Buscar

ECONOMIA AV SUPORTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  ECONOMIA APLICADA À NUTRIÇÃO
	Avaliação:  SDE0379_AV_201506586198      Data: 16/11/2017 11:18:19 (F)       Critério: AV
	Aluno: 201506586198 - IGOR SACRAMENTO DE CARVALHO
	Professor:RONALD CASTRO PASCHOAL
	Turma: 9005/AE
	Nota Prova: 8,0 de 9,0      Nota Partic.: 1,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA:
	 
		
	ECONOMIA APLICADA À NUTRIÇÃO
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 216758)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	" Com forte pressão dos alimentos que subiram 1,03% e responderam por quase metade (44%) da inflação do mês, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, usado nas metas de inflação do governo) encerrou outubro em 0,57% alta de 0,22 pontos percentuais sobre os 0,35% de setembro. O tomate voltou a ser o vilão do orçamento com aumento de 18,62% e salto ainda maior na região metropolitana do Rio, onde o fruto ficou nada menos que 52,69% mais caro em apenas um mês. A carne foi outro item que pesou a conta do supermercado, assim como o frango, o pão e as massas." Jornal O GLOBO - 08/11/2013
De acordo com os dados apresentados no texto acima, explique o impacto do aumento dos preços dos alimentos na renda e no consumo das famílias e o que isso afeta a atuação do Nutricionista.
		
	
Resposta: É o que acontece com a oferta e a demanda. Uma elevação nos impostos provoca uma redução na renda disponível assim logo, reduzirá o consumo. Adaptando-se a essas situações, o Nutricionista deverá adequar a dieta para produtos e alimentos que possam substituir os "vilões" enquanto os mesmos estiverem am alta.
	
Fundamentação do Professor: O aumento dos preços dos alimentos que fazem parte do consumo alimentar das famílias terá um impacto na renda, pois elas gastarão um percentual maior dos seus rendimentos para conseguirem adquirir estes alimentos. Estas famílias para tentarem controlar o valor atribuído à compra dos alimentos poderão diminuir o consumo destes alimentos, substituído por outros. O Nutricionista deve orientar as famílias como fazer as substituições dos alimentos.
	
Gabarito:
O aumento dos preços dos alimentos que fazem parte do consumo alimentar das famílias terá um impacto na renda, pois elas gastarão um percentual maior dos seus rendimentos para conseguirem adquirir estes alimentos. Estas famílias para tentarem controlar o valor atribuído à compra dos alimentos poderão diminuir o consumo destes alimentos, substituído por outros. O Nutricionista deve orientar as famílias como fazer as substituições dos alimentos.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 202810)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto a seguir. A administração de Estado só é admissível quando é inevitável num caso anormal e, ainda assim, só para certas indústrias ou comércios. Como, porém, nas sociedades civilizadas as atividades normais são todas de ordem pacífica, e a guerra motivando a suspensão de atividades pacíficas implica em suspensão da própria essência do que constitui uma sociedade civilizada, o fato de que o Estado só pode utilmente administrar um comércio ou uma indústria em tempo de guerra é mais um argumento contra o exercício normal pelo Estado desse comércio ou dessa indústria. PESSOA, Fernando, apud FRANCO, Gustavo, H.B. A Economia em Pessoa. Rio de Janeiro: Ed. Reler, 2006, p. 44. Apoiado na passagem acima, desenvolva um texto entre 3 e 5 linhas, onde você, baseado nos princípios da escola clássica do pensamento econômico, identifica a posição do autor com relação à presença do estado na economia.
		
	
Resposta: A presença do estado na economia pode ocorrer em algumas indústrias ou comércios, com isso pode impactar de forma direta ou indiretamente nas suas atividades de manutenção ou até mesmo a suspenção dessas atividades. Fica complicado entender este processo pois como só poderá assistir um ou outro fica em stand by, um sempre responderá mais do que o outro. Isso fica impactado no final das contas como sempre para o lado mais fraco, ou seja, o consumidor.
	
Fundamentação do Professor: Fernando Pessoa demonstra sua restrição a presença do Estado como responsável pela participação do Estado na administração de negócios privados. Esse pensamento vem ao encontro da proposição da escola clássica da economia, do liberalismo econômico abraçado pelos componentes desse grupo. A crítica chega a ser ferina, na passagem em que ele permite que possamos inferir que a intervenção, em tempos pacíficos, seria uma administração "inútil ".
	
Gabarito:
Fernando Pessoa demonstra sua restrição a presença do Estado como responsável pela participação do Estado na administração de negócios privados. Esse pensamento vem ao encontro da proposição da escola clássica da economia, do liberalismo econômico abraçado pelos componentes desse grupo. A crítica chega a ser ferina, na passagem em que ele permite que possamos inferir que a intervenção, em tempos pacíficos, seria uma administração "inútil ".
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201589)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escolha que uma sociedade é obrigada a fazer para direcionar a sua produção deve obedecer a respostas básicas da economia, ou seja, quanto e como produzir, por exemplo. Escolha a alternativa abaixo que responde a essas perguntas.
		
	
	A sociedade deve se preparar para usar a tecnologia que possui e decidir quem irá receber os produtos resultantes dessa produção, respectivamente.
	
	A sociedade deve se preparar para decidir quanto aos destinatários dos produtos produzidos, bem como, a tecnologia a ser empregada.
	
	A sociedade deve determinar as quantidades de produtos a serem produzidas e para quem distribuí-las, respectivamente.
	
	A sociedade deve ter consciência dos fatores que necessita para produzir e sua capacidade tecnológica, respectivamente.
	 
	A sociedade deve se preocupar em dimensionar o número a ser fabricado de produtos e a tecnologia que irá utilizar, respectivamente.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 238437)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Heilbroner, as sociedades podem se organizar basicamente em três sistemas econômicos dominantes baseados, respectivamente, na tradição, no mando e no mercado. Identifique a que sistema corresponde cada uma das alternativas abaixo: I. Na lagoa da Conceição, em Santa Catarina, tem entre as atividades econômicas locais a confecção das rendas de bilro, cuja a arte de produção é transmitida por gerações de rendeira para rendeira. II. Uma empresa de grande porte, identificando um aumento de interesse dos consumidores em suas cafeteiras, resolve ampliar sua capacidade de produção. III. O governo de um país sem indústria decide obter um financiamento internacional para construir uma hidrelétrica e estimular a industrialização.
		
	
	I. mercado, II tradição e III. mando
	
	I. mando, II. mercado e III. tradição
	
	I. mercado, II. mando e III. tradição
	
	I. tradição, II. mando e III. mercado
	 
	I. tradição, II. mercado e III. mando
		
	
	 5a Questão (Ref.: 202798)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Bens intermediários são aqueles que:
		
	
	constituem-se em ativos financeiros
	
	atendem diretamente as necessidades humanas
	 
	entram na produção de outros bens
	
	aumentam a eficiência do trabalho humano
	
	constituem-se metais preciosos e moeda
		
	
	 6a Questão (Ref.: 621374)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns bens tem sua demanda mutuamente interligada, de tal forma que o aumento ou a diminuição do consumo de um determina o aumento ou redução do outro. Um exemplo disso é o consumo de chocolate em pó que se relaciona ao consumo de leite. Esses bens são chamados de:
		
	
	Bens normais
	
	Bens inferiores
	
	Bens superiores
	 
	Bens complementares
	
	Bens substitutos
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 621454)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que o consumidor, ao fazer suas escolhas de consumo,pode fazer um número infinito de combinações, na quantidade de dois bens, de modo a lhe garantir a mesma satisfação. Na prática, nenhum consumidor pode comprar a quantidade de bens que maximize sua satisfação no consumo. Essa condição é explicada pela:
		
	
	Curva de utilidade
	 
	Restrição orçamentária
	
	Utilidade total
	
	Utilidade marginal
	
	Curva de demanda
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 201493)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Suponha a curva de oferta de um bem normal. Uma diminuição no custo das matérias-primas, coeteris paribus, causaria:
		
	
	um deslocamento para esquerda da curva de oferta
	
	manteria a curva de oferta inalterada
	 
	um deslocamento para esquerda da curva de demanda
	
	um deslocamento para direita da curva de demanda
	 
	um deslocamento para direita da curva de oferta
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 575666)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmativa(s) verdadeiras.
I - Uma elevação dos impostos provoca uma redução na renda disponível, logo reduz o consumo e a poupança.
II - Uma redução dos impostos aumenta a renda disponível para consumo ou poupança.
III - Uma elevação dos impostos não afeta a renda disponível.
		
	
	II, apenas
	
	I e III
	
	III, apenas
	
	I, apenas
	 
	I e II
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 629837)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre os Indicadores sociais e econômicos: O Estado, para aferir a efetividade de suas ações, utiliza-se de indicadores específicos aplicados a seus programas. Isto porque os objetivos buscados pelo Estado têm um caráter variado, não buscam apenas resultados econômicos, mas, de forma ampla, resultados de caráter social, demandando a construção de índices específicos a cada tipo de projeto. Esses indicadores servem para medir e comparar, em nível doméstico e internacional, o grau de crescimento econômico e de desenvolvimento social, resultantes do conjunto de políticas públicas implantadas. Em função do relatado acima, marque a única alternativa (opção) correta.
		
	
	PIB, PIB PER CAPTA, Índice de GINI,IGPm,ORT e IDH.
	
	PIB, PIB PER CAPTA, Índice de GINI,IGPm, IPCA,IPTU e IDH.
	 
	PIB, PIB PER CAPTA, Índice de GINI, e IDH.
	
	PIB, PIB PER CAPTA, Índice de GINI, IPTU, LTN, CDB e IDH.
	
	PIB, PIB PER CAPTA, Índice de GINI, IPTU, LTN e IDH.

Continue navegando