A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Plano de aula

Pré-visualização | Página 1 de 1

Plano de aula
Escola:
Disciplina: Geografia 
6º Ano do Ensino Fundamental
Horário vespertino 
Período de execução: 03 aulas 
Educação Ambiental com abordagem interdisciplinar
Objetivos
- Desenvolver atitude preservacionista através da interação entre os diferentes saberes;
 - Compreender que o fomentar da consciência ambiental passa por saberes produzidos pelas diversas áreas de conhecimento;
- Avaliar a própria relação e da comunidade local com o meio ambiente;
- Despertar o interesse da turma para a problemática ambiental;
- Entender que o desgaste ambiental atual é decorrente de um sistema político-econômico que vê na natureza uma fonte de matérias primas.
 Esse trabalho desenvolverá também, a organização, a análise e reflexão, a autonomia, a autoestima, a criatividade e o raciocínio para solução de problemas, entre outros e o principal, contribui para a aprendizagem significativa com experiências diversas. Cada indivíduo, deve saber utilizar as mídias e ter um posicionamento diante delas, que possibilite e desenvolva sua autonomia, sabendo se posicionar diante dos mais diversos assuntos.
Conteúdos 
- O conceito de Cidadania na atualidade.
- A relação do homem com a natureza ontem e hoje.
- Preservação – Questão de sobrevivência.
- Cidades e questões urbanas.
Material necessário 
-Câmera fotográfica 
-Laboratório de informática 
 - Datashow 
 - Pen drive
Desenvolvimento
1ª Etapa
 A questão ambiental vem sendo veiculada em todas as mídias, dessa forma, o primeiro momento da aula ocorrerá numa conversa em que o professor apresente o tema a ser estudado naquela aula de maneira informal; em seguida, será exibido o vídeo para a Sensibilização do público: Turma da Mônica - Um Plano para Salvar o Planeta. https://www.youtube.com/watch?v=L3zaoUaHJhQ um vídeo de aproximadamente 20 minutos. 
2ª Etapa
 Após a exibição do vídeo, será levantada uma breve discussão que deve estimular a argumentação e trazer à luz a mensagem dessa produção fílmica. Em meio a essa socialização de ideias, o professor, em seu papel de mediador, discorre superficialmente acerca do conceito de cidadania, mostrando à turma que ser um cidadão não é fruto apenas do cumprimento das leis, mas, principalmente da construção de uma atitude de autopreservação, tanto social quanto natural. Desse modo, a turma certamente perceberá que não se pode praticar a cidadania parcialmente, pois quem assim proceder pode ser posto à margem da sociedade. Nesse debate, o professor levantará alguns questionamentos acerca do futuro que esperam para a Terra e sobre o que estão fazendo para que a humanidade faça parte desse futuro.
3ª Etapa
 Após, o professor sugere que a sala seja dividida em dois grupos. De um lado aqueles que irão fazer um vídeo sobre a degradação da cidade, os problemas ambientais. E o outro grupo sobre o que há de bom, algo que já esteja sendo feito de uma perspectiva de melhoria da cidade do ponto de vista de quem acreditam na superação dos problemas ambientais. O programa usado para confecção do vídeo fica a critério de cada grupo. Para complementar o estudo, os alunos poderão pesquisar sobre a Educação Ambiental por meio dos sites educativos:
www.culturaambientalnasescolas.com.br
www.planetaverde.org.br
www.brasilescola.com
Avaliação
 Sendo necessariamente processual e de caráter diagnóstico, a avaliação se dará durante toda a aula, desde a atenção dada às falas dos colegas e ao vídeo, as produções feitas pelos grupos e a participação nos debates, exposições e pesquisas.
Referências 
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. Goiânia: Editora alternativa, 2001.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
UNIDADE TEMÁTICA: SABERES GEOGRAFICOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
PROFESSOR: VIVIANE
ALUNOS: LUCAS DE CASTRO E MAURO ROGER 
MODALIDADE DE TRABALHO: PLANO DE AULA COM UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO 
PLANO DE AULA 
 
UBERABA
2016