Buscar

EXERC SEMINÁRIO INTEGRADO DE SERVIÇO SOCIAL AULA 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERC SEMINÁRIO INTEGRADO DE SERVIÇO SOCIAL – AULA 8
		Para o enfrentamento do crescimento da ação não governamental e a "mercantilização" das políticas sociais é importante ter claro que:
	
	
	
	
	
	Nos primeiros anos de 1990, inicia-se uma nova "crise" do capitalismo, motivada entre outros determinantes pela crise do petróleo, pois ele é uma fonte esgotável.
	
	
	Nos primeiros anos de 1980, inicia-se uma nova "crise" do capitalismo, motivada entre outros determinantes pela crise do petróleo, uma fonte esgotável.
	
	
	A economia capitalista necessitou reestruturar suas formas de produção, em função do movimento de pensadores liberais que a denominavam "reestruturação produtiva".
	
	 
	A economia capitalista necessitou reestruturar suas formas de produção, por isso o nome dado a este momento do capitalismo como ¿reestruturação produtiva¿.
	
	
	O sistema capitalista, nestas condições, não vai busca várias formas de restabelecer padrão de acumulação.
	
	
	
		2.
		O serviço social tem, junto às questões ambientais, um espaço que vale a pena ser ocupado pelas inúmeras possibilidades de estudos interdisciplinares que apresentam, não só frente às questões ligadas ao desenvolvimento urbano, à preservação do meio ambiente e à geração de renda, mas também pela importância da qual se revestem essas questões, que criam inúmeras oportunidades de intervenção ao serviço social, em ações de mobilização, organização das populações ameaçadas pela degradação do seu meio ambiente ou de educação dessa mesma população para sua preservação. COLITO, M. C.; PAGANI, A. M. M. Conversando sobre as questões ambientais e o serviço social. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2010 (adaptado). Nesse contexto, a educação ambiental é compreendida como um dos processos mais importantes de construção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes, tendo como objetivo:
	
	
	
	
	
	fortalecer a interferência de povos possuidores de consciência ambiental sobre povos que desenvolvem procedimentos de destruição do meio.
	
	
	garantir o sigilo sobre informações ambientais que possam causar prejuízos às comunidades e que comprometam a segurança nacional.
	
	
	estimular as práticas preservacionistas calcadas no senso comum, valorizando-as em relação à ciência e tecnologia.
	
	 
	estimular e fortalecer uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.
	
	
	incentivar a responsabilização do poder público na preservação do equilíbrio do meio ambiente, restringindo-se à defesa da qualidade ambiental ao Estado.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Abaixo estão algumas características do modelo taylorista/fordista, EXCETO:
	
	
	
	
	
	Parcelamento das tarefas dos trabalhadores.
	
	
	Produção homogeneizada e padronizada.
	
	
	Produção em massa.
	
	 
	Produção heterogeneizada e padronizada.
	
	
	Trabalho possui uma rotina.
	
	
	
		4.
		O conceito de responsabilidade social aplicado à gestão dos negócios se traduz como um compromisso ético voltado para a criação de valores para todos os públicos com os quais a empresa se relaciona: clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, acionistas, governo, meio ambiente.¿ (ETHOS. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social). Sobre o conceito de Responsabilidade Social, marque a melhor alternativa:
	
	
	
	
	 
	Responsabilidade Social passou a ser uma estratégia, dentro das empresas, de agregar valor à marca por meio de iniciativas, que, em conjunto, representem uma preocupação com o meio e com as pessoas que integram este meio. Assim, é preciso que as ações de responsabilidade social sejam planejadas de forma eficaz e controladas através de indicadores e análise crítica.
	
	
	Responsabilidade Social passou a ser uma estratégia, dentro das empresas, de agregar valor à marca por meio de iniciativas, que, em conjunto, representem uma preocupação com o meio e com as pessoas que integram este meio. Assim, é preciso que as ações de responsabilidade social sejam planejadas de forma eficaz, mas não controladas através de indicadores e análise crítica.
	
	
	Responsabilidade Social passou a ser uma estratégia, dentro das empresas, de diminuir o valor da marca por meio de iniciativas, que, em conjunto, representem uma preocupação com o meio e com as pessoas que integram este meio. Assim, é preciso que as ações de responsabilidade social sejam planejadas de forma eficaz e controladas através de indicadores e análise crítica.
	
	
	Responsabilidade Social passou a ser uma estratégia, dentro das empresas, de agregar valor à marca por meio de iniciativas, que, em conjunto, representem uma preocupação com o meio, mas não com as pessoas que integram este meio. Assim, é preciso que as ações de responsabilidade social sejam planejadas de forma eficaz e controladas através de indicadores e análise crítica.
	
	
	Nenhuma das respostas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Para contextualizar o período histórico onde o "crescimento da ação não governamental" em relação às políticas sociais manifestou-se como um fenômeno social é necessário compreender:
	
	
	
	
	
	O capitalismo possui um único estágio em seu desenvolvimento, é cíclico, histórico e produz suas próprias crises.
	
	
	O Estado de Bem-Estar Social como preconiza o neoliberalismo, repassa ao setor privado responsabilidades do cuidado com as necessidades sociais.
	
	
	O "crescimento da ação não governamental" é uma forma de se garantir os direitos a todos os cidadãos, dividindo a responsabilidade do estado com a sociedade civil.
	
	 
	O estado na sociedade capitalista pode ser: o Estado de Bem Estar Social ou Welfare State, garantindo benefícios e direitos sociais.
	
	
	O capitalismo como um determinado modo de organização social e política.
	
	
	
		6.
		O que seria Estado de Bem Estar Social no capitalismo?
	
	
	
	
	
	é aquele que oferece subsídios ao terceiro setor
	
	 
	É aquele que garante benefícios e direitos sociais;
	
	
	é aquele que garante cesta básica
	
	
	É aquele que garante somente benefícios
	
	
	é aquele que oferece benesses
	
	
	
		7.
		São diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público que se apresenta através dos programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou não, com a participação de entes públicos ou privados, para garantir um direito de cidadania. Esta definição está relacionada ao conceito de:
	
	
	
	
	
	Políticas Públicas, que entraram na pauta atual com grande relevância, sobretudo por organizar os planejamentos traçados pelo governo para as diferentes esferas sociais, somente.
	
	
	Vantagens Públicas, que entraram na pauta atual com grande relevância, sobretudo por organizar os planejamentos traçados pelo governo para as diferentes esferas sociais, culturais, econômicas e políticas.
	
	
	Políticas Públicas, que entraram na pauta atual com pequena relevância, sobretudo por organizar os planejamentos traçados pelo governo para as diferentes esferas sociais, culturais, econômicas e políticas.
	
	
	Nenhuma das respostas.
	
	 
	Políticas Públicas, que entraram na pauta atual com grande relevância, sobretudo por organizar os planejamentos traçados pelo governo para as diferentes esferas sociais, culturais, econômicas e políticas.
	
	
	
		8.
		Para o autor Carlos Montano o terceiro setor:
	
	
	
	
	
	é essencial para atendimento da emergências
	
	 
	agudiza e reforça a indigência. Evidentemente, seu texto visa provocar uma discussão que leve em conta um repensar do universo de ação desse Terceiro Setor, sobretudo no que diz respeito aos procedimentos políticos eoperacionais que adota em países da periferia do capitalismo.
	
	
	agudiza e reforça a indigência.
	
	
	existe para auxiliar o Estado
	
	
	reproduz a pobreza

Outros materiais