Buscar

Comunicação Comunitária Avaliando Aprendizado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602136956)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Na Europa, em 1948, surgiu a Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada pela ONU (Organização das nações Unidas), cuja declaração, consagrou-se a visão de que, além da liberdade de votar, de não ser perseguido por suas convicções, o homem tem direito a uma vida digna. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Tais direitos excluíam os apontamentos traçados na Revolução Francesa.
	
	Tal declaração tem sua essência na concepção do unilaterariedade do homem, nas questões nacionais de seu país somente.
	 
	A dignidade á vida humana, esta nos preceitos dos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais.
	
	A ONU, por ser uma organização dos EUA visava a principio o direito somente aos americanos.
	
	A declaração visava unicamente à liberação do voto feminino nas eleições de 1934.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602137058)
	Pontos: 0,0 / 0,1
	No que diz respeito aos primórdios do desenvolvimento humano em sociedade, historicamente, estudamos a relação do homem e as formas de poder, resultando em experiências distintas de liderança. Partindo desta perspectiva, assinale as duas únicas alternativas corretas:
	
	
	 
	Coube igualmente aos líderes controlar as relações sociais do grupo, estabelecer, respeitar e disseminar regras de convívio, inclusive com ameaças e punições, consentidas pelos demais.
	 
	Como ser social, os homens desenvolveram experiências significativas de liderança; uns se tornaram líderes e utilizaram a comunicação (gestual e oral, inicialmente) para tratar seus subordinados.
	 
	Os grupos de pressão eram organizações ineficazes, pois poucos conseguiam influenciar nas decisões importantes dos grupos políticos e religiosos.
	 
	O poder da organização social primitiva do gênero humano surgiu apenas com o desenvolvimento da civilização Caligráfica (aparecimento da Escrita), para assegurar direitos e deveres, através dos registros gráficos.
	 
	O homem passou a ser um ser social e líder somente depois da Revolução Francesa, com a elevação dos Direitos Humanos.
	
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602977849)
	Pontos: 0,0 / 0,1
	"Ao abordarmos o conceito de comunicação pública, entendemos ser necessário explicitar a compreensão que temos sobre comunicação, frente às distorções entre os significados dos termos ¿informação¿ e ¿comunicação¿. Ambas estão inter-relacionadas e são necessárias à democracia, mas a comunicação é mais complexa e envolve a subjetividade dos sujeitos, pois ocorre na relação entre eles. Já a informação é a Num momento em que as tecnologias tornam todas as diferenças invisíveis, com a proliferação de informações através da internet, o resgate do significado de comunicação mensagem e faz parte de um projeto de comunicação" (WOLTON apud KEGLER, B. et al. Comunicação pública digital: reflexões teóricas para a análise de portais governamentais. Cadernos de Comunicação, v.16, n.1, Jan-Jun 2012. p.133-147).
De acordo com as ideias do texto acima, a comunicação pública
A) ao situar o aspecto relacional da comunicação, desvia-se o foco de uma percepção quantitativa sobre a informação, para salientar a necessidade de sintonia entre os sujeitos em relação e as resistências impostas pelos receptores.
B) é técnica, não humana.
C) ocorre entre os sujeitos, políticos e cidadãos e, independente do suporte empregado, a informação é a única variável para assegurar que a relação se estabeleça.
D) obscurece aspectos essenciais à convivência democrática, como compartilhamento, negociação e convivência, num momento em que as tecnologias tornam todas as diferenças invisíveis, com a proliferação de informações através da internet.
E) não deve ser orientada pelo interesse no e do cidadão, limitando-se apenas à ideia de prestação de informações.
	
	
	 
	Incorretas somente as letras A e D.
	
	Letras B e C estão corretas.
	
	Todas as opções estão incorretas.
	 
	Somente a letra A está correta.
	
	Somente a letra D está correta.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602172355)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Sobre Opinião Pública, assinale a alternativa CORRETA:
I. A cobertura midiática e a opinião pública estão fortemente relacionadas.
II. Opinião pública é a pública expressão de consenso e de dissenso com respeito às instituições, transmitida através da imprensa, do rádio, da televisão etc.
III. Opinião pública e movimentos sociais precedem lado a lado e se condicionam reciprocamente. IV. A opinião pública faz parte do pensamento das classes mais privilegiadas da sociedade e não afetam as mais pobres.
	
	
	
	Somente a alternativa II está incorreta.
	 
	Somente a alternativa IV está incorreta.
	
	Somente as alternativas I e IV estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603114054)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Semiótica? O que significa isso? Marque a(s) alternativa(s) CORRETA(S).
I - A semiótica é uma ciência que estuda a produção de sentido com base nas relações entre os signos.
II - A semiótica é uma teoria geral dos signos e dos processos de significação.
III - O estudo da semiótica envolve o estudo dos signos em seu uso, isto é, no processo de significação em linguagens.
IV - Há dois grandes nomes associados à semiótica: o de Charles Peirce e o de Ferdinand Saussure.
	
	
	
	Somente II e IV
	
	Somente I, II, III
	
	Somente I
	
	Somente I e IV
	 
	I, II, III e IV
	1a Questão (Ref.: 201603124856)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Quais os instrumentos ou remédios jurídicos adequados para as seguintes situações: a ¿ Um delegado de polícia dá voz de prisão, sem provas, a um suspeito de crime inocente. Alguém quer conhecer as informações que o Estado possui referentes à sua pessoa. Um candidato aprovado em concurso passou em primeiro lugar, mas o terceiro colocado foi convocado a tomar posse antes dele no cargo.
	
	
	 
	Habeas corpus, habeas data e mandado de segurança.
	
	Habeas data, mandado de segurança e habeas corpus.
	
	Mandado de injunção, habeas corpus e habeas data.
	
	Mandado de segurança, habeas corpus e habeas data.
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602850023)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Sobre POLÍTICA, assinale a INCORRETA:
	
	
	 
	A política se restringe aos partidos políticos e as campanhas eleitorais.
	
	A política é um estudo global de todas as relações morais e sociais do homem.
	
	As relações econômicas e sociais são condicionadas pela política.
	
	Aristóteles viu na política "a ciência por excelência" da sua época e do próprio sistema filosófico.
	
	Para Aristóteles: "O homem é um animal político."
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602953276)
	Pontos: 0,0 / 0,1
	O Conselho de Comunicação no Brasil é motivo de polêmica porque...
	
	
	
	O referido Conselho não deveria ter a competência de indicar a não renovação de concessão ou permissão do serviço público de radiodifusão sonora e de sons e imagens, deliberação que só poderá deixar de ser cumprida pelo Chefe do Executivo, se houver.
	
	Os cidadãos, dentro dos princípios universais de direitos humanos, impeçam de fazer as transformações que desejarem na ordem econômica, social e política ¿ deve prever formas de democratização efetiva e controle social da informação, garantindo a liberdade de expressão e de criação.
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	 
	Por se tratar de tema que afeta questões de valores culturais regionais e locais, específicos e variáveis de região para região, de cidade para cidade, este Conselho não pode ter apenas um caráter nacional ou mesmo regional.
	 
	A estratégia é a transformaçãoda sociedade, mas para sua efetivação é necessário dar passos concretos na direção do empoderamento social por meio do conhecimento especializado e dos canais de comunicação.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602173503)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	"A imprensa local surge com características próprias da cultura interiorana, ou seja, decorrente de uma iniciativa individual, interessada no sucesso econômico do empreendimento, onde se manifestam originalidade e pluralidade de identidades que caracterizam os mais diferentes grupos e sociedades que compõem o Brasil". Tomando como base a afirmação inerente à imprensa local, significa dizer que apenas um dos indicadores representativos desta imprensa é FALSO. Neste sentido, ASSINALE A OPÇÃO INCORRETA.
	
	
	 
	A imprensa local interiorana não garante a circulação de diferentes ideias, que circulam nas diferentes classes sociais, fazendo conhecer e disseminar variadas culturas do país.
	 
	A imprensa local interiorana não garante: A garantia da presença de todas as culturas nos meios de difusão da comunicação.
	 
	A imprensa local interiorana garante: O pluralismo dos meios de comunicação.
	 
	A imprensa local interiorana garante: As diversas formas de manifestação da língua portuguesa, das artes, do conhecimento científico e tecnológico.
	 
	A imprensa local interiorana garante: A garantia da liberdade de expressão.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602953264)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Faz parte do Terceiro Setor os seguintes segmentos:
	
	
	 
	associações, organizações não-governamentais, sindicatos
	
	mercado, partidos, repartições
	
	mercado, comércio, partidos
	
	mercado, indústria, comércio
	
	repartições, partidos, sindicatos
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201602136966)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	No Terceiro Setor os processos comunicativos, desde os interpessoais e grupais até aqueles que se servem de suportes impressos, eletrônicos e digitais, perpassam as atividades objetivando: (A) mobilizar os segmentos beneficiários da ação; efetivar as mudanças pretendidas; tornando as organizações conhecidas e respeitadas pela integridade de suas ações propostas; e angariar apoios e recursos financeiros; (B) tornar públicas as propostas fundantes da razão de ser da instituição e assim mudar a cultura e solidificar propostas transformadoras da sociedade. (C) instruir e motivar a ação de voluntários; dirimir conflitos internos e externos; prestar contas das atividades desenvolvidas e das conquistas obtidas. (D) efetivar as mudanças pretendidas; tornando as organizações conhecidas e respeitadas pela integridade de suas ações propostas; e angariar apoios e recursos financeiros somente. (E) dirimir conflitos internos e externos; não prestando contas das atividades desenvolvidas e das conquistas obtidas. Assinale a questão correta:
	
	
	
	As questões A, C e E estão corretas.
	
	As questões B, C e D estão corretas.
	 
	As questões A, B e C estão corretas.
	
	Somente as questões A e C estão corretas.
	
	Todas as questões estão corretas.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602172353)
	Pontos: 0,0 / 0,1
	Com base na proposta de comunicação realizada pela Rede ANDI Brasil há mais de dez anos, assinale a alternativa CORRETA:
"Colocar a infância e a adolescência como prioridades absolutas na definição e implementação de políticas públicas. É com esse horizonte, que as 11 organizações da Rede ANDI Brasil trabalham diariamente para incidir na agenda da mídia, pautando e qualificando notícias e reportagens sobre o universo infantojuvenil. Organizações sociais e conselhos de defesa dos direitos da criança e do adolescente também recebem atenção especial da Rede na elaboração de planos de comunicação que melhorem sua relação com a mídia, deem visibilidade ao seu trabalho e contribuam na mobilização em torno de suas causas. Estudantes de comunicação são o terceiro público-estratégico da Rede, que desenvolve programas de apoio a sua formação para que atuem como agentes da comunicação e mobilização social." (Fonte: www.redeandibrasil.org.br)
I. A Rede ANDI Brasil qualifica os jornalistas para que eles possam dar um tratamento melhor a notícia publicada e possam, assim, promover os direitos da criança e do adolescente por meio da comunicação.
II. A estratégia de comunicação utilizada pela Rede ANDI Brasil tem como fundamento a Teoria do Agendamento.
III. Os temas que envolvam os direitos da criança e do adolescente ganham visibilidade nacional porque a Rede ANDI Brasil influencia no trabalho de elaboração de pautas nos veículos de comunicação de massa.
	
	
	
	A alternativa II está correta.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	 
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602137047)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	 
Percebe-se que a comunicação pública ainda é um conceito em processo de construção. Ainda assim, pode-se inferir alguns aspectos desse tipo de comunicação. Assinale a alternativa incorreta:
	
	
	 
	 
Comunicação pública e comunicação governamental/Estado são coisas completamente distintas e que não possuem qualquer aspecto em comum, uma vez que a primeira visa uma informação voltada para os cidadãos e a segunda limita-se a divulgar qualquer ação governamental.
	
	 
Mesmo sendo um conceito amplo, é possível identificar ao menos cinco áreas diferentes de conhecimento e atividade profissional na comunicação pública.
	
	 
A comunicação pública parte do processo comunicacional da vida dos cidadãos e pode ser encarada como uma forma de divulgação de informações científicas, as quais podem inclusive influenciar na mudança de hábitos de partes da população.
	
	 
A comunicação pública também visa promover o direito ao acesso e ao uso de tecnologias de comunicação, inclusive na área de comunicação comunitária.
	
	 
Por vezes, a comunicação pública pode ser confundida com comunicação institucional, por buscar atingir diversos públicos de corporações.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602149283)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Ao relacionar-se com o campo dos direitos é possível considerar que a cidadania inclui todos os elencados abaixo, exceto:
	
	
	
	Direito Políticos (de participação política e exercício do poder em plebiscitos e órgãos de representação, eleições, movimentos e associações diversas, conselhos, entre outros).
	
	Direito ao meio ambiente (compreender o meio ambiente como um bem coletivo, usufruir dele e dos bens naturais do meio em que se vive, de maneira socialmente responsável para a preservação da vida).
	
	Direitos Civis (liberdade individuais, de ir e vir, de expressão, pensamento e fé, direito à justiça)
	 
	Direito ao Individualismo (comprometer-se consigo e com suas ações, voltando-se para a meritocracia).
	
	Direitos Sociais (direito a um modo de vida digno e usufruto do patrimônio social).
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602172355)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Sobre Opinião Pública, assinale a alternativa CORRETA:
I. A cobertura midiática e a opinião pública estão fortemente relacionadas.
II. Opinião pública é a pública expressão de consenso e de dissenso com respeito às instituições, transmitida através da imprensa, do rádio, da televisão etc.
III. Opinião pública e movimentos sociais precedem lado a lado e se condicionam reciprocamente. IV. A opinião pública faz parte do pensamento das classes mais privilegiadas da sociedade e não afetam as mais pobres.
	
	
	
	Somente as alternativas I e IV estão corretas.
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas.
	 
	Somente a alternativa IV está incorreta.
	
	Todas as alternativas estão corretas.Somente a alternativa II está incorreta.
	1a Questão (Ref.: 201602136953)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	A comunicação comunitária e popular representa um processo comunicativo que surge da ação dos grupos populares. Tem caráter de mobilização coletiva na figura dos movimentos populares, que desenvolve canais próprios de comunicação, acerca:
	
	
	
	que o momento popular é uma acepção circunstancial da região metropolitana.
	
	os movimento populares são populares oriundos da classe de menor índice da população.
	
	o processo comunicacional dos grupos sociais é diferente do processo de comunicação social.
	
	não se fala em processo de comunicação para grupos populares, pois os mesmos não os reconhecem.
	 
	os movimentos populares tem a configuração de um líder para sua concepção e difusão.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602137051)
	Pontos: 0,0 / 0,1
	 
A Comunicação Comunitária possui algumas características que são inerentes à sua prática. Diante dessa observação, assinale verdadeiro ou falso ao que é apresentado:
	
	
	
	 
A comunicação comunitária é um processo recente dentro da área da comunicação, surgindo apenas a partir de 2000, por meio do que é chamado de Educomunicação.
	 
	 
Os governos ditatoriais presentes entre as décadas de 1960 e 1980 no Brasil e América Latina, bem como os movimentos sociais existentes nestes locais, não influenciaram na formação da denominada imprensa alternativa, a qual compreende a comunicação popular, sindical e comunitária.
	 
	 
Participação ativa da população da comunidade e desenvolvimento/consolidação da noção de cidadania são aspectos que devem ser considerados na prática da comunicação comunitária.
	
	 
Devido às novas tecnologias e a áreas da comunicação como a comunicação comunitária percebe-se que o processo de democratização da informação já está consolidado e o direito à informação é uma realidade para a sociedade.
	
	 
A Constituição Brasileira (1988) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) não possuem conteúdo específico que assegura ao cidadão a liberdade de expressão e opinião.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602136699)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	A expressão comunicação alternativa, típica dos anos 1960 aos 1980, vem sendo retomada. Ela surgiu para designar tanto a comunicação popular, como para caracterizar o tipo de imprensa não alinhada à linha da mídia tradicional, então sob a batuta da censura do regime militar no Brasil. Sobre a Imprensa Alternativa é correto afirmar:
	
	
	
	Circulavam para um público restrito que podia pagar pelo conteúdo exclusivo.
	
	Tratavam de temas abandonados pela grande imprensa por despertar pouco interesse nos leitores.
	
	Eram jornais que se apresentavam como alternativa de leitura aos demais veículos alternativos então existentes.
	
	Eram jornais dirigidos e elaborados por jornalistas do governo, alguns ligados à pequena burguesia, que, cansados do autoritarismo, aspiravam um novo projeto social.
	 
	A imprensa alternativa representada pelos pequenos jornais, em geral com formato tablóide, ousava analisar criticamente a realidade e contestar um tipo de desenvolvimento.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602135287)
	Pontos: 0,0 / 0,1
	PODEM SER CONSIDERADAS EXPERIÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA, EXCETO:
	
	
	
	RÁDIO DE BAIRRO COM PROGRAMAS APRESENTADOS PELOS MORADORES DA REGIÃO.
	 
	SITE DE NOTÍCIAS MANTIDO POR UMA EMPRESA PRIVADA DE COMUNICAÇÃO.
	
	JORNAL PRODUZIDO POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.
	
	BLOG MANTIDO POR REPRESENTANTES DE MOVIMENTOS SINDICAIS.
	 
	PROGRAMA DE TELEVISÃO EM QUE OS PROTAGONISTAS SÃO ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602135264)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	O CONCEITO DE "AGENDAMENTO" APARECEU PELA PRIMEIRA VEZ EM UM ESTUDO DE McCOMBS E SHAW, NOS EUA (1972). DENTRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PARA A VALORIZAÇÃO DE DETERMINADAS TEMÁTICAS E USO DE ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS, ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
	
	
	 
	BANALIDADE, FUTILIDADE, GENERALIDADE DO FATO.
	
	IMPORTÂNCIA DO FATO, HUMOR, UTILIDADE.
	
	IMPACTO, PROXIMIDADE, RARIDADE.
	
	PROXIMIDADE, POSIÇÃO GEOGRÁFICA, UTILIDADE.
	
	ORIGINALIDADE, REPERCUSSÃO, POLÍTICA.

Continue navegando