Buscar

Avaliação de Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0562_AV_ » EMPREENDEDORISMO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	MARCELO DO AMARAL WENDELING
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,9 Nota de Partic.: 2 Data: 09/11/2013 
	
	1a Questão (Ref.: 201101203688)
	10a sem.: CONCEITOS DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
	Pontos:0,8 / 0,8
	¿O empreendedor não é uma ilha isolada no oceano. Por meio de contatos, ele deve identificar os melhores profissionais para assessorá-lo¿. (DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo, transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 3ª edição revista e atualizada, p.183. 2008.) Em um plano de empreendimento há sete capítulos ou tópicos que são indicados para serem elaborados. O fato do empreendedor não ser uma ilha isolada e a identificação de profissionais para assessorá-lo está relacionada ao capítulo do plano de empreendimento que diz respeito especificamente ao(a):
		
	
	Produto e Serviço. 
	
	Planejamento Financeiro
	
	Organização e Gerência do Empreendimento
	
	Análise do Mercado.
	
	Estratégia do Empreendimento.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201101203676)
	9a sem.: PLANO DE EMPREENDIMENTO 
	DESCARTADA
	João, dono de uma academia de ginástica conhecida na cidade de São Paulo, desejou ampliar sua rede de filiais para todos os estados brasileiros. Ele objetiva não somente um maior lucro, mas também a geração de empregos e uma melhoria da qualidade de vida aos brasileiros já que oferece diversos serviços na área de saúde, desportiva, de reabilitação, entre outros. A academia de João é considerada uma: 
		
	
	Atravessadora. 
	
	Prestadora de serviço
	
	Empresa do atacado. 
	
	Empresa industrial
	
	Empresa mista
	
	
	3a Questão (Ref.: 201101203637)
	7a sem.: CRIAÇÃO DE EMPRESASCORPORATIVO
	Pontos:0,8 / 0,8
	Empreendedorismo Corporativo é aquele que: 
		
	
	Não precisa se transformar em projeto viável ou em uma nova idéia implementável que agregue valor
	
	Desenvolve propostas de produtos, serviços ou processos, sem necessitar desenvolver a empresa por meio da inovação. 
	
	Se origina de uma idéia não inovadora, mas que pode ser implementada gerando lucro para a empresa.
	
	Deve admitir que processos podem ser questionados, mas não deve ser aberto aos empregados, apenas à direção. 
	
	As empresas praticam para obter de seus profissionais a colaboração de conseguir inovar seus produtos, serviços e processos
	
	
	4a Questão (Ref.: 201101204070)
	2a sem.: aula 2
	Pontos:0,8 / 0,8
	O processo empreendedor não inclui somente a criação de novas empresas, tratando com capitais e empregos. Consiste também em desenvolver o espírito engenhoso do ser humano e o seu empenho em melhorar a humanidade. Apesar de existir um conjunto de características capazes de atender aos requisitos necessários para ¿ser¿ um empreendedor, é praticamente impossível traçar um perfil único que sirva a todos. Porém, é possível definir conjuntos de características mais frequentemente encontradas. Cite e descreva 2 dessas características, justificando a importância de estarem presentes.
		
	
Resposta: Um empreendedor precisa ser autêntico, inovador, está sempre atento as mudançs do mercado, conhecer bem o ramo em que ele vai empreender, conhecer também seus concorrentes, etc. Perfil inovador - acaso o empreendedor não inove, correrá o risco de ficar fora do mercado, pois as mudanças e demandas da sociedadee modificam cotidianamente. Conhecimento da concorrência - quando o empreendedor não conhece a concorrência, a área em que irá empreender poderá cair no vício de cometer os mesmos erros dos concorrentes, colocando assim seus consumidores insatisfeitos e aumentando o risco dos seus investimentos.
	
Gabarito: O aluno deve citar e descrever 2 das características ¿ atitude pró-ativa de observação da realidade, que leva a uma boa percepção das oportunidades ― principal das características e é, certamente, a mais encontrada neles. dentre as possíveis (tela 21 da aula 2) Busca de oportunidades/ Persistência/ Aceitação de riscos (calculados)/ Exigência de eficácia, eficiência e qualidade/ Comprometimento com o trabalho/ Trabalho baseado em metas/ Busca de informações contínuas/ Monitoramento e Planejamento sistemático/ Formação de rede de contatos - persuasão/ Independência e autoconfiança. 
	
	
	5a Questão (Ref.: 201101187292)
	4a sem.: A PEQUENA EMPRESA
	Pontos:0,8 / 0,8
	Todo empreendedor sabe que um empreendimento precisa de um investimento inicial para colocá-lo em operação. Quando há o equilíbrio entre o valor de receita e o valor de despesa desse empreendimento, isto é, quando o somatório da receita se iguala ao da despesa, define-se como sendo o breakeven point ou o ponto de equilíbrio. Após alcançar esse ponto de equilíbrio, isto é, quando o valor da receita torna-se maior que o valor da despesa, esse fato é entendido como sendo a:
		
	
	Restauração de produtos. 
	
	Expansão dos materiais. 
	
	Recuperação do investimento. 
	
	Redução de dívidas menores. 
	
	Somatória de finanças.
	
	
	6a Questão (Ref.: 201101203617)
	6a sem.: PLANO DE PROJETO
	Pontos:0,8 / 0,8
	Um Plano de Negócios (PN) pode ser entendido como o conjunto de respostas que definem as características do negócio a ser desenvolvido. Seu objetivo é estruturar as principais idéias e opções que o(a) empreendedor(a) deve avaliar para decidir sobre a viabilidade da empresa ou do novo negócio a ser criado. Sendo assim, para o empreendedor, o Plano de Negócios (PN) é um(a): 
		
	
	Escolha
	
	Recurso
	
	Objetivo
	
	Oportunidade
	
	Ferramenta
	
	
	7a Questão (Ref.: 201101187347)
	5a sem.: CONCEITOS GERAIS DE PLANEJAMENTO APLICADOS
	Pontos:0,8 / 0,8
	Alguns benefícios, mediante uma ação empreendedora, ocorreram para a sociedade moderna com a criação de produtos como, por exemplo, o relógio de pulso, o calçado e a garrafa térmica. Entretanto, antes de ocorrer uma ação empreendedora, é preciso que o empreendedor: 
		
	
	compreenda com afinco as idéias empreendedoras alheias e inicie a concretização delas de forma empreendedora. 
	
	divulgue bastante suas idéias empreendedoras e se observe diante do crescimento da informação compartilhada. 
	
	conheça bem como vai agir além de se sentir seguro no desenvolvimento das suas idéias empreendedoras. 
	
	sustente bem a idéia empreendedora utilizando as mídias existentes, mesmo que ela possa ser copiada. 
	
	entenda todos os detalhes da operação além de ter que simular cada um deles para sentir-se seguro. 
	
	
	8a Questão (Ref.: 201101204077)
	7a sem.: aula 7
	Pontos:0,5 / 0,8
	As empresas nascentes, nome usado pelo GEM - Global Entrepreneurship Monitor no Brasil, recebem a denominação start-up em inglês. Essas empresas, quando bem-sucedidas, criam seus produtos e serviços e formam sua clientela com o tempo, até que se firmam, passando a ser classificadas como ¿novas¿. Algumas delas conseguem prosseguir em seu desenvolvimento, atingindo a categoria de ¿empresas estabelecidas¿. Nesse ponto, uma empresa passa a enfrentar o desafio da renovação para que não venha a perder sua posição no mercado. Redija seu comentário, demonstrando a importância do empreendedorismo corporativo, levando em consideração os fatores ligados ao macroambiente. 
		
	
Resposta: Atualmente o empreendedorismo corporativista vem ganhando destaque, pois toda empresa que valoriza seus funcionários e os permitem participar das decisões produzem mais e com mais qualidade, pois seus funcionáios privam pelo crescimento dos negócios e enxergam neles oportunidades de promoção. Ainda que fatores externos (concorrência, mercado etc) influenciem este empreedimento, todos lutam pela inovação, qualificação e lucratividade dos seus produtos e serviços.
	
Gabarito: Macroambiente étodo ambiente no qual está inserida a empresa, levando em conta as variáveis sociais, políticas, econômicas, etc .Como a conjuntura é altamente competitiva, cabe ao empreendedor corporativo ficar "ficar atento" e sempre em busca de inovações, que permitam não só o crescimento da empresa, como até mesmo a sua permanência no mercado. Uma empresa estabilizada enfrenta forte competição num mercado concorrencial, por isso precisa inovar-se. Empresas capitalizadas podem adquirir empresas inovadoras, e essa é uma das opções da inovação. Outro caminho possível é fomentar o empreendedorismo internamente na empresa e acreditar que nos quadros funcionais sempre haverá empregados com características empreendedoras que conhecem o negócio da empresa e as necessidades de seus clientes.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201101187181)
	1a sem.: PANORAMA GERAL E CONCEITOS BÁSICOS
	Pontos:0,8 / 0,8
	Para governos gerarem novos empregos pelos caminhos tradicionais, custa muito mais caro do que pela via do empreendedorismo, o que é muito significativo. É possível dividir em três níveis os países com o grau de consciência sobre o bem que o empreendedorismo faz reduzindo o custo aos governos: I. Países pioneiros ¿ utilizam de forma generalizada o empreendedorismo acarretando menores custos elevados para o governo. II. Países despertos - iniciaram o processo de conscientização de que o empreendedorismo pode reduzir os custos elevados ao governo. III. Países ignorantes ¿ não tomaram consciência de que o empreendedorismo pode reduzir os custos para o governo. Apesar dessa divisão de níveis de consciência já ser elucidativa, ainda é possível estabelecer uma graduação para cada uma. Neste sentido, há um fator que se relaciona diretamente ao empreendedorismo e que pode inclusive reposicionar os níveis e graduação desses países. Este fator é: 
		
	
	A mudança 
	
	A inversão 
	
	A estabilidade 
	
	O crédito 
	
	A valorização 
	
	
	10a Questão (Ref.: 201101187270)
	3a sem.: EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
	Pontos:0,8 / 0,8
	Ter um maior percentual de empreendedorismo por oportunidade do que um empreendedorismo por necessidade é característica de desenvolvimento de uma nação. Este empreendedorismo por oportunidade é: 
		
	
	Aquele criado a partir da identificação de uma oportunidade. 
	
	Uma forma similar ao empreendedorismo por necessidade. 
	
	Aquele desenvolvido por estar recém-desempregado. 
	
	Uma forma de suprir as necessidades do empregado. 
	
	Quando o trabalhador precisa empreender para sobreviver.
	
	
	11a Questão (Ref.: 201101187288)
	4a sem.: A PEQUENA EMPRESA
	Pontos:0,0 / 0,8
	É orientado ao empreendedor que para criar um empreendimento necessita-se realizar previamente um planejamento. Pode-se utilizar da elaboração de um questionário, contendo diversos aspectos relacionados à viabilização do empreendimento. Este questionário pode dispor de perguntas com o objetivo de oferecer um bom roteiro ao empreendedor. Dentre elas, destacam-se: - Como será feita a prestação do serviço ou fabricado o produto? - Qual a forma de funcionamento do empreendimento? - De que forma vai funcionar, caso se trate da venda de um produto ou de um serviço? Identifica-se pelo conteúdo das três perguntas do questionário que o empreendedor vai ter que definir nesta etapa o: 
		
	
	Cronograma de atividades relacionadas ao empreendimento. 
	
	Plano de metas a ser alcançado pelo empreendimento. 
	
	Objetivo do empreendimento como um todo.
	
	Modelo de negócio aplicável ao empreendimento. 
	
	Método de recuperação caso o empreendimento não funcione.

Continue navegando