Buscar

EXERC SEMINÁRIO INTEGRADO EM SERVIÇO SOCIAL AULA 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERC SEMINÁRIO INTEGRADO EM SERVIÇO SOCIAL – AULA 6
		São exemplos de direitos sociais:
	
	
	
	
	
	educação on line, auxílio combustível, vale gás
	
	 
	aposentadorias; direito às férias; auxílio maternidade;
	
	
	direito a férias, vale gás e auxílio creche
	
	
	vale gás, vale aluguel, aposentadorias
	
	
	vale aluguel, aposentadoria e vale luz.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Em seu livro "A Riqueza das Nações", Adam Smith (1723 -1790), afirmava as principais idéias do liberalismo econômico:
	
	
	
	
	 
	A prosperidade econômica e a acumulação de riquezas eram concebidas através da atividade rural e nem comercial, e não através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador ou interventor, por exemplo, o Estado - setor público.
	
	
	O trabalhador pode vender sua força-de-trabalho aos representantes do mercado livre.
	
	
	Para Adam Smith eram necessárias intervenções na economia, o próprio mercado dispunha de mecanismos próprios de regulação.
	
	 
	A chamada "mão invisível" era responsável por trazer benefícios para toda a sociedade, além de promover a evolução generalizada.
	
	
	A prosperidade econômica e a acumulação de riquezas são concebidas através da atividade rural e comercial e o trabalho livre deve ser regulado por um interventor, por exemplo, o Estado - setor público.
	
	
	
		3.
		A influência de Keynes na política econômica declinou na década de 1970 como resultado de problemas que começaram a afligir as economias norte americana e britânica como a Crise do Petróleo. O modelo Fordista-Keynesiano predominou após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) com o Welfare State, ou Estado de Bem Estar social até o início dos anos 70:
	
	
	
	
	
	Uma terceira tendência, a partir dos anos 70, leva os países capitalistas à adoção do modelo bem-estar social, baseando-se em economistas neoclássicos.
	
	 
	Uma terceira tendência desde 1945 defende os mercados livres e o estado mínimo como os economistas Hayek, Popper e Milton Friedman.
	
	
	Uma terceira tendência inicia-se a partir da crise do petróleo nos anos 70, adotando a rigidez nos mercados e nas alocações dos contratos de trabalho coordenados pelo Estado através da legislação específica.
	
	
	Uma terceira tendência desde 1945 defende os mercados livres e o estado mínimo como os economistas Hayek, Popper e Gondon Hamilton.
	
	
	Uma terceira tendência desde 1945 defende os mercados livres e o estado mínimo como os economistas Hayek, Popper e Karl Marx.
	
	
	
		4.
		A partir da década de 1950, estruturou-se em países de capitalismo periférico, entre eles o Brasil, um modelo de desenvolvimento denominado desenvolvimentismo, que marcou profundamente o modo de funcionamento dessas sociedades. Nesse modelo, o Estado:
	
	
	
	
	
	enfatiza a construção de grandes monopólios e o saneamento da economia para reduzir a inflação e o déficit público.
	
	
	atua menos no campo econômico e concentra-se em seu papel como agente político.
	
	
	realiza investimento em infraestrutura econômica, combinando-o a um esforço de enxugamento dos gastos públicos.
	
	 
	assume o papel de agente central do processo de industrialização acelerada e de modernização econômica e social.
	
	
	promove captação de investimentos privados estrangeiros para realizar investimento no mercado financeiro.
	
	
	
		5.
		Elaine Behring (2009, p. 304), caracteriza as tendências da política social no contexto do liberalismo da seguinte maneira:
	
	
	
	
	
	Uma terceira tendência segue do início do século XX até 1945, final da II Guerra Mundial.
	
	
	Uma segunda de 1930 a 1970, quando prevalece o: Modelo fordista- keneysiano.
	
	
	Uma primeira tendência vai de 1848 até final do século XIX.
	
	
	Uma segunda tendência segue do início do século XX até 1945, final da II Guerra Mundial.
	
	 
	Uma primeira tendência segue até a grande crise de 1929/1932, conhecida como a "quebra da bolsa de Nova York" - EUA.
	
	
	
		6.
		Durante os anos de 1930 a 1970 prevaleceu nas economias capitalistas o modelo de acumulação denominado de Modelo fordista-keynesiano. Esse modelo apresenta algumas características peculiares, são elas:
	
	
	
	
	 
	Rigidez nos mercados e nas alocações dos contratos de trabalho coordenados pelo Estado através da legislação específica.
	
	
	Os trabalhadores eram classificados em qualificados e semi - qualificados no estilo de Taylor os operários que montavam os carros, tinham conhecimento especializado e lhes era negado o controle independente do ritmo de produção.
	
	
	Flexibilidade nos mercados e nas alocações dos contratos de trabalho coordenados pelo Estado através da legislação específica.
	
	
	Desregulação dos mercados de trabalho: caberia ao Estado intervir, direta ou indiretamente, sobre os acordos salariais e os direitos dos trabalhadores na produção, bem como fornecer bens públicos à população,
	
	
	Os bens públicos são constituídos pela seguridade social, assistência médica, educação mantidos pelos investimentos do setor privado, elevando assim a produtividade e o consumo, além de garantir o nível de emprego.
	
	
	
		7.
		Durante os anos de 1930 a 1970, surgiu nas economias capitalistas, o modelo de acumulação denominado de modelo fordista-keynesiano. Abaixo estão algumas características desse modelo, EXCETO:
	
	
	
	
	
	Rigidez nos contratos de trabalho.
	
	 
	Substituição da força humana pelas máquinas.
	
	
	Regulação dos mercados de trabalho.
	
	
	Classificação dos trabalhadores em qualificados e semi-qualificados.
	
	 
	Substituição das máquinas pela força humana.
	
	
	
		8.
		John Maynard Keynes (1883 - 1946) foi um economista britânico cujos ideais serviram de influência para a macroeconomia moderna. Na década de 1930, Keynes iniciou uma revolução no pensamento econômico. Suas idéias serviram de base para a escola de pensamento conhecida como economia keynesiana. Quais idéias eram estas?
	
	
	
	
	
	Após a eclosão da Terceira Guerra Mundial (1939 -1945), as ideias econômicas de Keynes não foram mais adotadas pelas principais potências econômicas do Ocidente Após a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939 -1945), as ideias econômicas de Keynes não foram mais adotadas pelas principais potências econômicas do Ocidente
	
	
	Durante as décadas de 1980 e 1990, o sucesso da economia keynesiana foi tão retumbante que quase todos os governos capitalistas adotaram suas recomendações.
	
	
	Após a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939 -1945), as ideias econômicas de Keynes não foram mais adotadas pelas principais potências econômicas do Ocidente
	
	
	Defendeu uma política econômica de Estado Fascista, através da qual os governos usariam medidas fiscais e monetárias para minimizar os efeitos adversos dos ciclos econômicos do capitalismo como: recessão, depressão e booms.
	
	 
	Opunha-se às ideias da economia neoclássica que defendiam os mercados livres que ofereceriam automaticamente empregos aos trabalhadores, contanto que eles fossem flexíveis na sua procura salarial.

Continue navegando