http://www.adias.com.br/loja/dicas1.asp
http://www.hotmastersound.com.br/ar-condicionado.htm
http://casa.hsw.uol.com.br/ar-condicionado1.htm
http://www.youtube.com/watch?v=Aw4vV-TuZtE
http://www.youtube.com/watch?v=IDXDuJhE3XQ&feature=PlayList&p=E02547600BF709A4&index=4
http://www.youtube.com/watch?v=1MiQCBIx1mM&NR=1
*
Carga Térmica
Em Média, utilizamos para calculo de carga termica 600 Btus/h por metro quadrado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando